Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo B+

Diário de cultivo problemático.
Saudações professores,

PF TEK BOLOS B+ (FAI + VERMICULITA)

No dia 15, decidi iniciar meu cultivo utilizando a strain B+, pois como estou iniciando, pesquisando percebi que essa apresenta uma leve simpatia com os calouros. Fiz as seringas assim como descrito aqui no fórum, através de uma glovebox de isopor e deixei os esporos hidratando por 12 horas. Dia 16, fui também pelo método mais fácil, o tão bom PF Tek, e fiz os copos com FAI e Vermiculita, primeiramente misturando a vermiculita com água, e depois adicionando a FAI, a mistura ficou boa de tal forma que caiam três ou quatro gotas quanto compactada.
48093-d78783782192e98b2cfb69305d9f4ed8.jpg


Quando coloquei nos copos preferi por quebrar bem a mistura, para que ficasse bem areado, creio que seja melhor para o micélio. Após finalizar, coloquei uma camada de vermiculita sobre os bolos, passei um pano com alcool 70 nas bordas dos copos, retirando as sobras e por final tampei com papel alumínio (também limpo com alcool 70) fazendo dois furos e levados à panela de pressão por 1 hora...
48094-e047028f966b94586db396606c6935bb.jpg


No dia 17 era então a hora de inocular os bolos. Agora aqui preciso de uma ajuda dos professores, já que por inexperiência a agulha da seringa que comprei era pequena e não conseguia ultrapassar a vermiculita e acabei tendo que botar além da agulha dentro dos potes, o que deixou um furo além do necessário em todos os potes. Lembrando que as seringas eram todas novas e obviamente esterilizadas, rapidamente os potes foram fechados com esparadrapo micropore.
48096-4345d03263b80432ada67aabc90394a6.jpg


E então, deixo assim? Passou outra camada de papel alumínio? Digam o que acham...

TERRÁRIO
Aproveitei já para fazer meu terrário, uma caixa organizadora de plástico, pintei aos lados com tinta preta fosca para a entrada de luz apenas na superfície.
48097-c6dc689b133ae0bd79625cb759882e42.jpg


Foram feitos 14 pequenos furos (1 em cada lateral; 6 na frente; 6 atrás) e tampados com esparadrapo micropore. Dentro do terrário uma fina camada de água e argila expandida. Ainda falta a bomba de aquário, mas logo consigo e finalizo o terrário.
48098-dc04d54bd49d78cd83bfa0d123d377e5.jpg
48099-bb48a12772f6f21fc089526fc944f672.jpg


Como está? Devo mudar algo aqui?

TEMPERATURA
Moro na região Sul do Brasil, e por aqui andam chegando noites de bastante frio, chegando a 10 ºC, consegui um aquecedor simples, sem termômetro, o problema é que este gasta bastante energia, e não posso deixar ligado muito tempo.
48100-130c8046024dc6ecbdbeca73831c1b2a.jpg


Devo usar pra deixar uma temperatura boa para o crescimento dos bolos, ou deixo eles dentro do meu quarto, onde a temperatura fica entre 19 e 21 ºC?

SECAGEM E ORGANIZAÇÃO
Por sorte, tenho uma geladeira antiga que não usava para nada, limpei ela com bastante cuidado com alcool 70 e vou utilizar para secagem, possui um ventilador dentro onde os cogumelos irão ficar por 2 ou 3 dias e depois passam para um ziplock com dessecante para que fiquem crocantes. A geladeira também utilizo para guardar os materiais, tal como luvas, seringas, FAI, Vermiculita e etc.
48101-15df755b83ee851e36ad61f0181e50d1.jpg


PEQUENO TESTE
Aqui segue um pequeno teste que tinha feito a um mês atrás, usando a strain B+ em dois potes de conserva com apenas milho de pipoca, porém esta não tomei todos os cuidados como nestes bolos que fiz agora. Tal é que um dos potes veio a ficar verde e tive de descartar, porém o outro ocorreu perfeitamente, nada de machas verdes e uma colonização muito boa, consegui uma badeja de marmita e fiz este como casing colocando uma camada de vermiculita sobre ele e coloquei no terrário, ele está crescendo bem e acho que vai dar frutos sim...
48102-083ff21f7a2b8c8367db7cc2bd396308.jpg


Tá bacana..

E assim estou iniciando meu primeiro cultivo, fiz mais outros 4 bolos do mesmo jeito e vou inocular hoje, digam o que acham, onde devo melhorar e tudo mais.

Agradecimentos especiais ao amigo cubensisdedread que me ajudou com dicas e tudo mais para o cultivo, obrigado também a todos do forúm que dão verdadeiras aulas sobre o cultivo dos nossos amados P cubensis. Abraços!
fai.jpg17.jpgburacos.jpgterrario.jpgterrario2.jpgterrario3.jpgaquecedor.jpglab.jpgvermiculita.jpg
 
Última edição:
Acho q esta indo tudo certo amigo, vamos esperar os mais experientes pra dizer... mas acho q vc poderia tampar com durex os copos e nao micropore, no inicio de colonização o micélio precisa de Co2, quando ele tiver mais e 90% colonizado, vc faz furos com a agulha mesmo e coloca o micropore, acho que agora ainda é cedo pra por mircropore ainda mais com o buraco grande, mas nao tire ele, só coloca durex e uma folha de papel aluminio, pq se tirar o micropore vai rasgar o papel... e outra dica, na hora de misturar os ingredientes, mistura primeiro a FAI e a Água, ai depoois que estiver homogeneo vc vai acrescentando aguas aos poucos..assim tem chancr de ficar mais aerado... seu aquecedor é quase igual ao que eu uso pra secar os cogus hehehehe, ele tem 2 potencias de calor, acho qtem termostato né.!!! Boa sorte irmao, vamos companhar, qlq coisa vc procura no forum,se nao achar pergunte aqui que a galera te ajuda! abraços!
 
Acho q esta indo tudo certo amigo, vamos esperar os mais experientes pra dizer... mas acho q vc poderia tampar com durex os copos e nao micropore, no inicio de colonização o micélio precisa de Co2, quando ele tiver mais e 90% colonizado, vc faz furos com a agulha mesmo e coloca o micropore, acho que agora ainda é cedo pra por mircropore ainda mais com o buraco grande, mas nao tire ele, só coloca durex e uma folha de papel aluminio, pq se tirar o micropore vai rasgar o papel... e outra dica, na hora de misturar os ingredientes, mistura primeiro a FAI e a Água, ai depoois que estiver homogeneo vc vai acrescentando aguas aos poucos..assim tem chancr de ficar mais aerado... seu aquecedor é quase igual ao que eu uso pra secar os cogus hehehehe, ele tem 2 potencias de calor, acho qtem termostato né.!!! Boa sorte irmao, vamos companhar, qlq coisa vc procura no forum,se nao achar pergunte aqui que a galera te ajuda! abraços!

Vou fazer isso dread, tampar com durex mesmo e mais tarde coloco o micropore. Devo ter me confundido um pouco na ordem dos ingredientes na hora de fazer os bolos, mas não deve ter muito problema né? O aquecedor tenho um pouco de medo de usar, e acabar "torrando" os esporos ou secando o substrato, vou dar uma olhada antes.
 
Vou fazer isso dread, tampar com durex mesmo e mais tarde coloco o micropore. Devo ter me confundido um pouco na ordem dos ingredientes na hora de fazer os bolos, mas não deve ter muito problema né? O aquecedor tenho um pouco de medo de usar, e acabar "torrando" os esporos ou secando o substrato, vou dar uma olhada antes.
Acho melhor vc usar o aquecedor apenas pra secar os cogus, o ar deele sai a no minimo 45ºC .. acho q vc vai acabar perdendo suas culturas ou contaminando elas com excesso de calor... tenta achar um termostato ;/ eu n sei como funciona pq onde moro é muito calor!! Acho q e a mistura vai dar certo sim, vc colocou usou a proporção do forum, 2 de vermiculita pra 1 de arroz e 1 de agua ?
 
Acho melhor vc usar o aquecedor apenas pra secar os cogus, o ar deele sai a no minimo 45ºC .. acho q vc vai acabar perdendo suas culturas ou contaminando elas com excesso de calor... tenta achar um termostato ;/ eu n sei como funciona pq onde moro é muito calor!! Acho q e a mistura vai dar certo sim, vc colocou usou a proporção do forum, 2 de vermiculita pra 1 de arroz e 1 de agua ?

Isso, essa proporção mesmo. Vou deixar o aquecedor pra outra hora mesmo então..
 
Cara, n sei como anda a colonização dos copos por aí, mas para aquecer a minha incubadora (caixa de isopor) eu uso uma garrafa de 600ml com um aquecedor de aquário de 10w sem termostato, (é baratinho, R$12 se não me falha a memória). Pode dar uma olhada como eu fiz ali no link do meu diário. De resto acho que está tudo nos conformes cara. Cuidado com este aquecedor, acho que pode tirar muita umidade do ambiente! Também sou iniciante nos cultivos e também moro no Sul, realmente esse frio ta uma M**** para meus cultivos hehehe
Qualquer coisa pode perguntar, fico feliz em poder ajudar.
Bom cultivo pra vc amigo!
 
Última edição:
Cara, n sei como anda a colonização dos copos por aí, mas para aquecer a minha incubadora (caixa de isopor) eu uso uma garrafa de 600ml com um aquecedor de aquário de 10w sem termostato, (é baratinho, R$12 se não me falha a memória). Pode dar uma olhada como eu fiz ali no link do meu diário. De resto acho que está tudo nos conformes cara. Cuidado com este aquecedor, acho que pode tirar muita umidade do ambiente! Também sou iniciante nos cultivos e também moro no Sul, realmente esse frio ta uma M**** para meus cultivos hehehe
Qualquer coisa pode perguntar, fico feliz em poder ajudar.
Bom cultivo pra vc amigo!

Hehe, aqui no Sul tá frio mesmo. Vou seguir tua dica e procurar um destes por aqui. Por enquanto estou guardando os copos no meu quarto que mantenho com ar condicionado ligado mesmo e fica em 24~25 ºC. Estou acompanhando teu cultivo também, tomara que tudo saia como desejado! Abraços.
 
Saudações professores,

Dos 8 copos feitos nos dias 17 e 18, nenhum ainda apresenta algum sinal de sucesso.
48341-b727a003a3180e53e2ec13ee91bb2b19.jpg


Porém dois deles infelizmente acabaram contaminando:

48342-cd8a4efe0da054782e927cd285156f4d.jpg

Este não tenho certeza, só consigo ver uma pequena macha azul esverdeada escondida. Mas creio que seja contaminante.

48343-5bcca643ad514cef4d7b2f97fa7f91f3.jpg

Já este aqui está nítida a contaminação :(

Ainda restam 6 bolos, espero não perder outros. Algo que percebi foi que, quando inoculei essa strain em milho, em uma semana já conseguia ver resultados, talvez pelo substrato de milho ser mais areado? Estou com medo de ter compactado muito os bolos...

Falando em milho, aqui segue o casing de milho que fiz a partir dessa minha primeira experiência com o substrato de milho e a B+:

48344-36f5db3e6a10332de770335322708fa7.jpg

O casing foi feito dia 14, ainda não pinou... Normal? Fora isso, eu percebi 3 gotinhas amarelas espalhadas pelo casing, parecem realmente excreção micelial, são gotinhas bem pequenas e amarelas, o que acham?

48345-7be4a760cabb41cdd8fa0ffbce073d95.jpg
48346-c37cec2ae4497457414395baf3c3ce22.jpg

Comentem o que acham...


Obrigado e um abraço a todos!
8.jpgcontaminado1.jpgcontaminado 2.jpgmilho1.jpgmilho 2.jpgmilho 3.jpg
 
Saudações professores, Falando em milho, aqui segue o casing de milho que fiz a partir dessa minha primeira experiência com o substrato de milho e a B+:
48344-36f5db3e6a10332de770335322708fa7.jpg

O casing foi feito dia 14, ainda não pinou... Normal? Fora isso, eu percebi 3 gotinhas amarelas espalhadas pelo casing, parecem realmente excreção micelial, são gotinhas bem pequenas e amarelas, o que acham?
48345-7be4a760cabb41cdd8fa0ffbce073d95.jpg
48346-c37cec2ae4497457414395baf3c3ce22.jpg

Comentem o que acham... Obrigado e um abraço a todos!
Humilde e respeitosamente eu acho que esse "micélio" está com pinta de Cobweb, desculpe lhe dizer. Se for mesmo, a melhor coisa a fazer é descartar tudo com cuidado, usando máscara e luvas, e higienizando todo o material e o lugar em que o cultivo está sendo feito. Sinto muito, tomara que eu esteja enganado.
NAMASTE
 
Humilde e respeitosamente eu acho que esse "micélio" está com pinta de Cobweb, desculpe lhe dizer. Se for mesmo, a melhor coisa a fazer é descartar tudo com cuidado, usando máscara e luvas, e higienizando todo o material e o lugar em que o cultivo está sendo feito. Sinto muito, tomara que eu esteja enganado.
NAMASTE

Será que é cobweb? :( Se for creio que vai ficar complicado pois deve estar por toda a parte...
 
Pois é, meu caro, fica de olho, mas não deixa crescer como uma couve-flor como eu fiz num cultivo malsucedido!

Olha só o estado que o bagulho ficou! Viche...
2013-02-28 09.42.24.jpg 2013-03-15 14.34.53.jpg
Vade retro! :eek:
 
Não dá para saber direito pelas fotos, mas esse micélio está um pouco suspeito sim.

Como está o micélio agora?
 
Olá professores,

Assepsia é fundamental
Então, infelizmente os bolos acabaram contaminando em sua maioria. Por ser minha primeira experiência, acabei falhando na PF tek, mantive os bolos mui compactados e isso já serviu para retirar vários copos da linha. Além do mais, creio que o carimbo não foi feito com muito cuidado e possivelmente haviam além de esporos vários contaminantes. Mas enfim, troquei todos meus materiais assim como o local de trabalho.
Este primeiro cultivo foi apenas um aprendizado, conversando com alguns membros aqui do fórum e vi onde possivelmente eu possa ter errado e vou concertar. Agora estou com equipamentos melhores, montei uma glove box, comprei o aquecedor de aquário, um compressor de ar e vários outros equipamentos que não possuía, só me faltam os carimbos mesmo, já enviei minha carta pra profungos (embora o correio não venha colaborando muito.) e logo iniciarei o segundo cultivo, com mais equipamentos e experiência,

Obrigado a todos, um abraço e amor ao micélio!
 
Back
Top