Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Thai Pink Buffalo em PFTek

Diário de cultivo completo.
Oi povo :p

Bom, depois de muito ler, estudar e pesquisar (principalmente aqui pelo forum) resolvi me jogar na primeira tentativa de cultivo. O fato de morar em uma cidade com médias de temperatura um pouco altas (entre 28 e 31 °C) me deixou um pouco preocupado, mas acho que pode dar bom. :3
Espero que minha inexperiência possa servir de incentivo para aqueles que também estão bem nervosos com a ideia de começar um cultivo hehe :cool:


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thai Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos comprado de loja virtual

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral


Método de preparação e esterilização do substrato:

Primeiramente escolhi um local para funcionar como base para todos os processos que iria realizar. Separei um vão grande dentro do meu armário que seria ideal pois funcionaria como barreira de vento para reduzir os riscos de contaminação. Em seguida fiz uma faxina geral no meu quarto usando uma mistura de 3/1 respectivamente de água sanitária e água normal de torneira. Fechei todas as janelas e a porta do quarto de forma que nenhuma corrente de vento pudesse ser sentida ali.
0943f0c6-8673-447a-a366-7d63dd5d7568.jpg


Após a limpeza, fui a cozinha e triturei no liquidificador 2 copos de arroz integral de forma que os grãos não ficassem totalmente quebrados. Em outra vasilha, misturei 4 copos de vermiculita com 2 copos de água mineral de garrafa. Depois de bem misturado, adicionei o arroz integral triturado e continuei misturando até sentir que estava algo homogêneo.
fc2f1303-5129-44ff-a6b3-73b277119800.jpg


Feita a mistura, fui me preparar para a confecção dos copos com substrato. Tomei um banho bem demorado com protex, coloquei touca, máscara e luvas e borrifei álcool 70% por todo o quarto e dentro do armário. Preenchi os 6 copos de vidro (cerca de 200ml cada) com substrato, deixei cerca de um dedo de altura livre em todos, limpei as bordas internas com pano limpo e preenchi totalmente esse espaço em todos com uma camada de vermiculita. Em seguida tapei eles com papel alumínio e vedei com fita isolante o mais firme que pude e assim ficaram prontos para a esterilização na PP (Panela de Pressão para aqueles que também ficaram um tempo perdidos nesse forum sem entender essa sigla :LOL:).
96751243-4061-477e-94fc-1b3ae0014f99.jpg


Agora vem a parte triste da história... minha panela de pressão é muito pequena e mixuruquinha :C
933f3935-b672-4655-90cd-ab4204ab2034.jpg

Por conta disso tive que fazer a esterilização em duas parte, cada vez com 3 copos. Quase esqueço de comentar que antes de colocar os copos na panela, eu coloquei outra camada de papel alumínio cobrindo o todo de cada um deles. Na hora de esterilizar, basicamente eu coloquei um pano de prato no fundo da panela , coloquei 3 copos e preenchi com água até cerca de 2/3 da altura dos copos. Coloquei a panela no fogo e esperei até pegar pressão (cerca de 20 min). Depois que pegou pressão, marquei uma hora no relógio e fui preparar a seringa de esporos enquanto isso.

Essa é uma parte bem delicada e eu estava bem nervoso com o processo todo (tava vendo a hora furar meu dedo com a agulha kk). Primeiramente separei todo o material que iria precisar, desinfetei com álcool 70% e coloquei tudo dentro do armário onde iria trabalhar. Dentro do armário também optei por deixar uma vela acesa não apenas pra utilizar a chama na desinfecção da agulha, mas também para servir como um tipo de barreira de calor naquele espaço. Eu tinha esquecido de comentar, mas algumas horas antes eu já havia desinfectado as seringas e deixado a água esterilizada dentro delas. Esse processo foi bem simples: peguei um pouco de água mineral, fervi, puxei ela ainda bem quente com a seringa e descartei o líquido. Repeti isso duas vezes em cada uma das 3 seringas de 10 ml. Então puxei a água novamente, dessa vez deixei ela dentro da seringa e guardei as 3 seringas envoltas em papel alumínio para esfriar até a temperatura ambiente. Essa seria a água utilizada na hidratação dos esporos. Em seguida peguei uma pequena vasilha de vidro e coloquei pra ferver por alguns minutos na água. Quando as seringas alcançaram a temperatura ambiente, levei elas para dentro do armário. Novamente coloquei a touca, a máscara, as luvas de borracha e tomei um banho de spray de álcool :LOL:.
Primeiramente quero afirmar uma coisa: manusear objetos pequenos com luvas de borracha é um inferno kkkkkkkkk
Comecei o processo de abrir o carimbo. Fiquei em dúvida sobre a quantidade de esporos, então raspei com uma faca 1/4 do carimbo e coloquei dentro do potinho que tinha esterilizado. Em seguida despejei o conteúdo das 3 seringas dentro do potinho e misturei no processo de sugar e despejar o líquido com a seringa. Depois de certo tempo nesse processo, preenchi as 3 seringas com 10ml da substância em cada. Peguei elas para observar contra a luz e fiquei feliz em ver vários pontinhos pretos flutuando livremente na substância ali dentro. Então envolvi as 3 seringas novamente no papel alumínio e coloquei na geladeira para a hidratação dos esporos por cerca de 16 horas (retirei elas da geladeira 4 horas antes para normalizar a temperatura).

Passado o tempo da primeira carga da PP, desliguei o fogo e deixei a panela esfriar por cerca de 3 horas e, quando abri, os copos ainda estavam um pouco mornos. Como teria que repetir o processo novamente, não pude deixar eles dentro da panela até o momento da inoculação, então guardei os 3 dentro do espaço no armário que já tinha desinfectado previamente. Em seguida repeti o mesmo processo com os 3 copos restantes sendo que dessa vez não abri mais a panela até o momento da inoculação :)



-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 20 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Essa certamente foi a parte em que fiquei mais nervoso poi é bem conhecido que contaminantes são coisinhas traiçoeiras :devilish:
Pois bem, peguei todos os copos, as seringas e a fita micropore e levei para dentro do armário onde iria manipular tudo. Dei umas boas borrifadas de álcool lá dentro, vesti toda a proteção, ascendi a vela dentro do armário, cortei previamente tiras de fita para diminuir os riscos de contaminação por exposição do substrato e comecei o trabalho.
Em cada copo fiz 4 furos equidistantes nas bordas e um no meio depositando 1 ml em cada furo. na hora de espetar o papel alumínio, me preocupei em fazer a seringa entrar até a base de plástico para que o buraco deixado fosse relativamente grande e facilitasse a troca gasosa por meio da fita micropore. Tentei fazer esse processo o mais rápido possível e de vez em quando ainda dava uma borrifada de álcool dentro do espaço mesmo com medo de explodir tudo por conta da vela :ROFLMAO:

Com os copos prontos, me preparei para colocar eles dentro da incubadora.
A incubadora consiste em uma caixa térmica de isopor de 13L e um aquecedor composto por um termostato com aquecedor para aquários e uma garrafa de vidro de 1,5L cheia de água e vedada com ele dentro. Para essa parte de encubação, deixei o termostato ajustado para a temperatura de 28 °C. Arrumei todos os copos dentro e agora só pretendo abrir para verificar daqui cerca de 10 dia ^^
aa3443b1-b2d9-4edb-8388-ff8dc7d3e211.jpg
(um detalhe é que dps dessa foto resolvi tirar a cobertura extra de papel alumínio e deixei a fita micropore exposta pra ajudar o micélio a respirar :) )




Bom gente, por enquanto é isso, qualquer coisa que surgir , eu atualizo o diário por aqui!
Desculpa se fui detalhista d+, é que estava realmente pensando nas pessoas que estão começando a estudar o assunto agora e estão completamente perdidas :s (inclusive podem perguntar aqui caso tenha ficado alguma dúvida sobre o meu processo)

Grato pela atenção e boas safras a todos! 🍃
 
Salve irmão vejo bastante semelhança na nossa forma de escrever kkk inclusive fui bem detalhista em meu primeiro diário, pois tem muita informação neste fórum e as vezes acabam passando alguns pequenos detalhes.
Tá bonito o trabalho aí, espero que corra certo.

Algumas dicas: a solução de agua sanitaria 3/1 é muito concentrado cara, isso é quase agua sanitária pura, nao precisa disso tudo, é até perigoso. Uma colher de sopa por litro de água ja está de bom tamanho e vai higienizar tao quanto a super concentrada. Quando for borrifar por tudo (aqui faço assim, no local de trabalho, que é a boca do fogão kkkk) é bom usar uma mascara e evitar contato com a pele por precaução, o cloro é potente.
Álcool e fogo nao combina também kkkkk, tambem uso bastante alcool com velas e na boca do fogao aceso mas é um ambiente mais aberto que o seu local que vc preparou para inoculação, onde pode acumular vapor de alcool e explodir na sua cara, ontem mesmo vi uma foto de um cara que acendeu uma vela dentro da glovebox saturada por álcool e queimou todo o rosto dele. Apenas tome cuidado, sempre.

E quanto a quantidade de solução de esporos por furo, 1mL sendo 5 furos da 5mL por pote, é mais do que o necessário também, não é para se preocupar porém dá para usar menos e ter um resultado melhor ou igual. Aqui para um pote de 350mL acaba indo 1mL por pote, inoculo o suficiente para ver a aguinha escorrendo na parede nos 4 cantos.

No mais estou acompanhando aqui... também sou iniciante no cultivo entao o que eu digo são dicas na minha visão.
 
Salve irmão vejo bastante semelhança na nossa forma de escrever kkk inclusive fui bem detalhista em meu primeiro diário, pois tem muita informação neste fórum e as vezes acabam passando alguns pequenos detalhes.
Tá bonito o trabalho aí, espero que corra certo.
Vlw <3


Algumas dicas: a solução de agua sanitaria 3/1 é muito concentrado cara, isso é quase agua sanitária pura, nao precisa disso tudo, é até perigoso. Uma colher de sopa por litro de água ja está de bom tamanho e vai higienizar tao quanto a super concentrada. Quando for borrifar por tudo (aqui faço assim, no local de trabalho, que é a boca do fogão kkkk) é bom usar uma mascara e evitar contato com a pele por precaução, o cloro é potente.

Eu procurei tanto por tantos lugares antes de fazer x.x
Na próxima vou seguir a dica ^^

Álcool e fogo nao combina também kkkkk, tambem uso bastante alcool com velas e na boca do fogao aceso mas é um ambiente mais aberto que o seu local que vc preparou para inoculação, onde pode acumular vapor de alcool e explodir na sua cara, ontem mesmo vi uma foto de um cara que acendeu uma vela dentro da glovebox saturada por álcool e queimou todo o rosto dele. Apenas tome cuidado, sempre.

Pse kkkk Eu dava uma borrifada de leve , esperava um pouco e dava outra justamente pra n correr o risco xD


E quanto a quantidade de solução de esporos por furo, 1mL sendo 5 furos da 5mL por pote, é mais do que o necessário também, não é para se preocupar porém dá para usar menos e ter um resultado melhor ou igual. Aqui para um pote de 350mL acaba indo 1mL por pote, inoculo o suficiente para ver a aguinha escorrendo na parede nos 4 cantos.

A quantidade de água foi só pra marcar direitinho mesmo pois a quantidade de esporos era pouquíssima no carimbo x.x
Mas acho que ficou ok pq dava pra ver alguns esporos suspensos em cada seringa e não eram tantos assim :)


Agr resta só esperar e ver no que vai dá né? Momento de maior ansiedade 🤯
 
Legal, man! Estarei acompanhando!
E concordo contigo, manusear coisas pequenas com luvas de borracha: uma desgraça! haha
boa sorte ai!
 
Oi gente, só dando uma pequena atualizada ^^
Depois de 4 dias todo os copos estão mais ou menos no mesmo avanço deste da foto :)
IMG_20200624_105418713.jpg

Não sei se dá pra observar direito nela mas o micélio tá aparentemente bem branquinho e sem sinais de contaminantes :D

Só queria saber se vc acham que a velocidade de crescimento dele está boa pra apenas 4 dias :s

Essa espera no primeiro cultivo falta matar um de ansiedade o_O
 
Oi gente, só dando uma pequena atualizada ^^
Depois de 4 dias todo os copos estão mais ou menos no mesmo avanço deste da foto :)
View attachment 114741

Não sei se dá pra observar direito nela mas o micélio tá aparentemente bem branquinho e sem sinais de contaminantes :D

Só queria saber se vc acham que a velocidade de crescimento dele está boa pra apenas 4 dias :s

Essa espera no primeiro cultivo falta matar um de ansiedade o_O


Tomara que tudo de certo com o seu cultivo @Grako. Eu não tenho experiência o suficiente pra te dizer se a velocidade de crescimento do seu micélio está dentro dos padrões mas, talvez outro membro mais experiente possa te ajudar com isso.

Realmente, a ansiedade no primeiro cultivo é muito grande. Não sei como consegui me segurar 20 dias sem abrir a minha caixa. Hehe.

Sucesso pra você! 🍄🍄🍄
 
Oi gente, só dando uma pequena atualizada ^^
Depois de 4 dias todo os copos estão mais ou menos no mesmo avanço deste da foto :)
IMG_20200624_105418713.jpg

Não sei se dá pra observar direito nela mas o micélio tá aparentemente bem branquinho e sem sinais de contaminantes :D

Só queria saber se vc acham que a velocidade de crescimento dele está boa pra apenas 4 dias :s

Essa espera no primeiro cultivo falta matar um de ansiedade o_O
Salve man, não da pra saber de fato a coloração pela foto mas pelo menos nos meus cultivos em 4 dias não tinha tanto substrato colonizado, geralmente quando coloniza rapido assim pode ser contaminação ... pela foto me parece estar contaminado, se poder tirar novas fotos com luz natural o pessoal mais experiente aqui do fórum pode te da essa certeza.
 
Salve man, não da pra saber de fato a coloração pela foto mas pelo menos nos meus cultivos em 4 dias não tinha tanto substrato colonizado, geralmente quando coloniza rapido assim pode ser contaminação ... pela foto me parece estar contaminado, se poder tirar novas fotos com luz natural o pessoal mais experiente aqui do fórum pode te da essa certeza.

Meu deus não me fale uma coisa dessas ;--;
Tirei duas fotos agora com e sem flash.
1593098852999.png 1593098878998.png

Tipo, olhando pessoalmente realmente parece totalmente limpinho sem cores diferentes... só tudo bem branquinho mesmo x.x

Espero de verdade que esteja dando certo 😓
 
Oi povo :p

Bom, depois de muito ler, estudar e pesquisar (principalmente aqui pelo forum) resolvi me jogar na primeira tentativa de cultivo. O fato de morar em uma cidade com médias de temperatura um pouco altas (entre 28 e 31 °C) me deixou um pouco preocupado, mas acho que pode dar bom. :3
Espero que minha inexperiência possa servir de incentivo para aqueles que também estão bem nervosos com a ideia de começar um cultivo hehe :cool:


==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thai Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos comprado de loja virtual

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral


Método de preparação e esterilização do substrato:

Primeiramente escolhi um local para funcionar como base para todos os processos que iria realizar. Separei um vão grande dentro do meu armário que seria ideal pois funcionaria como barreira de vento para reduzir os riscos de contaminação. Em seguida fiz uma faxina geral no meu quarto usando uma mistura de 3/1 respectivamente de água sanitária e água normal de torneira. Fechei todas as janelas e a porta do quarto de forma que nenhuma corrente de vento pudesse ser sentida ali.
View attachment 114611


Após a limpeza, fui a cozinha e triturei no liquidificador 2 copos de arroz integral de forma que os grãos não ficassem totalmente quebrados. Em outra vasilha, misturei 4 copos de vermiculita com 2 copos de água mineral de garrafa. Depois de bem misturado, adicionei o arroz integral triturado e continuei misturando até sentir que estava algo homogêneo.
View attachment 114612


Feita a mistura, fui me preparar para a confecção dos copos com substrato. Tomei um banho bem demorado com protex, coloquei touca, máscara e luvas e borrifei álcool 70% por todo o quarto e dentro do armário. Preenchi os 6 copos de vidro (cerca de 200ml cada) com substrato, deixei cerca de um dedo de altura livre em todos, limpei as bordas internas com pano limpo e preenchi totalmente esse espaço em todos com uma camada de vermiculita. Em seguida tapei eles com papel alumínio e vedei com fita isolante o mais firme que pude e assim ficaram prontos para a esterilização na PP (Panela de Pressão para aqueles que também ficaram um tempo perdidos nesse forum sem entender essa sigla :LOL:).
View attachment 114613


Agora vem a parte triste da história... minha panela de pressão é muito pequena e mixuruquinha :C
View attachment 114614

Por conta disso tive que fazer a esterilização em duas parte, cada vez com 3 copos. Quase esqueço de comentar que antes de colocar os copos na panela, eu coloquei outra camada de papel alumínio cobrindo o todo de cada um deles. Na hora de esterilizar, basicamente eu coloquei um pano de prato no fundo da panela , coloquei 3 copos e preenchi com água até cerca de 2/3 da altura dos copos. Coloquei a panela no fogo e esperei até pegar pressão (cerca de 20 min). Depois que pegou pressão, marquei uma hora no relógio e fui preparar a seringa de esporos enquanto isso.

Essa é uma parte bem delicada e eu estava bem nervoso com o processo todo (tava vendo a hora furar meu dedo com a agulha kk). Primeiramente separei todo o material que iria precisar, desinfetei com álcool 70% e coloquei tudo dentro do armário onde iria trabalhar. Dentro do armário também optei por deixar uma vela acesa não apenas pra utilizar a chama na desinfecção da agulha, mas também para servir como um tipo de barreira de calor naquele espaço. Eu tinha esquecido de comentar, mas algumas horas antes eu já havia desinfectado as seringas e deixado a água esterilizada dentro delas. Esse processo foi bem simples: peguei um pouco de água mineral, fervi, puxei ela ainda bem quente com a seringa e descartei o líquido. Repeti isso duas vezes em cada uma das 3 seringas de 10 ml. Então puxei a água novamente, dessa vez deixei ela dentro da seringa e guardei as 3 seringas envoltas em papel alumínio para esfriar até a temperatura ambiente. Essa seria a água utilizada na hidratação dos esporos. Em seguida peguei uma pequena vasilha de vidro e coloquei pra ferver por alguns minutos na água. Quando as seringas alcançaram a temperatura ambiente, levei elas para dentro do armário. Novamente coloquei a touca, a máscara, as luvas de borracha e tomei um banho de spray de álcool :LOL:.
Primeiramente quero afirmar uma coisa: manusear objetos pequenos com luvas de borracha é um inferno kkkkkkkkk
Comecei o processo de abrir o carimbo. Fiquei em dúvida sobre a quantidade de esporos, então raspei com uma faca 1/4 do carimbo e coloquei dentro do potinho que tinha esterilizado. Em seguida despejei o conteúdo das 3 seringas dentro do potinho e misturei no processo de sugar e despejar o líquido com a seringa. Depois de certo tempo nesse processo, preenchi as 3 seringas com 10ml da substância em cada. Peguei elas para observar contra a luz e fiquei feliz em ver vários pontinhos pretos flutuando livremente na substância ali dentro. Então envolvi as 3 seringas novamente no papel alumínio e coloquei na geladeira para a hidratação dos esporos por cerca de 16 horas (retirei elas da geladeira 4 horas antes para normalizar a temperatura).

Passado o tempo da primeira carga da PP, desliguei o fogo e deixei a panela esfriar por cerca de 3 horas e, quando abri, os copos ainda estavam um pouco mornos. Como teria que repetir o processo novamente, não pude deixar eles dentro da panela até o momento da inoculação, então guardei os 3 dentro do espaço no armário que já tinha desinfectado previamente. Em seguida repeti o mesmo processo com os 3 copos restantes sendo que dessa vez não abri mais a panela até o momento da inoculação :)



-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 20 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

Essa certamente foi a parte em que fiquei mais nervoso poi é bem conhecido que contaminantes são coisinhas traiçoeiras :devilish:
Pois bem, peguei todos os copos, as seringas e a fita micropore e levei para dentro do armário onde iria manipular tudo. Dei umas boas borrifadas de álcool lá dentro, vesti toda a proteção, ascendi a vela dentro do armário, cortei previamente tiras de fita para diminuir os riscos de contaminação por exposição do substrato e comecei o trabalho.
Em cada copo fiz 4 furos equidistantes nas bordas e um no meio depositando 1 ml em cada furo. na hora de espetar o papel alumínio, me preocupei em fazer a seringa entrar até a base de plástico para que o buraco deixado fosse relativamente grande e facilitasse a troca gasosa por meio da fita micropore. Tentei fazer esse processo o mais rápido possível e de vez em quando ainda dava uma borrifada de álcool dentro do espaço mesmo com medo de explodir tudo por conta da vela :ROFLMAO:

Com os copos prontos, me preparei para colocar eles dentro da incubadora.
A incubadora consiste em uma caixa térmica de isopor de 13L e um aquecedor composto por um termostato com aquecedor para aquários e uma garrafa de vidro de 1,5L cheia de água e vedada com ele dentro. Para essa parte de encubação, deixei o termostato ajustado para a temperatura de 28 °C. Arrumei todos os copos dentro e agora só pretendo abrir para verificar daqui cerca de 10 dia ^^
View attachment 114615
(um detalhe é que dps dessa foto resolvi tirar a cobertura extra de papel alumínio e deixei a fita micropore exposta pra ajudar o micélio a respirar :) )




Bom gente, por enquanto é isso, qualquer coisa que surgir , eu atualizo o diário por aqui!
Desculpa se fui detalhista d+, é que estava realmente pensando nas pessoas que estão começando a estudar o assunto agora e estão completamente perdidas :s (inclusive podem perguntar aqui caso tenha ficado alguma dúvida sobre o meu processo)

Grato pela atenção e boas safras a todos! 🍃


Salve amigo!! boa tarde!!! irado o processo!!! estarei acompanhando! Fiz a inoculação e incubação ontem! mas só vou abrir depois de 20 dias! (Anciedade da porra!) támbém estou iniciando meu cultivo depois de tanto ler/ver sobre o assunto! Comprei um kit (casing) na internet, mas não tive boa experiência com ele, creio que por a bandeja não ter vindo Bem colonizada com o micélio! Mas ai descolei o carimbo com o amigo @crisgumelo e iniciei o processo!! boas vibrações e cultivo pra nós!! abraço!!
 
Atualiza a galera do teu cultivo com o diário @MusroomBrasil ! Quero acompanhar teu desenvolvimento também :D

Obrigado pelas boas energias e bons cultivos pra você igualmente! 🍃 🍄
 
Atualiza a galera do teu cultivo com o diário @MusroomBrasil ! Quero acompanhar teu desenvolvimento também :D

Obrigado pelas boas energias e bons cultivos pra você igualmente! 🍃 🍄

Assim que tirar os bolos da incubadora(cooller) eu vou postar todo o processo! só vou abrir a caixa dia 14/07, até lá!! aja coração! hahahaha mas tirei foto de todo o processo pra postar, assim que abrir, relato tudo!
 
Pequena atualização do oitavo dia na incubadora :)

1593351420715.png
Não sei se ficou claro pra vocês na foto, mas tudo ali dentro ta bem branquinho viu... sem sinais de contaminantes (eu acho 🙄 )

Eu tava extremamente noiado com a possibilidade desse micélio não ser do cubensis no começo mas acho que agora já dá pra ver melhor que é ele mesmo :D (é ele mesmo né gente? D: )

Ta colonizando bem rápido... talvez eu aniversarie antes do previsto hehe
 
Última edição:
Pequena atualização do oitavo dia na incubado :)

View attachment 114987
Não sei se ficou claro pra vocês na foto, mas tudo ali dentro ta bem branquinho viu... sem sinais de contaminantes (eu acho 🙄 )

Eu tava extremamente noiado com a possibilidade desse micélio não ser do cubensis no começo mas acho que agora já dá pra ver melhor que é ele mesmo :D (é ele mesmo né gente? D:)

Ta colonizando bem rápido... talvez eu aniversarie antes do previsto hehe
Sou novo no mundo do cultivo de cubensis, mas parece está tudo ok sim. 8 dia está bem legal, os meus chegaram a 100% de colonização por volta do 16 dia.
Bom cultivo pra você.
 
Pequena atualização do oitavo dia na incubadora :)

View attachment 114987
Não sei se ficou claro pra vocês na foto, mas tudo ali dentro ta bem branquinho viu... sem sinais de contaminantes (eu acho 🙄 )

Eu tava extremamente noiado com a possibilidade desse micélio não ser do cubensis no começo mas acho que agora já dá pra ver melhor que é ele mesmo :D (é ele mesmo né gente? D: )

Ta colonizando bem rápido... talvez eu aniversarie antes do previsto hehe
Tudo indo como deveria mano! Acompanhando e otimista. Abração.
 
@Grako
Fica tranquilo, tá muito bonito o seu micélio! Tudo a seu tempo!
Parabéns 🙏
E outra coisa que gostaria de dizer, que tenho maior respeito pelos seus comentários, muitos deles você é extremamente respeitoso, e profissional!
Acompanhando!🍄👽✌️
 
Back
Top