Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo - PF TEK GT

Diário de cultivo completo.
Bom galera, como prometido, aqui vai meu primeiro diário da primeira tentativa de cultivo low cost.

Começando com os itens comprados:
Vermiculita 2l - 6,50 (Cobasi)
Aquecedor de aquário 2.5w - 16 reais (Cobasi)
Termômetro de aquário - 5 reais (Cobasi)
Fita micropore- 10 reais (farmacia)
Álcool 70% - 5 reais (farmacia)
Duas seringas 10ml - 8 reais (farmacia)
Jogo de 6 copos de boca maior que fundo -10 reais (Lojas americanas)
E chega! Também comprei luvas e máscara, mas esses não são tão obrigatórios e custaram 60 reais os dois.

Bom, recebi meu carimbo GT, que aliás, paguei por ele, por seu meu primeiro carimbo, mas não acho correto. Não queria esperar o Banco de Esporos Mundial, na Holanda :p
Realizei a raspagem do carimbo em água mineral fervida, e deixei o mesmo hidratar em temp ambiente em 4~15 graus celcius.
3 dias depois, realizei o procedimento, PF TEK normal, sem novidades.
A novidade está na incubadora. Na cobasi, um termostato estava em torno de 84 reais, e isso era muito caro! Não sou muito adepto de comprar pela Internet pela demora, então, vi um outro modo. Fiz um cálculo grosseiro e vi que um aquecedor de 2.5w aqueceria algo em torno de 700 ml em 5 ou 6 graus celcius. Também sabia que não iria comprar uma caixa térmica, e não tenho Isopor em casa, desta forma, estou fazendo uma nova experiência.
Para a incubadora, resolvi utilizar uma caixa de sapato de papelão (não bom condutor eletrico). Moro em São Paulo, então a temperatura costuma a ser amena, entretanto, neste outono está muito frio, desta forma, utilizei uma recipiente de metal com tampa de plástico (embalagem de nescau), por ser um bom condutor de calor, ao contrário do plástico. Cortei a tampa em forma de "X" e coloquei então o aquecedor e o termômetro, e pelos meus cálculos, o termômetro tem que apontar algo em torno de 32° para manter a caixa de papelão a 26°!

Formaterei o tópico melhor, só quero começar meu diário aqui! Segue fotos!

Até mais ver!
 

Anexos

  • 20160615_013955.jpg
    20160615_013955.jpg
    50 KB · Visualizações: 68
  • 20160615_013946.jpg
    20160615_013946.jpg
    75.5 KB · Visualizações: 64
  • 20160614_234222.jpg
    20160614_234222.jpg
    122.7 KB · Visualizações: 61
  • 20160614_224622.jpg
    20160614_224622.jpg
    94.7 KB · Visualizações: 66
  • 20160614_225248.jpg
    20160614_225248.jpg
    102.3 KB · Visualizações: 62
  • 20160615_013033.jpg
    20160615_013033.jpg
    80.1 KB · Visualizações: 65
Minha seringa demorou 7 dias pra chegar pela internet ¬¬, demora muito, espero que dê tudo certo com o cultivo :D
 
Pessoal, update:

Muito devido ao frio de sp, mesmo sem abrir a caixa a diferença de temperatura interna para externa da caixa era de algo em torno de 5° (medido com termometro). A temperatura oscilava de 10°-15°, então o micelio não progrediu tanto.

Estava quase desistindo, pois apenas via micelios igual da primeira foto, até que hoje, a suspresa:

BRANQUINHO!

Agora esperar mais algumas semanas até o micelio tomar conta desta linda proeza!
 

Anexos

  • 20160629_192952.jpg
    20160629_192952.jpg
    95.6 KB · Visualizações: 66
  • 20160629_193051.jpg
    20160629_193051.jpg
    98.1 KB · Visualizações: 70
Cara, quer ver dar mais uma acelerada? Troca a tampa extra de alumínio por filtro de papel de café. Alguém mais experiente pode me corrigir se eu estiver errado, mas já no meu primeiro cultivo notei uma diferença significativa na velocidade que o micélio cresce Filtro de café x Tampa extra de alumínio.
 
E o medo de arriscar? Hahaha! Tenho medo que no processo de troca de tampa ocorra uma intoxicação! Além do que está frio por aqui, e a tampa de aluminio, neste caso, ajuda a reter o calor. Tive todo o cuidado de colocar a parte brilhante para baixo, para tentar manter o maior calor possível dentro do pote!

Mas como eu adoro testar, vou testar no próximo casing (no verão, sem uso do aquecedor)

Cara, quer ver dar mais uma acelerada? Troca a tampa extra de alumínio por filtro de papel de café. Alguém mais experiente pode me corrigir se eu estiver errado, mas já no meu primeiro cultivo notei uma diferença significativa na velocidade que o micélio cresce Filtro de café x Tampa extra de alumínio.
 
Troca a tampa extra de alumínio por filtro de papel de café.
Eu não gosto dessa ideia de trocar toda a tampa por filtro de café não. Assim o substrato vai perder muita umidade ao longo de cerca de um mês colonizando e de qualquer forma o que se acredita é que nesta etapa o micélio se beneficie de níveis mais elevados de CO2. Se você quer fornecer oxigênio para o micélio um furo coberto com micropore é o bastante.
 
Eu não gosto dessa ideia de trocar toda a tampa por filtro de café não. Assim o substrato vai perder muita umidade ao longo de cerca de um mês colonizando e de qualquer forma o que se acredita é que nesta etapa o micélio se beneficie de níveis mais elevados de CO2.

Concordo, mas acho q vcs não me entenderam bem. Eu falo a segunda camada de papel alumínio, que pela foto do copo parece ter e não aquela primeira tampa que a gente faz pra inocular que é vedada com fita, essa eu deixei. Mas me refiro a tampa extra que cobre a tampa principal que tem os furos com micropore, parece que se vc coloca ela abafa de mais o substrato e não deixa ele "respirar" bem e com o filtro de café como tampa extra notei bem essa diferença
 
Concordo, mas acho q vcs não me entenderam bem. Eu falo a segunda camada de papel alumínio, que pela foto do copo parece ter e não aquela primeira tampa que a gente faz pra inocular que é vedada com fita, essa eu deixei. Mas me refiro a tampa extra que cobre a tampa principal que tem os furos com micropore, parece que se vc coloca ela abafa de mais o substrato e não deixa ele "respirar" bem e com o filtro de café como tampa extra notei bem essa diferença


Não entendi.

Se há uma tampa de alumínio, vedada, não entra ar nenhum, seja lá qual for o material da segunda tampa. Aliás nem sei para quê segunda tampa.

Pode explicar de novo?
 
Eu lembro de ler em mais de um lugar sobre essa tampa extra de papel aluminio, mas vou citar uma fonte aqui já que não vou lembrar agora todos os lugares de onde tirei essa informação. No video -Inoculação- do canal Esporos no Ar, ele instrui a colocar essa camada extra para proteger os furos da agulha tampadas com micropore de possíveis contaminantes.
Mas como disse antes, não foi só de la que tirei essa informação, bem provável de encontrar alguma coisa sobre isso aqui no forum tbm, não sei. Antes de começar o cultivo eu li e re-li diversos tutoriais e acho que quase todos eles falavam dessa tampa tbm.
 
Eu lembro de ler em mais de um lugar sobre essa tampa extra de papel aluminio


Se os furos estão com micropore e os copos ainda tem o selo de vermiculita, acho que você teria de guardar em um lugar bem sujo para ter risco.

Essa tampa extra de alumínio é inútil, ou atrapalha. E não vejo sentido em usar uma tampa de papel de filtro em cima da tampa com os furos com micropore.
 
Essa tampa extra de alumínio é inútil, ou atrapalha. E não vejo sentido em usar uma tampa de papel de filtro em cima da tampa com os furos com micropore.
Eu realmente achava que havia risco em deixar os furos com micropore sem nada para proteger(paranoia).Mas bom saber que dps da inoculação não preciso ficar tão paranoico com contaminantes e economizar papel e fita no proximo cultivo :)
 
Mais fotos! Uma de cada frasco! Acham que tem algum problema?
 

Anexos

  • 20160701_195301.jpg
    20160701_195301.jpg
    95.6 KB · Visualizações: 49
  • 20160701_195322.jpg
    20160701_195322.jpg
    98.2 KB · Visualizações: 48
  • 20160701_195423.jpg
    20160701_195423.jpg
    90.7 KB · Visualizações: 49
  • 20160701_195450.jpg
    20160701_195450.jpg
    80.3 KB · Visualizações: 49
Eu realmente achava que havia risco em deixar os furos com micropore sem nada para proteger(paranoia).
Se o micropore não estiver furado não tem como passar nenhum contaminante, esse é o objetivo do micropore.
bom saber que dps da inoculação não preciso ficar tão paranoico com contaminantes
Não é bem assim, durante a colonização é o momento mais crítico do cultivo. A questão mais exatamente é que o micropore é um material que impede a passagem de microorganismos (é por isso que ele tem esse nome!) e portanto se ele está fazendo o trabalho dele, não temos que nos preocupar.
 
Pessoal, estou indo viajar e volto em 7 dias. Vejam está foto, pode ser contaminação?
 

Anexos

  • 20160704_235020.jpg
    20160704_235020.jpg
    89.5 KB · Visualizações: 52
Pessoal, estou indo viajar e volto em 7 dias. Vejam está foto, pode ser contaminação?
ja presenciei essa coloração em um de uns copos meus, resultou que era um contaminante, provavelmente predador do cubensis, ou foi inoculado junto na seringa (nao necessariamente dos grãos) pois parece q esta crescendo no mesmo ponto em q os esporos germinaram, mas aconselharia aguardar para ver, em poucos dias você pode ter certeza, e se for contaminante, ainda pode ser q o micélio consiga combate-lo e crescer por cima, se for predador as chances são mais remotas e o copo vai estar tomado em poucos dias, boa sorte!
 
Se os furos estão com micropore e os copos ainda tem o selo de vermiculita, acho que você teria de guardar em um lugar bem sujo para ter risco.

Essa tampa extra de alumínio é inútil, ou atrapalha. E não vejo sentido em usar uma tampa de papel de filtro em cima da tampa com os furos com micropore.
Então posso tirar as camadas extras de papel alumínio? Posso deixar apenas o papel alumínio da camada da fita micropor?
 
Então posso tirar as camadas extras de papel alumínio? Posso deixar apenas o papel alumínio da camada da fita micropor?

Sim. A camada extra é apenas uma proteção a mais. :coffee:
 
Sim. A camada extra é apenas uma proteção a mais.

Sim, e tbm atrasa o desenvolvimento do micélio pq abafa o unico meio que o micélio tem para respirar.

Então posso tirar as camadas extras de papel alumínio? Posso deixar apenas o papel alumínio da camada da fita micropor?

Eu substitui por filtro de café e notei um avanço considerável na colonização. Embora o @Ecuador tenha dito ser desnecessário deixei assim por descargo de consciência.
 
Back
Top