Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo A+ Albino

Diário de cultivo problemático.
Salve, salve galerinha, venho através deste iniciar o diário de meu primeiro cultivo, faz uns três meses que acompanho e venho aprendendo nesta comunidade, todo o conteúdo foi bem esclarecedor, tudo bem explicadinho, as perguntas que foram surgindo foram respondidas com o conteúdo disponível no site, sou iniciante, enfim ao que interessa.

Adquiri o carimbo de esporos [editado] e fui adquirindo o material necessário para meu primeiro cultivo aos poucos, em minha cidade não encontrei vermiculita, mas não foi problema, adquiri na império do banho, comprei logo 1kg para demorar a faltar, optei também pela farinha de kibe, realizei a mistura do substrato na proporção de 2 copos de vermiculita, para 1 copo de farinha de kibe e 1 copo de água, copos de whisky de 250 ML, no dia 02-06 realizei a confecção dos bolos com a esterilização em panela de pressão (durante uma hora e meia), e a confecção da seringa de esporos, na dúvida e por inexperiência utilizei um carimbo pequeno inteiro, porém vi que foi mais do que o suficiente, a seringa ficou preta... na próxima utilizo meio carimbo pequeno, no dia 03-03 realizei a inoculação, sem glovebox, porém em um ambiente bem limpo, sem corrente de ar, com o máximo de assepsia, a mesa limpa com alcool 70 e forrada com plástico filme, flambando a agulha da seringa a cada copo... hoje dia 05-06 não sei se estou errado mas os bolos já estão começando a apresentar o micélio, antes do papel alumínio para fechar os copos eu coloquei filtro de café, outro ponto importante é que da próxima vez utilizarei menos fita isolante :), os copos estão devidamente condicionados em uma caixa de isopor, próxima semana realizarei a confecção do terrário, já realizei a confecção de uma caixa para deixar os cogumelos secos, porém inicialmente pretendo ingerir eles frescos.

A seguir as fotos dos bolos
WIN_20150605_04_34_15_Pro.jpgWIN_20150605_04_33_53_Pro.jpgWIN_20150605_04_33_53_Pro.jpg
Até mais pessoal. ;)

Pessoal, estou com uma dúvida enquanto a meu cultivo, eu havia iniciado meu diário de cultivo, porém não encontrei-o mais, acho que foi deletado ^^, possivelmente cometi algum erro no post apesar de ter colocado tudo explicadinho, enfim no dia 03-06 realizei a inoculação de 3 copos com A+ Albino, hoje fui dar uma olhada nos copos e não tenho certeza se algum vingará, por falta de experiência mesmo, qual a opinião de vocês? agradeço a atenção e até mais.


WIN_20150617_173942.JPG WIN_20150617_174008.JPG WIN_20150617_174010.JPG
 

Anexos

  • WIN_20150605_04_33_50_Pro.jpg
    WIN_20150605_04_33_50_Pro.jpg
    59.1 KB · Visualizações: 41
Última edição por um moderador:
Obrigado Ecuador, coisa d novato hauehu

Então Ecuador, o que achas destas fotos tiradas hoje?, o primeiro bolo aparenta uma diferença de cor... o segundo bolo está com essa parada branca aew... em minha pesquisas vi que pode ser contaminação, já o terceiro nda...
 
Última edição por um moderador:
Olá @Nando.Skull parabéns pelos bolos, na 5º foto (copo da esquerda) tem um branco meio estranho ali, fotos de melhores qualidade pode sanar essa duvida, os outros parecem estar tudo ok.
Os copos estão respirando? A respiração é de extrema importância para uma colonização rápida, se não eles crescem ate um certo ponto, e depois estagnam.
Eu sei que no inicio queremos evitar o máximo as contaminações e passamos mil fitas no ponto de inoculação, com medo de algo da errado, mais acaba sendo o oposto, vedar os potes ajuda ate mesmo o avanço de bactérias anaeróbicas principalmente no milho.
Use apenas um pedaço de micropore que irar impedir a entrada de invasores e prover também a troca gasosa.

OBS: quando for mandar mensagem logo depois de já ter mandado uma, tenta editar e acrescentar o que você quer falar a mais, assim o seu diário fica mais enxuto e de fácil leitura.
 
Valeu @Paranoid, eu estava estranhando mesmo esse branco ai da quinta foto, vou descartá-lo, pois a densidade do branco que eu estava desconfiado é diferente da densidade do restante, tenho bastante cuidado com a contaminação porém também tenho o cuidado de deixar os bolos respirarem ^^, o que eu fiz foi o seguinte, coloquei filtro de café nos bolos, vedei, esterelizei com panela de pressão, após fechei os copos com alumínio, após realizada a inoculação coloquei apenas um pedaço de micropore em cada furo mesmo, e as mensagens vou editando mesmo :) , e em breve estarei realizando novas inoculações, obg e paz pra ti.


Bom pessoal eu estranhei porque não aparecia miscélio no copo da ultima foto, desconfiado resolvi descartá-lo também, esterelizei em panela de pressão, ao a fita isolante e a tampa evidenciei as contaminações, em cor laranja e verde, coloquei o conteudo em um zip lock e descartei, recebi um email da carimbo de esporos avisando que o cultivo que a strain que recebi era inviável para cultivo e que irão realizar a reposição, um dos copos sobreviveu, em breve continuo o relato da minha experiência.
 
Última edição:
Galerinha, como o @Paranoid comentou... o crescimento do micélio estagnou, este cultivo não deu muito certo ^^ , fui avisado da inviabilidade em realizar seu cultivo e mesmo assim tentei continuar, até mais galera, podem fechar este diário. abraços e paz.
 
Back
Top