Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Água mineral vs água destilada - Qual é melhor

Fsm85

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/08/2009
22
47
Depois de dar uma lida por aqui vi que algumas pessoas tem opiniões diferentes sobre este tema e fiquei com isso na cabeça... a final, qual das duas é melhor para fazer a seringa?! Algumas pessoas disseram que a água destilada acaba sendo ruim para os esperos, etc. Agradeço se puderem me dar um toque sobre o tema, se alguém já conseguiu fazer com água destilada, etc... ou se for aguá mineral dessas de 500ml posso usar ela ou tem q ferver? (aqui na Argentina n tem de copinho).

Vlw
:rolleyes:
 
Particularmente não acredito que a água da torneira, mesmo passada por algum filtro desses de carvão, seja boa para o cultivo. Ela é ótima para beber, mais confiável que água mineral, mas para consumo humano. Ela contém cloro residual, que é residual pois continua ativo depois que sai da estação de tratamento, e contém também fluor.

Ocasionalmente, dependendo da operação da ete, pode conter também algum residual de produtos químicos usados em seu tratamento.

Boa para humanos, ruim para cultivos.

Acredito que a melhor opção, para fazer seringas, seja água de copinho. Horrível para o meio ambiente, mas boa para seus cultivos. Depois faça um vaso ou algo decorativo com o copinho.

A água destilada é água pura. Ela não é muito boa por não conter os sais minerais que a água mineral contém. É uma água hipoteticamente mais sanitariamente segura do que a mineral, porém sem os sais minerais.
 
Entendo, vou testar com as 2 aqui p ver oq rola. A água destilada q tenho aqui é dessas q vende em farmácia... ela é estéril.

Vlw pelo retorno.
abraços
 
Concordo com o Psilocibec.
Mas quando não tenho água de
copinho uso a de torneira
fervida tampada por 15 minutos.

Funcionou muito bem.
 
Entendo, vou testar com as 2 aqui p ver oq rola. A água destilada q tenho aqui é dessas q vende em farmácia... ela é estéril.

Vlw pelo retorno.
abraços

Essa água estéril de farmácia é horrível, não a use em seus cultivos.
 
Opa devido ao processo de embalagem da agua mineralde copinho, ela se torna ideal para os cultivos.
A agua a 120 graus é usada como extrusora para as forminhas plasticas que dao origem aos copinhos, portanto a agua é pré esterelizada.
Costumo limpar bem a tampa do copinho com alcool, depois colo dois esparadrapos um em cima do outro, e puxo a agua pra fora atraves desse esparadrapo.
 
Opa galera!
Depois dos comentários acabei não usando a água de farmácia destilada e optei por usar apenas água mineral mesmo, mas infelizmente onde eu moro atualmente (Argentina) não encontro p/ comprar água mineral em copinho, assim que minha opção que chegava mais perto era uma água de 500ml (garrafinha de plástico). Eu tentei fazer o processo mais semelhante ao do copinho, tirei a tampa da garrafa e coloquei alguns esparadrapos tampando a garrafa, passei um pouco de álcool e puxei a água com a seringa através desse esparadrapo. Espero que dê certo... agora vou esperar pra saber o resultado.

Vlw
 
Opa galera!
Depois dos comentários acabei não usando a água de farmácia destilada e optei por usar apenas água mineral mesmo, mas infelizmente onde eu moro atualmente (Argentina) não encontro p/ comprar água mineral em copinho, assim que minha opção que chegava mais perto era uma água de 500ml (garrafinha de plástico). Eu tentei fazer o processo mais semelhante ao do copinho, tirei a tampa da garrafa e coloquei alguns esparadrapos tampando a garrafa, passei um pouco de álcool e puxei a água com a seringa através desse esparadrapo. Espero que dê certo... agora vou esperar pra saber o resultado.

Vlw
O processo de embalagem das PETS nao é o mesmo dos copinhos.
Nao garante a essterelidade da agua pois a pet é extrudida através de ar comprimido, resfriada e só depois entra a agua, a temperatura normal e niveis de coliformes fecais controlados(portanto existente).
Não sei se foi uma boa opção, torço para que ae na argentina(que depois que liberou a cannabis pra mim é o melhor pais da america) as aguas sejam pré esterelizadas pelo padrão americano, e nao pelo brasileiro - onde a agua pode conter coliformes fecais desde que nao ultrapasse uma certa medida nociva.)
 
hahhahah isso é uma coisa boa aqui, mas pode ter certeza que o nosso país é bem melhor, brasileiro é brasileiro, somos pessoas que estão sempre de bem com a vida e que sabem demonstrar isso umas com as outras!
Bom, espero que pelo menos um dos copos que fiz dê certo... acho que na proxima eu vou ter que ferver a água pra garantir. Fiz 8 copos com 2 espécies diferentes, Chile e Hawaii ... não sei se alguém aqui do forum já conseguiu fazer alguma dessas, mas espero que role, pelo menos pra poder disfrutar de todo o trabalho que tive rs
 
Vai conseguir sim, hehehe os brasileiros estamos mandando boas vibrações pra você ...

Não esqueça de tirar carimbos, para você e para espalhar pelo mundo :positive:
 
Uma boa notícia!

Psilocibec, não vou esquecer não! hahaha isso n se pode deixar de fazer de jeito nenhum rsss e já tá começando a dar certo.

Hoje fazem 2 dias que inoculei as seringas que fiz com água mineral de garrafa (500ml), fui olhar os copos para ver como estavam e o micelio já começou a se desenvolver em alguns deles! Agora é esperar... :D
 
Bom, eu discordo qd falam q a água destilada de ampola não é boa, pois ela vem bidestilada e esterelisada. Minha irmã é bióloga e lá no laboratório o pessoal só usa água destilada pra tudo, é procedimento padrão para as culturas, inoculações, etc...

A quantidade de sais minerais presentes nos míseros 2ml q é usado para inocular os cada copo não faz nenhuma diferença praticamente, a "comidinha" do micélio está presente no arroz integral.

Isso foi o que ela falou, então, acho q vale levar isso em conta afinale la é bióloga e faz pesquisas no laboratório!

Abraço a todos os amigos!

+++Positive Vibrations+++

"Viaje no Cosmo sem gastar gasolina!!"
 
afinale la é bióloga e faz pesquisas no laboratório!

eu sou engenheira e também as faço gatão .... e garanto que se você tentar fazer um teste de demanda bioquímica de oxigênio sem usar uma água com sais minerais seu resultado não será confiável ... água destilada não é a melhor opção para testes utilizando microorganismos, acredite, eles não crescem bem sem os minerais ... a água pode ser destilada e acrescida dos sais, mas como aqui a micologia é amadora, e amante hehe, a água mineral é a melhor opção.

Você acha 2mL pouco?? Já ouviu falar em nanotecnologia? E como particulas menores que o átomo influenciam na sua vida ....

Abra os olhos menino, pouca é a nossa visão, atrofiada e acostumada com o que é grande ...

(faça o teste, faça culturas líquidas, uma em água destilada e outra em água mineral, por favor não utilize seringa multi-esporos pois não valeria de nada, pegue um pedaço de micélio, ou clone o mesmo fruto pra dar mais confiança, e compare o desenvolvimento do mcélio)
 
Emanuelle querida, concordo com vc em algumas partes, mas em outras tenho um pensamento paralelo.

Não será a água que nutrirá os esporos e sim o substrato, a água nesta etapa do processo de cultivo serve para rehidratá-los e também como meio de transporte seringa-copo. Podemos dizer então que nesse sentido não há diferença entre a água mineral de copinbo e a água destilada de ampola, mas há diferença (pelo menos para mim) no quesito segurança, já q ela é bidestilada e são destinadas ao uso médico, o que nos dá 100% de certeza que não haverá contaminantes. Não concorda?

De qualquer forma irei fazer uma experiência, dos 6 bolos que eu vou preparar, 3 vou inocular com a água destilada e os outros 3 com água de copinho.
 
Experiência própria... eu usei água destilada e a colonização foi muito lenta! claro, nunca culpei a água destilada em si pois utilizei água da torneira não fervida na confecção dos bolos PF... os bolos estavam bem oxigenados pois o substrato estava bem "soltinho" e não foi prensado... em um dos potes que estava estagnado abri os furos para oxigenação e o desenvolvimento foi estrondoso em apenas 2 dias... o mais engraçado é que esse pote tem bastante espaço com ar... além do selo e da base de vermiculita seca ... ainda não consegui entender pois todos dizem que o ar dentro do pote é suficiente para o desenvolvimento do micélio...
 
... ainda não consegui entender pois todos dizem que o ar dentro do pote é suficiente para o desenvolvimento do micélio...

Se você generalizar e achar que todo mundo fala ao contrário, você não vai entender nunca. Mas se você pesquisar pelo CM e outros fóruns pelo mundo afora, vai ver que muitos recomendam abrir os potes de vez em quando, principalmente na fase final, ou como você mesmo percebeu, quando o crescimento começa estagnar.
 
muitos recomendam abrir os potes de vez em quando, principalmente na fase final, ou como você mesmo percebeu, quando o crescimento começa estagnar.

Valeu Cosmik,

Já havia me atentado para esse tipo de discussão... justamente após ler muito resolvi não abri-los durante a inoculação... como estagnou resolvi seguir a outra linha de pensamento como a do tchescko...

Aconselham que eu feche os buracos novamente agora que já houve a troca de ar? Mesmo porque um de meus potes está quase 100% colonizado...
 
E a OSMOSE?

A água destilada é excelente para hidratar, as vezes até demais, devido a pressão osmótica, a água é forçada a passar do meio mais diluído para o menos diluído.
Em alguns casos pode ser prejudicial pois as células absorvem tanta água que acabam explodindo .

Eu utilizo o filtro natural mesmo “o solo”, a água em minha cidade é do Aqüífero Guarani onde é captado através de poço tubular profundo. Na linha de distribuição é adicionado cloro e flúor, o cloro (hipoclorito de sódio) para garantir que a água continue estéril até a minha casa e o flúor para combater as cáries. Fervo a água na tentativa de diminuir a quantidade de cloro dissolvido, espero esfriar e pronto.

Cidades que possuem ETA - Estação de Tratamento de Água convencional podem utilizar produtos quimicos tais como:

Coagulantes
  • sulfato de alumínio
  • cloreto férrico
Desinfetantes
  • cloro gasoso
  • hipoclorito de sódio
  • hipoclorito de cálcio
Correção de pH
  • hidróxido de cálcio
  • hidróxido de sódio
  • carbonato de sódio
Fluoretação
  • fluossilicato de sódio
  • ácido fluossilícico
Algicidas
  • sulfato de cobre
  • desinfetantes
Seqüestrantes para ferro, manganês e dureza
  • ortopolífosfatos
Controle de Odor e Sabor
  • carvão ativado
Auxiliares de coagulação, floculação, decantação e filtração
  • polímeros

E a água deionizada?
esquece essa :censored: "É adequada para aplicações que exigem água com baixa condutividade."

E quanto ao assunto “qual é melhor para a natureza”, o melhor mesmo é economizar pois um destilador de água laboratorial utiliza em media 20 litros de água para produzir 1 litro de água destilada
 
Back
Top