Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, PF TEK, Casing

Diário de cultivo completo.
1° Cultivo, PF TEK, Casing.

Inicie o cultivo no dia 25/Nov, não tive fotos, Fiz a inoculação com uma seringa que ficou 2 anos parada na casa de um amigo.

Utilizei uma glove box, dentro de um banheiro e dentro do box(chuveiro) isolei uma parte com uma lona de plástico.

Inoculei 3 bolos, cada com 1ml, e descobri algumas coisas, entre elas não ter triturado suficiente o arroz, então no bolo ficou pedaços de arroz, mas só vi isso quando estava inoculando.

Utilizei uma vela dentro da glove box, o que quase fez pegar fogo!

Estou a 29 dias com os bolos na chocadeira( essa feita em caixa isopor com aquecedor de agua, e um controlador de temperatura extra), os bolos apresentam boa colonização mas começaram a amarelar em algumas parte e não teve toda a colonização do copo ainda!

Estou hoje com 2 bolos, comecei com 3 mas um contaminou.

Essas 3 foto são do mesmo bolo, o que apresenta o "amarelar".
90x6s0.jpg wryw6d.jpg wryw6d.jpg

Pergunta,

E eles começaram a amarelar, mas não estão totalmente colonizados, espero eles colonizarem antes de tirar eles da chocadeira, estou certo em esperar?

Quero aniversariar só em janeiro, mas com os bolos amarelados assim será melhor leva-los para o terrário? Ou posso colocar eles na geladeira envolvidos por papel alumínio por mais 10 dias?

Eu perguntei isso em outro post, mas

Esse "amarelar " nos bolos o que significa? Não achei no fórum o que significa desse amarelar! É um contaminante ou é o bolo querendo pinar ou é só excreção?

Glove box:
30l1e0k.jpg
 
Última edição por um moderador:
ontem fiz um "cold shock" de 24hrs

O motivo de colocarmos na geladeira o bolo enquanto fazemos o mergulho é para proteger de contaminações. Psilocybe cubensis não se beneficia de cold shock e 24h na geladeira não seria um cold shock.

o próximo será com milho

Eu recomendaria fazer a PF Tek novamente até você tiver dominado a técnica completamente, para então passar para algo diferente. Faça uns 12 bolos na próxima e você vai aprender muito mais sobre o cultivo.

Qual seria o motivo de querer fazer com milho agora?
 
Eu no meu primeiro cultivo decidi que além de usar a PFTEK pro spawn eu tentaria algo com grãos e daí achei algumas opções interessantes e mais simples que o milho.

Hoje vou inocular um pote com ração para aves exóticas (os gringos chamam de WBS que é wild bird seed).


Se souber inglês minhas sugestões de leitura sobre spawn em grãos:

Arroz integral inteiro:
(WBR) Swwerts Whole Brown Rice Cakes Pictorial - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Ração para aves exóticas:
Shroomery - Fool Proof Birdseed Method

Cultivo em grãos em geral:
Grain for Simple Minds | Fungifun

Tinha esquecido de dizer que tem também alguns exemplares aqui no Teo :oops:

Este aqui é de uma PF com grãos de aves
Cultivando Cogumelos com Sementes para Pássaros
 
Última edição:
Parabéns pelo cultivo, ficaram da hora seus cogus!

No meu primeiro cultivo eu fiz com milho, não é nada de mais não, só é um pouco diferente, tem umas etapas a mais pra esterilizar ele bem. Considerando todas as etapas desde o início de um cultivo e depois recomeçar ele (g2g), o milho acaba sendo mais fácil que pf-tek.

Mas como o @Ankardo falou, tem outros grãos, com as vantagens do cultivo em grãos e que são mais fáceis que o milho pra esterilizar. O milho já contém naturalmente um fungo que cria um bolor verde, bem chato de se trabalhar.

Porém eu gosto do pf-tek por não contaminar nunca e ser muito fácil de achar material disponível pra ler, eu fiz umas experiências cortando pedaço de bolo colonizado e jogando em cima de uma mistura de vermiculita e farinha de arroz (igual do pf-tek), estão crescendo bem e foi mais fácil e mais rápido que fazer uma seringa de esporos, também fiz uma seringa de micélio com outro pedaço de bolo colonizado, agitando ele em água injetável estéril. Também está crescendo bem.

Minha dica é: Faça o que você tiver vontade de fazer, ainda mais agora que você ja teve um cultivo de sucesso, guarde esporos pra fazer experiências e ainda ter a segurança caso dê tudo errado. São os erros que vão te fazer aprender, pesquisar, criar novas técnicas, seguir receita pronta é muito fácil.
 
Sobre substrato, tem algo que ninguém fala sobre o uso de arroz integral... que é um elemento de segurança a mais para o cultivador, pois somente o cubensis produz cogumelos neste substrato:

Pollock logo se concentrou nos grãos de arroz integral, mais baratos e disponíveis. Ele descobriu que o meio de arroz integral era muito seletivo para P. cubensis (nenhum outro cogumelo podia frutificar nele). De fato, a qualidade seletiva do arroz integral protege os psilonautas novatos de cultivar acidentalmente cogumelos tóxicos. Mas há outras razões para considerar o arroz integral esplêndido.

Além de ser um substrato de alto rendimento para os frutos, em quantidade e potência. :coffee:
 
Sobre substrato, tem algo que ninguém fala sobre o uso de arroz integral... que é um elemento de segurança a mais para o cultivador, pois somente o cubensis produz cogumelos neste substrato:



Além de ser um substrato de alto rendimento para os frutos, em quantidade e potência. :coffee:

Não sabia que somente o cubensis que produz cogumelos com arroz bom saber :) ( já queria fazer um whole brown rice mesmo )

Considerando essas informações sobre o arroz, agora me surgiu outra pergunta, li em alguns lugares falarem que ao utilizar a PFTEK o cogumelo perdia potência... Isso teria a ver com que detalhe da técnica?
 
li em alguns lugares falarem que ao utilizar a PFTEK o cogumelo perdia potência... Isso teria a ver com que detalhe da técnica?

Pode passar onde leu? Eu não entendo muito, mas pelo que sei a PF Tek é super-eficiente, em potência e quantidade em relação ao peso do substrato. :coffee:
 
li em alguns lugares falarem que ao utilizar a PFTEK o cogumelo perdia potência...


Não acredite nisso.

A PF TK produz cogumelos bem potentes. Nesse sentido não deve nada a outras técnicas/substratos.
 
Geralmente quando ouço falar de algo eu cogito que pode ser verdade mas não tomo como verdade absoluta.

Quando me falaram, já duvidei na hora que ia perder potência, até por que pelo que sabemos é algo muito difícil de medir.

Sei também que quando se cultiva com uma seringa multi esporos que vão ter inúmeras potências, pois são inúmeros esporos e cada um é cada um.

Única coisa que levei como verdade sobre potência foi algo que li no site do Psilocybe Fanaticus que cogumelos cultivados à 70 graus fahrenheit (21 °C) trazem cogumelos que crescem mais lentamente mas com mais potência que outra temperatura que não lembro, e que com a temperatura maior virão cogumelos que maturam mais rápido mas com menos potência.
 
Última edição:
Back
Top