Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo «Mex Dutch King»

Diário de cultivo completo.
Boníssima tarde meus caros amigos!

Venho aqui hoje para relatar este cultivo que iniciei há alguns dias e até agora têm evoluído maravilhosamente.

Consiste em bolos PF de FAI+Vermiculita+semente para pássaros, respectivamente na proporção de 1/2/1.

Copos incubados em caixa de isopor a exatos 26C e ainda e dentro de uma caixa com isolamento térmico para evitar mudanças bruscas de temperatura, aviso aos cultivadores de primeira viagem, por muitas vezes eu acabei negligenciando este fator por acreditar não ser tão vital, mas agora com estes resultados vejo que é sim um fator determinante no desenvolvimento de um micélio saudável, portanto procurem ao máximo tentar manter os parâmetros ensinados no forum.

Copos montados com uma camada de filtro e duas de papel alumínio, assepsia total abusando de lysol e alcool, luvas cirúrgicas como sempre.


Esterilizados em P.P. por uma hora( depois que começou a sair vaopor) em fogo baixo.



A inoculação foi feita no dia 03/08, duas inoculações por copo totalizando 2ml da seringa.

Aqui eu tive uma idéia que eu não sei se foi das mais inteligentes, mas como eu estava cansado das minhas inoculações medíocres que mal passavam o selo de vermiculita, acabei tendo o insight de usar um catéter invés da agulha normal da seringa, não deu outra foi uma linda inoculação que escorreu até o fundo, e eu nem precisei dançar tango com os copos pra escorrer direitinho.


Segue algumas fotos, conforme o cultivo for evoluindo eu postarei mais informações.

LUX
P1040092.jpgP1040100.jpgP1040106.jpg
 
Lindos micélios!!!

Começamos o cultivo mais ou menos no mesmo dia, se tudo correr bem, vamos colher juntos!

Boa sorte com essa colonização, que também merece parabéns!

Forte Abraço!
 
Good Job! Bonitos
mesmo esses bolos!
Tomara que colhamos
todos juntos!
:D

Qual é o número do seu cultivo?!

Paz, e bons cultivos!
 
É verdade eu cai nessa armadilha de que a temperatura não importava muito e resultado miscelio se desenvolvendo vagarosamente!!!!!!

Hum!

Parabens belos bolos!

Em que data voce inoculou e em que data as fotos foram tiradas?


Good Vibes!

Paz e luz!
 
Respondendo as perguntas, o terrário eu ainda estou entre uma caixa de isopor e um aquário de vidro, vou esperar mais pra frente pra decidir, inoculei os copos dia 3 e as fotos são de hoje.

Já cultivei antes mas nunca obtive sucesso com bolos, estou tentando novamente afim de perceber as diferenças entre as tek's.

Eu ví o amigo pão com mortadela falando sobre usar vermiculita apenas,para umedecer o terrário, não sei se eu entendi mal, mas como eu tenho vermiculita de sobra pode ser uma alternativa para a argila expandida pois parece ser mais limpo, já que a argila acaba meio que "derretendo" depois de um tempo, soltando terra,fazendo com que o terrário não fique tão limpo quanto deveria.

Mas ainda não há nada decidido sobre isso.
 
Respondendo as perguntas, o terrário eu ainda estou entre uma caixa de isopor e um aquário de vidro, vou esperar mais pra frente pra decidir, inoculei os copos dia 3 e as fotos são de hoje.

Eu ví o amigo pão com mortadela falando sobre usar vermiculita apenas,para umedecer o terrário, não sei se eu entendi mal, mas como eu tenho vermiculita de sobra pode ser uma alternativa para a argila expandida pois parece ser mais limpo, já que a argila acaba meio que "derretendo" depois de um tempo, soltando terra,fazendo com que o terrário não fique tão limpo quanto deveria.

Tem certeza que ele não disse Perlita ao invés de Vermiculita?!

Eu tinha comprado um de isopor 50 litros e me arrependi, depois comprei
um tapawear 56 litros. O isopor é muito ruim para manter assepsia...
Eu recomendaria o tapawear.
 
Legal Bella, entre a caixa de isopor e a de plástico eu ficaria com a segunda pois o isopor tem porosidades que podem alocar esporos e/ou bactérias mais facilmente.

Sobre manter a umidade no terrário, será que dá pra usar vermiculita? Utiliza-se comumente perlita ou argila expandida; a vermiculita é pros substratos/camadas casing manterem a umidade... mas se o pãocomorta falou isso mesmo, também deve dar pra usar...

A temperatura da colonização pode ser otimizada segundo o Paul Stamets, que viu em 29ºC a melhor condição para o crescimento vegetativo... mas esses 26ºC também estão funcionando muito bem, pelo visto ;)
Boa sorte !
 
Pessoal!

Tive que me ausentar deste forum por algum tempo porém volto para atualizar o diário.

Pois bem, depois dos dois bolos que constam na abertura do diário ainda fiz mais quatro que colonizaram e frutificaram tão bem quanto os primeiros, resumindo, o cultivo é um sucesso.


Nas fotos são os quatro novos bolos no terrário e mais os dois primeiros que já estão entregando as pontas depois do quinto flush.

Vão as fotos

aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1050333.jpgaimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1050339.jpg

Neste cultivo percebi uma sensível diferença entre os cogumelos cultivados em casing para os cultivados em bolo no que se refere a potência,constatada tanto pelos efeitos quanto pelo azulamento.

Em outras ocasiões testarei os casings com substratos diferentes


LUZ
 
Que coisa linda!!
Da ate vontade de cultivar com PF de novo!

Parabéns!!!!:D
 
Back
Top