Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo PF TEK- FAI + Vermiculita(B+)

Diário de cultivo completo.
Ae! Chegou a Hora! Abro um diario parair relatando minha experiencia do meu primero cultivo!

Vou reunir aqui mas ou menos todos os materiais utilizados e alguns procedimantos ja feitos.

-Seringa de Esporos B+ esterelizada ja comprada do fornecedor
-Luva
-Mascara
-Toca
-Incubadora caseira(metodo Tube in Tube com termostato+aquecedor aquario)
-etanol 90%
-Panela de pressao
-8 potes pequenos ligeramente verticais
-2 potes grandes nao-verticais(possivel problema)
-Farinha de arroz integral
-vermiculita
-aluminio
-caxa de plastico pequena para glovebox(nao fiz ainda)
-vela pequena para esterelizar a agulha

Principio do procedimento.

Comecei fazendo 2 furos na lateral de cada tampa dos potes utilizados.

Depois fiz a mistura do substrato:

Para cada 3/4 de vermiculita, 1/4 de agua e 1/4 defarinha de arroz integral, adicionados nessaordem.

Enxo quase o copo intero deixando poco mais de meio dedo para completarcom vermiculita seco.

Limpo as bordas com um pano de prato + ethanol 90° Completo com o vermiculita seco e fexo os potes com as tampas. E logo um papel aluminio por emcima.

Usei uns suportes de aluminio no fundo da panela pra evitar oc ontato direto dos potescomo fundo, e dai ponho os potes na panela de pressao,e a cozinhar por quase 1 hora.

Cheguei ate AI!

MAS, estou pensando em comecartudo denovo, porque estou retomando alguns conceitos, e quero fazer-lo a medida mais perfeccionista(e economica :p) possivel, tambem pelo fato de ter so uma seringa de esporos so com 10ml.

O primeiro a observar, foi que li relatos aonde se adiciona um selo de fita micro-esporica, essas fitas adesivas medicinal, ou algo parecido nos buraquinhos aonde se fara a futura inoculacao, para nao deixar o buraco totalmente exposto durante a retirada do aluminio para a inoculacao dos esporos.

O segundo é que, acho que os potes que estou usando sao pequenos demais, e eu poderia aproveitar a unica seringa de esporos que tenho para uns potes mas grandes, aumentando assim, a producao dos futuros cogus.

Agora mesmo acabei de desligaro fogo da panela de pressao, e estou querendo limpar o banhero para inoculacao, mas acho que vou retomar o cultivo des do comeco para mais seguranca contra os contaminantes, e uma maior possivel quantidade de producao.

Aceito opinioes ae ! Valeuz

***Cultivo Encerrado!***

é amigo, mas pense bem:

sua seringa contém milhares/milhões de esporos. dá para inocular e depois completá-la com água destilada

seus potes já estão esterilizados ! não vale a pena deixá-los de lado agora...

sobre micropore na tampa, não é algo tão importante para que você não inocule os potes, basta fazê-lo na frente do forno ou capela laminar

enfim, é só minha opinão, você é quem manda aí...mas está tudo perfeito até agora :pos:

boa sorte

Também acho que até agora está tudo certinho. É normal essa insegurança sobre os passos certos no primeiro cultivo. Não acho que vale a pena recomeçar somente pelos motivos que citou, mas como disse o viniciusc : "você é quem manda aí...mas está tudo perfeito até agora" :pos:

Ae! Inoculei 5 potes ontem, e hj ja tem mais uma panela com mais 5 esterelizados, preparados pra inoculacao.

Inoculei os bolos dentro do banheiro e o processo foi o seguinte:

-Primero eu tirei tudo de dentro do banhero, que era o lugar mais pequeno da casa,e de mais facil esterelizacao.

-Depois eu limpei tudo, incluindo as paredes, com a agua sanitaria, tudo bem limpinho, e antes de limpar o chao, eu tomei um banho pus uma roupa limpa, terminei de limpar o chao com agua sanitaria tambem.

-Limpei tambem a incubadora com etanol e deixei el apreparada ja para os futuros potes inoculados.

-Limpei a glovebox tambem com etanol ja dentro do banhero limpo, e deixei tudo preparado dentro da glovebox:
a seringa esterelizada,
o isquero para esterelizacao da agulha,
um pote pequeno de ethanol
um pano de prato limpo e dobrado para sanitar as luvas.
a panela de pressao ao lado,

Entao pus uma toca pro cabelo, mascara, luva de latex, e roupa limpa, camisa manga longa.

Peguei um spray de cloro que mata as bacterias e fungos do ar, esborrifei por todo o banheiro, sai do banheiro, esperei unos 10 min ate o borrifado fazer efeito, entao entrei e comecei.

Tirei de 2 em 2 potes, tiro 2, ponho na glovebox, pego a seringa, esterelizo com o isquero tiro o aluminio rapidamentee inoculo 0,5 ml por cada buraco(sendo que cada pote tem 2 buracos), e volto a por o aluminio.

Repito o processo com todos, e ponho os potes inoculados dentrod euma bolsa de plastico limpa,e levo o saco plastico pra incubadora.

A Incubadora agora mesmo taa 31°, tenho que baixar um pouco a temperatura, mas esta estavel, o termostato funciona bem,so preciso regular bem e sorte pra que nao role contaminantes, vou deixar pra olhar os potes daqui 1 semana, acho q eh suficiente pra ver se colonizou.

Hoje vou repetir o processo com 5 potes ja esterelizados, esperando para ser inoculados! E ainda tenho q montar um terrario o_O

Eh isso ai, espero que de tudo certo!!!!
Duas perguntas

- se eu misturo agua fervida e ja fria da tornera com os esporos serve tmb?
- uma vez tenho bolos colonizados, eu posso congelar eles para um futuro uso? se nao, existe alguma manera de conservar bolos colonizados?

Valeuz

fique tranquilo, as inoculações parecem ótimas

cuidado com isqueiros na glovebox...se tiver muito vapor de álcool, pode estourar...

agora sobre as perguntas:

1 - Pra misturar água à seringa, use destilada, pois a da torneira é mais ácida...
2 - Depois de colonizados, não vale a pena congelar os bolos, mas deixá-los à temperatura ambiente, num local escuro.

Ae!

Bom, antes de ontem repeti o processo de inoculacao, usei as mesmas luvas mas sanitei elas bem com alcool... agora mesmo tem 9 potes inoculando dentro da incubadora, andei lendo que B+ temfama de colonizacao rapida, nao quero abrir a a caixa para olhar se colonizou(ainda q morro de vontade), vou esperar 1 semana e meia pra dar uma olhada, acho que seria o suficiente pra ver oque aconteceu, a temperatura esta relativamente estavel, varia entre 27,5° a 30,5°, acho que se por uns momentos esta a 30° nao tem nenhum problema né? pq nao quero ter q tirar a caixa para regular o termostato com medo de contaminacao hehe.

Agora é esperar ate o momento certo de abrir a incubadora, e tenho que ir ja preparando os materiais par aum terrario, que tambem vou ter q controlar a temperatura...

Valeua atencao ai vinicius!

pq nao quero ter q tirar a caixa para regular o termostato com medo de contaminacao hehe.

aê insider, tudo continua 100% !

mas não entendi essa citação... abrir a incubadora (normalmente) não traria problemas de contaminação, uma vez que os copos estão selados dentro dela...

vai fundo cara, experiencie ! Você só vai descobrir como um esporo germina se ficar observando... não digo ficar 4 horas com a incubadora aberta, mas tirar um minuto ou dois, todo dia, não fará mal...

permita-se ! hehe é muito legal:p: !

toda a sorte para você!

uma vez que os copos estão selados dentro dela...

Aiaiai, qq vc quiz dizer com selados? Pq eu nao fiz mais que por o aluminio devolta e por os copos dentro do saco plastico depois da inoculacao, isso é estar selado?

Ja tenho paranoias....

Olá irmão insider!
Então, copos selados são mais ou menos como esse:
indisp.png

Essa foto é do meu cultivo passado, mas como iniciante,
cometi pequenos erros que não deram maiores problemas.
Copo selados é quando logo após tirar eles da panela de
pressão você passa uma fita adesiva ou um barbante em volta,
não precisa dos dois, amarre bem forte.
E não deixe as orelhas.

Mas se não vedou com barbante antes, eu diria que deixe como
está para evitar uma contaminação agora...

Está fazendo um ótimo trabalho!

Abraço! Muita calma e higiene!

é isso mesmo, insider. os copos são selados para evitar contato com o ambiente externo, troca de ar (pois este provavelmente teria um esporo ou microorganismo indesejado no cultivo).

nem selar com barbante vale a pena em minha opinião, fita isolande, 'silvertape', esparadrapo, qualquer destes isola bem seu substrato.

se você não tiver feito isso, provavelmente já tem bactérias no substrato, o arroz (o amido em geral) se decompõe muito facilmente.

mas para tentar tudo, até o final, pense em abrir sua incubadora com luvas, máscara etc, num ambiente limpo, e passar a fita em volta do alumínio do copo... talvez você os salve !

Fala mano, beleza heim, os B+ são muito legais de se cultivar e bem fortes ja tive boas experiencias e ate uma bad que tambem nunca vou esquecer hehehe, manda ver ai irmão boas vibrações:pos:

Ae, eu abri a incubadora ontem pra dar uma olhada, nao fiz mais que lavar as maos e a cara, agoranao sei noq vai dar, mas tudo bem eh o primeiro cultivo e pelomenos agora eu ja tenho o material necessario, agora so tenho o trabalho de esterelizacao inoculacao e incubacao, o resto ja tenho tudo preparado...

E a boa noticia eh q em um dos 9 potes tinha um sinal de micelio, ainda que bem pequeno... agora nao vou abrir mais ate daqui uma semana pelo fato dos potes nao estarem selados, provavelmente vai cotaminar muitos, ou todos, mas se contamina todos valeu a experiencia pelomenos, vou ter mais enconta selar os potes para o prixmo... vamos ver no que vai dar, daqui uma semana abro e conto oq aconteceu!! Valeu a atencao ai galera!!

o foda é se um ou mais contaminarem os que
não estariam contaminados por não estarem vedados...
:(

Agora é loteria!
Boa Sorte!

Eu acho que vale a pena abrir a incubadora em um ambiente higienizado e selar todos os copos com fita.

Ae, abri a incubadora faz uns dias, e o resultado era unos 30% de colonizacao em 5 de 9 potes, outros nao apresentavam desemvolvimento do micelio.

Agora faz 15 min abri outra vez pra dar uma olhada, depois de 1 semana e meia de incubacao, mas no final so olhei 1 dos potes, nao queria olhar muito com medo de mta troca de ar, nao vou fazer o selo nos potes desta vez, fica pro proximo cultivo, mas o bom sinal eh que o unico pote que olhei hoje apresenta um micelio visualmente forte, parece um monte de raiz branca o micelio, isso eh bom sinal.

Um dos fatores que observei durante esses dias foi que no video "Mushroom Growing made Easy" nao indicam o tema de selar os copos apos a inoculacao, simplesmente se inocula, poe o aluminio devolta, poe em uma caxa/saco plastico,e poe pra incubar. E eu segui mais ou menos as instrucoes deste video.

Outro fator, é que aqui na alemanha faz bastante frio, e a possibilidade de fungos no ar e contaminacao por fungos indesejados quando faz frio(agora eh invernao) eh menor que no brasil por exemplo, aonde vejo que vem a maioria dos cultivos relatados aqui.

Entao minha pergunta é, ate que ponto é realmente importante o fato de selar os copos? É certo que quanto mais precaucao melhor, mas eu tenho colegas que cultivaram com a mesma tecnica que eu e nem se quer usavam luvas, glove box e blablabla, simplesmente faziam uma boa esterelizacao do ambiente e e si mesmo. Boa Esterelizacao + eficiencia, ai acho eu que estaa chave. Mas como sou iniciante nessa area tenho minhas duvidas.

Um dia compro um HEPA Filter hehehe :)

Valeu ae!

é insider, não lembro de reparar este detalhe no vídeo...

mas isolar o que está estéril do ambiente externo é bastante recomendável, mesmo que o clima seja menos propenso... e nem acredito tanto nisso: os esporos rodam pelo ar na ordem dos milhares, acho difícil uma diferença climática ter tanta influência assim.

os copos que apresentam micélio, assim como os outros, podem estar contaminados com bactérias, que muitas vezes são 'invisíveis'...

e se a lógica esterilização+eficiência é a chave, aposto que dentro da 'eficiência' está a rápida e completa selagem dos copos...

mas nesse mundo tudo é possível, vou acompanhar seu diário bastante para ver como correu...

desejo sorte

AE!!!!!!!!!!!!!!

Acabei de dar uma olhada na incubadora, depois de 3 semanas ja incubando, e de 9potes, 4 estao 90%colonizados, falta pouco, a ma noticia é que 2 joguei fora, 1 por contaminacao, e outro por burrice minha, pq oq eu fiz com o primeiro bolo q montei foi moer toda a vermiculita ate virar farinha junto coma farinha de arroz!! Ai nao sobrou espaco pro micelio coloniza!! entao oq rolou foi q o micelio colonizo no vermiculita seco, coitado dele!! hehe, e o segundo pote tinha mto micelio colonizado mas tinha o green mold tb, entao tive que jogar fora, alem disso estao os outrs 7 potes sem nenhum sinal de contaminacao!!!! Mto bom isso!!

O unico problema agora é que 2 dos 7 potes que restam sao grandes, e ainnda estao uns 75% colonizado, tenho que dar mais uns 5 dias pra ele, o que eu faco com os potes que estao ja praticamente pronto? pq o negocio é que eu quero transformar minha incubadora em terrario, mas ainda nao posso pelos potes grandes.

VINCENT!! Vc me disse que posso conservar os potes mais um tempo a temperatura ambiente nao? Sera que nao tem perigo do micelio passar a modo de frutificacao?? O clima ambiente aqi eh de unos 17°... Ou seria melhor po rna geladeira os potes 100% colonizados pra esperar que o resto colonizem??

Valeu ae!!!!!!! Logo postarei fotos!!!

Ae foto dos 3 meninos que tirei agora, pus pra dunkar na geladera, vo dexar dunkando por 6 dias, se ate la nao tiver o resto q ta na incubadora 100% eu vo ter q congelar esses...

Olha esses rizo meu deus!! ta buniiiiiiiiiito! hehehe!!

É a vida... mas ta indo melhor do q esperava!!
P1020111.JPGP1020112.JPGP1020113.JPG

Ae foto dos 3 meninos que tirei agora, pus pra dunkar na geladera, vo dexar dunkando por 6 dias, se ate la nao tiver o resto q ta na incubadora 100% eu vo ter q congelar esses...

Olha esses rizo meu deus!! ta buniiiiiiiiiito! hehehe!!

É a vida... mas ta indo melhor do q esperava!!

Dunkar por 6 dias vai solubilizar os bolos, vai virar cultura líquida.

O dunk é de 6 à 12 horas, depois leva pro terrário.

Dunkar por 6 dias vai solubilizar os bolos, vai virar cultura líquida.

O dunk é de 6 à 12 horas, depois leva pro terrário.

Mesmo? Opinioes diferentes! Agora nao sei oq fazer... vo ter q improvisar um mini-terrario porencuanto... pq ainda falta 1 semana pra uns bolos acabarem de colonizar... e eu vo usar a incubadora como terrario pelo fato de poder controlar a temperatura...

Back