Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
Fala irmãos consagradores de cogumelos!!!Apartir de hoje compartilho com vocês meu diário de cultivo.

Método usado : PF-Tek
Print usado : B+
origem do print : FSRE
Tempo de Experiencia : 2 Meses lendo o forum.



Materiais :

- Lysol (R$ 7,00)
- Alcool
- Luvas (R$ 0,50)
- Mascara (R$ 0,50)
- Vermiculita (R$ 8,00 kg)
- Arroz integral (Batido no liquidificador) R$ 4,00
- Papel aluminio
- 3 copos de wisky (R$ 1,98 u)
- 1 copo de pinga (R$ 1,98 un)
- Micropore
- Seringa 10ml (Uso veterinario) R$ 1,00


:seta: 19-06-2005, 23:35

- Cozinha desinfetada com Lysol.

- Preparei 3 bolos.Usando 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arroz integral (preparado no liquidificador) e 1 copo de água.Tudo misturado devidamente seguindo a tecnica PF-TEK.

*Medidas tirada por base do copo de WISKY.

- Bolos preparados com dupla camada de vermiculita seca e levados em seguida a panela de pressão com um pano ao fundo e esterelizados por 40 minutos apos fervura, no fogo baixo.

- Apos esfriamente dos bolos fiz as inoculacões, no total de 5 por bolo.Em seguida tampei os furos com micropore e depois coloquei a segunda camada de papel aluminio.

- Depois de tudo feito guardei os 3 bolos dentro do armario escuro.(11-06-05)




:seta: Preparando a Seringa :- Fervi a água, suguei um pouco para dentro da seringa e deixei esterelizar por 4 minutos.Repeti o processo 3 vezes.Raspei o print +/- metade p/ dentro do copo de pinga, espirrei a agua da seringa dentro do copo, misturei tudo e puxei novamente para a seringa que ficou guardada por 2 dias.



OBS1: Espero nao ter resumido muitos os processos , qualquer duvida só perguntar.

OBS2:Esse diário ta vindo do antigo forum CM, por isso está com a data e hora real no inicio de cada post.
 
Fala galera!! Hoje acordei e resolvir operar o bolo e arrancar o "caule" que não faço ideia do que seja, acretido que um contaminante. Alguem conhece?
Fiz a retirada do "caule" e deixei o bolo descansando por mais um tempo para ver o que faço. Alguma sugestão?
S3010009-1.JPGS3010011-2.JPGS3010013-4.JPG
 
Magiczky disse:
Fala galera!! Hoje acordei e resolvir operar o bolo e arrancar o "caule" que não faço ideia do que seja, acretido que um contaminante. Alguem conhece?
Fiz a retirada do "caule" e deixei o bolo descansando por mais um tempo para ver o que faço. Alguma sugestão?

A foto não tá boa, mas isso é um cogumelo meio aberrante pelo que parece. Foi bom vc ter tirado ele pra não prejudicar o desenvolvimento das etapas do casing.

A sugestão é que vc observe bem a textura dele e seque-o. Mais tarde quando seus casings estiverem frutificando vc vai ter certeza se isso era cogumelo ou não.

Magiczky disse:
Bacana...galera se puderem em ajudar eu aceito porque isto é o que realmente falta, saber ao certo um tempo bom...meu timer é digital.Quanto a lampada vou conseguir uma mais fraca, mesmo porque ja usei uma no mesmo lugar do grown de 40w e sei o qto fica forte (quente) la dentro...uma fluor de 20w segura legal então?!

hoje a noite irei tentar um case com o bolo 3...+ tarde posto as fotos...

abraços

Na minha sincera opinião, os intervalos para o umidificador vc é quem define. Vc pode até partir de um intervalo que vc já leu como por exemplo 10min de 3 em 3 horas, mas com o tempo vc vai experimentando e ajustando a melhor forma.

Digo isso pq a umidade externa tb influi (além de outros fatores): dois umidificadores em dois climas diferentes, usando o mesmo período no timer, terão resultados diferentes.

A dica é caprichar na umidificação nessa fase em que o bolo precisa absorver água para desenvolver os cogumelos e diminuir um pouco quando já tiver frutificando. Entre os flushes aumente a umidificação novamente.

Sorte!
 
Última edição por um moderador:
Valeu pelas dicas Neuro. Como estou mais em casa hoje estou observando se está acontecendo mudanças nos bolos. Realmente parece um cogumelo aberrante, se reparar bem na foto você ve que na ponta dessa aberração está saindo alguma coisa com uma ponta verde...esquisito..grr

Isto vai acarretar problemas futuros?!
 
Fala galera depois de uma sumida de ferias estou de volta com algumas boas novidades.

O Case do bolo 3 que tinha aparecido apenas 1 pin e estava com +/- 1,5cm de altura contaminou e tive que aborta-lo, acretido que deve ter sido por causa do humidificador. Os outros bolos, 1 eu refiz o case e o outro eu fiz um case. O case do bolo 2 apareceu apenas 1 pin (Alguem sabe o motivo?) está com +/- 1cm de altura. Já o Case do bolo 1 está exposto a luz.
 
Fala galera ...hoje estamos no 37º Dia. Segue atualizações do Case.

- O case de nº 1 apareceu outro pin que está bem grande por sinal (segue fotos).

- O 2º case continua exposto a luz sem nenhum sinal de pin por enquanto.


acretido que ate o fds faço a colheita do cogumelo maior ou faço um print ou irei disseca-lo com silica gel.


A aparencia deles está muito bonita, percebe-se que eles estão bem fortes e carnudos hehe. Alguem sabe me dizer porque apareceu apenas 2 cogus no case??!
37º dia - 1.JPG37º dia - 2.JPG
 
NeuroFX disse:
Lá vem eles!

A colonização do casing tá uniforme?



La vem neuro!! ehehehe...A colonização ta bem uniforme nesse case e so apareceu esses 2 cogus e mais nada ate agora de manha. No outro case a colonização se deu mais nas bordas do que no centro, tambem não entendi bem o motivo. Chegando em casa posto as fotos dos cases, da colheita e do print que estou fazendo.
 
Segue fotos do cogumelos no casem, do caule no silica gel, do print e do outro cogu colhido. Essas foram do 38º dia.



O case que deu 2 cogumelos está parado sem nenhum sinal, estou apenas humidificando ele por enquanto. Já o 2º case apareceram varias primordias, em torno de umas 15. La vem eles !!! eheheh + tarde posto fotos dos cases...
print.JPGsilica gel.JPGcogu 2.JPG38º dia - 1.JPG
 
Pins em crescimento, no total da em torno de 45...ao meu ver está tudo nos conformes, cada dia é um susto, crescem muito. :)

O case que deu apenas 2 cogumelos eu fiz um dunk e botei ele no terrário.
41º dia - 1.JPG41º dia - 2.JPG
 
Segue mais um dia.

Case 1 frutificando - 1º flush.

Case 2 - Os primeiros pontos de micélio surgiram na superfície, vou cobri-los para tentar melhorar o pin set que nesse case(foto) que está frutificando eu acretido ter pecado.

Dunk tek que fiz no case 2 surgiu efeitos em 1 dia, excelente , veremos melhor daqui alguns dias.
27 - 07 - 3.JPG27 - 07 - 4.JPG
 
NeuroFX disse:
Que beleza! Parabéns! :pos:


Valeu neuro, essa colheita rendeu bons frutos e bem potentes por sinal.Obtive frutos de 0,1g ate 0,5g secos num total de uns 25 cogumelos, porém estou com problemas.Fiz dunk nos 2 cases,o case que rendeu apenas 2 cogumelos voltou a aparecer apenas 2 cogumelos (? :confused: ?), já esse segundo case voltou com tudo depois do dunk, teve uma otima colonização e me apareceu apenas 1 pin.O case está com uma aparencia otima, superficie toda colonizada pensei que viesse um flush melhor que o primeiro.Não há sinais de overlay muito pelo contrario.Estou fazendo a troca de ar 2x/3x ao dia, luz 7h/dia e está com uma boa humidificação acretido eu. Teria alguma solução para este problema?
 
NeuroFX disse:
Os cogumelos estão nascendo nos cantos ou no meio dos casings?

Como tá o aspecto da superfície colonizada?


Só nasceu ate agora nos cantos do 2 cases!! :confused: O aspecto da superfície está aparentemente boa, como disse a colonização se deu bem rapido logo após o dunk , há micélios por toda a parte dos cases.
 
NeuroFX disse:
Pode ser indicativo de overlay.

Faça um teste: diminua consideravelmente as trocas gasosas (2x a cada três dias). Isso vai gerar um acúmulo de CO2, que induz o aparecimento de primórdias. Fazendo isso vc tb evita evaporação excessiva do casing.

Sorte!


É Neuro acretido que realmente era inicio de overlay, esterelizei uma faca e raspei a camada superficial. Esperei alguns dias ate o micélio se recuperar e alguns dias depois surgiu um agressivo ponto de micélio no qual eu cobri para que permei por completo. Ontem quando dei uma ultima verificada vi que alguns novos pontos de micélio surgiram na superficie, os cases está no terrário com umidade em torno de 97% e temperatura ta alta em torno de 30º , estou tendo problemas em abaixa-lá. alguma sugestão?
 
Então reduza os indíces de CO2, mas tomando o cuidado de controlar (repor) a perda de umidade nas trocas de ar. Pra baixar a temperatura não tenho idéia em como te ajudar. Apesar disso ser um dos fatores que causam overlay, 30ºC não está tão alta em relação à temperatura ideal de 27ºC.

O casing atualmente tá pegando luz ou tá no escuro?
 
NeuroFX disse:
Então reduza os indíces de CO2, mas tomando o cuidado de controlar (repor) a perda de umidade nas trocas de ar. Pra baixar a temperatura não tenho idéia em como te ajudar. Apesar disso ser um dos fatores que causam overlay, 30ºC não está tão alta em relação à temperatura ideal de 27ºC.

O casing atualmente tá pegando luz ou tá no escuro?



O case está tampada e no escuro, aconselha destampar então? Até agora não conseguir abaixar de 30º a temperatura....irei pensar em algo.



valeu!
 
Back
Top