Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
Boa Noite galera! Sou novato por aqui no CM encontrei o fórum sem querer procurando sobre cogumelos comestíveis. Achei tão fantástico o assunto que após umas 4 semanas lendo informações no fórum resolvi iniciar meu primeiro cultivo pelo B+. Vou descrever aqui os passos que realizei:

Dia 05/06: Preparei o substrato com a quantidade padrão com vermiculita e arroz normal ( Infelizmente pedi para minha mãe comprar arroz integral so que ela na hora da compra acabou se confundindo e comprando arroz normal e eu so percebi depois que já tinha inoculado todos os copos. Total de 4 copos. Mas como li em algum lugar do fórum que os micélios podem também se desenvolveram no arroz normal resolvi não descartar os copos já inoculados.
2015-06-08%2B11.47.59.jpg

Dia 07/06: Como havia preparado o substrato com arroz normal por engano tive receio que talvez não dar certo, então acabei preparando o pote de plastico da foto abaixo com arroz integral + vermiculita + fibra cocô. Preparado e inoculado no mesmo dia.
2015-06-08%2B11.45.26.jpg

Dia 13/06: 3 dias atrás comprei um controlador digital de temperatura + Aquecedor de aquário. Temperatura constante entre 27º e 28º. Fotos tiradas hoje e aparentemente os micélios estão evoluindo com saúde ao meu ver.
2015-06-12%2B17.17.02.jpg 2015-06-12%2B17.21.53.jpg 20150613_201042.jpg 20150613_201221.jpg
20150613_201353.jpg
Gostaria da opinião dos mais experientes se está tudo dentro dos conformes até o momento :)

Última edição:
É não... nada de raspar micélio ou borrifar água oxigenada (n)
Só continue acompanhando o desenvolvimento pra ter certeza daqui em diante.

É não... nada de raspar micélio ou borrifar água oxigenada (n)
Só continue acompanhando o desenvolvimento pra ter certeza daqui em diante.

Opa tupy, valeu pelo feedback! Vou ficar acompanhando, e vou manter as atualizações aqui sempre em dia para que vocês possam ir me passando orientações nesse meu primeiro cultivo.

Boa Tarde pessoal! Gostaria de pedir ajudar ao mais experientes: @Salaam`aleik @tupy @Cosmik @Ecuador
Hoje fazem exatamente 13 dias que 2 bolos estão no terrário:
SAM_0074.JPG SAM_0075.JPG
Porem até o momento nenhum sinal de pins. Tentei no inicio deixar a umidade baixar para incentivar a frutificação mas percebi que eles estavam ficando um pouco azulado. Estou borrifando água e abanando de 3 a 4 vezes ao dia. A temperatura está constante entre 23º e 26º. O que poderia estar errado? O fato de ter feito eles com arroz comum pode estar influenciando?

Como está a umidade do terrário? Não parece haver condensação na tampa. A tampa tem que ficar normalmente embaçada, se não estiver é porque não está evaporando, talvez devido a pouca variação de temperatura.

Você pode tentar rolar os bolos em vermiculita, ou pelo menos fazer um double casing (colocar um pouco de vermiculita embaixo e uma fina camada em cima dos bolos).

Como são dois, acho que eu faria as duas coisas - double casing em um, e roll completo no outro (para testar a eficácia). Mas o double casing apenas é bem mais fácil ;)

Para o double casing use vermiculita úmida, para roll molhe o bolo (ideal após o dunk) e use vermiculita seca (assim ela adere fácil). Convém esterilizar a vermiculita antes (umedeça, e seque no microondas ou frigideira).

Então você põe os bolos no terrário novamente (para aderir), e após algumas horas molha novamente a vermiculita, com cuidado (pode usar uma seringa para gotejar), até que a vermiculita fique apenas lustrosa, não encharcada.

A partir daí você não borrifa mais, nem abana. Deixe a umidade da vermiculita baixar naturalmente até equalizar com o terrário (1 dia ou 2). Socorra apenas se notar que o terrário não está úmido, e/ou os bolos estão secando rápido. Nesse caso é preciso verificar o terrário.

Após esse dia ou dois, umedeça novamente a vermiculita com cuidado, e abane e borrife o terrário nas paredes. E deixe quieto. Vá repetindo o processo até pinar.

Se o micélio começar a cobrir a vermiculita ou ficar felpudo (continuar colonizando), siga o mesmo processo, mas aumente as trocas de ar (abane normalmente, 2-3 vezes ao dia).

Pode demorar mais ou demorar menos, mas qualquer hora você esquece do terrário, os bolos pinam e quando vai ver, tem um monte de cogumelos :)

Boa sorte!

@Salaam`aleik infelizmente ainda não comprei um higrometro para verificar a umidade mas vou providenciar o quanto antes, mas você falando agora e eu realmente não tenho visto condensação na tampa. Eu vou seguir com double casing e roll como você me recomendou e retorno com atualizações daqui alguns dias. Agradeço mais um vez pelo apoio :):):)

Atualizações:
09-07-15: Primeiros pins.

Boa noite @Salaam`aleik os bolos pinaram :contente:, segui todas suas dicas e realmente não estava havendo condensação. Outros 2 que foram aniversariados por ultimo também pinaram. Segue fotos tiradas hoje:
SAM_0090.JPG SAM_0095.JPG SAM_0097.JPG

Última edição:
Agora é só manter... :) Com algumas pequenas mudanças.

A principal coisa que muda é que são necessárias mais trocas de ar (3-6 vezes ao dia).

Manter a umidade nesse estágio é realmente importante, pois os cogumelos são uns 90% água, precisam de água para crescer.

Então certifique que o terrário continua úmido, borrifando as paredes após cada troca de ar. E continue mantendo os bolos úmidos, com o cuidado de não molhar os pins e cogumelos.

Com amor eles crescem bastante, e ficam prontos para colher em uns 5 dias.

Bom dia @Salaam`aleik eu adquiri um air pump para meu terrário, eu deixando o mesmo ligado constantemente substitui a necessidade de ter que ficar abrindo o terrário para abanar?

Depende muito da bomba e do terrário. Só experimentando.

Sinceramente acho difícil acertar o ponto das trocas de ar automáticas (também estou testando um terrário com bomba de ar, e ainda não consegui). Deixar ligado 24 horas no meu caso não funcionou (secou demais), e alternando não trocou muito bem. Há outras 2 variáveis envolvidas, que são afetadas pela bomba (umidade e temperatura).

Por outro lado, abanando você tem certeza de que o ar foi trocado completamente naquele momento, e entre as trocas o terrário fica quieto, com tempo para recuperar os outros fatores do microclima.

Faça o teste, mas fique de olho. Confira como está a cada 6 ou 12 horas.

Atualizações:
Apesar de estar ocorrendo bem a frutificação, observei que o terrário de garrafa pet onde estavam 2 bolos apresentou número de pins muito superior ao dos 2 bolos que estavam no terrário de isopor mesmo com todo um ambiente controlado (Aquecedor de aquário, Termostato digital, Air pump, Medidor de Umidade (99%). Então resolvi transferir os 2 do isopor para uma garrafa pet igual. Não sei se teria relação com a genética de cada bolo ou o fato de ter usado arroz comum. De qualquer forma esta seguindo bem.
Fotos:
1.jpg 2.jpg 3.jpg SAM_0100.JPG

Última edição:
Atualizações:
Dos 4 bolos 1 teve apenas 1 pin foi aborto, então ontem realizei um dunk para ver se ele se desenvolve. O desenvolvimento esta um pouco lento com a temperatura entre 24 e 25 e umidade em 90%. Infelizmente como trabalho o dia todo somente abro as garrafas pets para trocas gasosas de manhã e a noite. Segue fotos tiradas hoje:
SAM_0119.JPG SAM_0121.JPG

Boa noite!!!!
Muito feliz com meus sagrados crescendo muito bem!!

SAM_0129.JPG 1.png SAM_0134.JPG
Esses 4 das ultima fotos estão normais pessoal?

Estão perfeitos! Pode até tirar uns carimbos, assim que abrirem um pouco mais os chapéus.

Pessoal preciso de uma ajuda. Logo após o primeiro flush fiz um dunk nos bolos, porem eles estão apresentando um aparência suspeita. Será cobweb? Segue as fotos:
SAM_0136.JPG SAM_0137.JPG

@Ecuador você me tranquilizou, obrigado mesmo!! Digo isso porque quando aniversariei os bolos e fiz o dunk da primeira vez o desenvolvimento do micélio não tinha esta aparência, mas venho aprendendo cada dia uma lição nova e meu próximo passo será montar um casing e ir aprimorando minhas técnicas. Obrigado :):)

Pelo andar da carroagem, seus Mágicos chegam em 7 dias! Ta bonito! Esse daí só tem a prosperar!

Back