Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Contaminado?

Diário de cultivo problemático.
Raças
Psilocybe Cubensis
Inoculação
18/02/2021
Inoculação via
Seringa com CL
Assepsia (Inoculação)
Em frente ao fogão
Aniversário
11/03/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF-Tek
Substratos
Arroz integral
Vermiculita
Fala galerinha do cogumelo, espero que todos estejam bem.

Seguinte, depois de ler muuuuita coisa aqui no fórum, resolvi fazer meu primeiro cultivo. PF Tek, arroz integral + vermiculita, com 22 dias de incubação os bolos estavam 100% colonizados, aniversariei dia 11/3 as 9h da manhã, fiz o roll na vermiculita esterilizada e coloquei no terrário.

Sobre o terrário:

- Caixa organizadora preta de 35 litros.

- Fiz um recorte na tampa e fixei um vidro para que os cogumelos possam receber a luz de uma lâmpada fluorescente (6500K) por 12h/dia.

- Antes de aniversariar os bolos, deixei de molho a argila expandida 24h em água + água sanitária com cloro. Depois lavei em água corrente e coloquei no fundo da caixa, previamente higienizada com água e sabão, e depois com água sanitária. A argila expandida está me garantindo 99% de umidade interna desde o começo (Segundo o termômetro-higrômetro que comprei no ML). Temperatura aqui na minha cidade está girando em torno de 26-29ºC, por esse motivo não investi em um aquecedor de aquário. Somente a lâmpada tem sido o suficiente pra manter o terrário aquecido, já que ela fica em cima do vidro da tampa.

- Ventilação: fiz 6 furos (3 de cada lado da caixa) com 4cm de diâmetro na lateral embaixo, e 4 furos (2 de cada lado) com 4cm de diâmetro na lateral em cima e tampei com micropore. Também abro a caixa 3x por dia e abano um pouco para ajudar na troca de ar. Não está tendo condensação de umidade nas laterais do terrário, somente um pouco, bem pouco, perto da argila. A tampa e as outras paredes do terrário estão secas, e isso me leva a duas possibilidades: 1- a troca de ar está tão boa, que não está condensando as paredes ou 2- o meu termômetro-higrômetro está marcando errado e não estou com 99% de umidade. Realmente não sei qual das duas possibilidades é a que está acontecendo. OBS: As pedrinhas de argila estão com uma característica de ''molhada''.

- Atualmente estou com 3 bolos no terrário, sendo que nenhum até agora pinou. (Pelo menos eu não consegui identificar.)

Bom, dadas as seguintes informações, o motivo do qual vos escrevo esse tópico (espero que esteja no lugar certo), é de que um dos bolos está com uma formação um pouco estranha na parte de cima, no começo eu achei que estavam vindo os tão aguardados pins, mas agora já estou desconfiado que seja contaminação... Um dos bolos não apresenta nenhuma atividade, e outro parece que está com o mesmo defeito do outro, porém em estágio menos avançado. Em anexo as fotos para análise.

Agradeço de coração a todos que puderem me orientar, e se algo não ficou claro, fiquem a vontade para perguntar. Abs

---------//----------

Update (18h50): fui agora desligar a lâmpada do terrário e abanar o mesmo, quando DO NADA meu termômetro-higrômetro resolveu "atualizar". De 99% de umidade que vinha marcando desde o começo conforme eu tinha relatado aqui, foi caindo caindo até chegar em incríveis 78%. Adicionei água potável no fundo do terrário e já voltou para 99% em alguns minutos. Fiquei triste, pois fui ingênuo de acreditar em um sensor chinês de R$ 30 que foi comprado exclusivamente pra isso... Mas segue o jogo...

----------//----------

Update 17/03 - 9h

Fui ligar a luz da criançada agora de pouco, e pra minha surpresa o bolo que eu acredito que esteja contaminado, soltou os primeiros pins, bem na base! Ontem a hora que eu fui colocar água nas argilas, acabou caindo um pouco de água no pratinho desse bolo... Hoje cedo para minha surpresa esse mesmo bolo que foi molhado acidentalmente, soltou os primeiros pins! A L E G R I A
IMG_20210317_090536493.jpg

>>>> Porém ainda estou com a questão dessa possível contaminação no topo dele... Se realmente for contaminação, tem algo que eu possa fazer?

----------//----------

Update 18/3

Cada dia que passa, uma surpresa... O que me motivou a criar esse tópico, foi a formação estranha no topo do Bolo 1. Ainda não descarto a possibilidade de ser algum tipo de contaminação, mas pra me deixar com mais dúvidas, hoje quando fui ligar a lâmpada do terrário, tinha 5 pins saindo da suposta ''contaminação''. Já não sei de mais nada.

IMG_20210318_102341077.jpg

>>> Como os outros 2 bolos não demonstraram atividade, peguei 1 deles, fiz flush de 24h e voltei pro terrário. Agora é aguardar pra ver se engata uma marcha. Se pinar, vou 'flushar' o outro que ainda não pinou também.

----------//----------

Update 19/3

Estado do bolo que eu fiz o flush, após 24h no terrário. Por enquanto nenhum pin, mas está com atividade. Só falta saber se é o micélio ou algum tipo de contaminação kkk

IMG_20210319_082813248.jpg
 

Anexos

  • IMG_20210316_152929240.jpg
    IMG_20210316_152929240.jpg
    183.5 KB · Visualizações: 17
  • IMG_20210316_152919847.jpg
    IMG_20210316_152919847.jpg
    232.4 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20210316_144909662.jpg
    IMG_20210316_144909662.jpg
    433.2 KB · Visualizações: 14
  • IMG_20210316_144923693.jpg
    IMG_20210316_144923693.jpg
    544.6 KB · Visualizações: 14
  • IMG_20210316_144938171.jpg
    IMG_20210316_144938171.jpg
    439.4 KB · Visualizações: 13
Última edição por um moderador:
Pode ser contaminação sim parece não muito rizo nem algodoado e sim meio cristalizado, tenta fazer uma cirurgia nesse bolo com uma colher estéril para tirar esse calombo branco para que não se espalhe, porém isso é tentativa pode salvar ou não boa sorte.
 
Back
Top