Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Golden Teacher - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
Salve galera, com imenso prazer estou abrindo meu 1º diário de cultivo.

Strain GT (Golden Teacher).

O cultivo foi aos moldes do cultivo do nosso amigo @ExPoro, Diário Completo #1 - Ciclo de Vida Cool Bensis - TKSSS em PF Tek - 9º Cultivo.

Fiz basicamente os mesmos procedimentos.

Antes de iniciar os processos do cultivo limpei o ambiente. Passei um pano com água sanitária na cozinha, depois passei desinfetante e borrifei álcool no local. Na pia onde foi tirado as fotos deixei água sanitaria antes por uns minutos.
Utilizei toca, luvas, e máscara e trabalhei no local todo fechado.

Segue abaixo as imagens dos processos na ordem cronológica;


1 - Pré Cultivo;

cT2Iy5j.jpg

Foi utilizado:

- Vermiculita Dimy - 2L - Não consegui encontrar a mesma aqui no centro de BH, então só consegui achar na Leroy Merlin. Infelizmente vi que acabei pagando um pouco caro, de acordo com o que vi em outros tópicos, com R$10,00 a galera consegue comprar bem mais vermiculita.
- 1 Burrifador para colocar o alcool dentro
- 1 litro de alcool (faltou colocar ele na foto)
- Pote de coleta para preparo da seringa
- Seringa de 20ML
- Água mineral (não tinha de copinho, então resolvi ferver a de garrafinha)
- Arroz integral
- Fita micropore


2 - Substrato;

mCdQNym.jpg


O substrato foi feito na proporção de 4:2:2 ( Vermiculita/Água/FAI)

3 - Montando os bolos;

0erzyv8.jpg

A intenção era fazer somente 6 bolos de copo lagoinha, mas acabou sobrando um pouco de substrato e fiz mais 2 copos (Não tirei foto dos mesmos);
O procedimento foi o padrão. Após colocar o substrato nos copos coloquei uma camada por cima de vermiculita e passei um papel toalha com alcool na parte superior para retirar as impurezas que ali podem ter ficado.


4 - Lacrando os copos;

YRJt2I8.jpg

Coloquei o papel aluminio e fiz 4 furos; Depois de ter feito os mesmo acabei percebendo que não era necessário isso tudo, das próximas farei apenas 2 furos. Passei fita isolante do lado para fixar o papel alumínio.

Após coloquei os copos na panela de pressão e coloquei água até a metade dos copos; Levei ao fogo e assim que começou a pressão na panela abaixei o fogo e deixei por 1 hora. Após isso desliguei o fogo e deixei a panela esfriando até hoje.


5 - Seringa de esporos;

leOlAwQ.jpg

Essa parte fiz de um jeito diferente. Infelizmente só fui perceber que o pote de coleta que comprei não tinha aquela pazinha, então utilizei uma faca para raspagem.
Passei álcool na mesma, depois esterilizei no fogo, e fiquei em dúvida se esta 'solução técnica' foi válida.

Fervi a água mineral, deixei esfriar um pouco. Fiquei puxando e soltando a água da seringa diversas vezes.

Ocorreu um pequeno acidente. Eu estava puxando a seringa e na "agressividade" :facepalm: como diz minha namorada eu acabei puxando forte e o êmbolo da seringa e ele acabou soltando, caiu um pouco da água com esporos (1 a 2ml) fiquei bem preocupado mas rapidamente recoloquei o mesmo e continuei o processo.

Após feito a seringa de esporos enrolei em um papel alumínio e deixei na geladeira para hidratar.


6 - Inoculação;

cxEd1kL.jpg

Os copos ficaram bem próximos um dos outros, mas deu tudo certo.

Antes de abrir a tampa da panela, borrifei álcool em todo ambiente e passei um papel toalha com álcool na tampa da mesma.
Passei papel toalha também na parte superior dos corpos.

A inoculação dos bolos foi feito em frente o forno. Liguei o mesmo e deixei aquecendo por um tempo, após isso comecei o processo.


CroSgSw.jpg

Foi colocado de 0,5 a 1 ML em somente 2 furos de cada copo.

Após isso passei novamente fita micropore nos furos.


7 - Finalizando;

an4HVpP.jpg 4AIfOIc.jpg


Passei mais uma camada de fita isolante nos copos, e tampei qualquer furo que tivesse aparecido na parte superior dos copos. Nomeei os copos Data/Strain/# numeração.

Espero que esses pequenos pupilos sigam o exemplo de seu veterano. :LOL:


- -

Obs:

Os outros 02 copos foram colocados hoje na panela de pressão. A inoculação dos mesmos será feito a noite.

Ainda não preparei o terrário, mas já irei adiantando que o terrário será a técnica Shotgun Fruiting Chamber (terrário com furos de espingarda), mas no meu caso será de furadeira mesmo. :roflmao:


Ao decorrer dos dias vou atualizando o diário galera com fotos e informações...

Abraço!
 
Última edição:
Quanto as imagens que postei da aparente contaminação, como devo proceder? Eu apenas tirei o copo de perto dos demais... Há possibilidades do bolo contaminado conseguir evoluir? Ou já posso descartá-lo?

Isso é contaminação. No caso, ela já dominou a maior parte do substrato e bem onde o micélio ia se desenvolver. Isso provavelmente vai virar um copo de pura contaminação com pontos de micélio lutando. Quando o micélio vence, é quando a contaminação aparece com o cubensis em estágio ao menos um pouco avançado, e não recente pós-eclosão, e ainda mais quando aparece junto dos pontos de inoculação.

Melhor descartá-lo. :coffee:

Tenho observado em outros relatos que muitos deixam os bolos dentro de uma incubadora, caixa de tenis, ou até mesmo dentro de armários e guarda roupas. Eu simplesmente deixei ele em cima da mesa do computador, tem problema?

Incubadoras são dispensáveis, mas por outro lado, pensando aqui agora, ajudam a reduzir o contato com contaminantes pois criam um ambiente de ar parado. :bigode:

Coloca ao menos numa caixa de sapato ou cobre com um pano.
 
Qual seria a melhor maneira de tentar um cultivo outdoor?
Aqui onde moro tem um quintal com bastante espaço, e a terra aqui também é bastante fértil (não sei se isso influencia). Posso pega esse bolo e jogar ele em um vaso de plantas que tiver aqui?
 
Qual seria a melhor maneira de tentar um cultivo outdoor?
Aqui onde moro tem um quintal com bastante espaço, e a terra aqui também é bastante fértil (não sei se isso influencia). Posso pega esse bolo e jogar ele em um vaso de plantas que tiver aqui?
bate ele no liquidificador pra fazer um slurry e sai regando Regadores-de-Plastico-14.JPG
 
Qual seria a melhor maneira de tentar um cultivo outdoor?
Aqui onde moro tem um quintal com bastante espaço, e a terra aqui também é bastante fértil (não sei se isso influencia). Posso pega esse bolo e jogar ele em um vaso de plantas que tiver aqui?

Pode sim, mas aquele copo contaminado não vai dar em nada em um outdoor. Tem que ter uma parte razoável de Cubensis colonizado e bem estabelecido pra vingar.
 
Pode sim, mas aquele copo contaminado não vai dar em nada em um outdoor. Tem que ter uma parte razoável de Cubensis colonizado e bem estabelecido pra vingar.

As probabilidades são baixas mas mesmo assim pode haver sucesso num outdoor sim, a natureza é imprevisível.

bate ele no liquidificador pra fazer um slurr e sai regando

Acho que essa é a maneira mais legal de se fazer um outdoor, se algum dia for fazer um vai ser assim :D

E eu retiraria a parte visivelmente contaminada e mais uns 30% ou só pegaria a parte onde só tem micélio antes de fazer esse slurr, reduzir os números do contaminante aumentam as chances dos meninos pelo que acredito :).

Talvez fazer um ninho que nem o @Daugerzera fez nesse cultivo Completo - Diário - 1° cultivo (Casing sem terrário) F+
 
Pode sim, mas aquele copo contaminado não vai dar em nada em um outdoor. Tem que ter uma parte razoável de Cubensis colonizado e bem estabelecido pra vingar.

Eu estava todo esperançoso achando que se caso fosse contaminado um bolo teria chance de dar certo um outdoor, mas pesquisei em outros diários e vi que as chances com pouco micélio é minima. Mas independente disso eu cavei um buraco do tamanho do bolo e enterrei ele.
 
Grande strain, minha preferida:love:.

Boa sorte nesse cultivo.
 
Fala galera, boa noite...

Hoje fui dar uma olhada nos copos e encontrei uma diferença entre eles, irei postar a imagem de dois copos diferentes, numero #2 e o numero #4.

O numero #4 creio que seja o bolo com desenvolvimento mais avançando, e aparentemente o mais saudável. Já o copo número #2 tem micélio mas há uma camada do lado, de cor 'cinza claro', que ocupa uma área maior.

Bom eu pesquisei no fórum e vi que isso é uma espécie de mofo devido a umidade, e creio que seja isso mesmo, pois eu deixei um substrato (não inoculado) em uns potes PP desde sábado e hoje eles estavam completamente com essa camada cinza clara, e estavam bem úmidos.

O que seria recomendado? Descartar este outro copo, ou esperar e ver o que acontece? Vi relatos que alguns descartaram, mas outros os membros deixaram e depois saiu.

Infelizmente está muito quente aqui em BH esses dias, e meu quarto fica todo fechado, só tem ventilação quando chego do serviço.

Segue as imagens:

Copo #4
RktMdwi.jpg

#2
NmUXvdl.jpg
 
Última edição por um moderador:
espécie de mofo devido a umidade

O que seria recomendado? Descartar este outro copo, ou esperar e ver o que acontece?

Hmmm... não é o "parece teia de aranha" não, que a gente tinha falado no chat. Isso é um mofo branco/cinza mesmo, ou vai mudar de cor em algum momento. Eles são muito agressivos e possuem menores chances de serem vencidos que o "parece teia de aranha". Mas como o micélio já tava avançado, deixa separado em algum canto pra ver no que dá.

Mas não se preocupe com questão de umidade nos copos, pois você fez a receita com as proporções recomendadas.
 
Fala galera, boa noite...

Hoje fui dar uma olhada nos copos e encontrei uma diferença entre eles, irei postar a imagem de dois copos diferentes, numero #2 e o numero #4.
O numero #4 creio que seja o bolo com desenvolvimento mais avançando, e aparentemente o mais saudável. Já o copo número #2 tem micélio mas há uma camada do lado, de cor 'cinza claro', que ocupa uma área maior.
Bom eu pesquisei no forum e vi que isso é uma espécie de mofo devido a umidade, e creio que seja isso mesmo, pois eu deixei um substrato (não inoculado) em uns potes PP desde sabado e hoje eles estavam completamente com essa camada cinza clara, e estavam bem úmidos.
O que seria recomendado? Descartar este outro copo, ou esperar e ver o que acontece? Vi relatos que alguns descartaram, mas outros os membros deixaram e depois saiu.
Infelizmente está muito quente aqui em BH esses dias, e meu quarto fica todo fechado, só tem ventilação quando chego do serviço.

Segue as imagens:

Copo #4
View attachment 98702

#2
View attachment 98703

Geralmente eu sou o otimista do fórum , mas como o contaminante tem uma área maior que o micélio acredito que ele esteja mais forte que o micélio dentro do copo e de duas uma, ou o contaminante vai tomar conta do pote, ou o pote vai até dezembro pra colonizar 100%.

Eu particularmente se algum pote meu apresentar um contaminante nessa magnitude, como sou um cara carinhoso com o nosso querido micélio, vou abrir o pote, retirar o micélio, descartar o contaminante e um dedo de micélio que estava em contato com o contaminante, quebrar o micélio e fazer um casing. Só lembrar de fazer isso longe de onde você deixa os copos colonizando ou terrário pois o contaminante deve estar lançando esporos adoidado.

Como os outros potes que tu não inoculaste apresentam o mesmo contaminante tens de rever seu método de esterilização no próximo cultivo, uma coisa que vejo que é uma dúvida recorrente que até mesmo eu não tenho certeza é do tempo que deve ficar na pressão.

Uns me dizem 45 minutos, outros 60, uns me dizem que é 60 pois leva 15 minutos pra chegar na pressão adequada (15 psi) e mais 45 nessa pressão e por ai vai.

No meu cultivo eu esperei a panela pegar pressão (começou a mexer o "jiggler") que levou 30 minutos ( é uma pp de 21 litros, um godzilla) e deixei 45 minutos a partir daí, sempre controlando o fogo para que fosse como estava escrito na técnica "com uma mexida lenta no jiggler" , não sei se foi sorte ou o que mas meus potes não apresentaram contaminantes.
 
Última edição:
Geralmente eu sou o otimista do fórum , mas como o contaminante tem uma área maior que o micélio acredito que ele esteja mais forte que o micélio dentro do copo e de duas uma, ou o contaminante vai tomar conta do pote, ou o pote vai até dezembro pra colonizar 100%.

Eu particularmente se algum pote meu apresentar um contaminante nessa magnitude, como sou um cara carinhoso com o nosso querido micélio, vou abrir o pote, retirar o micélio, descartar o contaminante e um dedo de micélio que estava em contato com o contaminante, quebrar o micélio e fazer um casing. Só lembrar de fazer isso longe de onde você deixa os copos colonizando ou terrário pois o contaminante deve estar lançando esporos adoidado.

Como os outros potes que tu não inoculaste apresentam o mesmo contaminante tens de rever seu método de esterilização no próximo cultivo, uma coisa que vejo que é uma dúvida recorrente que até mesmo eu não tenho certeza é do tempo que deve ficar na pressão.

Uns me dizem 45 minutos, outros 60, uns me dizem que é 60 pois leva 15 minutos pra chegar na pressão adequada (15 psi) e mais 45 nessa pressão e por ai vai.

No meu cultivo eu esperei a panela pegar pressão (começou a mexer o "jiggler") que levou 30 minutos ( é uma pp de 21 litros, um godzilla) e deixei 45 minutos a partir daí, sempre controlando o fogo para que fosse como estava escrito na técnica "com uma mexida lenta no jiggler" , não sei se foi sorte ou o que mas meus potes não apresentaram contaminantes.

Beleza. De qualquer maneira terei que aguardar até sábado para recomeçar tudo denovo, tentando acertar os possíveis erros.
Quanto ao casing eu irei ler mais sobre o assunto, talvez eu tente fazer um casing com esses micelios.
Esse tópico poderia ser referência?
 
Beleza. De qualquer maneira terei que aguardar até sábado para recomeçar tudo denovo, tentando acertar os possíveis erros.
Quanto ao casing eu irei ler mais sobre o assunto, talvez eu tente fazer um casing com esses micelios.
Esse tópico poderia ser referência?

Creio que sim. Casing não muda muito, apenas o que é utilizado para fazer-lo.

Gostei da estratégia dessa moça aqui do shroomery hehehe
V-Tek & Easy Casing layers • Growing from watered whole grains in screw-lid plastics - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Back
Top