Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Completo 1¬ļ Cultivo carimbo de kit (B+ Akm) PF Tek

Di√°rio de cultivo completo.
Raças
B+ Akm
Inoculação
17/03/2021
Inoculação via
Seringa de Esporos
Assepsia (Inoculação)
Boca do Forno
Terr√°rio
Caixa Organizadora
Técnicas
PF Tek
Substratos
2 Vermiculita
1 Arroz Integral (Triturado)
1 √Āgua
Bom momento pessoal,

Venho compartilhar meu primeiro cultivo,

Tenho seguido basicamente esse tutorial, muito obrigado @ExPoro. ūü§ô

Tudo começou aqui, comprei esse kit com a finalidade de ver como cubensis cresce, testar a temperatura ambiente da minha região, e para retirar um carimbo caso desse certo.

Acabou dando certo e fiz 2 carimbos com um √ļnico chap√©u que estava bem grande, deixei 12 horas num papel aluminio, onde havia passado √°lcool 70¬ļ e deixei secar, ent√£o coloquei o ch√°peu sobre o papel alum√≠nio deixando dentro de um pote para evitar o contato com o exterior.

Foto do carimbo pronto:

IMG_0534.jpg

Realizei a feitura das seringas (15/03) utilizando essa dica, comprei as seringas (aqui temos apenas de 5ml), o pote coletor e agua mineral.

Fiz o procedimento na boca do forno, devido ao fluxo de calor, usando luvas, touca e m√°scara.

Fervi a agua, as coloquei nas seringas e então as molhei para baixar a temperatura, quando senti que estava morno para frio, despejei a agua das seringas no potinho coletor, onde raspei metade do carimbo com a pazinha do pote coletor. Misturei os esporos com a agua usando o esguicho da seringa até ver que eles estavam bem dispersos pela água, então enchi as 4 seringas.

IMG_0556.jpgIMG_0573.jpg

Enrolei as seringas em papel alumínio e deixei na geladeira por 2 dias.

No dia seguinte, fiz o substrato com 2 partes de vermiculita, 1 parte de √°gua mineral, 1 parte de arroz integral triturado, n√£o consegui a farinha, mas tentei triturar o m√°ximo que pude no liquidificador, moendo aos poucos.

Sendo esse o resultado.

IMG_0575.jpg

Restante dos materiais usados:

IMG_0574.jpg

Para essa etapa, apenas limpei o balc√£o com alcool 70¬ļ, nessa etapa, n√£o utilizei luvas ou m√°scara, entendendo que a estereliza√ß√£o dos bolos se dar√° na PP.

IMG_0578.jpgIMG_0577.jpg

Deixei na panela em fogo baixo a partir do momento em que pegou press√£o por 45 minutos, deveria ter deixado mais tempo acho, mas devido ao barulho dos copos trepidando fiquei com medo de ficar mais tempo na PP.

Desligada a panela, deixei esfriando, mas decidi fazer a inoculação só no dia seguinte(17/03).

Fiz a inoculação na boca do forno, utilizando máscara, luvas e touca.

Fiz tres furos em cada copo, mas acho que acabei pesando a m√£o na hora de injetar, li em alguns lugares para colocar at√© 1ml por furo, outros diziam que 0,5 era suficiente... Decidi aplicar cerca de 1ml para garantir, mas em algumas aplica√ß√Ķes acabou passando... ūüėä

Tapei os buracos com micropore e deixei os copos no guarda-roupa.

IMG_0579.jpg

Hoje (20/03) consegui um isopor, lavei ele bem com detergente e deixei um tempo de molho com agua sanit√°ria.

Como não tenho termostato disponível, acabei colocando uma garrafa com água morna para ver se ajuda a manter a incubadora improvisada a dar uma esquentada.

IMG_0579.jpg

Agora esperar aparecer os primeiros sinais do micélio.

Edit1 - Dia 23/03/2021

Desde o dia 21/03 venho percebendo "coisas brancas" no substrato, hoje tirei algumas fotos e eu acho que seja o micélio dando as caras.

IMG_0584.jpgIMG_0585.jpg

Edit2 - Dia 29/03/2021

Essas fotos foram tiradas no dia 28/03, mas hoje pela manhã quando vi, o micélio avançou mais pouco.

IMG_0587.jpgIMG_0588.jpg

IMG_0589.jpgIMG_0590.jpg

Edit3 - Dia 12/04/2021

Percebi que o exterior de um bolo estava completamente tomado no dia 31/03, mas resolvi aguardar mais esses dias antes de aniversariar.

IMG_0608.jpg

Mas o anivers√°rio se deu no dia 10/04/2021.

Seguindo o tutorial mencionado acima, fiz o terr√°rio com garrafa pet de 3 litros, a √ļnica diferen√ßa do original √© que usei fita microporo no lugar da espuma, pois n√£o fa√ßo id√©ia de onde encontrar por aqui, e como o microporo √© usado para vedar passagens de ar no geral, acredito que deva funcionar, caso n√£o funcione por favor algu√©m me avisa... ;)

Coloquei a argila expandida no fundo, após sua higienização, deixei ela de molho mais de um dia na água sanitária, depois lavei com agua corrente, e as coloquei no fundo da garrafa, em seguida coloquei água no fundo da garrafa até a metada da altura da argila.

IMG_0609.jpg

Retirei 2 bolos dando aquelas batidinhas no fundo do copo, em cima de uma superf√≠cie limpa, saiu bonitinho, durinho, e acredito que n√£o seria necess√°rio realizar o dunk, pois pareciam umidos ainda, pensei em fazer o roll, mas fiquei em d√ļvida se deveria esterelizar a vermiculita antes do procedimento, ent√£o decidi colocar sem o roll mesmo.

IMG_0610.jpgIMG_0611.jpg

À respeito do roll:
  • √© poss√≠vel fazer depois, caso ainda n√£o tenha iniciado a pinagem?
  • A vermiculita tem que estar √ļmida ou seca para fazer o roll?
E como esterelizar a vermiculita? caso seja necess√°rio para fazer o roll.

Edit4 - Dia 20/04/2021

Quanto as d√ļvidas acima, acabei n√£o realizando o roll, e aniversariei os outros 2 bolos e usei a vermiculita que soltou dos selos de vermiculita.

Fotos do dia 17/04
IMG_0628.jpg/ IMG_0629.jpg

Essas fotos foram tiradas de manh√£, mas a noite j√° estavam maiores.

Essas tiradas no dia seguinte (18/04)

IMG_0629.jpgIMG_0631.jpg

Essas do dia 19/04

IMG_0635.jpgIMG_0637.jpg

E a colheita feita no dia 19/04 à noite.

IMG_0638.jpg

Após isso coloquei os bolos novamente no terrário, e hoje (20/04) pela manhã observei o surgimento de primórdias que serão novos pins.

Pessoal agradeço muito a força e sabedoria de todos que contribuem com esse fórum.

Seguimos fortes aguardando um segundo flush e a frutificação dos outros dois bolos que aniversariei nos dia 19/04 e 20/04.

:piscada:

Anexos

• IMG_0632.jpg
    IMG_0632.jpg
    570.5 KB · Visualiza√ß√Ķes: 0
Última edição:

Amanita53

Esporo
Cadastrado
18/10/2019
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
112
Pontos
4
deveria ter deixado mais tempo acho, mas devido ao barulho dos copos trepidando fiquei com medo de ficar mais tempo na PP.
Na próxima vez deixa em fogo baixo, fogo alto só faz mais barulho e da prejuízo no gás, o resultado é o mesmo.
Se o medo é rasgar o alumínio coloca fita crepe onde vai ser feitos os furos, o furo fica bem mais fácil de tapar porque fica só o furinho da agulha mesmo. Eu uso só 0,5ml.

Ai o modo como preparo, da uma olhada

IMG_0573.jpg
N√£o precisa usar muito do carimbo, Uma Seringa de Esporos escura nem sempre eŐĀ uma Seringa de "qualidade"

√Č isso mano espero ter ajudado, o cultivo vai dar bom, aguardando atualiza√ß√Ķes ‚úĆÔłŹ‚̧ԳŹ‚ėģÔłŹ

p1ppa

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/01/2007
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
102
Pontos
73
Seringa bemmm forte heym kkk boa sorte man. Acompanhando!

Sequeloble

Primórdia
Cadastrado
06/05/2013
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
41
Pontos
31
Seringa bemmm forte heym kkk
Também achei... como disse acho que pesei a mão na hora de inocular, e esses copos estão ficando mais brancos justamente abaixo do furo onde acho que coloquei esporos.

Sequeloble

Primórdia
Cadastrado
06/05/2013
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
41
Pontos
31
Di√°rio Atualizado!

Sequeloble

Primórdia
Cadastrado
06/05/2013
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
41
Pontos
31
Bom momento Pessoal!

Um dos meus bolos aprensenta superf√≠cie toda branca, a d√ļvida √© quando aniversariar ele?

Vi em algum lugar que quando o micélio atinge toda a superfície deve-se deixar mais uma semana para ter certeza que ele também se desenvolveu no interior do bolo, aos mais experientes, procede?

Vlw pessoal!

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Cultivador Confi√°vel
Cadastrado
14/04/2015
Solu√ß√Ķes
1
Reputação
27
Pontos de rea√ß√Ķes
8,632
Pontos
49
Vi em algum lugar que quando o micélio atinge toda a superfície deve-se deixar mais uma semana para ter certeza que ele também se desenvolveu no interior do bolo, aos mais experientes, procede?

√Č informa√ß√£o prevalente, mas na pr√°tica tem se mostrado datada. Basta abrir os bolos quando fecham em 100% e vai verificar que est√£o totalmente colonizados por dentro.

Sequeloble

Primórdia
Cadastrado
06/05/2013
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
41
Pontos
31
Ol√° Galerinha,

Vou montar o terr√°rio de garrafa pet e aniversariar 2 bolos esse fim de semana, ainda vai ficar 2 bolos.

E tenho d√ļvida se quando est√£o assim j√° completamente colonizados tem alguma maneira de armazenar para fazer com que o mic√©lio d√™ uma parada de desenvolver e depois aniversariar os bolos, ou depois que est√£o assim n√£o tem mais o que fazer, √© dar um jeito de colocar eles para tentar frutificar?

Vlw galera!!

ExPoro

Cultivador Confi√°vel
Cadastrado
14/04/2015
Solu√ß√Ķes
1
Reputação
27
Pontos de rea√ß√Ķes
8,632
Pontos
49
Ol√° Galerinha,

Vou montar o terr√°rio de garrafa pet e aniversariar 2 bolos esse fim de semana, ainda vai ficar 2 bolos.

E tenho d√ļvida se quando est√£o assim j√° completamente colonizados tem alguma maneira de armazenar para fazer com que o mic√©lio d√™ uma parada de desenvolver e depois aniversariar os bolos, ou depois que est√£o assim n√£o tem mais o que fazer, √© dar um jeito de colocar eles para tentar frutificar?

Vlw galera!!

Geladeira neles!

ExPoro

Cultivador Confi√°vel
Cadastrado
14/04/2015
Solu√ß√Ķes
1
Reputação
27
Pontos de rea√ß√Ķes
8,632
Pontos
49
respeito do roll:
  • √© poss√≠vel fazer depois, caso ainda n√£o tenha iniciado a pinagem?
  • A vermiculita tem que estar √ļmida ou seca para fazer o roll?
E como esterelizar a vermiculita? caso seja necess√°rio para fazer o roll.

1 - sim

2 - de preferencia bolo molhado e vermiculita seca é o que melhor ajuda ela a grudar

3 - não precisa esterelizar vermiculita que ela já vem esterelizada de fábrica devido ao método de produção dela.

Sequeloble

Primórdia
Cadastrado
06/05/2013
Reputação
0
Pontos de rea√ß√Ķes
41
Pontos
31
Di√°rio Atualizado.
Acredito que est√° completo.