Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo. Golden Teacher

Diário de cultivo problemático.
Boa noite, gente. Como sugerido, estou criando o diário de cultivo.

Como já está em andamento, vou resumir a história a partir de quando coloquei os bolos colonizados no terrário. Isso aconteceu no dia 25/06. Passaram-se mais de 8 dias, e ainda não apareceram os pins. Os bolos estão apresentando uma coloração azulada que, pelo que venho lendo em outros tópicos do fórum, podem ser causados por estresse, pelas variações de temperatura e umidade (o micélio pode morrer de raiva? rsrs). Estive um pouco ansioso nos últimos dias, pela falta de experiência. Deveria ter estudado mais antes de iniciar o cultivo pra valer. No entanto, já foi! :p

Nessa época a variação da temperatura e umidade da cidade onde vivo, Garanhuns, é grande. Há dias onde sol e chuva se intercalam sem parar. A temperatura varia de 18 a 28 graus durante o dia, caindo um pouco à noite.

Meu terrário é bem simples: caixa organizadora, um aquecedor de aquário 30w dentro de uma garrafa de vidro de 1 litro, e um compressor de ar que cria bolhas em aquários.
Não possuo medidor de temperatura e umidade, o que dificulta o controle das condições do terrário.

Alguns erros que cometi, identificados a partir da leitura do diário de outros cultivadores:
- Esterilização da vermiculita utilizada no roll. Não fiz...
- Pouco tempo de esterilização da argila expandida. Deixei apenas algumas horas de molho em solução com água sanitária.
- Aberturas do terrário e alteração na disposição dos itens, incluindo substituição da base sob os bolos.
- Acredito que fiz muitos buracos para troca de ar, o que pode estar prejudicando a umidade.

Estou um pouco desesperançoso quanto a viabilidade desses bolos especificamente. Tomarei mais cuidado com os próximos.

Vou anexar algumas fotos do terrário e bolos pra vocês darem os toques.
De antemão, agradeço a atenção. Acredito que vou me desenvolver bastante com os compartilhamentos. Abraço!
 

Anexos

  • 20190702_143244.jpg
    20190702_143244.jpg
    686.1 KB · Visualizações: 27
  • 20190704_105433.jpg
    20190704_105433.jpg
    1 MB · Visualizações: 25
  • 20190704_105436 (1).jpg
    20190704_105436 (1).jpg
    1.1 MB · Visualizações: 23
A esterilização da vermiculita e da argila é mais por segurança, muita gente não o faz e nunca teve problemas.
Me parece que estão sofrendo com pouca troca de ar (FAE - Fresh air exchange).

Recomendaria substituir as micropore por perlom. A bombinha ajuda muito, mas é importante facilitar a saída de outros gases.
Abane levemente de 2-4x por dia.

Me parece que os furos poderiam ser feitos ainda mais para baixo, um pouco acima da argila, para não acumular CO2 no fundo (Ele se mistura com o oxigênio, mas tende a ficar no fundo).

Na hora que for comprar diria que apenas o termômetro é necessário, se for comprar higrômetro compre um analógico, que ai sim te mostrará o real valor. Mas apenas observar a condensação da água nas laterais e na tampa da caixa organizadora já te consegue um bom resultado.

Aparentemente essa parte está ok, lembre-se de diminuir um pouco a umidade quando surgirem pins.
Caso ela baixe demais é só dar umas borrifadas com água limpa nas laterais que rapidamente se resolve.
Como fez o roll? Parece que não grudou o suficiente, mas não precisa refazer. Evite mexer nos bolos agora.

Me parece que saíram muito secos da colonização, no seu caso recomendaria o dunk, mas espere o tempo médio (15 dias) para ver se surgirão pins, caso não, prossiga para o dunk.

O excesso de vermiculita pode "puxar" a umidade pra ela, deixando menos para o micélio. Parece que ele está passando por ela nessa busca.
No geral parece que conseguirá alguns frutos, vamos aguardar por isso.

Bom cultivo! :)
 
Última edição por um moderador:
Opa. Bem vindo ao mágico mundo dos cultivos! É isso ai. Vai rolar umas coisas deste tipo no começo e mais pra frente outras, mas é legal pra caramba! No que puder a galera vai tentar ajudar. Acho que tua região tem uma temperatura legal nesta época, aqui no sul já estamos negativando kkkkkkkkk ?

Vai abanando ai pra manter oxigênio nos bolinhos. Sobre a argila expandida, não consegui ver direito nas fotos, mas caso esteja 50% ou mais dela submerso, talvez seja legal deixar uns 70% delas expostas, porque o que faz elas mandarem umidade pra caixa é a parte exposta delas. No primeiro cultivo o pessoal me ajudou com essa dica e nunca esqueci.

Vamos acompanhando seu cultivo. Conforme os dias forem passando, vai atualizando ai o diário.
 
Obrigado pelas dicas, gente!
Já diminui o nível de água no fundo do terrário, deixando as pedras mais expostas. Também aumentei a frequência de abanos, pra circulação de ar.
Vocês acham que seria problema fazer furos mais próximos da base agora, com os bolos já dentro?
Texugo, qual é a desvantagem do micropore?


A boa notícia é que identifiquei alguns pins surgindo na base de um dos bolos. bem pequeninos ainda.
 

Anexos

  • 20190705_113001.jpg
    20190705_113001.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 17
  • Primeiros pins.jpg
    Primeiros pins.jpg
    971.9 KB · Visualizações: 17
Obrigado pelas dicas, gente!
Já diminui o nível de água no fundo do terrário, deixando as pedras mais expostas. Também aumentei a frequência de abanos, pra circulação de ar.
Vocês acham que seria problema fazer furos mais próximos da base agora, com os bolos já dentro?

Acho que se está abanando não tem necessidade agora que já tem os bolos dentro, mas quem sabe para os próximos cultivos pode ajudar.
Não é uma regra, mas tende a auxiliar na circulação de ar.
Tem uns diagramas aqui no fórum sobre isso, mas não lembro em que post.
Aproveite e da uma olhada sobre os tipos de terrarios, veja qual é mais apropriada para você.
Também estou utilizando o Poor`s man pod, para um primeiro cultivo é a melhor, mas penso em preparar uma shotgun ou alguma outra variação concomitantemente.
Não por ser ruim, mas por querer testar as diferenças.


Texugo, qual é a desvantagem do micropore?


A boa notícia é que identifiquei alguns pins surgindo na base de um dos bolos. bem pequeninos ainda.
Vou deixar um topico como informação sobre a micropore:

A maior parte das pessoas começam com ela e depois que testam o perlom acabam ficando com ele.
Não que seja de todo mal, mas ela dificulta a passagem do ar (poros menores=mais resistência).
No meu caso, deixei perlom no 1 flush e para o segundo decidi por tirar tudo e deixar aberto, me rendeu frutos maiores e mais pesados.
Não necessariamente foi por esse motivo que cresceram (também fiz dunk), mas aparentemente facilitou - desde que não seja um local com insetos.

Enfim, todas essas dicas não precisa tomar como obrigação, mas recomendo testar futuramente para ver se no seu cultivo elas possam ser aplicadas ou não.
 
Massa, @Texugo . Acabei destapando alguns dos furos da caixa, pra facilitar a troca de ar. Por aqui não tem aparecido insetos, e tenho tentado manter meu quarto bem limpo. Curiosamente, no dia seguinte apareceram pins nos bolos que ainda estavam inertes. Bem pequenos e apenas 1 ou 2 em cada bolo. Espero que nos próximos dias apareçam mais.

Outra coisa que fiz foi colocar a pedra porosa na bombinha de ar de aquário. A quantidade de bolhas aumentou bastante. Acredito que isso facilite a difusão de oxigênio. Vou anexar algumas fotos dos bolos. Eles estão com uma aparencia bem sofrida. Como comentei anteriormente, estava desesparançoso, mas eles estão na luta, ainda na resistência! :)
Pessoal, vocês utilizam compressor de ar em seus terrários? Deixam ele ligado direto ou intercalam períodos?
 

Anexos

  • 07-07 (2).jpg
    07-07 (2).jpg
    973.1 KB · Visualizações: 13
  • Inked07-07 (1)_LI.jpg
    Inked07-07 (1)_LI.jpg
    970.6 KB · Visualizações: 14
  • Inked07-07 (3)_LI.jpg
    Inked07-07 (3)_LI.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 14
  • Inked07-07 (6).jpg
    Inked07-07 (6).jpg
    702.3 KB · Visualizações: 12
Última edição:
Massa, @Texugo . Acabei destapando alguns dos furos da caixa, pra facilitar a troca de ar. Por aqui não tem aparecido insetos, e tenho tentado manter meu quarto bem limpo. Curiosamente, no dia seguinte apareceram pins nos bolos que ainda estavam inertes. Bem pequenos e apenas 1 ou 2 em cada bolo. Espero que nos próximos dias apareçam mais.

Outra coisa que fiz foi colocar a pedra porosa na bombinha de ar de aquário. A quantidade de bolhas aumentou bastante. Acredito que isso facilite a difusão de oxigênio. Vou anexar algumas fotos dos bolos. Eles estão com uma aparencia bem sofrida. Como comentei anteriormente, estava desesparançoso, mas eles estão na luta, ainda na resistência! :)
Pessoal, vocês utilizam compressor de ar em seus terrários? Deixam ele ligado direto ou intercalam períodos?

Só tome cuidado pras bolhas não estourarem e espirrarem no bolo.
Deixo 24hrs ou desligo a noite por causa do barulho.
Mas aqui no fórum tem relatos de deixar ligado apenas o tempo para fazer a troca total a cada 1 hora.
Exemplo: Meu terrário é 29 litros e a bomba 4,5l/min, em 7 minutos já teria, teoricamente, feito a troca completa.
Mas pelo custo não ser tão alto eu prefiro deixar sempre ligada.
Motivos para desligar a bomba:
  1. Umidade baixa (Eu coloco o perlom nos furos e algo pesado para fechar as frestas da tampa se não baixar tanto)
  2. Barulho
  3. Custo (Depende a sua bomba)
  4. Simplicidade (Monotube, shotgun e outras Teks não utilizam e nem precisam)
 
Back
Top