Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Creeper

Diário de cultivo completo.
Raça: Creeper
Região, estação do ano e temperatura média: Centro-Oeste, Variação de 23-26°C
Substrato: FAI+Vermiculita+cremogema
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: presente atrasado do papai noel
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, 4 copos com quatro pontos eqüidistantes e 2 copos com um central
Data da inoculação: 04/02/2007 02:00 am
Data da germinação: 08/02/2007 aproximadamente
Temperatura de incubação: de 27 a 28ºC
Data da colonização total: ?
Data do aniversário: ?
Bomba: ?.
Parâmetros do terrário: ?
Data da formação de primórdias: ?
Data do aparecimento de pins: ?
Observações: ?

Cultivo meio desajeitado, por vários motivos: improsivo de algumas coisas, por eu ser desengonçado, e ansiedade atrapalhando. Mas ainda sim parece, e assim espero, que os chapeludos irão aparecer.
Quase coloquei agua de torneira no substrato, mas minha mãe me lembrou que tinha que ser mineral (tinha explicado pra ela mais ou menos os procedimentos).
Quando fui ver a panela de pressão grande que tinha aqui em casa, ela estava estragada, então tive que usar uma pequena, só cabia 2 copos de whisky por vez, enquanto cozinhava fui num supermercado e comprei uma de 7L, igual a do Sir Muilok, daí couberam os 4 copos que restavam.
A seringa com esporos ficou hidratando por 1 dia, acho que foi pouco, pq pelo que dizem do Creeper ele coloniza bem rápido.
A incubadora usa uma lampada de 25watts com um dimmer (agradecimentos ao Mindstates! ;P) quase no mínimo de luz para manter a temperatura.
Agora é esperar o micélio tomar conta dos copinhos.
Daqui uns 2 dias coloco fotos.

Qualquer ajuda sobre os próximos passos é bem vinda!

e deixo aqui meus agradecimentos a todos que contribuiram com a biblioteca e com os cultivos, que foram de grande importancia, apesar de eu nao ter seguido tudo à risca.. heheuhe
até mais.
 
Fala Boca, pode ser com vermiculita pura, para cobrir os micélios que aparecem na superfície ou não tem que ser a mistura? To te perguntando que a minha mistura ta acabando e tenho mais uns casings pra fazer. Valeu.
vermiculita pura de preferencia.
o micleio interprea que foi coberto por areia umidda no pasto e solta aquele TARUGAO lah das profundezs.
se vc preencher ocm substrato nutritivo(mistura) ele frutifica a partir da superficie, gerando muitos, porem pequenos , cogus.(fato de observaçao.)
 
hmm, interessante! (como o calango, eu devia ter perguntado se era pura! heuheauhe)
vou cobrir pq senão vao frutificar milhoes de fracotes..

mas o melhor que eu tenho a dizer é sobre o bolo PF,
PINOU!!!!!!!

vou ver se tiro umas fotos amanhã, coisa linda! :p
apesar das super adversidades climáticas e tudo, deu certo! :D
 
Acabei de ler seu diario ... nossa q legau q pinou, kero ver as fotos ... das de q eu comecei a ler os diarios esse eh o primeiro q deu certo ... vai nascer varias chapeletas ai pra vc ...

até :p: ;) :cool:
 
opa! vlw ae todas vibrações!


agora, eu tô apreensivo, não tinha tirado o bolo do terrário, e só agora eu vi uma mancha verde (duas primeiras fotos, desfocadas como sempre! precisando fazer um curso, ehuehiahe), aquilo não é normal, né?
Devo descartar o bolo?

Como o clima aqui mudou muito, agora por exemplo tá 31˚C, eu tive que ficar transportando o terrário, cada hora do dia pra um lugar, pela questão de umidade e temperatura. A noite fica lá fora num quartinho, aí fica tudo beleza, 21/22˚C, umidade passando a capacidade do higrometro. Mas durante o dia vem aqui pra dentro de casa, e fica por volta de 26˚C, e umidade mais baixa. E nessas movimentações, uma vez o bolo caiu na argila expandida..
e quase toda a vermiculita que tinha na base do bolo foi se embora..

Então não façam como eu, e testem bem o terrário!
pin_verde.jpgverde.jpgpins.jpgpins2.jpg
 
Fala Bagasso


Essa mancha deve ser pela queda do bolo, feriu o micélio e a resposta é azular.

De jeito nenhum jogue fora os bolos eles estão saudáveis.

Pegue um frasco com tampa spray limpe e coloque água destilada ou fervida dentro.

Borrife 3 vezes ao dia nas paredes internas do terrário para manter a umidade elevada.

Bolos são muito sensíveis a umidade.

Retire muitos carimbos, essa strain estava sumida do forum e será excelente preservá-la.
 
opa o seu bolo tá legal, a queda só foi um arranhão, antes de casar sara :p:

até ;) :cool: :D :)
 
seguindo os conselhos do mauricio, agora acho que vai melhor.

Hoje alguns cogumelos já tinham rompido o véu, então os retirei, mesmo estando pequenos. Deve ter sido pela umidade...
Apesar que o carimbo, parecia que o cogumelo de origem não era muito grande também..

Nos próximos eu tiro carimbo.

zenzor, acho que já até sarou. :p


Esses aqui estão viáveis para consumo?
cogus1.jpgcogus2.jpg
 
Fala bagasso


Comê-los in natura é sempre melhor, o sabor do cogumelo fresco supera em muito o sabor do chá.

Esses estão bons sim para consumo , a mancha foi uma reação ao choque, não tem nada a ver com contaminação.

Lembre-se que ao consumí-los você deve estar seguro que não lhe farão mal, logo qualquer dúvida que você tenha então faça um chá, para acalmar seu espírito.

Retire logo os carimbos, não dá para prever o que vai acontecer adiante, é bom se garantir.
 
bom, tirei um carimbo. Tava esperando o casing pinar, só pra ficar mais tranquilo de tirar carimbo dos cogus do casing.

E pinou! :)
(impressionante, sempre q eu to desistindo, os safadinhos aparecem.. hehuhehe)

eu cobri o casing com uma camada a mais como o boca tinha sugerido, mas não do jeito certo, e aí nada, então dois dias atrás eu pus uma camada só de vermiculita, fazendo uns montinhos, tipo o casing edge. E agorou tão surgindo os filhotes. Mais gordinhos dessa vez.

tirei o carimbo do cogumelo mais chapeludo.
E dá pra ver os dois desbravadores do casing.
bolo_cogus1.jpgcasing_pins.jpg
 
tava sem tempo, larguei de cuidar do cultivo, de entrar aqui no CM, mas aprendi bastante com esse cultivo, no próximo já nao errarei em alguns pontos chave..

agradeço a todos que ajudaram direta ou indiretamente!
casingpinado.jpgcasingpinado2.jpg

no segundo flush os cogus vieram menores que esses das fotos..

Não sei como faz pra fechar o diário, ajuda aí! heheh
 
Última edição por um moderador:
bagasso, meus Parabéns!
Ótimos exemplares...casing incrivel!
Tire vários carimbos dessa espécie! :rolleyes:
Edite sua primeira mensagem acrescentando informações do cultivo como data da colonização total, data do aniversário, bomba, parâmetros do terrário, data da formação de primórdias, data do aparecimento de pins e observações...creio que com isso você finaliza o seu diário!
Grande abraço
MadHater
 
Back
Top