Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo – Transkey em milho

Diário de cultivo completo.
Salve meu povo!

Depois de muito pesquisar aqui no CM e por aí decidi iniciar meu cultivo. Pensei ser meio cedo pois estarei inoculando o milho hoje a noite, mas em contrapartida não vejo maneira melhor de compartilhar aqui no CM tudo o que aprendi e ainda espero aprender com vocês!
E, aos seres que de luz que têm me incentivado, muito obrigado!

Paz e Luz a todos!

Cultivo:

Strain: Transkei (como a print do FRSE se perdeu no caminho, um duende amigo me enviou 1)
Meio de Cultura: milho de pipoca
Casing: Substrato pronto para plantas (vermiculita + terra + fibra de côco)
Incubadora: Caixa de isopor pequena dentro de uma estufa para secagem de papel. (29ºC constantes)
Terrário: Caixa plástica com tampa (26l). Para a umidificação e troca gasosa (O2 – CO2), adaptei um inalador comum com 1 temporizador regulado para cada 1h por 10'(isso mantém a umidade ideal constante). Para manter a temperatura, aquecedor de aquário de 5w com termostato. No fundo, argila expandida. Para auxiliar na retirada de CO2, 1 cooler (com filtro) adaptado no lado oposto do inalador. E, uma lâmpada fluorescente pequena (15w).

:teo_seta_direita:Esterilização do milho:

Aqui no CM vi vários métodos para a esterilização. Reuni alguns e adicionei alguns conhecimentos que já possuia.

Ingredientes: 2 copos milho + 1,5l água

23/8/2007
19h45 – Coloquei na panela de pressão e fogo nela
19h55 – Ferveu
19h55 a 20h15 – pausa até esfriar (50ºC)
20h15 – Fogo nela
20h20 a 20h25 – Ferveu
20h25 – Desliguei até esfriar (10ºC). Usei cold shock pois o ideal é chegar de 100ºC a 10ºC em menos de 1h (consegui em 45').
21h – Fogo nela. Dessa vez acrescentei 2 gotas de tintura de própolis (bactericida violento e natural)
21h30 – Ferveu. Desliguei, lavei o milho em água fria e transferi para um recipiente fechado para um molho de 24h.

Enquanto tudo isso acontecia....

:teo_seta_direita:Preparação da seringa:

Material: seringa + água mineral + print

Nessa fase o procedimento foi padrão. Tudo esterelizado com álcool, bancada na tampa do forno pré-aquecido por meia hora e ambiente borrifado com lysol.
Esterelizei a água e os recipientes a serem utilizados no microondas, levei tudo para a bancada improvisada e tudo correu como o esperado. A seringa ficou lindona (azulada), embalei em papel alumínio e guardei numa caixinha de isopor.

Hoje, 24/8/2007, é dia do preparo dos potes e inoculação...

1º Cultivo – Transkey em milho

isso... frita o micelio...
depois congela ele...
depois vem a vingança
e o cara se entorta inteiro
tudo derrete em volta dele
e ele fala: DEUS O QUE EU FIZ PRA MERECER ISSO?
o micelio NAO é seu escravo.

isso eu fiz com o milho e não com o micélio!

gde abraço!

To de volta!!!!

Galera... deposi de um jejum de 15 dias do CM aqui estou eu novamente!

Para constar:
Mudei a incubadora para uma caixa plástica de 20 litros com 1 aquecedor de aquário ao invés da lâmpada. Ficou bem melhor! Mas a alegria da incubadora durou pouco!
No dia 18/9 aniversariei 1 dos copos(aqueles que apresentavam excesso de água), que está indo de vento em popa, o casing está quase totalmente colonizado e quase para o terrario.
Dia 23/9 foi a vez do outro copo(tbém com água) e dos potes de papinha. Com relação aos potes de papinha, só tenho a dizer que foi uma ótima descoberta, colonizou 100% e sem acúmulo de água. Show!

Muito bem....
Substrato do casing:
Terra vegetal e fibra de coco

Esterelizei tudo no microondas e acomodei o micélio cobrindo-o com 1 pouco de pó de fibra de coco. Estão os 5 casing a uma temperatura constante de 27ºC para completar a colonização e pelo tempo que estimei vai ser feita no final de semana!

Ainda essa semana estarei postando as fotos!

Good vibes a todos!
Abraxx

To de volta!!!!

Boa irmão!!

ta indo bem.... estamos torcendo por aqui!!

Boa sorte aí!

fotos, fotos, fotos......estamos sedentos......:eek:...........!

Paz e Luz garoto!!!

1º Cultivo – Estamos de volta!!!

Aeeeeeeeeeeeee! Estamos de volta!
Então.... Depois de alguns dias com o KG fora do ar, eis aqui as novidades!

Já pinaram frutificaram e renderam prints lindonas!
Estou providenciando fotos e os relatos sobre o diário (mesmo com o CM fora anotei tudo)!

Good Vibes a todos!

Estamos no aguardo das fotos e tambem queremos seu relato após a experiencia!!
Abraço

Então....
São 5 casings ao todo! O primeiro a ir pro casing foi um dos copos que apresentava muita água, tirei os grãos não colonizados e montei o casing. Frutificou legal! Tirei várias fotos que espero poder postá-las assim que possível, pois estou sem cabo para o celular! Esse frutificou ficou lindo, não apresentou contaminantes e além de 30 prints até agora (por sinal, bem pretonas) ainda rendeu umas 40 g de tks secos. Já acabou o 1º flush e vai ser enegizado de acordo para um segundop, terceiro, e quantos mais vierem.... flushes! uhauhuah
Os outros 4 estão indo legal, colonizaram 100%, mas começaram a frutificar de baixo pra cima, me deu até vontade de virar o casing, mas fiquei cdom medo de contaminarem e fiz um overlay... como não tenho vermiculita, cobri com uma mistura de terra de jardim e fibra de côco. Funcionou! Estão pinando em cima também! Acho que vão render bem! É isso aí! As fotos eu fico devendo por enquanto!

Obs.: Os africanos são bem fortinhos! Mas isso é assunto para outro post! hauhuahuahuah

Good vibes a todos!!!!!!!!!!!

Puts Overlay é foda, já aconteceu uma vez por aqui, mas ainda bem que deu tempo de concertar entaum né?

O fato de os pins terem crescido em baixo do casing, acredito que tenha sido pela possivel entrada de luz nele? Qual material usou? quentinhas de marmita? eram transparentes?

Que legal irmão, o sucesso está presente, isso é muito bom....!!!!

Vui só não é o bixo papão cultivar.... basta amor, dedicação e carinho... é o básico para a vitória !!!!

Mostra essas fotos ai fio??????????? estamos curiosos !!!:)

Paz e Luz.......!

Dae me povo!

Novamente sem fotos por problemas técnicos, mas estamos aí para pelo menos relatar os últimos acontecimentos!

Como eu disse anteriormente 4 casings branqueram e não pinaram por cima, pelo contrário, soltaram vários taludos por baixo mas que ainda não abriram o chapéu, além dos talos estarem cabeludos e soltado pinos (fotografei). Como não pinaram por cima, cobri o micélio com terra e pó de côco que em menos de 1 dia branquearam a superfície liberando as hifas! Tá bonito de ver!
1 dos casigns foi pro vaso na sexta, infelizmente o trichoderma tomou conta. Limpei o que dava e enterrei num vaso, que também está cabeludo! huahuha
Como diz o Oregon: A natureza faz milagres!
Ah! Tem mais um casign! Aquele que rendeu belas prints, belos tks secos e belas tripps! Esse literalmente está lindo! Não se preocupem porque a história dele esté toda registrada, e creio eu seja um dos primeiros cultivos de transkei em casing desse tipo. Se eu estiver enganado me corrijam!
Uma observação que tenho que ressaltar é que a vermiculita faz falta de verdade! E, para dar sequência no casing, limpei, fiz um dunk-cold e o devolvi ao terrário. Agora advinhem... Está cabeludão também, e pinando com gosto!
Detalhes do dunk-cold:
Limpei os resquícios de pinos(abortos como alguns falam), e com muita assepsia retirei a massa colonizada do casing e coloquei num ziplock previamente esterelizado e adicionei água(mineral fervida) suficiente para hidratar bem a massa(milho+micélio). Lacrei bem e levei à geladeira a geladeira por 18h. Devolvi pro casing, onde com uma espátula fiz sulcos na transversal(dica de uma amigo daqui do CM) com a finalidade de aumentar a aeração, visando maior produção do que no 1º flush!

Por enquanto é isso!
Grande abraço e good vibes a todos!

Dae galera..........
Como prometido ai vão as fotos!
Como eu já disse eram 5 casings e um foi pro vaso! Vaso-tek! rsrs Segue a foto da minha vila pessoal dos Smurfs.

E abaixo os casings restantes. Eram 4, infelizmente 1 foi pro lixo depois de render 1 flush excelente, mas depois do dunk-cold ele apresentou contaminação e tive qu descartá-lo! Outra coisa importante é que os casings abaixo sofreram overlay, sendo recuperados após raspagem e cobertura com vermiculita! Estão ralinhos porque ontem fiz uma colheita que me renderam 12 belos chapeludos!

Good vibes a todos!

que grossos esses cogumelos.
tem um todo bad tripp no fundo derretidao!

que grossos esses cogumelos.
tem um todo bad tripp no fundo derretidao!

O cogumelo ta lá derretidão mesmo, todo xoxo coitado...uhehehu
Mas os outros estao lindos..
Grossos que só eles...
Me fazem lembrar umas coisas aí...:D
Parabens...

O cogumelo ta lá derretidão mesmo, todo xoxo coitado...uhehehu
Mas os outros estao lindos..
Grossos que só eles...
Me fazem lembrar umas coisas aí...:D
Parabens...

huahuhuha eeeeeeeeeeeeee sussu!!!!!!!
Os tortos eu deixei ontem qdo colhi o resto dos casings!
E, o interessante dos cogus do vaso, os grossos, são do casing que estava com trichoderma, por fim o duende sumiu e tive o prazer de ver os cogus mais bonitos do meu 1º cultivo!

Paz e Luz!

Bonitos exemplares dos Tk que tirou ai......

Lindos mesmo os do vaso......vazinho de guts !!! Curti a idéia !!!

Cuidado com a esporulação em cima dos casing, fique experto !!!

No mais segue seu caminho garoto e parabéns pelo trabalho !!!

Paz e Luz em sua jornada !!!

huahuhuha eeeeeeeeeeeeee sussu!!!!!!!
Os tortos eu deixei ontem qdo colhi o resto dos casings!
E, o interessante dos cogus do vaso, os grossos, são do casing que estava com trichoderma, por fim o duende sumiu e tive o prazer de ver os cogus mais bonitos do meu 1º cultivo!

Paz e Luz!

Nossa, entáo quer dizer que esse casing aí dos cogumelões bonitos e grossos era o que estava contaminado?? Putz , to boba agora...haha
Bom trabalho mesmo...:) Saudações cosmicas...

Caramba!

São Jequitibás? hehehe :D

Parabénss garoto!!

sucesso

Dae me povo!

Desde já agradeço todas as positive vibrations de todos para com meus filhotes! huahua

Notícia do dia:
Os casings foram para o 2º tempo (flush). Com toda a assepsia possível, retirei o excesso de vericulita, arranquei os pins quebrei a massa colonizada e acrescentei vermiculita esterelizada levemente úmida com água destilada. 12 horas na geladeira e voltaram para o terrário.

Para o 2º flush e o 2º cultivo (já está em fase de colonização – 80%), comprei uma bomba de aquário, 2 pedras porosas e mangueira suficiente para a ganbiarra. Estarei substituindo o sistema que montei com o inalador e adaptando o terrário para material citado!

Assim que montar tiro fotos para vocês verem!

Paz e Luz!

Fala tiwanaku !

Montou esse trem ai sô ?

Como andam as coisas por ai ?????

Paz e Luz na empreitada !!!

Back