Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Água mineral vs água destilada - Qual é melhor

Fsm85

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/08/2009
22
47
Depois de dar uma lida por aqui vi que algumas pessoas tem opiniões diferentes sobre este tema e fiquei com isso na cabeça... a final, qual das duas é melhor para fazer a seringa?! Algumas pessoas disseram que a água destilada acaba sendo ruim para os esperos, etc. Agradeço se puderem me dar um toque sobre o tema, se alguém já conseguiu fazer com água destilada, etc... ou se for aguá mineral dessas de 500ml posso usar ela ou tem q ferver? (aqui na Argentina n tem de copinho).

Vlw
:rolleyes:
 
E quanto ao assunto “qual é melhor para a natureza”, o melhor mesmo é economizar pois um destilador de água laboratorial utiliza em media 20 litros de água para produzir 1 litro de água destilada

:eek:h: meu que loucura essa eu não sabia!
 
Um bom sistema de osmose reversa produz 1l a cada 8 litros, é bastante mas ainda é melhor do que 20l. 20l provavelmente deve ser com um equipamento ruinzinho ou com destilação.
 
Sem querer ser preciosista, até porque cada um faz o que bem entende em certos aspectos, mas convenhamos que um pouco de estética na vida não faz mal...
Água da torneira, glovebox de papelão, seringa não sei das quantas, sei lá o que amarrado com arame e cadarço de botina velha... são práticas que podem funcionar, mas sempre é melhor o que é mais bonito.
 
Sem querer ser preciosista, até porque cada um faz o que bem entende em certos aspectos, mas convenhamos que um pouco de estética na vida não faz mal...
Água da torneira, glovebox de papelão, seringa não sei das quantas, sei lá o que amarrado com arame e cadarço de botina velha... são práticas que podem funcionar, mas sempre é melhor o que é mais bonito.
Nem sempre é melhor o que é mais bonito, amigo, aparências enganam. Às vezes é preferível sacrificar o "belo" em nome do "factível". Costumo dizer que o melhor em cada momento é o que tem! Fica na PAZ.
 
SAUDAÇÕES, mortais.

Queiram me desculpar, mas eu uso água de torneira da SABESP e não tenho o que reclamar. Funciona que é uma beleza, especialmente com a adição de um pouco de Água Sanitária (1-5%).

Então meu caro mortal não recomendo procedimento com agua duvidosa isso e de torneira, nela
são usada uma porrada de apetrescos quimicos para chega ate uma certa pureza, eu trabalho
com agua mineral e ainda fervo bem ai me sinto bem em trabalhar com ela, mais kda um tem sua escolha.
 
Acho que convém observar também previamente o pH da água que é usada no preparo do substrato.

Procurando no mercado encontrei diferentes marcas de água mineral, com pH a 25 °C variando de 6,5 até 8,2. Uma diferença considerável.
 
Acho que convém observar também previamente o pH da água que é usada no preparo do substrato.

Procurando no mercado encontrei diferentes marcas de água mineral, com pH a 25 °C variando de 6,5 até 8,2. Uma diferença considerável.
Tem certas agua por aqui que o PH varia em torno de 4,5. Aqui não ha lei estadual que regule a água de acordo com o mais próximo do ideal para a saúde do ser humano.
 
No preparo do substrato nao tem a menor diferença entre mineral ou torneira.
A composiçao mais K, mais Cl, mais ácido ou mais básico é indiferente, na quantidade de massa do substrato.
Para seringas água destilada ou soro fisiologico.
 
Mas preparar por exemplo um substrato para bulk, com água mais ácida, mais a acidez da borra de café e outros ingredientes, não irá exigir um tamponamento mais forte do que se fosse usada uma água mais alcalina?

Num PF-Tek por exemplo a água é 1 parte em 4, não creio que a diferença seja desprezível.

Ou a esterilização/pasteurização neutraliza o pH?

E o que tem a dizer sobre a composição / pH da água para outros usos, por exemplo, borrifar o terrário e bolos?

Eu uso água mineral para tudo no cultivo (natural ou fervida). Meus bolos bebem da garrafa, e eu da torneira :roflmao:
 
No preparo do substrato nao tem a menor diferença entre mineral ou torneira.
A composiçao mais K, mais Cl, mais ácido ou mais básico é indiferente, na quantidade de massa do substrato.
Para seringas água destilada ou soro fisiologico.
Concordo em parte, acho que tanto a agua de torneira quanto a mineral é possível cultivar com sucessos.
Não sei na microbiologia, mas pra seres humanos existem águas que fazem mal e pelo incrível que pareça desidratam!
Em relação ao balanço acido e básico não é bem por ai, a escala PH é logaritmântica. Pra ter uma noção tomando como referencia o pH em torno de 4, a água com pH 9.0 chega a ser 100 mil vezes mais alcalina.


So pra ilustrar:
 
Em relação ao balanço acido e básico não é bem por ai, a escala PH é logaritmântica. Pra ter uma noção tomando como referencia o pH em torno de 4, a água com pH 9.0 chega a ser 100 mil vezes mais alcalina.

Isso é laboratorial.


Aqui somos práticos, conhecemos o caminho e seguimos rente a ele.
 
O que posso contribuir empiricamente com relação a água é um seguinte. Eu normalmente acerto o PH da água em torno de 7,0 com um reef builder que vende em lojas de aquários marinhos. Sei lá, sempre faço isso e não tenho problemas. Mas dá trabalho. Aí tive a idéia (péssima) de querer by-passar essa etapa e fui olhar no supermercado as águas minerais pra ver se tinha uma que variasse entre 6 e 7. Achei uma, só que com gás.... aí usei pra fazer seringas do carimbo que eu tinha. Deixei por duas semanas hidratando. Aí inoculei em seis potes de milho. Resultado: esporocausto!!!!!! Nada germinou, nada nasceu.. :( Deve ser o gás carbônico, geral foi por asfixia. Never more again. Não sei onde eu tava com a cabeça.
 
Back
Top