Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Creeper

Diário de cultivo completo.
Raça: Creeper
Região, estação do ano e temperatura média: Centro-Oeste, Variação de 23-26°C
Substrato: FAI+Vermiculita+cremogema
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 60 minutos
Origem dos esporos: presente atrasado do papai noel
Tipo de inoculação: Seringa com esporos, 4 copos com quatro pontos eqüidistantes e 2 copos com um central
Data da inoculação: 04/02/2007 02:00 am
Data da germinação: 08/02/2007 aproximadamente
Temperatura de incubação: de 27 a 28ºC
Data da colonização total: ?
Data do aniversário: ?
Bomba: ?.
Parâmetros do terrário: ?
Data da formação de primórdias: ?
Data do aparecimento de pins: ?
Observações: ?

Cultivo meio desajeitado, por vários motivos: improsivo de algumas coisas, por eu ser desengonçado, e ansiedade atrapalhando. Mas ainda sim parece, e assim espero, que os chapeludos irão aparecer.
Quase coloquei agua de torneira no substrato, mas minha mãe me lembrou que tinha que ser mineral (tinha explicado pra ela mais ou menos os procedimentos).
Quando fui ver a panela de pressão grande que tinha aqui em casa, ela estava estragada, então tive que usar uma pequena, só cabia 2 copos de whisky por vez, enquanto cozinhava fui num supermercado e comprei uma de 7L, igual a do Sir Muilok, daí couberam os 4 copos que restavam.
A seringa com esporos ficou hidratando por 1 dia, acho que foi pouco, pq pelo que dizem do Creeper ele coloniza bem rápido.
A incubadora usa uma lampada de 25watts com um dimmer (agradecimentos ao Mindstates! ;P) quase no mínimo de luz para manter a temperatura.
Agora é esperar o micélio tomar conta dos copinhos.
Daqui uns 2 dias coloco fotos.

Qualquer ajuda sobre os próximos passos é bem vinda!

e deixo aqui meus agradecimentos a todos que contribuiram com a biblioteca e com os cultivos, que foram de grande importancia, apesar de eu nao ter seguido tudo à risca.. heheuhe
até mais.
 
E aí Bagasso?

Boas vibrações para você e para teu cultivo.

Mas estou curioso quanto a incubadora, essa lâmpada serve apenas para manter aquecido certo? Não custa lembra que no período de incubação os bolos devem ser mantidos no escuro, a penumbra não é proibida porém deve ser evitada!

Novamente, boa vibrações para teu cultivo e para todos nós!
 
O cara boa sorte ai!! essa strain parece ser bem interessante!!!
Não esqueça de postar fotos da evolução do cultivo!!!!!

Um abraço e boas vibrações pra vc seu cultivo e sua mãe que se demonstrou muito responsavel!!!rsrs

Falou!!!:pos:
 
É isso ai. Seja bem vindo ao mundo dos cogumelos. Good vibes for you. Louco, louco, louco, louco melo, louco de cogumelo.
:D :D :D :D :D :D :D
 
Boa sorte ai Bagasso.
Nem esquenta de não ter seguido a receita a risca, eu mesmo não segui e consegui um primeiro cultivo sem contaminações. Tive ate problemas na esterilização. Sussega que se o GPC quiser vc terá sucesso.
:)
Abraços
 
Obrigado aí pela atenção e pelas vibrações, igualmente para todos!

Quanto a incubadora, é uma caixa de isopor, e para impedir a luz de chegar aos copos, coloquei 2 sacos de lixo grandes dobrados algumas vezes em cima dos copos.
A temperatura ambiente aqui chegou a 27,6º ontem, o que me preocupa pra fase de frutificação. Ainda tô pensando em como vou fazer para abaixar a temperatura do terrário..

Não aguentei e tirei umas fotos ontem, agora vou deixar sem mexer! hehehue

4furos_fundo.jpg
Copo com 1 furo central.

4furos.jpg
4 furos

1furo.jpg
Fundo do mesmo copo de 4 furos.

Fotos com quase 5 dias de incubadora.
 
o terrário vai ter argila expandida, acho q uma entrada de ar com filtro (talvez nem precise), e um cooler. Tava pensando em usar um compressor de aquario, mas tô na dúvida se vai dar conta do recado. Tem um inalador de ar antigão aqui, será que presta?

E não tenho condições de comprar um umidificador agora. heuheiuhe

E ainda tem o detalhe da temperatura ambiente, ontem chegou aos 28.7ºC, hoje deve ficar mais quente ainda.
 
Parabéns, você é papi de micélio. Estou gostando de ver como cada vez mais cultivos vem dando certo sem muitas contaminações, para quem lembra passamos uma fase que todo dia tinha diários de cultivos contaminados. Parabéns cara.
 
então, tudo indo tranquilo por aqui, eu acho. heuheihe

fotos embaçadas de ontem (11 dias de inoculação):

1furo_11dias.jpg4furos_11dias.jpg

um dos copos não tem sinal nenhum de micélio, mas tÔ deixando junto com os outros na esperança de aparecer ainda..
 
socorro!

um dos bolos amanhã deve estar 100% colonizado (o ultimo que eu inoculei, e havia sobrado bem mais na seringa do que o tanto que eu usei pra inocular os outros). Pretendo fazer o cold shock amanhã.

só hoje eu montei o terrário, e fazendo os testes pra saber as condições, encontrei um problema, a umidade tá chegando só a 84%. quais as soluções para deixar a umidade nos 90%?

O terrário é uma caixa daquelas organizadoras de plástico 50L, com 2kg de argila expandida, debaixo tem a mangueirinha do compressor de ar com 1 pedra porosa e pequenos furos. E tem um cooler para exaustão.
 
só hoje eu montei o terrário, e fazendo os testes pra saber as condições, encontrei um problema, a umidade tá chegando só a 84%. quais as soluções para deixar a umidade nos 90%?

Falaaa, boa sorte no seu cultivo!!
bom 84% já é uma boa marca, uma alternativa seria voce reduzir a voltagem do cooler, fazendo ele girar bem devagar, dessa forma você retiraria menos umidade de dentro do terrario.

ou seguir o sabio conselho do Mauricio e fazer o case que já irá conter umidade suficiente, e no intervalo entre as colheitas voce injeta agua destilada no case, caso ele esteja aparentando seco.
 
Falaaa, boa sorte no seu cultivo!!
bom 84% já é uma boa marca, uma alternativa seria voce reduzir a voltagem do cooler, fazendo ele girar bem devagar, dessa forma você retiraria menos umidade de dentro do terrario.

ou seguir o sabio conselho do Mauricio e fazer o case que já irá conter umidade suficiente, e no intervalo entre as colheitas voce injeta agua destilada no case, caso ele esteja aparentando seco.

opa, fiz como vc disse, com 3V fica até bom, mas tem que desligar mesmo pra chegar aos 95-98%, vou arrumar um timer quarta. E Mauricio, vou deixar pra fazer casing com os últimos copos, primeira vez, sabe como é, um pouco de receio.

vlw!
 
Falaaa....
Bom, na real eu não sei se o cooler é realmente necessario, o ar que entra pela bombinha de aquario sai pelas frestas da tampa (ou por furos que voce pode fazer), o cooler vai sempre roubar umidade do terrario junto com o ar.

Mais se voce não quiser se preocupar com isso faça o case, eu entendo esse receio inicial, esse medo de fazer merda, mas garanto que não é complicado e tem todas as informações aqui no forum.

bom é isso ae, até mais.
 
um dos copos não tem sinal nenhum de micélio, mas tÔ deixando junto com os outros na esperança de aparecer ainda..


Pode deixar quieto que ainda vai aparecer. Tive alguns problemas com colonização no último cultivo e alguns copos demoraram um mês para apresentar micélio, mas agora estão quase todos 100%. Pode ser porque eu fiz os furos mais centralizados, então ele começa de dentro pra fora. Pode ser o que aconteceu com vc. Um abraço.
 
cultivo indo aos trancos e barrancos.. hehehuhe
temperatura ambiente por volta de 28 graus, não to conseguindo abaixar muito a temperatura do terrário, mesmo usando garrafas com água congelada. E a umidade tá meio crítica tbm. Por enquanto nenhum sinal de pins no bolo que tá no terrário, e ele nem ficou cabeludo ainda.

Quanto ao bolo que não tinha sinal de micélio, o danadinho apareceu, e cresceu bem rápido.

Fiz um casing (numa forma de pão!), com 50/50 vermiculita/pó de coco. Seguem umas fotos de hoje. Quatro dias e alguma coisa depois de feito o casing.

Tá na hora de um choque térmico?
casing.jpgcasing2.jpg
 
o desenvolvimento está perfeito e até rapido demais pra 4 dias :)
otimos resultados, pode melhorar a pinagem se for re-cobrindo esse micelio que for saindo!
 
Fala Boca, pode ser com vermiculita pura, para cobrir os micélios que aparecem na superfície ou não tem que ser a mistura? To te perguntando que a minha mistura ta acabando e tenho mais uns casings pra fazer. Valeu.
 
Back
Top