Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento As aventuras de um entusiasta

Meu primeiro pé de cogumelo!
Diário de cultivo em andamento.

Informação geral

Raça(s)
Psilocybe Cubensis raça aleatória
Inoculação
24/01/2024
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Spawn (Data)
07/02/2024
Terrário
Caixa organizadora
Técnica(s)
PFTEK
Substratos
PFTEK
Acredito que comprei o kit mais básico que deve existir para cultivo de cogumelos Cubensis: dois potinhos com vermiculita e uma seringa para injetar dentro. Após a inoculação da cultura líquida, fui pesquisando sobre o assunto enquanto os micelios cresciam e descobri que faltavam muitas coisas, como o terrário, vermiculita, perlita e todo o resto do material. Um dos potes não formou bom micélio, mas como a caixa é grande insistirei em colocar os dois bolos dentro dela. Farei hoje dia 07/02/24 o procedimento de formar o terrário e "plantar" os bolos nele.

[Intervalo de 2 horas aprox]

Terminei o transplante para o terrário, infelizmente o bolo que comentei que nao estava com boa aparencia achei melhor descartar, estava com um odor ácido, diferente do primeiro.

Segue as imagens:

Imagem do WhatsApp de 2024-01-26 à(s) 23.50.56_70b9abd9.jpgb1.jpgb2.jpg

Atualizações recente

-14 dias desde o aniversário:
O micélio está todo azulado já fazem alguns dias, realmente contaminou...
Os pins citados na atualização anterior não passavam de contaminações, provavelmente outros fungos bem conhecidos por cultivadores.
Infelizmente, terei que recomeçar porém agora com uma bagagem maior de conhecimentos, adquiridos nos mais diversos lugares e recônditos da web, em sua grande maioria aqui no fórum.
Como eu citei na atualização anterior, deixaria o terrário montado com o micélio dentro, ainda que com aspecto horrivel, e qual não foi minha surpresa: Um menino veio dar as boas vindas!!! Um único pin surgiu em um terrário que variava entre 30 e 32°, como uma confortante mensagem de algum lugar incrivel e mágico, que eu espero me conectar em breve, dizendo: Não desista!
Como o kit que adquiri era o mais básico dos básicos, veio aleatório. Por isso, peço que alguém possa identificar a especie, se possível.
Vocês devem estar me achando maluco a esta altura, "onde já se viu tamanha felicidade com um único pin", mas não se trata mais de sucesso ou fracasso, é sobre não desistir!
Hi5!

Anexos

  • 2102.jpg
    2102.jpg
    130.4 KB · Visualizações: 17
  • 2102B.jpg
    2102B.jpg
    185.9 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Já se passaram 8 dias desde o aniversário, e há 2 dias começaram a surgir alguns pins.
Descartei o Bolo B.
Não tenho certeza se o Bolo A também foi contaminado, mas tudo indica que sim. Sigo utilizando garrafas esterilizadas de água congelada para manter a temperatura entre 24 e 30°, mas minha região teima em fazer calor e dificultar o manejo.
Tenho ideias novas a cada dia, penso que deve haver maneiras de automatizar ao maximo o cultivo no terrário, apenas para manter as condições basicas sem que precise manejar tanto, e vendo videos de terrarios percebi a enormidade de opções para fazer isso.
A idéia de um higrometro ligado a um refrigerador para temperatura e a um pulverizador para manter a umidade soa incrivel para mim, mas parece inviavel fazer todas estas coisas antes que este cultivo dê errado...
Percebi um certo azulamento no micélio, um dos provaveis sinais de que está mesmo contaminado porém nada evolui.
Seguirei mais alguns dias para ter certeza se irei ou não descartar todo o projeto.
É frustrante e desafiador ao mesmo tempo, mas percebo que cometi o grave erro de iniciar sem os conhecimentos necessários...

Anexos

  • AT.jpg
    AT.jpg
    103.3 KB · Visualizações: 22
  • AT3.jpg
    AT3.jpg
    133 KB · Visualizações: 21
  • AT2.jpg
    AT2.jpg
    214.7 KB · Visualizações: 22
  • AT4.jpg
    AT4.jpg
    72.7 KB · Visualizações: 21
  • AT5.jpg
    AT5.jpg
    154 KB · Visualizações: 23
O bolo A parece estar se desenvolvendo normalmente, percebi que ele encorpou bastante porém a suspeita de contaminação continua para o Bolo B.

Anexos

  • terrário 3 dias depois do aniversario.jpg
    terrário 3 dias depois do aniversario.jpg
    58.8 KB · Visualizações: 29
  • Terrário Bolo A 3 dias depois do aniversario.jpg
    Terrário Bolo A 3 dias depois do aniversario.jpg
    129.2 KB · Visualizações: 27
  • bolo B 3 dias depois do aniversario.jpg
    bolo B 3 dias depois do aniversario.jpg
    162.6 KB · Visualizações: 26

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Sharkito
Visualizações
565
Monitoradores
1
Atualizações
3
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Compartilhar este diário

Back
Top