Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cordyceps Militaris - O Fungo Zumbi

Cultivo doméstico de parasita que coloniza o sistema nervoso, o que pode dar errado?
Diário de cultivo problemático.

Informação geral

Raça(s)
Cordyceps Militaris
Inoculação
09/07/2022
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Spawn (Data)
09/07/2022
Terrário
Caixa organizadora
Técnica(s)
Egg Tek
Substratos
Ovo, levedura, extrato de malte, arroz integral

Prefácio​

Zumbis são reais​

Quem conhece o jogo "The Last of Us" talvez vai se lembrar das causas do apocalipse zumbi daquele universo:

"Em 2013, a importação de colheitas da América do Sul trouxe junto uma mutação do fungo cordyceps, capaz de infectar o cérebro humano ainda vivo, escravizando o hospedeiro que se torna violento e irracional enquanto gradualmente tem seu corpo consumido."

Muito criativos esses estúdios de jogos. Onde já se viu, fungos dominando o cérebro de animais kkk
Opa, calma ai, acho que isso acontece na natureza :eba:

istockphoto-1086357178-170667a.jpgCordyceps.jpg
Do lado esquerdo uma lagarta colonizada pelo Cordyceps Sinensis e do lado direito uma formiga tomada pelo Ophiocordyceps unilateralis

É isso mesmo meus amigos, essa família de fungos, que é composta por algumas centenas de espécies (cada uma especializado na colonização de um bicho diferente), consegue colonizar o sistema nervoso de insetos e artrópodes.

Mas eles não são parasitas comuns como aquele bicho de pé que você teve na infância, os cordyceps conseguem controlar a mente do hospedeiro e fazem com que eles se dirijam até locais onde a luminosidade, temperatura e umidade sejam favoráveis à reprodução (do fungo, não do bicho!). Olha esse vídeo que adorável:



Benefícios à saúde​

Mas por quê então cultivar algo tão terrível?
As pesquisas vem mostrando resultados interessantes quanto a ingestão desses cogumelos pra fins medicinais.
A cordicepina, que é o princípio ativo por trás dos possíveis benefícios, começou a ser estudada nos anos 50 como possível tratamento adjunto para pacientes com câncer. Em doses pequenas ela age seletivamente inibindo a divisão acelerada das células, o que pode estancar o desenvolvimento de um tumor por exemplo.

Outra aplicação promissora é seu uso como suplemento esportivo. Em teste duplo cego feito com ratos, o fungo aumentou consideravelmente a disponibilidade de testosterona livre no sangue dos animais. Em humanos de meia-idade houve também um alongamento do ponto de inflexão do lactato, ou seja, permitiu com que fizessem exercícios aeróbicos por mais tempo antes da fadiga.

Aos nerds de ciência, anexei uma revisão de alto impacto (410 citações) focada no cordyceps militaris. Nele os autores se aprofundam em algumas das aplicações e apontam estudos adjacentes.

O Cultivo​

A compra de cordyceps pela internet é complicada. O sinensis cresce em baixíssima quantidade na cabecinha de lagartas em algum lugar remoto no alto dos Himalaias, no Tibet. O preço é absurdo e o mercado tá cheio de falsificações.

Quanto ao militaris, ele é fabricado em larga escala em tanques de fermentação ou em blocos mesmo. O problema é que em ambos os casos o que chega pra gente aqui no terceiro mundo é só o micélio triturado. Em alguns casos a quantidade de substrato encontrado nas capsulas passa da metade do volume. Além disso, existem poucas evidências que o micélio possua as mesmas propriedades encontradas no corpo frutífero maduro.

A dificuldade do cultivo doméstico é conseguir suprir com todos os nutrientes uma espécie que tá acostumada a comer carne. Dá pra literalmente esguichar CL em larvas de besouro (tenébrio) e deixar a magia acontecer, mas bora tentar uma abordagem mais vegetariana kkkkk

Egg Tek​

O substrato usado no cultivo profissional é um pouco custoso e envolve a suplementação com nutrientes e peptonas de uso laboratorial. Na busca pela combinação mais simples, o @joaor me abriu os olhos pra essa tek feita com ovos. A receita é muito simples e a quantidade abaixo preenche até 6 potes de conserva do tamanho padrão de palmito (500~600ml):

- 3 ovos inteiros (com a casca)
- 1 colher de sopa de levedura em flocos
- 1 colher de sopa de extrato de malte leve (usado em cerveja pilsen)

Quebre os ovos e bota todos os ingredientes na jarra do liquidificador, adicione água mineral até completar os 500ml e bata tudo até triturar as partes sólidas. Em cada um dos potes vamos botar:

- 45g de arroz integral
WhatsApp Image 2022-07-09 at 7.22.33 AM.jpeg

- 80ml dessa mistura nutritiva*
WhatsApp Image 2022-07-09 at 7.31.43 AM.jpeg
*É importante deixar a espuma abaixar antes de verter o líquido no pote. Depois, dê uma misturada com a colher pra homogenizar o pó da casca


Fiz furos de 8mm nas tampas pra inoculação e troca de ar, cobri com microporo e depois de lacrado botei o papel alumínio pra impedir que entrasse água durante a esterilização.
Já na panela, quando pegou pressão, deixei os potes por 2 horas.

WhatsApp Image 2022-07-09 at 8.23.01 AM.jpeg

Quando esfriar já tá pronto pra inoculação com a cultura líquida. O aspecto é mais ou menos esse aqui da foto:

WhatsApp Image 2022-07-09 at 11.58.51 AM (1).jpeg

A incubação dura de 7 à 14 dias. Depois é só expor à luz indireta e esperar algumas semanas pra fazer a colheita. Em nenhum momento antes disso é necessário abrir o pote ou adicionar água.

Nos últimos dias acabou esquentando onde moro e não sei se vai dar certo o cultivo. Esse fungo é sensível e precisa de temperaturas de no máximo 20° pra se desenvolver.

De qualquer forma, fica aí a receita e os procedimentos pra quem quiser tentar.

-------------

Primeira semana de colonização (15/07)​


Apesar da aparência líquida do substrato na foto anterior, ele fica bem duro e com aquele aspecto de âmbar. Sinto que durante a esterilização, os potes ficaram muito próximos à água fervente e provavelmente houve um endurecimento do fundo, mas vamos acompanhando.

cordyceps2.png

Até agora o micélio tem conseguido colonizar bem a superfície do substrato e estimo que daqui uma semana poderei levar pro terrário.

-------------

Da 2ª à 4ª semana de colonização (22/07 ~ 05/08)​


A temperatura esquentou bastante nesse período e permaneceu pelo menos 5° a mais do que o máximo adequado para a frutificação. Nas semanas 2 e 3 o micélio dobrou de tamanho na vertical e na semana 4 o branco tem dado lugar ao tom alaranjado da foto.

Teoricamente, os pins deveriam aparecer a qualquer momento maaaas, ficamos no aguardo dos próximos episódios :sorrateiro:

atualização.png

-------------

Encerrando o experimento (29/08)​


Infelizmente o cultivo desse cogumelo se mostrou inviável na minha região na ausência de temperatura controlada.
O termostato registrou uma média de 25° desde o aniversário, ou seja, 4~5° a mais que o ideal para a pinagem.

De qualquer forma, não houve contaminação em nenhum dos potes e o substrato se mostrou eficaz pra essa espécie. Caso você disponha de meios adequado pra refrigeração do ambiente ou mora em locais mais frios, recomendo demais a experiência.

No mais ficamos por aqui. Se você pretende cultivar ele no futuro e eu puder ajudar, deixa um comentário.

Informação do diário

Categoria
Raros e Exóticos
Adicionado por
MarceloHirosse
Visualizações
1,372
Monitoradores
5
Última atualização

Downloads

  • das2010.pdf
    439.9 KB · Visualizações: 84

Mais em Raros e Exóticos

Mais do(a) MarceloHirosse

Compartilhar este diário

Back
Top