- Raças
- Mexican Duth King
- Inoculação
- 03/03/2021
- Inoculação via
- Seringa de Multi-esporos
- Assepsia (Inoculação)
- Bancada da cozinha
- Terrário
- Caixa organizadora
- Técnicas
- Esterilizaçao na panela de pressao, inoculaçao de multi-esporos via seringa,
- Substratos
- O Spawn do cultivo foi feito no arroz integral esterilizado na pressão durante um pouco mais de uma hora.
Substrato:
Húmus - 35%
Fibra de coco - 45%
Pó de concha - 15%
Pó de café - 5%
Bom dia, boa tarde e boa noite meus queridos. Vim começar meu primeiro diário aqui do Teo, to muito feliz e animado por ser uma técnica nova e mais ousa e espero que de certo! Fiz um primeiro cultivo de MDK com PFtek, arroz + vermiculita que deu certo, tenho fotos aqui nos meus conteúdos. Gostei muito, mas durante o cultivo eu estava pesquisando outras maneiras de cultivar e me chamou atençao o casing e o bulk (nao sei marcar as coisas aqui quem puder me explicar kkk). e depois de ir e vir nas ideias de como ser o meu próximo cultivo eu resolvi fazer um casing de 1kg, com as técnicas de bulk (utilização de húmus, o spawn diferente do casing, quantidade de substrato..)
Vou colocar então direto as informações aqui galera - o cultivo ainda esta no começo, estou na fase de inoculação ainda, os meninos estão crescendo em um spawn de arroz integral, fiz em potes de 500ml de vidro e esterilizado na panela de pressão por um pouco mais de 1 hora.
Eu inoculei os potes de arroz com uma seringa de Multi-esporos de MDK no dia 03/03/2021 e deixei eles em uma estufa, escura a mais ou menos 28°C
- dia 06/03 - 3 dias após inoculação, todos os potes estavam mais ou menos assim (fotos de qualidade questionável)

- Dia 10/03
Vou ainda comprar os materiais que usarei para o Casing que vai ser húmus (35%) fibra e pó de coco (45%) pó de concha (15%) e o cafezin (5%)
como eu nunca fiz essa técnica se vocês puderem ajudar e dar umas dicas vai ser muuito bom! vou atualizando o cultivo aqui!!
abraços e muita luz a todos!

- Atualização Dia 15/03
Alguns potes apresentam gotículas de água dentro do pote mas o micélio esta saudável, seguimos o cultivo!
GALERA FIQUEI SEM O CELULAR UM TEMPO ENTÃO NÃO CONSEGUI POSTAR!
Mas depois que colonizou todo o arroz eu inoculei o substrato que eu comentei acima e fiz um teste da vermiculita em cima do substrato durante a colonizaçao, e realmente capta muito mais umidade e o casing pinou mais rápido que o sem verm. (8 dias antes)
Uma imagem dos pins já com a forma de cogumelo
Aqui eles estão prontos para a colheita, cerca de uma semana depois do inicio da pinagem (casings com vermiculita em cima). Fiz casings de 200ml e um de 750 pq nao enchi toda marmita, e aparentemente a marmita maior deu cogumelos mais robustos e pinagem mais acelerada (Estão indo para o segundo flush, colheita dia 11/04/2021

A colheita de um primeiro flush para meus cultivos foi boa, deu 100g úmido e cogumelos lindos, estou muito agradecido por ter dado tudo certo.
Esses são os cogumelos não desenvolvidos que restaram no substrato
Obrigado a quem ta acompanhando até aqui, motiva a continuar mandando mensagens do processo todo. Rumo ao segundo e tao esperado flush! valeu!

Entao, seguindo aqui mais uma colheita, eu imaginei que o segundo flush viriam filhotes abundantes, mas vieram poucos cogus grandes, eu to pensando que pode ter sido por conta de pouco spawn na hora de fazer o casing, parecia ter pouco arroz comparado com o substrato. vieram bonitões e indo para quem sabe mais uma colheita - 20/04/2021
E é isso galera! colhi mais alguns que proporcionou um total 35g secos, obrigado por acompanharem o cultivo! até a próxima!

Vou colocar então direto as informações aqui galera - o cultivo ainda esta no começo, estou na fase de inoculação ainda, os meninos estão crescendo em um spawn de arroz integral, fiz em potes de 500ml de vidro e esterilizado na panela de pressão por um pouco mais de 1 hora.
Eu inoculei os potes de arroz com uma seringa de Multi-esporos de MDK no dia 03/03/2021 e deixei eles em uma estufa, escura a mais ou menos 28°C

Vou ainda comprar os materiais que usarei para o Casing que vai ser húmus (35%) fibra e pó de coco (45%) pó de concha (15%) e o cafezin (5%)
como eu nunca fiz essa técnica se vocês puderem ajudar e dar umas dicas vai ser muuito bom! vou atualizando o cultivo aqui!!
abraços e muita luz a todos!

Alguns potes apresentam gotículas de água dentro do pote mas o micélio esta saudável, seguimos o cultivo!
GALERA FIQUEI SEM O CELULAR UM TEMPO ENTÃO NÃO CONSEGUI POSTAR!

A colheita de um primeiro flush para meus cultivos foi boa, deu 100g úmido e cogumelos lindos, estou muito agradecido por ter dado tudo certo.

Obrigado a quem ta acompanhando até aqui, motiva a continuar mandando mensagens do processo todo. Rumo ao segundo e tao esperado flush! valeu!

Entao, seguindo aqui mais uma colheita, eu imaginei que o segundo flush viriam filhotes abundantes, mas vieram poucos cogus grandes, eu to pensando que pode ter sido por conta de pouco spawn na hora de fazer o casing, parecia ter pouco arroz comparado com o substrato. vieram bonitões e indo para quem sabe mais uma colheita - 20/04/2021
E é isso galera! colhi mais alguns que proporcionou um total 35g secos, obrigado por acompanharem o cultivo! até a próxima!

Última edição: