Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo strain A+ PFTek

Diário de cultivo completo.
Boa tarde a todos do grupo. Primeiramente quero agradecer MUITO a todos que fazem parte do CM pois o conhecimento que eu adquiri nos últimos dias foi de extrema valia. Infelizmente iniciei os processos do cultivo antes de conhecer o fórum e isso me deixou um pouco frustrado, pois não segui à risca todas as técnicas que aprendi aqui. Me embasei principalmente nos videos do canal Esporos no Ar do youtube que também foi de extrema importância. Agradeço também à minha esposa que sempre esteve do meu lado com apoio em todas os quesitos (inclusive com idéias muito pertinentes).


DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: "ALBINO" A+
PROCEDÊNCIA: LOJA VIRTUAL (INFELIZMENTE)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não


Método de preparação e esterilização do substrato: Realizei a assepsia de uma bancada, de uma bacia, dos 4 copos que utilizei (250ml) e da colher (que usei para homogeneizar o substrato) com álcool 70%. Após feita a mistura, tomei cuidado ao colocar o substrato dentro dos copos para que não ficasse muito compacto e deixei cerca de 1cm para o selo com vermiculita . Procedi para fazer assepsia dos papéis alumínios que usarei para vedar os copos utilizando fita adesiva transparente (optei por essa pq acho que fica mais fácil para ver o micelio e verificar possiveis contaminantes) para a esterilização na panela de pressão com água filtrada até a metade dos copos. Com os copos já na panela, também esterilizada e com pano no fundo, fechei a tampa e verifiquei se estava bem vedada. Deixei 50 min após ter pego pressão. Deixei esfriar por 12 hs. No mesmo dia realizei assepsia do banheiro da minha casa com Lysol e álcool 70 e fechei todas as passagens de ar. Usei a privada previamente limpa como bancada.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 16 / 03 / 3019
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
( x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x ) Não

No dia seguinte realizei nova aplicação de lysol no ambiente, abri a panela dentro do banheiro, retirei os copos de dentro da panela de pressão e procedi à inoculação realizando assepsia com álcool 70 sobre o papel alumínio que cobria os copos. com cerca de 0,3 ml em cada furo ( 3 Furos em 3 copos que sao mais altos do que largos e 4 furos em 1 copo de whisky) realizei a inoculação usando máscara e luvas.
Feita a inoculação tapei os furoa com fita micropore e tapei com mais uma camada de papel aluminio sem fita adesiva (para possibilitar trocas gasosas) coloquei os copos em um cooler pré higienizado com um termostato de 50w regulado para 28C° dentro de uma garrafa de vidro com agua filtrada e fechei.

Hoje fazem 12 dias desde a inoculação e pelo jeito está indo bem! pelo menos no quesito: NÃO ESTÁ CONTAMINADO!!! kkkk. Espero que dê tudo certo ?. Notei que o copo de wisky colonizou bem mais que os outros - dica da minha esposa amada ?.
Seguem as fotos:

OBS: realizei também algumas tentativas de CL alguns dias depois mas acho que esse não é o local certo pra publicar. Certo? Novamente muito obrigado a TODOS. Aguardo as dicas e críticas dos amigos. PAAAAAAZ.
 

Anexos

  • 20190328_173122.jpg
    20190328_173122.jpg
    939.7 KB · Visualizações: 73
  • 20190328_173114.jpg
    20190328_173114.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 78
  • 20190328_173059.jpg
    20190328_173059.jpg
    1 MB · Visualizações: 72
  • 20190328_173001.jpg
    20190328_173001.jpg
    997.5 KB · Visualizações: 72
  • 20190328_173006.jpg
    20190328_173006.jpg
    1,007 KB · Visualizações: 67
  • 20190328_173019.jpg
    20190328_173019.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 63
Última edição:
Muito bonitos. Parabéns.
 
Boa tarde pessoal. Vim deixar registrado o cultivo dos 3 bolos de Ecuador.
Basicamente, eu usei os mesmos processos do cultivo de a+, porém, tentando algumas modificações devido a problemas apresentados no cultivo anterior.
Utilizei uma CL, que clonei de outra CL, com soro glicosado e água destilada. Dessa vez, também introduzi uma gloverbox.
Primeiramente, e acho que o mais importante, foi que, dessa vez, utilizei copos de whisky. todos de tamanho iguais. O segundo ponto é que, na primeira, deixei o papel alumínio muito grande no copo para ir à panela de pressão, e por isso acho que acabou entrando água e cozinhando o substrato no fundo. Corrigidos esses problemas, o produto foi um substrato bem homogêneo e com a quantidade ideal de água.
Os bolos levaram 3 semanas para estarem 100% colonizados (inoculação no dia 20 de abril e aniversário dia 15/05. Esperei mais 1 semana de consolidação sem sinais de qqr injúria ao micélio.
20190427_161547.jpg

flush:
Pinagem 25/05/2019
20190527_193630.jpg20190528_111542.jpg20190528_111750.jpg

Colheita 29/05:

20190529_211420.jpgIMG-20190529-WA0026.jpg

Total: 71,4g frescos = 5,8g crack-dry20190607_130520.jpg

2°flush:
Pinagem 02/06/2019:
20190604_100120.jpg20190604_100108.jpg

Colheita: 05/06/3019
20190605_202308.jpg20190605_200118.jpg
Total: 72,6g Frescos = sacando...

Uma diferença notável em peso de um cultivo para o outro. Pequenas modificações que fazem Muita diferença na frutificação. Valeu pessoal. Mais além dou o resultado do 3° flush. Grande abraço a todos. PAAAZ.
 

Anexos

  • 20190527_193611.jpg
    20190527_193611.jpg
    954.2 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Muito bom !
As pequenas correçoes e aprendizado do erro no cultivo anteriror fizeram diferencia...
Parebens ! Lindos Frutos..!
Agora so desfrutar !

Abz irmao!
 
salve irmão, belo cultivo, tenho aprendido muito. Queria saber se você pode me esclarecer duas coisas: como você faz a troca de ar? somente o umidificador ultrassonico serve? e na secagem, você colocou o cogu fresco direto com o antimofo? Abraços, continue grande
 
Sobre a secagem recomendo colocar primeiro no vento (ventilador cooler tunel) o que vc precisar de acordo a sua produção.
Logo de perder 80 por cento da agua ,coloca na silica.
Abz
 
salve irmão, belo cultivo, tenho aprendido muito. Queria saber se você pode me esclarecer duas coisas: como você faz a troca de ar? somente o umidificador ultrassonico serve? e na secagem, você colocou o cogu fresco direto com o antimofo? Abraços, continue grande
Boa noite mano. Então, eu tenho dado algumas abanadas com a tampa do terrário de vez em quando. Chego a deixar ate uns 2 dias sem abanar. Devido aos furos na lateral, acredito que já areja mto bem.
Sim eu faço a colheita e vai direto pro zip com o antimofo. Eu tiro a tampa e coloco um filtro de café entre a tampa e o pote pra nenhum cogu cair dentro. Em 1 semana estão crack dry, mas isso depende de quanto vc colocar dentro de cada pacote. Eu tenho colocado cerca de 20g Frescos em cada zip com 2 antimofos.
Sobre a secagem recomendo colocar primeiro no vento (ventilador cooler tunel) o que vc precisar de acordo a sua produção.
Logo de perder 80 por cento da agua ,coloca na silica.
Abz
Também acho que é melhor ir pro ventilador antes apesar de estar fazendo dessa forma. Tenho gatos aqui em casa e a coisa que eles mais curtem é algo balançando ao vento heheheh.20190801_184423.jpg
 
Última edição:
O secado e uma parte crítica para os frutos nao perder força.

Ventilação a full e silica laranja e o metodo que eu acho mais eficaz dos que eu testei.(48 hs. dry para boas quantidades)

Mais as veces todo nao pode ne ?(Gatos u outros animais na casa)
Abz
 
ATUALIZAÇÃO:
Boa noite pessoal. Trouxe algumas atualizações do cultivo.
Conversei com um amigo próximo, que é engenheiro eletricista, e pedi que ele programasse um dispositivo que controlasse meu umidificador para manter uma determinada umidade.
Eis a máquina:
View attachment 106523
Ele configurou o software para medir a temperatura e umidade, sendo que a umidade pode ser selecionada tendo um gap de 1% para cima e para baixo. Quando a umidade selecionada é ultrapassada em 1% o umidificador desliga. Leva um bom tempo até que o umidificador torne a ligar (acredito que devido às condições de retenção de umidade dentro do terrário). Quando a umidade chega a 1% abaixo do valor selecionado o aparelho liga novamente, mantendo sempre esse gap de 1%.
Esse meu amigo, aliás, trabalha com um projeto de hortas hidropônicas automatizadas para uso domiciliar. Ele se dispôs a fazer esse tipo de produto customizado de acordo com a preferência dos compradores, então,(SE FOR PERMITIDO) posso passar o contato aos interessados. Ele até colocou um cogu no display rsrsrs.

Uma outra novidade é que, eu acho, que os bolos começaram a pinar:
View attachment 106524
View attachment 106525View attachment 106526
View attachment 106528
Se forem pins, acredito que devo baixar a umidade para 85% certo?
Conto com a ajuda dos amigos. Muita paz a todos.
irmão como faço pra adquirir um desse? muito interessante pra quem não pode dar atenção pros meninos o tempo inteiro
 
Back
Top