Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo Keepers Creepers - PFtek

Diário de cultivo completo.
Alo Rapaziada...

Então vamos lá...
22/05 Confeccionadas 2 seringas(Keepers Creepers) e condicionadas na geladeira.
Visualizar item de mídia 2351Visualizar item de mídia 2352
Postos 4 copos plástico5(requeijão) na PP(PFtek) junto de um pano de prato dobrado ao fundo(uma hora de pressão).

23/5 aberta a PP, inoculados os 4 copos com a seringa No1, quando após fechar a seringa de volta no papel alumínio para descarte, notei algo errado, os copos estavam pesados e o substrato compactado, pôs eles haviam virado durante pressão, "bela" surpresa ao retirar as tampas encontrar o substrato estufado de umidade.
FAIL de iniciante enrolado, seringa 1 e substratos perdidos. :atrapalhado:
Visualizar item de mídia 2364
Então no meu caso o pano de prato através do borbulhamento(fervura) da água sob pressão fica em constante movimento o que não é nada bom para os copos leves de plástico.

23/5 mais 4 copos de requeijão(vidro) na PP (PFtek)

24/5 esterilização de substrato perfeita, e inoculação sem problemas(seringa 2).
Copos nomeados de k1, k2, k3, e k4, com marcador de quadro negro.
Visualizar item de mídia 2366
28/5 surpresa no copo K3
Visualizar item de mídia 2353
29/5 centro da colonização avermelhado no K3, contaminação não confirmada e espero que não seja. :unhas:
Visualizar item de mídia 2363
ainda 29/5 sinal de colonização nos copos K1, e K4, copo K2 ainda nada a vista.
Visualizar item de mídia 2362Visualizar item de mídia 2361


Lições aprendidas (claro que para minhas condições em específico):

-Não utilizar pano de prato, a fervura o transforma em um tapete voador dentro PP assim virando os copos mais leves.
-Utilizar pequenos vidrinhos para preencher o espaço central, e os espaços entre os copos de plástico, quando já que possuem formato cônico perdem com facilidade o equilíbrio durante sua passagem pela pressão.
-Comprar somente requeijão em copos de vidro daqui em diante.
-Fita isolante é o melhor método de vedação sem sombra de duvidas.
-Não fazer abreviações de absolutamente NADA e escrever de forma LEGÍVEL na agenda a qual estou utilizando como diário de cultivo e anotando todos os dados pertinentes ao processo(ta ruim de entender o que escrevi).


Abraços ae, grandes agradecimentos ao fórum e sua ADM e bola pra frente!!!

p.s.
(entre os dias 25 e 28 houveram mais 2 processos de esterilização e inoculação os quais nada em especial ou interessante ocorreu alem da perda de 1 copo plastico5 virado com substrato dentro da PP, de qualquer forma assim que houver sinal de colonização, fotos serão postadas)

p.s. 2
Só parei de preparar os bolos por que acabaram os copos da casa.
 
Última edição:
Postos 4 copos plástico5(requeijão) na PP(PFtek) junto de um pano de prato dobrado ao fundo(uma hora de pressão).

Esses copos sao excelentes, pode utiliza-los.
Eu coloco os copos bem apertados dentro da panela, isso evira desequilibrar durante a fervura.
Os copos nao ficam apoiados no fundo, mas sobre uma plataforma metalica da propria panela.
Voce pode improvisar uma plataforma com uma tampa de cuzcuzeira ou fazer uma busca no comercio.
 
Valeu a força @Mauricio, aqui não tive grilo com o contato dos copos de plástico em relação ao fundo da panela, más com certeza essa tal plataforma deixando o "fundo" da PP reto iria me tranquilizar em muito, vou dar uma procurada!!!

Abraço ae!
 
Elevar os copos, de modo que eles nao entrem em contato com a água agitada durante a fervura mantem o equilibrio deles.
Voce pode tirar o diametro interno da panela e cortar uma chapa de aluminio ou outro metal, dobrar a borda para levantar do fundo e fazer furos com uma furadeira.
Uma oficina faz isso mole mole.
Pode procurar em assistencia tecnica de panelas de pressao, tambem.
 
@Mauricio eu imaginava que os copos nao deveriam ficar em contato com o fundo(e com as paredes) da PP, pra nao correr o risco de derreter ou queimar, mas eu vou fazer isso mesmo que tu ta sugerindo, essa base vai melhorar muito meu uso com as plastico5!

Abração rapá!!!
 
Depois de perder metade dos copos inoculados em contaminações, e um estagnado, conhecendo 3 tipos diferentes de contaminação, o duende verde(acho que era ele) que seca o substrato e o deixa verdinho, um lance preto podre, e o troço psicodélico ae de cima com varias cores, e obviamente não tendo dado paz a colonização por um dia sequer(lembrando que a maioria dos copos contaminados depois saquei que o durex dobrado sobre os furos de inoculação deixaram vêios por onde acredito ter propiciado o problema) . No momento estou partindo pro 3o flush do bolo k4 e no 1o flush do bolo K2, todos passando por cold dunk não com menos de 12h, contando com roll de vermiculita, aqui vão eles...

Bolo K4 30/6 tava assim
Visualizar item de mídia 2561
alguns dias depois virou isso...
Visualizar item de mídia 2588
Agora o flush 2 o qual ontem terminou a minha 1a secagem com silica, os anteriores foram pro mel, o bolo ja ta coberto no terrario esperando o flush 3.
Visualizar item de mídia 2683
O bolo k1 fez aniversário dia 11, e ta assim...
Visualizar item de mídia 2698
os outros 5 copos estão colonizando, copo K1 tá 100% vou esperar mais uns dias...
 
Última edição:
Back
Top