Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Teste de substrato com Carolina Soil + Trigo para kibe

Na falta de vermiculita, iniciei um teste utilizando um substrato com trigo para kibe e Carolina Soil, um substrato inerte muito utilizado no cultivo de plantas que gostam de um substrato mais solto, composto por turfa de sphagnum e perlita.
Diário de cultivo em andamento.

Informação geral

Raça(s)
Cambodian Gold
Inoculação
28/07/2024
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Pseudo glovebox
Terrário
Caixa organizadora.
Técnica(s)
Casing
Substratos
Trigo para kibe e Carolina Soil (turfa de sphagnum e perlita)
Após ficar sem cultivar por ter passado um tempo morando com minha família, agora posso voltar para o cultivo. Assim como uma experiência psicodélica, meus cultivos sempre vem e vão em ondas.

Surfei no caos durante 1 ano, agora consegui sair da Babilonia e mudei para uma pequena cidade do interior de São Paulo, com comércio bastante restrito e onde não encontrei vermiculita. Comercio online também é complicado porque eu não fico em casa durante o horário comercial e não tem ninguém pra receber.

Tenho em casa um substrato inerte chamado Carolina Soil, utilizado no cultivo exatamente por ser um substrato bastante aerado ao mesmo tempo que retém um pouco de água (mais água que fibra de coco, por exemplo). Pesquisei rapidamente, não encontrei referencias sobre ela no cultivo de Cubensis e resolvi testar pra ver se ia pra frente.
Existem variedade diferentes de Carolina Soil. Estou usando a que tem mistura de turfa com perlita.

No sábado, dia 27/07, utilizando a minha Pseudo-Gloovebox, água mineral e potinhos de coleta de exame de merda, preparei duas seringas de esporos já prevendo que meu teste poderia não ir pra frente por diferentes motivos, e eu teria que dar um jeito de achar a vermiculita e começar novamente. Preparei o substrato com 50% de Carolina Soil e 50% de trigo para kibe, e hidratei com água mineral de garrafa, a mesma que usei pra fazer as seringas. Tomei bastante cuidado para não encharcar, pois o poder de absorção do Carolina Soil é menor que da Vermiculita. Quando o substrato estava no ponto ideal, enchi 4 copos americanos daqueles grandes e coloquei na panela de pressão durante 1 hora para esterilizar.

WhatsApp Image 2024-07-27 at 20.59.53 (5).jpeg


Pois bem, substrato esterilizado, esporos hidratados, no domingo eu inoculei e fiquei aguardando.

Apesar do frio que está fazendo, durante a semana os primeiros sinais de micélio aparecerem e hoje, dia 04/08, 1 semana após a inoculação, eles começam a ficar mais evidentes.

WhatsApp Image 2024-08-04 at 15.20.34.jpeg

Tenho impressão que o substrato ficou com baixa umidade após a esterilização, mas não a ponto de ser um problema para esse momento de colonização.
Vou ver como ele vai se desenvolver pra pensar nos próximos passos e em como vou dar continuidade no cultivo. Estou pensando em aproveitar alguma ida a São Paulo para trazer vermiculita e montar os meus tradicionais casings em marmita e talvez tentar levar algum dos copos no estilo PfTek para verificar se ele frutifica legal.

Atualizações recente

Mudei de cidade novamente e acabei não postando a atualização do cultivo.

Os copos estilo PFTek não vingaram.
Por falta de vermiculita e também pra testar a viabilidade do substrato, coloquei pra frutificar sem nenhuma cobertura de vermiculita, os bolos secaram, eu fiz um dunk e eles secaram novamente. Acabei descartando antes de ter alguma contaminação e também porque o dia da mudança estava chegando.

Dois outros copos viraram dois casings preparados em marmitas, com cobertura de pó de coco. Colonizaram legal e ficaram colonizando tempo até demais, coloquei pra frutificar ontem.

Aparentemente o terrário não está segurando muita umidade, mas acho que agora com dois casings respirando e dentro de um armário, pode ser que seja suficiente. Vou acompanhando.


WhatsApp Image 2024-10-27 at 13.35.15.jpeg
Hoje coloquei os dois primeiros bolos no terrário. Não tive problemas de contaminação, porém 2 bolos ainda não terminaram de colonizar (o clima está variando muito na minha região, na mesma semana faz 3º e 35Cº).

Fiz o terrário de forma bem simples, consegui uma caixa organizadora por R$15, cortei com uma tesoura aquecida na boca do fogão mesmo (ficou meio tosco, mas beleza), e coloquei pedras porosas no fundo e fechei os furos com fita microporosa.

Ele está montado há alguns dias, fiquei com impressão de que não está segurando muita umidade. Não está formando goticulas, o ar ambiente está bastante seco e acho que isso pode estar influenciando, mas ao abrir o terrário eu sinto o ar mais úmido, vamos ver.

De todo jeito, recebi uma proposta de emprego um pouco melhor e acho que terei que me mudar novamente pra São Paulo, passando um tempo na casa da minha família até me ajeitar. A torcida agora é para que eles frutifiquem a tempo de ter uma experiência antes disso.


WhatsApp Image 2024-09-07 at 10.22.09.jpeg
Continuamos crescendo apesar da frente fria que deixou tudo mais devagar, ainda sem nenhum problema aparente.

WhatsApp Image 2024-08-17 at 17.44.10 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-17 at 17.44.10.jpeg

Anexos

  • WhatsApp Image 2024-08-17 at 17.44.10.jpeg
    WhatsApp Image 2024-08-17 at 17.44.10.jpeg
    240.3 KB · Visualizações: 9
Última edição:

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Barratorta
Visualizações
850
Monitoradores
2
Comentários
4
Atualizações
4
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Mais do(a) Barratorta

Compartilhar este diário

Back
Top