Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo, PF TEK, Casing

Diário de cultivo completo.
1° Cultivo, PF TEK, Casing.

Inicie o cultivo no dia 25/Nov, não tive fotos, Fiz a inoculação com uma seringa que ficou 2 anos parada na casa de um amigo.

Utilizei uma glove box, dentro de um banheiro e dentro do box(chuveiro) isolei uma parte com uma lona de plástico.

Inoculei 3 bolos, cada com 1ml, e descobri algumas coisas, entre elas não ter triturado suficiente o arroz, então no bolo ficou pedaços de arroz, mas só vi isso quando estava inoculando.

Utilizei uma vela dentro da glove box, o que quase fez pegar fogo!

Estou a 29 dias com os bolos na chocadeira( essa feita em caixa isopor com aquecedor de agua, e um controlador de temperatura extra), os bolos apresentam boa colonização mas começaram a amarelar em algumas parte e não teve toda a colonização do copo ainda!

Estou hoje com 2 bolos, comecei com 3 mas um contaminou.

Essas 3 foto são do mesmo bolo, o que apresenta o "amarelar".
90x6s0.jpg wryw6d.jpg wryw6d.jpg

Pergunta,

E eles começaram a amarelar, mas não estão totalmente colonizados, espero eles colonizarem antes de tirar eles da chocadeira, estou certo em esperar?

Quero aniversariar só em janeiro, mas com os bolos amarelados assim será melhor leva-los para o terrário? Ou posso colocar eles na geladeira envolvidos por papel alumínio por mais 10 dias?

Eu perguntei isso em outro post, mas

Esse "amarelar " nos bolos o que significa? Não achei no fórum o que significa desse amarelar! É um contaminante ou é o bolo querendo pinar ou é só excreção?

Glove box:
30l1e0k.jpg
 
Última edição por um moderador:
Tá estranho, mas parece secreção apenas. Talvez haja alguma contaminação não visível, e o micélio está excretando em maior quantidade por isso.
 
Estou a 29 dias com os bolos na chocadeira( essa feita em caixa isopor com aquecedor de agua, e um controlador de temperatura extra),

Nessa época do ano, a não ser que você esteja em uma região muito fria do Brasil, com temperaturas constantemente abaixo de 20C, é dispensável o uso de incubadora. Na verdade só aumenta o risco de um acidente por super-aquecimento dos bolos.

E eles começaram a amarelar, mas não estão totalmente colonizados, espero eles colonizarem antes de tirar eles da chocadeira, estou certo em esperar?

Quero aniversariar só em janeiro, mas com os bolos amarelados assim será melhor levar-los para o terrario?

Não aniversarie os bolos antes da colonização completa.

Esse "amarelar " nos bolos o que significa ?
Não achei no forum o que significa desse amarelar!
É um contaminante ou é o bolo querendo pinar ou é so excreção?

Geralmente é interpretado como competição de bactérias, mas se há micélio cobrindo a área é sinal de que ele está levando a melhor.

Veja por favor Excremento micelial

Você sabe qual é a strain?
 
Utilizei uma vela dentro da glove box, o que quase fez pegar fogo!
Acho que essa não foi uma boa ideia :D.

Quero aniversariar só em janeiro, mas com os bolos amarelados assim será melhor leva-los para o terrário? Ou posso colocar eles na geladeira envolvidos por papel alumínio por mais 10 dias?
Você pode esperar a consolidação e depois guardar na geladeira cobertos pelo papel alumínio. Assim você pode aniversariar todos juntos.

Paz.
 
Atualizando, acabei nem precisando levar os bolos para a geladeira!
Fiz o "cold drunk" de 16horas e "roll", os levei para a terrário, no dia 4/1.
1.jpgterario.jpg
E tudo estava correndo bem até.
Mas acordei hoje com o terrário em 46°C!
Coloquei umas garrafas de gelo dentro!
Fiz uma burrada de não ter feito furos!( Queria testar sem furos tb, mas a verdade é que esqueci...) Acabei fazendo 7 furos de 1 cm cada só hoje com 4 dias no terrário e os tampei com micropore.
Os bolos não ficaram bem calçados, e acabaram caindo no meio da perlita também....
Bem estou preocupado com eles.( no mínimo!!)
Fotos deles hoje:
Bolo 1 terraio2.jpg
Bolo 2 terraio1.jpg terrario.jpg.
Parecem estranhos não?
Faço mais um " cold drunk"?
Eles estão com num terrario com temperatura em 32°C.....
 

Anexos

  • terraio1.jpg
    terraio1.jpg
    77.7 KB · Visualizações: 12
Fiz o "cold drunk" de 16horas
Quando li isso imaginei um bêbado enfiado na neve segurando uma vodka kkkkkkkkkk :roflmao:

Apesar do descuido com a temperatura, nas fotos os bolos aparentam estar sadios.

É melhor tentar baixar um pouco mais essa temperatura, 32° ainda é alto. Faça trocas periódicas de garrafas congeladas, talvez ajude.

Essa caixa plastica não me parece um bom isolante térmico. Se for possível poderia mudar por uma caixa de isopor.

Sorte e paz.
 
Só atualizando...
bolo 1 começou mofar.....
bolo contaminao.jpg

Teste de secar eles só no freezer(não muito certo, estão secos mas pretos demais?)
cogumelos secos e escuros.jpg


Bolo 2(Gertrudis) e meu primeiro pin.
Gertrudis.jpg

Ainda preciso resolver esses problemas de temperaturas e umidade... se eu conseguir fazer um carimbo já fico muito feliz :) e continuo cultivando.
Valeu pela ajuda.
 
Última edição:
Como está sendo feita a troca de ar. Você está borrifando e abanando com que frequência?

Pode enviar uma foto mostrando melhor como estão os furos do terrário?

Como assim secar no freezer?
 
Última edição:
Como está sendo feita a troca de ar. Você está borrifando e abanando com que frequência?

Pode enviar uma foto mostrando melhor como estão os furos do terrário?

Como assim secar no freezer?

Olá, então estou fazendo a troca de ar abanando 3x por dia, estou borrifando água 3x por dia mas quero aumentar essa frequência!
Foto de dentro do terrário e dos furos.
Terrario furos3.jpg Terrario furos2.jpg Terrario furos.jpg Terrario interno.jpg

E secar no freezer foi só um teste, tinha pin quando tirei o bolo do copo antes de fazer o "cold shock", pois ainda não fiz o túnel de vendo para seca-los.
:)
 
Última edição:
Olá, então estou fazendo a troca de ar abanando 3x por dia, estou borrifando água 3x por dia mas quero aumentar essa frequência!
Foto de dentro do terrário e dos furos.
View attachment 97795 View attachment 97796 View attachment 97797 View attachment 97794

E secar no freezer foi só um teste, tinha pin quando tirei o bolo do copo antes de fazer o "cold shock", pois ainda não fiz o túnel de vendo para seca-los.
:)

A tua troca de ar está muito precária. Coloca bem mais buracos aí e pode tirar essas fitas microporo, isso não ajuda em nada, de fato só atrapalha.

Tá aqui um exemplo de como deveria ser que achei na internet (não estou em casa para enviar uma foto do meu no momento, depois mudo a imagem e anexo uma foto minha):
JJORCCY.jpg

A troca de ar é essencial para teres um bolo saudável. Depois do aniversário devemos parar de nos preocupar em ter um ambiente estéril e passar a focar em ter as condições ideais para a saúde do bolo, ou seja, umidade próxima a 100%, temperatura entre 23-27 graus, troca constante de ar, boa iluminação.

Sobre secar, você não precisa de nada complicado. Coloca em um saco de pão de um dia para o outro ou coloca dentro de uma rede de cabelo e coloca na frente do ventilador. Depois para terminar coloque dentro de um saco ou pote com sílica gel laranja.
 
Última edição por um moderador:
@ram acho que tem água demais no fundo do seu terrário.

Isso pode atrapalhar na evaporação de água que a perlita promove.

E como indicado pelos amigos do Teo, pode dar um tiro de 12 nesse terrário aí :LOL:
 
Tá aqui um exemplo de como deveria ser que achei na internet (não estou em casa para enviar uma foto do meu no momento, depois mudo a imagem e anexo uma foto minha): http://i.imgur.com/JJORCCY.jpg

Acho que não precisa exagerar. Furos demais pode trazer dificuldade em manter um ambiente agradável para o crescimento dos cogumelos. O bom seria fura somente o necessário para o terrário. Para saber, só monitorando e regulando conforme o necessário.

@coguosho, evite postar imagens de sites externos/hospedagem de imagens!
 
Você sabe qual é a strain?

Não sabia, a seringa foi doada por um amigo, e ela estava a uns dois anos jogada na casa dele.
Mas agora colhidos descobri serem P.C.Mexican (ou foi o que mais achei parecido pelas fotos!)

Atualizando....

Consegui, resolver o problema de temperatura coloquei dois termômetros, no fim o digital estava louco.

Dos dois bolos no terrário só um dos bolos teve flush, e isso nas duas vezes que foram ao terrário.
IMG_6683.JPG IMG_6684.JPG

Depois de colhidos eles foram secos em um túnel de vento por 2 dias e na sicila, hoje estão indo para o mel.

Colhi poucas gramas no total seco não passou de 2gr para 2 copos de 190mL cada.
IMG_6811.JPG

Hoje com 64 dias estou fazendo o terceiro flush. Fiz 5 carimbos desses maravilhosos.
IMG_6732.JPG

Fato estranho, acho que alguém mexeu nos meus cogumelos, por que de manhã eles estavam grandes e firmes no bolo, mas a noite estavam ambos caídos de forma muito suspeita ( e meu chocolate estava comido!).( a foto é deles pela manhã).
IMG_6912.JPG

E já tenho outros dois bolos na incubadora com 25 dias de inoculados e bonitos. Quero agradecer a todos que leram e bastante aos que responderam.

Desculpe a demora mas 2017 está dando o que falar, amo esses rapazes, continuarei cultivando com outras técnicas agora.

Muito Obrigado.
Pode passar a régua nesse diário. :)
 
Última edição por um moderador:
Mas agora colhidos descobri serem P.C.Mexican (ou foi o que mais achei parecido pelas fotos!)


Não é possível identificar a strain pela aparência dos cogumelos, exceto em poucos casos.
 
Parabéns! O próximo vai ser melhor ainda! O que você acha que aconteceu com o bolo que não frutificou?
 
Show de bola cara.

Não acha que poderiam aparecer mais flushs? O que fará pra descartar os bolos?
 
Não é possível identificar a strain pela aparência dos cogumelos, exceto em poucos casos.

De alguma forma sempre gostei de mistérios, acho ótimo para o primeiro cultivo assim. rs

Parabéns! O próximo vai ser melhor ainda! O que você acha que aconteceu com o bolo que não frutificou?

Eu falei com um amigo e diz que o motivo podia ser contaminação, e se a excreção micelial for realmente um processo de defesa, talvez faça sentido, pois no inicio ele teve essa excreção.

Eu no começo acreditei ser quando fiz a FAI, ela acabou mal processada e com grão de arroz, achei que isso podia comprometer de alguma forma a alimentação da primórdia mas pensando agora não poderia ser isso, por que tem cultivos só em grãos, que serão os próximos, eu não sei então...

Show de bola cara.

Não acha que poderiam aparecer mais flushs? O que fará pra descartar os bolos?

Estou na esperança, ontem fiz um "cold shock" de 24hrs, e coloquei no terrário e se pinnar será o terceiro flush.

Não pensei em onde descartar, tenho um minhocário, devo acabar levando eles para elas... Cheio de vontade de continuar e o próximo será com milho.

Muito obrigado por estar nesse mundo, de cultivos.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top