Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo B+

Diário de cultivo problemático.
Saudações professores,

PF TEK BOLOS B+ (FAI + VERMICULITA)

No dia 15, decidi iniciar meu cultivo utilizando a strain B+, pois como estou iniciando, pesquisando percebi que essa apresenta uma leve simpatia com os calouros. Fiz as seringas assim como descrito aqui no fórum, através de uma glovebox de isopor e deixei os esporos hidratando por 12 horas. Dia 16, fui também pelo método mais fácil, o tão bom PF Tek, e fiz os copos com FAI e Vermiculita, primeiramente misturando a vermiculita com água, e depois adicionando a FAI, a mistura ficou boa de tal forma que caiam três ou quatro gotas quanto compactada.
48093-d78783782192e98b2cfb69305d9f4ed8.jpg


Quando coloquei nos copos preferi por quebrar bem a mistura, para que ficasse bem areado, creio que seja melhor para o micélio. Após finalizar, coloquei uma camada de vermiculita sobre os bolos, passei um pano com alcool 70 nas bordas dos copos, retirando as sobras e por final tampei com papel alumínio (também limpo com alcool 70) fazendo dois furos e levados à panela de pressão por 1 hora...
48094-e047028f966b94586db396606c6935bb.jpg


No dia 17 era então a hora de inocular os bolos. Agora aqui preciso de uma ajuda dos professores, já que por inexperiência a agulha da seringa que comprei era pequena e não conseguia ultrapassar a vermiculita e acabei tendo que botar além da agulha dentro dos potes, o que deixou um furo além do necessário em todos os potes. Lembrando que as seringas eram todas novas e obviamente esterilizadas, rapidamente os potes foram fechados com esparadrapo micropore.
48096-4345d03263b80432ada67aabc90394a6.jpg


E então, deixo assim? Passou outra camada de papel alumínio? Digam o que acham...

TERRÁRIO
Aproveitei já para fazer meu terrário, uma caixa organizadora de plástico, pintei aos lados com tinta preta fosca para a entrada de luz apenas na superfície.
48097-c6dc689b133ae0bd79625cb759882e42.jpg


Foram feitos 14 pequenos furos (1 em cada lateral; 6 na frente; 6 atrás) e tampados com esparadrapo micropore. Dentro do terrário uma fina camada de água e argila expandida. Ainda falta a bomba de aquário, mas logo consigo e finalizo o terrário.
48098-dc04d54bd49d78cd83bfa0d123d377e5.jpg
48099-bb48a12772f6f21fc089526fc944f672.jpg


Como está? Devo mudar algo aqui?

TEMPERATURA
Moro na região Sul do Brasil, e por aqui andam chegando noites de bastante frio, chegando a 10 ºC, consegui um aquecedor simples, sem termômetro, o problema é que este gasta bastante energia, e não posso deixar ligado muito tempo.
48100-130c8046024dc6ecbdbeca73831c1b2a.jpg


Devo usar pra deixar uma temperatura boa para o crescimento dos bolos, ou deixo eles dentro do meu quarto, onde a temperatura fica entre 19 e 21 ºC?

SECAGEM E ORGANIZAÇÃO
Por sorte, tenho uma geladeira antiga que não usava para nada, limpei ela com bastante cuidado com alcool 70 e vou utilizar para secagem, possui um ventilador dentro onde os cogumelos irão ficar por 2 ou 3 dias e depois passam para um ziplock com dessecante para que fiquem crocantes. A geladeira também utilizo para guardar os materiais, tal como luvas, seringas, FAI, Vermiculita e etc.
48101-15df755b83ee851e36ad61f0181e50d1.jpg


PEQUENO TESTE
Aqui segue um pequeno teste que tinha feito a um mês atrás, usando a strain B+ em dois potes de conserva com apenas milho de pipoca, porém esta não tomei todos os cuidados como nestes bolos que fiz agora. Tal é que um dos potes veio a ficar verde e tive de descartar, porém o outro ocorreu perfeitamente, nada de machas verdes e uma colonização muito boa, consegui uma badeja de marmita e fiz este como casing colocando uma camada de vermiculita sobre ele e coloquei no terrário, ele está crescendo bem e acho que vai dar frutos sim...
48102-083ff21f7a2b8c8367db7cc2bd396308.jpg


Tá bacana..

E assim estou iniciando meu primeiro cultivo, fiz mais outros 4 bolos do mesmo jeito e vou inocular hoje, digam o que acham, onde devo melhorar e tudo mais.

Agradecimentos especiais ao amigo cubensisdedread que me ajudou com dicas e tudo mais para o cultivo, obrigado também a todos do forúm que dão verdadeiras aulas sobre o cultivo dos nossos amados P cubensis. Abraços!
fai.jpg17.jpgburacos.jpgterrario.jpgterrario2.jpgterrario3.jpgaquecedor.jpglab.jpgvermiculita.jpg
 
Última edição:
Eu fiz um outdoor com os meus casings contaminados e nasceram alguns pequeninos cogumelos... Foda perder tudo nessa etapa, na próxima você acerta!
 
Eu fiz um outdoor com os meus casings contaminados e nasceram alguns pequeninos cogumelos... Foda perder tudo nessa etapa, na próxima você acerta!


Eu enterrei estes que foram contaminados em alguns cantinhos num jardim que tenho atrás de casa com sombra, um ambiente bom, no mínimo para que eles descansem em paz :). Pretendo tentar até conseguir, realmente iniciei o cultivo um pouco despreparado, agora vou levar um pouco mais a sério e desejar que tudo corra normalmente... cada erro um aprendizado :ler: hehe abraços!
 
Isso mesmo, mano, 3 segredos do cultivo: Estudo, Paciência e Perseverança. Vai em frente que você vai conseguir ótimos resultados! :)
 
O casing tbm era contaminação brother?

Penso que na realidade era um casing de cobweb hehehe.... Mas sim, tambem falhei com o casing, o que achei estranho foi o fato de nenhum dos micelios, tanto do milho como os de fai+vermic nao apresentaram um aspecto rizo, mas sim aspectos de cobweb, nao sei quais foram os motivos mas troquei todo o material, assim como o local onde será feito o cultivo,possuindo um carimbo diferente penso que desta vez possa ter sucesso... Acho que minha maior falha foi com questão a assepsia. Glovebox, lysol, alcool 70 e materiais farmaceticos poderão maximizar as chances
 
Back
Top