Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1° Terrario (em construção)

H4x0r

ex-membro
Excluido
25/08/2019
70
9
34
Chapeludos, venho pedir a opinião de vocês em relação maluquice que estou fazendo.

Adquiri uma estante de madeira, estava em promoção (R$69,90), a madeira é de pinus e vem bem rústica

WhatsApp Image 2019-09-02 at 20.19.46.jpeg

Usarei somente 3 partes e a ultima ficara para o umidificador e o reator de CO2 que interligarei nas 3 caixas.

A ideia inicial era colocar uma barra de led nas 3 partes para os cogumelos, mas acabou que não dando certo,
o led esquenta muito e o dissipador não deu conta do recado :(

WhatsApp Image 2019-09-06 at 12.22.24.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 09.29.01(1).jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 09.29.01(2).jpeg

ficou apenas 10 min ligado, estanho amoleceu e soltou os fios.

WhatsApp Image 2019-09-08 at 15.54.29.jpeg

Então comprei luminarias de led e com um preço bem acessivel (R$15,00) cada

WhatsApp Image 2019-09-10 at 08.00.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 08.00.04.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-10 at 08.00.02.jpeg

Fonte 12v 10A eu já tinha, bem como o timer e a bomba de ar.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 08.00.01(1).jpeg

Resultado final da primeira parte

WhatsApp Image 2019-09-10 at 08.00.01.jpeg

ainda falta o umidificador, reator e meu arduino que chegará em breve, vou deixar tudo automatizado, mas como a grana ta curta, vou ter que esperar.

Como eu passo 12h no trabalho, não terei tempo para ficar abrindo o terrario para ventila-lo, gostaria de algumas ideias para facilitar o cultivo...

Obrigado a todos...
 
Última edição:
Chapeludos, venho pedir a opinião de vocês em relação maluquice que estou fazendo.

Adquiri uma estante de madeira, estava em promoção (R$69,90), a madeira é de pinus e vem bem rústica

View attachment 108130

Usarei somente 3 partes e a ultima ficara para o umidificador e o reator de CO2 que interligarei nas 3 caixas.

A ideia inicial era colocar uma barra de led nas 3 partes para os cogumelos, mas acabou que não dando certo,
o led esquenta muito e o dissipador não deu conta do recado :(

View attachment 108131

View attachment 108132

View attachment 108133

ficou apenas 10 min ligado, estanho amoleceu e soltou os fios.

View attachment 108134

Então comprei luminarias de led e com um preço bem acessivel (R$15,00) cada

View attachment 108135

View attachment 108136

View attachment 108137

Fonte 12v 10A eu já tinha, bem como o timer e a bomba de ar.

View attachment 108138

Resultado final da primeira parte

View attachment 108139

ainda falta o umidificador, reator e meu arduino que chegará em breve, vou deixar tudo automatizado, mas como a grana ta curta, vou ter que esperar.

Como eu passo 12h no trabalho, não terei tempo para ficar abrindo o terrario para ventila-lo, gostaria de algumas ideias para facilitar o cultivo...

Obrigado a todos...
Chapeludos, venho pedir a opinião de vocês em relação maluquice que estou fazendo.

Adquiri uma estante de madeira, estava em promoção (R$69,90), a madeira é de pinus e vem bem rústica

View attachment 108130

Usarei somente 3 partes e a ultima ficara para o umidificador e o reator de CO2 que interligarei nas 3 caixas.

A ideia inicial era colocar uma barra de led nas 3 partes para os cogumelos, mas acabou que não dando certo,
o led esquenta muito e o dissipador não deu conta do recado :(

View attachment 108131

View attachment 108132

View attachment 108133

ficou apenas 10 min ligado, estanho amoleceu e soltou os fios.

View attachment 108134

Então comprei luminarias de led e com um preço bem acessivel (R$15,00) cada

View attachment 108135

View attachment 108136

View attachment 108137

Fonte 12v 10A eu já tinha, bem como o timer e a bomba de ar.

View attachment 108138

Resultado final da primeira parte

View attachment 108139

ainda falta o umidificador, reator e meu arduino que chegará em breve, vou deixar tudo automatizado, mas como a grana ta curta, vou ter que esperar.

Como eu passo 12h no trabalho, não terei tempo para ficar abrindo o terrario para ventila-lo, gostaria de algumas ideias para facilitar o cultivo...

Obrigado a todos...
H4x0r Eu to fazendo o meu primeiro terrário, e no meu eu tô tentando deixar o máximo de td reunido e sem gastar muito, mais que seja algo de qualidade, por vez ainda estou a pensar em formas melhores e um melhor proveito sobre td, mas eu coloquei o básico. 1 saída de ar em cada lado que eu fiz com a boca e a tampa de potes de maionese, cortei e pus o filtro, depois usei superbonder e durepox, fiz tbm mais 1 saída em cima, na frente tbm coloquei um observatório com tampa e um visor de acrílico pra não ter que estar abrindo, acoplei o led em cima, cortei uma garrafa de refri e colei a boca pra entrada da mangueira, to usando um termo higrômetro analógico que eu to vendo aqui como fixar, e por fim eu pus uma cortina horizontal um pouco do meio para esquentar ou diminuir a temperatura em conjunto com a lâmpada, coloquei caixas de leites por fora tbm pra segurar as temperaturas tbm. To tentando usar como incubadora e terrário ao mesmo tempo, mas a cortina ainda está deixando passar um pouco da luz do led. O importante tbm é selar bem as brechas ☺
 
Atualizando

Como não desenvolvi por completo a sketch, a ligação das ventoinhas e do umidificador está sendo manual.
Percebi que precisarei de um módulo chamado RTC (Real Time Clock) para temporizar as ventoinhas e o umidificador
juntos.


Fala H4x0r, tranquilo?

Seu projeto está ficando muito bom!

Estou começando também no cultivo de cubensis/shiitake, e como já tinha equipamento e um pouco de conhecimento estou utilizando também o Arduíno para controle de temperatura e umidade.

No meu caso, também tenho um sensor DHT22 monitorando os parâmetros e um relay com 2 conexão. No sketch conforme a temperatura configurada ele liga ou desliga o relay (com o aquecedor). Comprei um umidificador igual ao seu, onde o funcionamento será o mesmo para a temperatura. A única diferença do seu projeto é que eu tenho um shield Ethernet, onde eu uso a conexão com a internet para enviar os dados para um servidor e consumo em um app Android, ou seja, consigo monitorar e alterar a temperatura e umidade pelo celular ou navegador.

Acredito que você possa ligar os equipamentos(cooler e umidificador) nos relays individualmente e controlar pelo Arduino, você já conseguiu resolver esse problema?


E uma dúvida, estava pensando em não colocar argila expandida no meu terrário, pois já teria o umidificador. Esse umidificador é o suficiente para manter o terrário na faixa de 80-99% de umidade?

Abraços!
 
H4x0r Eu to fazendo o meu primeiro terrário, e no meu eu tô tentando deixar o máximo de td reunido e sem gastar muito, mais que seja algo de qualidade, por vez ainda estou a pensar em formas melhores e um melhor proveito sobre td, mas eu coloquei o básico. 1 saída de ar em cada lado que eu fiz com a boca e a tampa de potes de maionese, cortei e pus o filtro, depois usei superbonder e durepox, fiz tbm mais 1 saída em cima, na frente tbm coloquei um observatório com tampa e um visor de acrílico pra não ter que estar abrindo, acoplei o led em cima, cortei uma garrafa de refri e colei a boca pra entrada da mangueira, to usando um termo higrômetro analógico que eu to vendo aqui como fixar, e por fim eu pus uma cortina horizontal um pouco do meio para esquentar ou diminuir a temperatura em conjunto com a lâmpada, coloquei caixas de leites por fora tbm pra segurar as temperaturas tbm. To tentando usar como incubadora e terrário ao mesmo tempo, mas a cortina ainda está deixando passar um pouco da luz do led. O importante tbm é selar bem as brechas ☺

Bom dia, tudo em paz?

Eu entendi mais ou menos, não tem como postar uma foto? Pelo jeito seu terrario vai ficar show..
Não consegue dispor de uma caixa de isopor, pode ser velha, é ótima para incubadora.
Fala H4x0r, tranquilo?

Seu projeto está ficando muito bom!

Estou começando também no cultivo de cubensis/shiitake, e como já tinha equipamento e um pouco de conhecimento estou utilizando também o Arduíno para controle de temperatura e umidade.

No meu caso, também tenho um sensor DHT22 monitorando os parâmetros e um relay com 2 conexão. No sketch conforme a temperatura configurada ele liga ou desliga o relay (com o aquecedor). Comprei um umidificador igual ao seu, onde o funcionamento será o mesmo para a temperatura. A única diferença do seu projeto é que eu tenho um shield Ethernet, onde eu uso a conexão com a internet para enviar os dados para um servidor e consumo em um app Android, ou seja, consigo monitorar e alterar a temperatura e umidade pelo celular ou navegador.

Acredito que você possa ligar os equipamentos(cooler e umidificador) nos relays individualmente e controlar pelo Arduino, você já conseguiu resolver esse problema?


E uma dúvida, estava pensando em não colocar argila expandida no meu terrário, pois já teria o umidificador. Esse umidificador é o suficiente para manter o terrário na faixa de 80-99% de umidade?

Abraços!

Aoo, tranquilo jovem?

Eu estou refazendo meu projeto, a cidade onde moro é muito quente e não tem condições nenhuma de manter o terrario sem isolamento e refrigeração, vou adquirir uma geladeira velha, mas que esteja funcionando corretamente, não usarei mais o sensor DHT22 pois há acumulo de água em poucos dias e a leitura trava em 99%, isso também acontece com o DHT11, sinceramente são sensores que não podem ficar expostos a umidade muito alta por muitos dias..

Essa ideia do Shield Ethernet é massa, seria uma ajuda e tanto.

Pode ligar o umidificador, cooler, aquecedor e etc nos relés, eu recomendo que compre um com fotoacoplador e você faça alimentação externa dos componentes ao invés de ligar no arduino, eu consegui fritar o regulador de tensão AMS1117 kkkk. Já consegui sim, é um joguinho de IF-ELSE e WHILE para testar a condição de verdadeiro ou falso, quando estiver em casa, mandarei o sketch pra tu.

Aquele umidificador USB é bom, porém se ele ficar muito tempo ligado vai acumulando água no meio e com isso vai fecha o orificio por onde a membrana solta as particulas de água... Mas ele mantém sim!

Abraços parceiro
 
Última edição:
H4x0r Eu to fazendo o meu primeiro terrário, e no meu eu tô tentando deixar o máximo de td reunido e sem gastar muito, mais que seja algo de qualidade, por vez ainda estou a pensar em formas melhores e um melhor proveito sobre td, mas eu coloquei o básico. 1 saída de ar em cada lado que eu fiz com a boca e a tampa de potes de maionese, cortei e pus o filtro, depois usei superbonder e durepox, fiz tbm mais 1 saída em cima, na frente tbm coloquei um observatório com tampa e um visor de acrílico pra não ter que estar abrindo, acoplei o led em cima, cortei uma garrafa de refri e colei a boca pra entrada da mangueira, to usando um termo higrômetro analógico que eu to vendo aqui como fixar, e por fim eu pus uma cortina horizontal um pouco do meio para esquentar ou diminuir a temperatura em conjunto com a lâmpada, coloquei caixas de leites por fora tbm pra segurar as temperaturas tbm. To tentando usar como incubadora e terrário ao mesmo tempo, mas a cortina ainda está deixando passar um pouco da luz do led. O importante tbm é selar bem as brechas ☺
Pow cara, desculpa aí, estava meio que ocupado aqui e nem tenho visitado muito o fórum, mas enfim o meu terrário está meio que desmontado pq eu estou fazendo outras partes por fora e desacoplei a lâmpada e tirei tbm as caixas de leite.

Mas te mando a foto sim, está faltando só a bomba agora e mais uma tomada externa. E tem mais outras coisas menos importantes no momento, mas por vez pra começar eu acho que vai dar ☺
Pow cara, desculpa aí, estava meio que ocupado aqui e nem tenho visitado muito o fórum, mas enfim o meu terrário está meio que desmontado pq eu estou fazendo outras partes por fora e desacoplei a lâmpada e tirei tbm as caixas de leite.

Mas te mando a foto sim, está faltando só a bomba agora e mais uma tomada externa. E tem mais outras coisas menos importantes no momento, mas por vez pra começar eu acho que vai dar ☺
O meu terrario ta meio que modificado, a princípio ele funciona apenas como um terrário normal, a ventoinha que eu coloquei funciona como o furo da parte cima, mas eu coloquei só uma ao invés de duas, e eu só vou ligar ela pra retirar o excesso de CO2 e meio que desidratar o cogus rapidamente pra eles se reidratarem quando eu desligar e tornar a ligar a bombinha, aí no caso já mais uma experimentação minha mesmo pra ver se eles frutificam melhor tirando o oxigênio deles por alguns poucos minutinhos ao dia.

E to pensando em colocar uma bandeijinha com algas e vedada com a mascara pra ver se aumento a oxigenação tbm, de resto ele é td padrão, improvisei um pouquinho só mas td que vc puder pensar em melhorar e aderir ao terrário utilizando as técnicas simples de outros terrários eu coloquei. O pano, as argilas, normal, aquela tampinha de cima eu coloquei no lugar errado já que o tubinho da mangueira tinha que passar pelo lado por a cortininha atrapalhar quando fechada, mas depois eu pensei e vai servir pra mim ver o nível de água já que o visor não é tão grande.
 

Anexos

  • 20191019_000015.jpg
    20191019_000015.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 77
  • 20191019_000117.jpg
    20191019_000117.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 77
  • 20191019_000148.jpg
    20191019_000148.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 71
Última edição:
Tá muito Top mano, meus parabéns! Mas o exaustor não deveria estar do lado inverso do "compressor"?
Ele está sim, assim ao menos eu acho, desculpa não entendi muito bem. Ele está expulsando o ar, e a bomba tá jogando pra dentro 😶
 
E ai cultivadores... Vi que encontrei minha turma de Prof. Pardais rsss... Estou montando o meu primeiro terrario, e como adoro tecnologia, não pude deixar de colocar um Esp8266, DHT22 e Relays...
Estou usando o Blynk pra controlar tudo e ter uma interface legal no Smartphone. Estou usando um umidificador, uma lâmpada como aquecedor, e um cooler pra diminuir a umidade quando passa de 90%.
Está em protótipo ainda, mas é sempre bom ter o controle completo que nossos meninos 🍄 precisam.
 
Última edição:
Bom dia amigo, tudo bom?

Poderia me passar o nome deste umidificador azul que esta utilizando? Não encontrei aqui na internet, somente uns modelos grandes que inviabiliza meu projeto..
Aguardo retorno.. Muito obrigado!!
 
Back
Top