Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo de Cubensis (Diário de um iniciante)

Diário de cultivo completo.
Bom, me apresentando, esse é meu primeiro cultivo, sou totalmente iniciante nessa nova jornada de aprendizado, me interessei pelo cultivo de cubensis em meados de fevereiro deste ano e venho lendo muito o fórum e aprendendo bastante. Porém, acho que como muitos iniciantes, posso pecar fácil em algo por ansiedade. Então humildemente venho mostrar meu cultivo e a ajuda dos mais experientes é de total importância!!!

Adquiri um carimbo de esporos da strain Spectrum, segundo quem me forneceu, e vou começar com um cultivo que vai ser bem simples e que futuramente com o passar do tempo e a experiência adquirida pretendo otimizar e aumentar bastante o cultivo.

Não tirei muitas fotos por trabalhar sozinho durante todo processo, mas detalhando, fiz o seguinte, tentei esterilizar o ambiente onde trabalhei borrifando 20ml de água sanitária diluída em 500ml de água, na mesa de trabalho borrifei-a toda com álcool 70 (no ar tbm) e com tudo bem limpo, ambiente fechado sem ventilação, banho tomado com protex, fiz um círculo de velas na mesa, raspei um carimbo inteiro (Carimbo pequeno e tava bem fraco) dentro de um pote de fezes novo só que não veio lacrado então limpei com álcool 70 antes, abri uma ampola de 10ml de água destilada e misturei puxando e soltando com a seringa umas 5x mas acabei deixando no copo de fezes mesmo, não soube usar o modelo de seringa que eu tava e quebrou, mas aí enrolei o pote com duas camadas de papel alumínio limpas com álcool 70 e coloquei na geladeira para hidratar.

Passados 3 dias fui inocular.

O substrato que usei foi de um vídeo visto no youtube que eu achei muito interessante; 1 copo de farinha de arroz integral, 2 copos de alpiste, 1 copo de água, e selo de fibra de coco seca. Fervi antes o alpiste por 20 min, deixei escorrer e aí enxi dois copos de alpiste e misturei com 1 copo de FAI, coloquei aquela camadinha de fibra de coco seca, lacrei os potes com papel alumínio e fita isolante e foram pra PP por 50 min, cerca de 8h depois, repeti o processo de borrifar água com água sanitária diluída em todo ambiente e superfícies e também limpei com álcool 70, fiz o círculo de velas, peguei o pote da geladeira, agitei, agora já manjando das seringa, passei álcool no bico, secou, e aí abri o pote e misturei um pouco puxando e soltando, puxei todo líquido, coloquei a agulha e fui retirar os copos da PP, coloquei no círculo de velas e fui inoculando, furava e colocava a fita microporosa, usei 10ml divididos em 3 copos de 250ml cada.

20180427_130013.jpg 20180427_125929.jpg 20180427_125924.jpg
 
Última edição por um moderador:
Como vc tem feito a inoculação?

Eu quase nunca tenho problema com contaminantes... mas eu sou semi-paranoica tb hehe. Vou te falar como faço pra ver se te ajuda em alguma coisa XD

Normalmente faço a inoculaçao em um dia que eu possa ficar por conta disso, sem pressa... e ja q vou ficar por conta, faço o maximo de copos ou potes que consigo.

Coloco um som, escolho o ambiente (quarto ou banheiro, normalmente), tiro tudo o que pode ser tirado... tudo mesmo, moveis, roupas, etc. (Tudo isso sao grandes criadouros de bacterias e fungos e uscambaú). Se for o caso coloco umas fitas adesivas pra vedar ralo.

Limpo muito bem o local com agua e agua sanitaria, passo um pano nas paredes e tals, e borrifo agua com agua sanitaria diluida nas beiradas da janela (fechada), porta, e no ar tb.

Ajeito uma mesa bem limpavel no local e coloco todos os itens que vou precisar la dentro.

Só abro a panela de pressao pra tirar os copos/potes dentro desse ambiente limpo, e borrifo agua com agua sanitaria no ar td vez q entro e saio do local.

Importante colocar agua suficiente na panela de pressao, se ela secar antes de desligar n funfa direito.

Tomo banho, coloco roupa limpa, touca, mascara e luvas... e entro no ambiente pra inocular.

Limpo tudo com alcool 70, e as vezes acendo uma vela perto pra passar a agulha da seringa (normalmente uso seringa nova, entao é meio desnecessário)

Sempre penso assim: é 1 dia de muito trampo... e ja q to tirando o dia pra isso vou fazer tudo o mais caprichado possível pra eu n ficar chateada depois de ter perdido a cultura... e tempo, e material.
Caramba, você conseguiu me superar :roflmao: Mudar até os móveis... Essa disposição eu não tenho hehehe
Mas temos basicamente os mesmos cuidados, fecho todas passagens de ar da casa (Janelas e portas) e borrifo a solução de água + água sanitária em toda casa, janelas, portas, chão, móveis, tudo... E todo material utilizado vou limpando com álcool 70...
Como montei minha SAB faço os procedimentos no cômodo da casa que tem menos móveis, a sala, que só tem uma TV na parede e um sofá, acredito que o sofá deve ter muita coisa ruim :amargo: mas como não há passagem de ar, tudo estava previamente higienizado, procedimento realizado dentro da SAB, eu tomado banho, era pra ter sido sucesso total... (Um detalhe é que eu transpiro muito, tenho uma inseguraça quanto a isso)

Obs: Todas remessas foram feitas de maneira diferente;
Primeiro fiz com círculo de velas em uma mesa de vidro na cozinha, 3 bolos, 2 contaminaram.
Segundo fiz na boca do fogão com 2 bocas acessas, 3 bolos, até então nenhuma contaminação nos bolos.
Terceiro fiz dentro da SAB, 4 bolos, até então 1 contaminado.

Obrigado pela atenção @Priscillocibina :)
 
Como montei minha SAB faço os procedimentos no cômodo da casa que tem menos móveis, a sala, que só tem uma TV na parede e um sofá, acredito que o sofá deve ter muita coisa ruim :amargo: mas como não há passagem de ar, tudo estava previamente higienizado, procedimento realizado dentro da SAB, eu tomado banho, era pra ter sido sucesso total... (Um detalhe é que eu transpiro muito, tenho uma inseguraça quanto a isso)

Da pra cobrir o sofa com lona...
Teve uma vez q eu n consegui tirar um trambolho de madeira do local, coloquei uma lona limpa em cima e borrifei a agua sanitaria nela.. deu certo.
E lona é baratinho em casa de material de construção

Acho que o suor n deve ser tanto o problema n


Obrigado pela atenção @Priscillocibina

É noiz! hehe
 
Att.
30° dia de incubação da primeira remessa, o bolo não apresentou evolução então irá aniversariar da mesma forma que estava desde a última postagem;
20180528_174712-1.jpg 20180528_174728-1.jpg 20180528_165837-1.jpg
Essa pet será o terrário já que se trata apenas de um bolo.

Obs: Irei realizar dunk de 24 hrs e depois roll em fibra de coco toda preparada de modo caseiro que será esterilizada no micro-ondas até evaporar toda água para realizar o roll com a fibra seca;
20180528_180435-1.jpg

A CL também não tem apresentado evolução, continua como se fosse uma "terrinha" algodoada em baixo e que se dissolve fácil na água ao mexer o pote;
20180528_170237-1.jpg 20180528_170247-1.jpg

Realizei outra tentativa de CL sendo 80% água de coco + 20% água mineral ocupando apenas 30% do volume total do pote, esterilizado na PP por 20 min e inoculado aproximadamente 3 ml de uma solução multiesporos no dia 24/05.
4 dias após a inoculação e o resultado é bem melhor que o outro pote;
20180528_170322-1.jpg

Amanhã trago notícias sobre os demais bolos :)


Paz a todos!! :contente:
 
Att.

- 2a Remessa

16° dia de incubação, nenhum bolo apresentou contaminação até o momento;
20180529_232221-1.jpg 20180529_232309-1.jpg
Acho pouco provável que o bolo cozido vá até o fim devido as condições do substrato, a colonização está muito lenta.
Levou uma queda hoje que rompeu o alumínio, remendei com micropore mas acho que pode ter contaminado, veremos...


- 3a Remessa

11° dia de incubação, copos quase 100% colonizado, mais um dia e estão ok e aí vou esperar mais uns 5 dias para aniversariar;
20180529_231737-1.jpg 20180529_231808-1.jpg

Paz a todos!! :feliz:
 
Bom, não sei a exatos quantos dias descartei os 2 bolos contaminados da primeira remessa, acho que em torno de 1 semana e meia à 2 semanas...
Coloquei-os no outdoor numa área verde enterrados de baixo de um pé de manga, eu havia retirado a parte mais crítica dos bolos onde a contaminação estava maior, esfarelei a parte saudável do micelio, esfarelei esterco de gado e folhas de manga secas junto ao micelio e cobri com terra preta e húmus que é do local mesmo e hoje enquanto curtia uma Kaa fui olhar e percebi o micelio colonizando mais ainda a região a ponto de subir pra superfície, como sou iniciante tudo isso pra mim é muito mágico :love:

IMG_20180530_133937_328-1.jpg 20180530_123735-1.jpg

Caso dê resultado postarei aqui a diferença deles out e indoor já que foram incubados juntos só a frutificação que foi diferente :)
 
Att.

O único bolo que sobrou da primeira remessa foi aniversariado há 5 dias (29/05) e olha só como o bolo tá;
20180603_162737-1.jpg 20180603_162751-1.jpg
Ele foi dunkado por aproximadamente 18h, tentei fazer o roll mas o micélio foi crescendo e foi saindo toda camada da fibra.
O micélio tem crescido bastante rizomorfico, parecem vários dreads.
O terrário é em uma pet de 5L então a troca de ar é feito só deixando a tampa um pouco desenroscada e vez ou outra eu aperto a base, parte de baixo da garrafa, comprimindo o ar, da até pra sentir saindo um ventinho pela fita microporosa e sobe aquele cheiro de umidade...
Porém passei um dia fora e quando voltei fui olhar tava com aspecto algodoado, me disseram que seria excesso de CO2, vou tentar apertar mais vezes a garrafa ou se não houver melhora vou ter que ficar retirando a isolante toda vez pra abanar :unhas:
Outro detalhe é que eu cheguei em casa mei bebo e fui mexer na pet e acabei tombando o bolo dentro da pet onde amassou os "dreads" e ficou um azul bem escuro, intenso, espero que não dê problema.


Primeira tentativa de CL foi pro ralo.
Ficou com tom cor de rosa, nada algodoado;
20180602_135946-1.jpg 20180601_180044-1.jpg

Segunda tentativa já tem um aspecto melhor, parece uma nuvemzinha incolor com uns pontos esbranquiçados;
20180602_140247-1.jpg


- 2a Remessa

20° dia de incubação e a colonização tá indo bem;
20180602_141416-1.jpg 20180602_141440-1.jpg


- 3a Remessa

15° de incubação, bolos já todos 100% só aguardando uns dias para consolidar e será aniversariado;
20180601_172854-1.jpg 20180601_172914-1.jpg
 
Última edição:
O terrário é em uma pet de 5L então a troca de ar é feito só deixando a tampa um pouco desenroscada e vez ou outra eu aperto a base, parte de baixo da garrafa, comprimindo o ar, da até pra sentir saindo um ventinho pela fita microporosa e sobe aquele cheiro de umidade...
Porém passei um dia fora e quando voltei fui olhar tava com aspecto algodoado, me disseram que seria excesso de CO2, vou tentar apertar mais vezes a garrafa ou se não houver melhora vou ter que ficar retirando a isolante toda vez pra abanar :unhas:

Rapaz, acho que seria uma boa vc fazer vários furos nessa pet (só tem 4?) e cobrir com fita microporo... nas paredes e na tampa, pra melhorar a troca gasosa.
E ventilar pelo menos 1x no dia, abrir e abanar msm. Vc colocou a fita isolante pra nao entrar luz pelos lados? Pq ela atrapalha a ventilação? Se for pela iluminação, msm assim acho q os furos valem a pena... n acho q a luz lateral atrapalha (e seria bem pouco).

Os novos micélios estão com uma cara ótima, inclusive essa cultura liquida q to curiosa pra saber o desenrolar :)
 
Última edição:
Rapaz, acho que seria uma boa vc fazer vários furos nessa pet (só tem 4?) e cobrir com fita microporo... nas paredes e na tampa, pra melhorar a troca gasosa.
E ventilar pelo menos 1x no dia, abrir e abanar msm. Vc colocou a fita isolante pra nao entrar luz pelos lados? Pq ela atrapalha a ventilação? Se for pela iluminação, msm assim acho q os furos valem a pena... n acho q a luz lateral atrapalha (e seria bem pouco).

Os novos micélios estão com uma cara ótima, inclusive essa cultura liquida q to curiosa pra saber o desenrolar :)
Boa noite @Priscillocibina :)
Então, a pet tem 8 furos de 2cm creio eu, 4 em baixo e 4 em cima, fica em local bem ventilado em cima na geladeira e tal mas mesmo assim ficou com aspecto algodoado que tudo indica ser excesso de CO2, vou ver se consigo abanar 3x ao dia, queria ver se ele pina até o fds que vem...
Eu achei perdido em casa um resto de papel contact preto que deu certinho na garrafa, a isolante seria mesmo só fechando a garrafa que é cortada, e isso foi somente pra ver se os cogus nascem mais retinhos... :brincalhao:
20180604_002537-1.jpg

A CL tá caminhando né, só acho ainda que tinha que ser feito com menos água. Mas vamos ver, logo tentarei inocular algo com ela.
 
Estou com 3 bolos no terrário de garrafa pet, um está até com 9 dias e até agora nada de pinar.

Mas sabe o bolo da 2a remessa que o arroz cozinhou? Bom, ele me surpreendeu!

Há um dia eu percebi que a parte de cima do bolo tava inchando como se o substrato tivesse estufando e fosse estourar a micropore...
Quando fui analisar o bolo hoje, PINS!!!!!! E alguns cogumelos já maiorzinhos, e pelo visto, na parte de cima onde ta inchado, devem ser mais cogus, já grandes...
20180607_144901-1.jpg 20180607_144830-1.jpg 20180607_145010-1.jpg

Não sei ao certo quando colher 'in vitro', mas irei colher eles amanhã, seja como for... Não esperava nada deste copo e foi o primeiro a me mostrar algo, há me da esperança!!

Me sinto muito grato de alguma forma em saber que os esforços não foram em vão, me sinto um vencedor hehe :)

Detalhe é que eu deixo o bolo na janela durante a tarde pegando o calor do sol pra ver se ajuda em algo já que o bolo está muito úmido.
20180607_143604-1.jpg

Obs: Esse tom esverdeado não é contaminante e sim resíduo da fibra de coco.

Paz a todos!! :feliz:
 
Não aguentei de ansiedade por não estar vendo o topo do copo e pode saber como está, resolvi abrir a tampa de alumínio e posso considerar que tive minha primeira colheita :cool: uhuuu :p

Bolo está com vários pins e tinha 2 cogus já grandinhos que eu os colhi, tendo a incrível marca de 7.3g frescos :D
IMG-20180607-WA0019-1.jpg IMG-20180607-WA0018-1.jpg

Achei o bolo seco na parte de cima, mas como em baixo tá muito úmido e os cogus cresceram assim mesmo, deixei do mesmo jeito. Até por que não teria como realizar dunk neste bolo, ao menos que eu borrife água em cima. Coloquei uma nova tampa de papel alumínio visto que a outra estava toda estourada e remendada por micropore.

FELICIDADE ME DEFINE HAHAHA
 
Att.

Vamos lá.
O bolo em que o arroz foi cozido até então é o que tem me dado mais resultado.
Retirei o bolo do copo e retirei toda a parte não colonizada que estava muito úmida parecendo papa e coloquei a parte saudável do micélio num pote de sorvete sem furo algum apenas com papel film em cima com dois lados abertos para entrada e saída de ar, fibra de coco úmida em baixo e a temperatura por aqui tem sido de 25-26° durante a noite e 28-30° o dia;
20180612_013224-1-1.jpg 20180612_013313-1.jpg 20180612_143026-1.jpg 20180613_002541-1-1.jpg
Bolo com alta taxa de aborto, até agora colhi 6 frutos, de 2 em 2, total de 3,1g secos e já confeccionei alguns carimbos, claro :brincalhao: Logo criarei um tópico para possíveis trocas :);
20180613_161638-1.jpg

Tenho um segundo bolo que frutificou também. Foi aniversariado no dia 06/06, foi feito um dunk de 7h, e brotou apenas 2 cogumelos também. Esse bolo eu mal cuidava, antes de frutificar, não abanava, não borrifava água, ficou lá "esquecido" em cima da geladeira, mas agora ele recebe total atenção :p;
20180613_003151-1-1.jpg 20180613_163740-1.jpg 20180613_194340-1.jpg

O primeiro bolo que eu aniversariei sinceramente tá uma merda, era o bolo que eu achava que iria bombar, devido ao substrato ser mais nutritivo e pela agressividade que ele apresentava nos primeiros dias que o coloquei no terrário. Agora tá parecendo mais um gato escaldado, sei lá, fazem 15 dias que foi aniversariado e nada para nada, só acontece que o micélio continua crescendo por toda fibra de coco. Abano umas 3x ao dia, borrifo água também e quando posso coloco umas garrafa de gelo no período da tarde quand;
20180613_192557-1.jpg
O bolo levou uma queda da mesa hoje que foi um desastre :confused:

Esse outro bolo foi aniversariado no dia 05/05 e foi feito apenas roll em fibra de coco seca. Bolo não apresenta sinal nenhum de pin e está como o bolo acima, apenas expandindo pela fibra de coco;
20180613_163922-1.jpg 20180613_164030-1.jpg

Neste outro eu realizei dunk + coldshock por 26h, desmanchei o bolo e coloquei na garrafa com uma camada de fibra de coco por cima, foi aniversariado no dia 08/06 apresentou pins hoje;
20180613_164237-1.jpg
Um detalhe é que eu achei melhor usar a fibra de coco em tiras do que picada para segurar a umidade, pelo menos da fibra que eu mesmo preparo :) Fato curioso é que os bolos que pinaram foi os que usei a fibra assim.


Tem o resultado de um bolo contaminado que mandei pro out;
20180609_152934-1.jpg 20180610_114415-1.jpg
Peso de 1,5g secos.
Confeccionei alguns carimbos caso algum dia eu precise e principalmente para esporular pelo pasto.
Incrível foi o tanto de larvas que retirei :alien:


Cultura líquida apresentou um aspecto bem algodoado, esbranquiçado. Preparei 2 seringas de 20ml e irei testar essa semana junto com um carimbo pra ver se tá aprovado;
20180611_235042-1.jpg 20180612_000207-1.jpg
Mexi bastante a cultura e suguei em seguida, sem uso da SAB nem nada, tava meio sem paciência, apenas ambiente fechado sem corrente de ar (só do ventilador) mas vamos ver no que da logo mais :fumar:


Tenho 2 bolos ainda na fase final de colonização que irei adquirir experiência agora com o balde! Logo trarei notícias.

Por enquanto é só. Pazzzzzz a todos!! :contente::feliz:;)
 
Pequena atualização só pra mostrar o resultado da CL preparada com água de coco, 80% água de coco, 20% água mineral esterilizados na PP por 20 min. Se desenvolveu bem, cerca de 3 dias já tinha micélio avista.
Inoculei bolos de painço + FAI no dia 16/06 e o resultado foi positivo, com 3 dias o micélio se apresentou;
20180622_164206-1.jpg

Fiz uma pequena colheita hoje, do bolo que o arroz cozinhou... Até agora é o que tem me rendido mais frutos, segue no 4° flush, agora em vez de ser apenas 2 foram 4 :contente:;
20180622_090133-1.jpg 20180622_092732-1.jpg

A colheita da garrafa pet verde eu esqueci de registrar em fotos mas seu primeiro flush me rendeu cerca de 38,5g de cogumelos frescos. Este bolo pinou novamente no dia 20/06, no aguarde dos frutos :)
 
Bom, considero que este cultivo está na reta final, foi minha primeira experiência com cogumelos de forma geral, tanto por adquirir conhecimento sobre os cogumelos mágicos, quanto aprender a cultivar e o próprio uso do cogumelo, antes eu só pensava que cogumelo endoidava hehehe Pois sempre tem alguém que conhece fulano de tal que pirou com o uso de cogumelo mas que ninguém nunca nem viu...:roflmao:

Após 25 dias de longa espera o meu primeiro bolo aniversariado, da primeira remessa resolveu pinar e me rendeu a melhor colheita até agora;
20180625_112953-1.jpg
Quebrei como casing e joguei uma camada fina de pó de coco e deu resultado.
Teve mais flushs das pets;
20180624_144936-1-1.jpg 20180625_093838-1-1.jpg
Essa colheita das 3 pets me rendeu 80,7g frescos.

E minha experiência com balde tem sido sucesso, aniversariados no dia 20/06 um dos bolos pinou, com 5 dias após o ir pro terrário e que me rendeu cogus para assistir ao jogo do Brasil nesse exato momento hehe :D:feliz::cool:.
O outro bolo só fez crescer até agora;
20180626_024631-1.jpg

Darei esse cultivo como completo mas seguirei cultivando firme e forte agora que já possuo a experiência necessária.
Só tenho a agradecer por existir esse espaço muito amplo de conhecimento que me foi de suma importância para o sucesso desse cultivo.
Agradeço as boas vibrações e desejo muito sucesso e sabedoria para todos nós!!! :)
 
Última edição:
Cara parabéns pelo seu sucesso e por ter compartilhado ele conosco. Estou me preparando para o primeiro cultivo, então acompanhá-lo me deixou bastante entusiasmado.

Somos quase vizinhos, sou do NE também e queria te perguntar uma coisa: você usou algum condicionamento de temperatura no terrário?

Segundo as minhas pesquisas a formação dos primeiros pinos e desenvolvimento dos frutos acontece entre 22 e 24º. A temperatura aqui na minha terra gira entre 26 e 30. Estava pensando em criar um sistema de refrigeramento, será que precisa?
 
Cara parabéns pelo seu sucesso e por ter compartilhado ele conosco. Estou me preparando para o primeiro cultivo, então acompanhá-lo me deixou bastante entusiasmado.
Fico feliz que meu diário sirva de entusiasmo para alguém, obrigado pelas boas vibrações :)

Somos quase vizinhos, sou do NE também e queria te perguntar uma coisa: você usou algum condicionamento de temperatura no terrário?

Segundo as minhas pesquisas a formação dos primeiros pinos e desenvolvimento dos frutos acontece entre 22 e 24º. A temperatura aqui na minha terra gira entre 26 e 30. Estava pensando em criar um sistema de refrigeramento, será que precisa?
Caro amigo, o início do período de frutificação dos meus bolos se deu bem no período em que a temperatura baixa um pouco aqui na região, o início do inverno. Então não precisei tomar nenhuma atitude até então, a noite até o início da manhã fica de 26 graus a menos por aqui o que tem sido ótimo para pinagem mesmo que ainda tenha gerados poucos frutos...
Creio que no período de verão devo me preocupar com essa questão de temperatura alta que deve ser resolvido com garrafas de água congelada ou alguma ideia mais eficiente que preciso estudar ainda hehe

Desejo sucesso total na sua jornada de cultivador :LOL:
 
Back
Top