Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Experiências de um inexperiente

Primeiro cultivo em Monotube (Cx Org 28L) Cambodian
Diário de cultivo problemático.

Informação geral

Raça(s)
Cambodian
Inoculação
26/03/2024
Inoculação via
Cultura Liquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre (Velas)
Spawn (Data)
25/03/2024
Terrário
Caixa organizadora/Monotub
Técnica(s)
Monotub
Substratos
Vermiculita grossa
Olá, vou iniciar o diario da minha primeira experiencia com monotub (E é a minha segunda no geral, resolvi arriscar).

Adquiri a Cultura Liquida pela internet da genetica Cambodian, por ser mais rapido e indicada a iniciantes. Minha primeira experiencia de cultivo esta sendo com Ghost (ta me matando de ansiedade a demora).

Ia utilizar o milho como Spawn, mas não encontrei proximo de casa, então optei por arroz integral. Cozinhei o arroz por cerca de 10min, acredito que podia ter cozinhado mais um pouco, pois estava bem durinho ainda.

10ml de cultura liquida foram divididas em 2 potes de 500ml, um de requeijão (220ml) e dois copos de vidro (aproximadamente 250ml). Inoculei ao ar livre com o auxilio de 3 velas. Antes da inoculação, tinha colocado os grãos no pote e coloquei no microondas, pois não tenho panela de pressão.

Hoje meus 3 potes encontram quase todos branquissimos. Os copos de vidro estavam ficando branco, mas uma parte estava meio estranha. Resolvi juntar esses dois copos em um outro recipiente. Eu sei que isso não é adequado de forma alguma, fiz apenas para ver o que acontece, se de fato vai contaminar. Esse pote esta isolado de todos os outros. Acredito que o fato da contaminação foi higiene insuficiente, pois são copos que eu uso no dia a dia, foram submetidos aos mesmos processos que os potes que vingaram.

Eu ia utilizar terrarios de garrafa pet. Cheguei a montar até, mas acabei desistindo e partindo para um monotub de caixa organizadora. Ela possui 28L. Fiz furos com faca quente, coloquei aquelas faixas com furos pequenos e fita micropore. Quando for passar o micelio pro casing irei colocar o Liner dentro. (Além de limpar tudo com alcool).

Enfim, vou atualizando aqui conforme ir fazendo as coisas. Espero que de certo.

O pote de tampa azul é o que ta possivelmente contaminado. De fato ainda não sei dizer. Se algum souber, agradeço. Alguns micelios estão quebrados pq vi a dica de quebrar eles balançando, para que aumente a velocidade da colonização

Atualizações recente

Decidi por interromper e jogar fora. Acredito que esteja contaminado. Hoje lembrei que eu tinha um dos potinhos que foi colonizado o micélio, então abri para ver qual era o cheiro e reparei que era bem diferente do cheiro que estava no monotub. Acredito ter sido contaminação por bacteria, pois não apresentava indicações visuais, além daquele ponto amarelo que postei aqui (não cresceu e nem nada). Além disso, percebi que errei muito na quantidade de substrato, acho que isso possa ter impactado na retenção de água e favorecido o crescimento das bactérias.

Enfim, não terminou da forma que eu queria, mas não vou desistir. Em breve mais experiências de um inexperiente. Acredito que entre essa semana ou a próxima eu comece uma segunda tentativa. E me atentando melhor com o substrato.
Olá, hoje (12/04) abri o terrario e tirei uma foto. O que vocês acham? Como disse anteriormente, sinto que o micelio ta estagnado, ela ta um bom tempo sem crescer, tanto que tem umas partes ali que não estão sendo colonizadas. Pra ser sincero, acredito que não montei da melhor forma, tem algumas partes irregulares, então acredito que o spawn não ficou espalhado por igual, mas enfim.

Sobre a segunda foto, o que seria? Uma contaminação? Se não for, o que é?

Anexos

  • micelio 1.jpg
    micelio 1.jpg
    257.3 KB · Visualizações: 17
  • micelio 2.png
    micelio 2.png
    2.8 MB · Visualizações: 17
Como disse anteriormente, o micelio parece estar um pouco estagnado, ele ta branquinho, mas não colonizou ainda todo o substrato. Ja fazem 8 dias desde que montei. Alem de estagnado, também reparei que estava perdendo bastante umidade. Li em alguns lugares que monotubes geralmente não precisa borrifar, pq meio que funcionam sozinhos. Acredto que essa perda seja por conta dos furos no terrario, acredito que não tampei da melhor forma. Utilizei aquelas faixas com furinhos, que geralmente usam para curativos. Não comprei micropore pq estava bem caro aqui na minha cjdade e ja tinha essas faixas. Então pra tentar resolver coloquei mais uma dessas faixas nos furos, pra tentar diminuir essa troca de ar. Por fim, queria comentar sobre o cheiro. Não diria que esta um cheiro ruim, mas a verdade é que eu não sei que cheiro um micelio deve ter.

Afinal, como vc descreveria o cheiro do micelio?

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
GlubGlub
Visualizações
400
Atualizações
6
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Compartilhar este diário

Back
Top