Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo carimbo de kit (B+ Akm) PF Tek

Diário de cultivo completo.
Raças
B+ Akm
Inoculação
17/03/2021
Inoculação via
Seringa de Esporos
Assepsia (Inoculação)
Boca do Forno
Terrário
Caixa Organizadora
Técnicas
PF Tek
Substratos
2 Vermiculita
1 Arroz Integral (Triturado)
1 Água
Bom momento pessoal,

Venho compartilhar meu primeiro cultivo,

Tenho seguido basicamente esse tutorial, muito obrigado @ExPoro. 🤙

Tudo começou aqui, comprei esse kit com a finalidade de ver como cubensis cresce, testar a temperatura ambiente da minha região, e para retirar um carimbo caso desse certo.

Acabou dando certo e fiz 2 carimbos com um único chapéu que estava bem grande, deixei 12 horas num papel aluminio, onde havia passado álcool 70º e deixei secar, então coloquei o chápeu sobre o papel alumínio deixando dentro de um pote para evitar o contato com o exterior.

Foto do carimbo pronto:

IMG_0534.jpg

Realizei a feitura das seringas (15/03) utilizando essa dica, comprei as seringas (aqui temos apenas de 5ml), o pote coletor e agua mineral.

Fiz o procedimento na boca do forno, devido ao fluxo de calor, usando luvas, touca e máscara.

Fervi a agua, as coloquei nas seringas e então as molhei para baixar a temperatura, quando senti que estava morno para frio, despejei a agua das seringas no potinho coletor, onde raspei metade do carimbo com a pazinha do pote coletor. Misturei os esporos com a agua usando o esguicho da seringa até ver que eles estavam bem dispersos pela água, então enchi as 4 seringas.

IMG_0556.jpgIMG_0573.jpg

Enrolei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira por 2 dias.

No dia seguinte, fiz o substrato com 2 partes de vermiculita, 1 parte de água mineral, 1 parte de arroz integral triturado, não consegui a farinha, mas tentei triturar o máximo que pude no liquidificador, moendo aos poucos.

Sendo esse o resultado.

IMG_0575.jpg

Restante dos materiais usados:

IMG_0574.jpg

Para essa etapa, apenas limpei o balcão com alcool 70º, nessa etapa, não utilizei luvas ou máscara, entendendo que a esterelização dos bolos se dará na PP.

IMG_0578.jpgIMG_0577.jpg

Deixei na panela em fogo baixo a partir do momento em que pegou pressão por 45 minutos, deveria ter deixado mais tempo acho, mas devido ao barulho dos copos trepidando fiquei com medo de ficar mais tempo na PP.

Desligada a panela, deixei esfriando, mas decidi fazer a inoculação só no dia seguinte(17/03).

Fiz a inoculação na boca do forno, utilizando máscara, luvas e touca.

Fiz tres furos em cada copo, mas acho que acabei pesando a mão na hora de injetar, li em alguns lugares para colocar até 1ml por furo, outros diziam que 0,5 era suficiente... Decidi aplicar cerca de 1ml para garantir, mas em algumas aplicações acabou passando... 😊

Tapei os buracos com micropore e deixei os copos no guarda-roupa.

IMG_0579.jpg

Hoje (20/03) consegui um isopor, lavei ele bem com detergente e deixei um tempo de molho com agua sanitária.

Como não tenho termostato disponível, acabei colocando uma garrafa com água morna para ver se ajuda a manter a incubadora improvisada a dar uma esquentada.

IMG_0579.jpg

Agora esperar aparecer os primeiros sinais do micélio.


Edit1 - Dia 23/03/2021

Desde o dia 21/03 venho percebendo "coisas brancas" no substrato, hoje tirei algumas fotos e eu acho que seja o micélio dando as caras.

IMG_0584.jpgIMG_0585.jpg

Edit2 - Dia 29/03/2021

Essas fotos foram tiradas no dia 28/03, mas hoje pela manhã quando vi, o micélio avançou mais pouco.

IMG_0587.jpgIMG_0588.jpg

IMG_0589.jpgIMG_0590.jpg

Edit3 - Dia 12/04/2021

Percebi que o exterior de um bolo estava completamente tomado no dia 31/03, mas resolvi aguardar mais esses dias antes de aniversariar.

IMG_0608.jpg

Mas o aniversário se deu no dia 10/04/2021.

Seguindo o tutorial mencionado acima, fiz o terrário com garrafa pet de 3 litros, a única diferença do original é que usei fita microporo no lugar da espuma, pois não faço idéia de onde encontrar por aqui, e como o microporo é usado para vedar passagens de ar no geral, acredito que deva funcionar, caso não funcione por favor alguém me avisa... ;)

Coloquei a argila expandida no fundo, após sua higienização, deixei ela de molho mais de um dia na água sanitária, depois lavei com agua corrente, e as coloquei no fundo da garrafa, em seguida coloquei água no fundo da garrafa até a metada da altura da argila.

IMG_0609.jpg

Retirei 2 bolos dando aquelas batidinhas no fundo do copo, em cima de uma superfície limpa, saiu bonitinho, durinho, e acredito que não seria necessário realizar o dunk, pois pareciam umidos ainda, pensei em fazer o roll, mas fiquei em dúvida se deveria esterelizar a vermiculita antes do procedimento, então decidi colocar sem o roll mesmo.

IMG_0610.jpgIMG_0611.jpg

À respeito do roll:
  • é possível fazer depois, caso ainda não tenha iniciado a pinagem?
  • A vermiculita tem que estar úmida ou seca para fazer o roll?
E como esterelizar a vermiculita? caso seja necessário para fazer o roll.


Edit4 - Dia 20/04/2021

Quanto as dúvidas acima, acabei não realizando o roll, e aniversariei os outros 2 bolos e usei a vermiculita que soltou dos selos de vermiculita.

Fotos do dia 17/04
IMG_0628.jpg/ IMG_0629.jpg

Essas fotos foram tiradas de manhã, mas a noite já estavam maiores.

Essas tiradas no dia seguinte (18/04)

IMG_0629.jpgIMG_0631.jpg

Essas do dia 19/04

IMG_0635.jpgIMG_0637.jpg

E a colheita feita no dia 19/04 à noite.

IMG_0638.jpg

Após isso coloquei os bolos novamente no terrário, e hoje (20/04) pela manhã observei o surgimento de primórdias que serão novos pins.

Pessoal agradeço muito a força e sabedoria de todos que contribuem com esse fórum.

Seguimos fortes aguardando um segundo flush e a frutificação dos outros dois bolos que aniversariei nos dia 19/04 e 20/04.

:piscada:
 

Anexos

  • IMG_0632.jpg
    IMG_0632.jpg
    570.5 KB · Visualizações: 8
Última edição:
deveria ter deixado mais tempo acho, mas devido ao barulho dos copos trepidando fiquei com medo de ficar mais tempo na PP.
Na próxima vez deixa em fogo baixo, fogo alto só faz mais barulho e da prejuízo no gás, o resultado é o mesmo.
Se o medo é rasgar o alumínio coloca fita crepe onde vai ser feitos os furos, o furo fica bem mais fácil de tapar porque fica só o furinho da agulha mesmo. Eu uso só 0,5ml.


Ai o modo como preparo, da uma olhada


IMG_0573.jpg
Não precisa usar muito do carimbo, Uma Seringa de Esporos escura nem sempre é uma Seringa de "qualidade"

É isso mano espero ter ajudado, o cultivo vai dar bom, aguardando atualizações ✌️❤️☮️
 
Seringa bemmm forte heym kkk boa sorte man. Acompanhando!
 
Bom momento Pessoal!

Um dos meus bolos aprensenta superfície toda branca, a dúvida é quando aniversariar ele?

Vi em algum lugar que quando o micélio atinge toda a superfície deve-se deixar mais uma semana para ter certeza que ele também se desenvolveu no interior do bolo, aos mais experientes, procede?

Vlw pessoal!
 
Vi em algum lugar que quando o micélio atinge toda a superfície deve-se deixar mais uma semana para ter certeza que ele também se desenvolveu no interior do bolo, aos mais experientes, procede?

É informação prevalente, mas na prática tem se mostrado datada. Basta abrir os bolos quando fecham em 100% e vai verificar que estão totalmente colonizados por dentro.
 
Olá Galerinha,

Vou montar o terrário de garrafa pet e aniversariar 2 bolos esse fim de semana, ainda vai ficar 2 bolos.

E tenho dúvida se quando estão assim já completamente colonizados tem alguma maneira de armazenar para fazer com que o micélio dê uma parada de desenvolver e depois aniversariar os bolos, ou depois que estão assim não tem mais o que fazer, é dar um jeito de colocar eles para tentar frutificar?

Vlw galera!!
 
Olá Galerinha,

Vou montar o terrário de garrafa pet e aniversariar 2 bolos esse fim de semana, ainda vai ficar 2 bolos.

E tenho dúvida se quando estão assim já completamente colonizados tem alguma maneira de armazenar para fazer com que o micélio dê uma parada de desenvolver e depois aniversariar os bolos, ou depois que estão assim não tem mais o que fazer, é dar um jeito de colocar eles para tentar frutificar?

Vlw galera!!

Geladeira neles!
 
respeito do roll:
  • é possível fazer depois, caso ainda não tenha iniciado a pinagem?
  • A vermiculita tem que estar úmida ou seca para fazer o roll?
E como esterelizar a vermiculita? caso seja necessário para fazer o roll.

1 - sim

2 - de preferencia bolo molhado e vermiculita seca é o que melhor ajuda ela a grudar

3 - não precisa esterelizar vermiculita que ela já vem esterelizada de fábrica devido ao método de produção dela.
 
1 - sim

2 - de preferencia bolo molhado e vermiculita seca é o que melhor ajuda ela a grudar

3 - não precisa esterelizar vermiculita que ela já vem esterelizada de fábrica devido ao método de produção dela.
a vermiculita a granel que todo mundo já colocou a mão como faz pra esterializar?
 
volume pedido o saco fica lá aberto e todo mundo que entra parece que é um chamariz tem q por a mão lá
 
volume pedido o saco fica lá aberto e todo mundo que entra parece que é um chamariz tem q por a mão lá
É, nesse caso aplica alguma técnica de esterilização quando for usar a vermiculita, exceto pra fazer o substrato, já que vai pra PP.

Um jeito que fazem isso pra pequenos volumes pra roll é colocar em microondas. Um volume maior, se enxarca em uma solução de cloro e água, ou equivalente.
 
Back
Top