Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo cubensis strain FLORIDA em milho

Diário de cultivo completo.
To cultivando cubensis pela primeira vez, ja li e re-li varias vezes bastante informacoes en foruns e na biblioteca... mais continuo com algumas duvidas...
Montei um casing faz 8 dias e tah na enculbadora... semana q vm vo levar pro terrario... mais me pergunto tnho q colocar agua no fundo do terrario? Ou no recipiente q montei o casing? Fiz o casing apenas cm fibra d coco...

Se alguem pudr ajudar so agradeço pessoal
Good vibes

Quanto d agua devo colocar?
 
Última edição por um moderador:
Você vai pegar um estrume já colonizado com um micélio sabe se lá de que espécie, e misturar com o seu milho colonizado por micélio de cubensis? É isso?

Para que? Para ver qual dos micélios sobrevive à competição? ;)
O desenvolvimento do micelio ta indo otimo... e pelo que ja estudei muito ta parecendo cubensis sim pois eu so peguei bosta que estavam com pins d cubensis... os pins tavam com mais ou menos 2cm...


Uma pergunta: daria certo usar fibra de coco e milho ao preparar os potes pra colonizaçao? Sem vermiculita... precisaria montar casing da mesma forma depois ou nao?
 
Última edição:
O desenvolvimento do micelio ta indo otimo... e pelo que ja estudei muito ta parecendo cubensis sim pois eu so peguei bosta que estavam com pins d cubensis... os pins tavam com mais ou menos 2cm...


Então espere esses pins crescerem, e poderá confirmar se são de cubensis ou não.

Se você desagregar o estrume, para fazer o seu plano de misturá-lo com o milho colonizado, agora provavelmente vai abortar essa fase de frutificação e terá que esperar ele se recompor.

Para misturar com o milho colonizado arrume outro estrume, já curtido, e pasteurize-o.



Uma pergunta: daria certo usar fibra de coco e milho ao preparar os potes pra colonizaçao? Sem vermiculita... precisaria montar casing da mesma forma depois ou nao?



Não me lembro de ter visto por aqui algum cultivo de bolos de fibra de coco e milho. Mas já vi sim cultivos de arroz integral e fibra de coco.
 
Não me lembro de ter visto por aqui algum cultivo de bolos de fibra de coco e milho. Mas já vi sim cultivos de arroz integral e fibra de coco.

Hum... teria tudo pra da certo eu acho... desde q eu faça tudo com bastate limpeza... vo tentar fazer assim que consegui mais algum carimbo... so tinha um e fiz a burrada de preparar apenas uma agulha... agora to sem esporos pro meus proximos cultivos....


Sobre o terrario, a bomba de aquario serve tambem pra troca gasosa? Com ela eu nao precisaria mais abrir e abanar meu terrario? (Usarei argila expandida tambem pra manter a umidade)
 
Última edição:
Sobre o terrario, a bomba de aquario serve tambem pra troca gasosa? Com ela eu nao precisaria mais abrir e abanar meu terrario?

Está muito difícil pesquisar o fórum ou ler a biblioteca? o_O Este tópico é um diário de cultivo e não uma seção de perguntas e respostas básicas que já foram bem debatidas no fórum. Você diz que leu o fórum e biblioteca, mas seu comportamento diz ao contrário. Por favor, reserve um tempo para se dedicar na leitura dos tópicos importantes. Leia com atenção!

:teo_seta_direita: Artigo 9º - Use a Pesquisa

§ Único O CM tem um banco de dados enorme. Muita informação já foi debatida aqui e provavelmente você encontrará respostas para a maioria das perguntas que tiver. Tópicos ou mensagens repetidas serão excluídos. Evite ao máximo perguntar de novo sobre dúvidas já respondidas. Use a função Pesquisar antes de postar um novo tópico ou mensagem de dúvida. Isso contribuirá para evitar o inchamento do fórum com centenas de perguntas repetidas e facilitará muito a pesquisa.

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/terrário-sem-mistério.8579/
 
O comportamento se repete:

  1. O novato quer conhecer mais sobre os cogumelos, faz uma pesquisa no Google e chega no fórum.
  2. Dá uma lida em algumas informações. Está bem confuso ainda.
  3. Abre um tópico dizendo que leu tudo, mas que está com dúvidas.
  4. O pessoal mostra vários links úteis e que solucionarão as dúvidas do novato.
  5. O novato não lê os links. Pega alguns materiais, esterco aleatório e mistura tudo, cultivando todo tipo de contaminações.
  6. Ao se deparar com o insucesso do cultivo, se incomoda com quem tentou ajudar, e agride verbalmente os outros membros do fórum.
  7. O usuário novato bandona o fórum e compra os cogumelos prontos para o consumo.
São poucos os que fogem desse comportamento, e conseguem fazer um cultivo bem sucedido do início ao fim. Lembrando que cultivar não está somente no ato de fazer os cogumelos crescerem, mas no estudo de todo o processo e ciclo de vida do fungo em questão.

O que era uma tentativa de economizar tempo, vira uma grande perda do mesmo. Os membros mais velhos e com experiência acabam passando por conservadores ao darem conselhos: já passaram por todos esses problemas, e mostram atalhos para evitá-los. Por que é tão difícil segui-los? :huh:
 
O comportamento se repete:

  1. O novato quer conhecer mais sobre os cogumelos, faz uma pesquisa no Google e chega no fórum.
  2. Dá uma lida em algumas informações. Está bem confuso ainda.
  3. Abre um tópico dizendo que leu tudo, mas que está com dúvidas.
  4. O pessoal mostra vários links úteis e que solucionarão as dúvidas do novato.
  5. O novato não lê os links. Pega alguns materiais, esterco aleatório e mistura tudo, cultivando todo tipo de contaminações.
  6. Ao se deparar com o insucesso do cultivo, se incomoda com quem tentou ajudar, e agride verbalmente os outros membros do fórum.
  7. O usuário novato bandona o fórum e compra os cogumelos prontos para o consumo.
São poucos os que fogem desse comportamento, e conseguem fazer um cultivo bem sucedido do início ao fim. Lembrando que cultivar não está somente no ato de fazer os cogumelos crescerem, mas no estudo de todo o processo e ciclo de vida do fungo em questão.

O que era uma tentativa de economizar tempo, vira uma grande perda do mesmo. Os membros mais velhos e com experiência acabam passando por conservadores ao darem conselhos: já passaram por todos esses problemas, e mostram atalhos para evitá-los. Por que é tão difícil segui-los? :huh:
Peço desculpa a todos...
Meu casing com fibra de coco teve uma contaminação preta então joguei ele fora ontem 24/09... com outro pote novo cheio de milho colonizado que eu fiz com um carimbo novo de florida eu peguei um vaso de plantas novo higienizei bastante ele e coloquei no fundo papel aluminio... entao joguei fibra de coco, uma mistura de esterco (comprado na loja de jardinagem) e fibra de coco (pasteurizei tudo antes do processo) , coloquei o micelio, cobri com a mistura de novo e fechei o vaso com sufilm.. dias depois ja esta tudo colonizado. Agora vou cobrir com vermiculita (chegou hoje pelos correios).
Dessa vez espera que tudo de certo.
 
Essa discussão sobre a cobertura de vermiculita me lembrou uma imagem do livro Mcelium Running, do Paul Stamets:

Captura de Tela 2014-09-30 às 08.14.04.png
Note que existe uma grande quantidade dela entre e por sobre os cogumelos. :)

A vermiculita úmida não parece ser prejudicial para o desenvolvimento e formação dos pins, inclusive é primordial no fornecimento de umidade para formação dos cogumelos. Uma camada com menos de 1cm já é suficiente para a manutenção de um microclima!
 
Aconteceu um fato estranho eu acho... depois que eu coloquei a vermiculita umida... os pins que estavam crescendo ficaram todos brancos... isso eh normal? (Não estão com a parte de cima marrom e nem apontados)
Seriam abortos?

Me ajudem ai pessoal...
 
Aconteceu um fato estranho eu acho... depois que eu coloquei a vermiculita umida... os pins que estavam crescendo ficaram todos brancos... isso eh normal? (Não estão com a parte de cima marrom e nem apontados)
Seriam abortos?


Abortos normalmente ficam escuros.

Espere para ver se continuam crescendo. Pins devem crescer rapidamente se a temperatura não estiver baixa.

Se tiver fotos envie.
 
Essa característica é normal. É o micélio se readaptando a vermiculita.
Obrigado pelo esclarecimento Cosmik... essas fotos são de hoje de manhã 20140930_173830.jpg... quando cheguei do trabalho agora de noite fui da uma olhada de novo e ai pude olhar direito e ta parecendo tudo bem... partes do micélio estão saltando sobre a vermiculita... igual quando começou a pinagem...alguns com mais de 3cm...

Estou muito ancioso com esse meu primeiro cultivo
Desde ja agradeço ao CM por toda a ajuda que me foi dada...
 
20141005_132402.jpg 20141005_132423.jpg essas fotos são de ontem de manhã...
De tard fui olhar d novo e esse cubensis maior não aguentou o próprio peso e se quebrou, tirei ele do balde 20141005_163106.jpg e decidi comer ele antes de ir trabalhar (sinceramente ele me deu água na boca)
O bendito pesava quase 10g, e media 22cm...
Quando ja tava no trampo bateu a vibe (fiquei muito loko) e valeu a pena...

Mais oque eu poderia fazer para que os proximos que se inclinarem não cairem de novo? Me ajudem ai pessoal... agradeço a todos...
 
Back
Top