Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
Fala irmãos consagradores de cogumelos!!!Apartir de hoje compartilho com vocês meu diário de cultivo.

Método usado : PF-Tek
Print usado : B+
origem do print : FSRE
Tempo de Experiencia : 2 Meses lendo o forum.



Materiais :

- Lysol (R$ 7,00)
- Alcool
- Luvas (R$ 0,50)
- Mascara (R$ 0,50)
- Vermiculita (R$ 8,00 kg)
- Arroz integral (Batido no liquidificador) R$ 4,00
- Papel aluminio
- 3 copos de wisky (R$ 1,98 u)
- 1 copo de pinga (R$ 1,98 un)
- Micropore
- Seringa 10ml (Uso veterinario) R$ 1,00


:seta: 19-06-2005, 23:35

- Cozinha desinfetada com Lysol.

- Preparei 3 bolos.Usando 2 copos de vermiculita, 1 copo de farinha de arroz integral (preparado no liquidificador) e 1 copo de água.Tudo misturado devidamente seguindo a tecnica PF-TEK.

*Medidas tirada por base do copo de WISKY.

- Bolos preparados com dupla camada de vermiculita seca e levados em seguida a panela de pressão com um pano ao fundo e esterelizados por 40 minutos apos fervura, no fogo baixo.

- Apos esfriamente dos bolos fiz as inoculacões, no total de 5 por bolo.Em seguida tampei os furos com micropore e depois coloquei a segunda camada de papel aluminio.

- Depois de tudo feito guardei os 3 bolos dentro do armario escuro.(11-06-05)




:seta: Preparando a Seringa :- Fervi a água, suguei um pouco para dentro da seringa e deixei esterelizar por 4 minutos.Repeti o processo 3 vezes.Raspei o print +/- metade p/ dentro do copo de pinga, espirrei a agua da seringa dentro do copo, misturei tudo e puxei novamente para a seringa que ficou guardada por 2 dias.



OBS1: Espero nao ter resumido muitos os processos , qualquer duvida só perguntar.

OBS2:Esse diário ta vindo do antigo forum CM, por isso está com a data e hora real no inicio de cada post.
 
19-06-2005, 23:46

Primeiros sinais de colonização apareceram dia 15-06. Apesar de serem inoculados juntos os bolos estão sendo colonizados diferente uns dos outros...Acretido eu ter sido pelo fato de quando estava inoculando o 1º bolo esqueci de esterelizar a seringa todas as vezes, já no 2º bolo esqueci de esterelizar 2 vezes e no 3º bolo esterelizei todas. Aparentemente estão todos livres de contaminantes.
Acretido que os bolos estão na seguinte ordem.
1 - 40% 30% e 20%

Segue uma foto apenas dos 3 juntos tirada a minutos atras.
19-02-05.JPG
 
20-06-2005, 15:33


Agradecimento especial ao Bambusa que deu uma bela força!!!

Fique na paz dos cogumelos magicos irmão!




Supernauta disse:
Fala Magiczky, tmb estarei acompanhando teu cultivo... estamos quase juntos na mesma corrida... até mais ver...

bacana supernauta....muita força no seu cultivo! Sinta-se a vontade de perguntar qualquer duvida, sou novato em cogumelos mais como diz o ditado...O que vale é a intenção. até mais ver...
 
20-06-2005, 23:24



Hoje fazem 5 dias após os primeiros sinais de colonização.A colonização esta rapida ao meu ver, ate agora nenhum sinal de contaminante.


Segue as fotos tiradas agora pouco.
Bolo 1 - 20-06 1.2.JPGBolo 2 - 20 06 - 1.2.JPGBolo 3 - 20-06 1.1.JPG
 
21-06-2005, 00:36


Pedro disse:
Olá magiczky!

Boa sorte no cultivo!!!
Ta indo bem!

Não esqueça de nos contar sempre como andam as coisas ae... :tiraonda: ;)

Abs!
 
21-06-2005, 21:54

Pedro disse:
Olá magiczky!

Boa sorte no cultivo!!!
Ta indo bem!

Não esqueça de nos contar sempre como andam as coisas ae... :tiraonda: ;)

Abs!

Fala pedro firme? Valeu pela força...Em agradecimentos ao teonanacatl.org e toda a irmandade que aqui frequenta, o maximo que consigo fazer para retribuir tudo que aqui pude aprender é passar para frente. Promessa minha mesmo sempre manter isso atualizado para que mais almas possam ser alimentadas.

Enfim galera , hoje no 6º dia, a colonização está bem forte e rapida, os copos cade vez mais colonizados e cada vez mais branco...Não sei se na foto da para perceber mais todos os copos ja tem uma especie de - campo - branco em volta de todo bolo.Acretido que a colonização Firmo, agora é so aguardar e esperar que se completem os 100%.


Na fotos dos 3 bolos nota-se que no bolo 2 (o do meio) a colonização cresce com uma certa umidade, pelo que li antes de começar o meu cultivo é normal, a explicação para isso vou ficar devendo para vocês, se achar posto ela depois.


Segue as fotos tirada a minutos atrás.
Bolo 1 - Colonização mais demorada.40%
Bolo 2 - Colonização esta média.50%
Bolo 3 - Colonização excelente.60%
Bolo 1 - 1.2.JPGBolo 2 - 1.2.JPGBolo 3 - 1.2.JPGBolos - 21 - 06.JPG
 
23-06-2005, 02:35

Fala galera, segue aqui mais uma dia desse mágico diário.

7º Dia


Colonização está parecendo muito rapida.O bolo 3 está quase todo colonizado, como sera o primeiro de todos, irei tentar fazer um casing com esse cake. Irei tentar o metodo mais simples, vou seguir o que li sobre no FAQ do forum, alias vale a pena da uma olhada lá antes de perguntar qualquer coisa, lá realmente contem informações preciosas.


Ah é quando alguem falar que cultivar cogumelos realmente é uma coisa magica, acreditem eheheheh

Fiquem na paz.
Bolo 1.JPGBolo 2.JPGBolo 3.JPG
 
25-06-2005, 10:14


8º Dia de colonização.No mais tudo ok, estou aguardando apenas o termino da colonização, até o fds acretido ja ter pelo menos 1 copo em 100%. Como esse copo será o 1º a colonizar irei tentar um case com ele.


- Materias adicionados.

:seta: Sacos ziploc (p/ a quebra do bolo)
:seta: Vasilha p/ o casing
Bolo 1 - 1.1.JPGBolo 1 - 1.2.JPGBolo 2 - 1.1.JPGBolo 2 - 1.2.JPG
 
Segue...

9º Dia.

Colonização tomando mais cor e força visivelmente.

Obs: Neste dia estava com um Termo/Higrômetro.

*-Temp

Max int: 23,6
Min int: 22,9

Max ext: 23,1
Min ext: 22,9

*-Umidade

max: 77%
min: 53%
Bolo 1 - 1.1.JPGBolo 1 - 1.2.JPGBolo 2 - 1.1.JPGBolo 2 - 1.2.JPG
 
10º Dia - Hoje fazem 15 dias apois o primeiro sinal de colonização.


Detalhe para a colonização do Bolo 3 que está quase completa, virei ele de cabeça p/ baixo para preencher ao maximo.



*-Temp

Max int: 23,4
Min int: 22,6

Max ext: 24,0
Min ext: 22,6

*-Umidade

max: 62%
min: 52%
Bolo 1 - 1.1.JPGBolo 1 - 1.2.JPGBolo 2 - 1.1.JPGBolo 2 - 1.2.JPG
 
Pedro disse:
E ae magiczky,

Colonização bem rápida mesmo!!!

Já pensou no terrário??

Abs!


è pedro eu achei que foi bem rapido tambem.O terrário ja está tudo pronto, so esperando os bolos mesmo.Fiz com uma caixa plastica e um humidificador ultra-sonico e uma luz 40w fluor para iluminação, depois posto fotos...o que realmente falta seria o tempo que ele vai funcionar que não pensei ainda.Alguma sugestão?Quando você cultivou qual foi o tempo de funcionamento do humidificador?


Abraços
 
11º Dia

Bolo 1º e 2º falta so o que aparece na foto para colonizar 100%.
Bolo 3 ok - amanha irei fazer uma tentativa de case com ele.


*-Temp

Max int:24,1
Min int: 20,9

Max ext: 23,9
Min ext: 20,9

*-Umidade

max: 58%
min: 52%
Bolo 1 - 1.2.JPGBolo 2 - 1.1.JPGBolo 3 - 1.1.JPG
 
Pedro disse:
Eu usava uma bomba de aquario com pedra porosa, ficava ligada o tempo todo...
já com humidificador eu nunca usei...

Para os outros poderem te ajudar, posta se teu timmer é analógico ou digital, pq os analógicos costumam ter tempo mínimo de 15min, já os digitais são mais configuráveis...

Qto a lampada, 40W numa lampada de fluor dessas compactas eu acho mta coisa, caso vc tenha outra menos potente pode usar sem problemas, eu usava um abajur de 15W... :D

A luz serve só para indicar que o micélio pode soltar os pins e que os pins devem ir para cima, algo como "Este lado para cima"... hehehe

Abs!


Bacana...galera se puderem em ajudar eu aceito porque isto é o que realmente falta, saber ao certo um tempo bom...meu timer é digital.Quanto a lampada vou conseguir uma mais fraca, mesmo porque ja usei uma no mesmo lugar do grown de 40w e sei o qto fica forte (quente) la dentro...uma fluor de 20w segura legal então?!

hoje a noite irei tentar um case com o bolo 3...+ tarde posto as fotos...

abraços
 
12º Dia

Como dito hoje fiz um case com o bolo 3, o que estava 100% colonizado...Fiz com o metodo que está na parte de Perguntas Freqüentes :idea: Casing

O bolo de Nº1 de colonização mais lenta está com 80% e o bolo de Nº 2 está 95%. Aguardo resultado do case do bolo3.


:teo_seta_direita: Alguem por aqui ja cultivou B+!? Teria alguma dica sobre?!


Segue fotos do case ja pronto_O detalhe ficou para o cheiro doce do bolo ao ser quebrado dentro do ziploc....sem palavras! :)
Case 1 - 1.1.JPGCase 1 - 1.2.JPG
 
30-06-2005

Total dos dias : 15º Dia


4º Dia do Case do bolo 1 - Sem sinais.

2º Dia do Case do bolo 2 - sem sinais.
 
17º Dia no total

6º Dia do case do bolo 3 - 1º sinais.

4º Dia do case do bolo 2 - sem sinais por enquanto. Esse case está com problemas de umidade, estou borrifando ele um pouco mais todo dia quando abro para uma troca de ar.


Hoje apareceram alguns pontos colonizados em cima do case, não sei se vou reparar esse pedaço pois bem perto do ponto colonizado surgiu um "caule¿¿" eheheh que está encostando na tampa já, vou ser obrigado abrir e jogar no terrário o casing ainda hoje.

Segue fotos.


Obs: Isto foi hoje - Sabádo, 02 - 07.
Case - 17º Dia 1.1.JPGCase - 17º Dia 1.2.JPGCase - 17º Dia 1.3.JPG
 
Back
Top