Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento As aventuras de um entusiasta

Meu primeiro pé de cogumelo!
Diário de cultivo em andamento.
Bom dia amigos, por favor se alguem puder me esclarecer eu tenho algumas dúvidas. Esta é a foto hoje (3 dias depois do aniversário)
Eu gostaria de saber se esta formação algodoada é normal ou se o bolo está realmente contaminado, pois li alguns diários no fórum onde diziam sobre formações algodoadas como sendo contaminação.
Conforme eu expliquei rapidamente na postagem do diário, eu separei os dois Bolos como A (de aparencia melhor, com bolo completamente fechado de micelios) e o Bolo B (não tomado totalmente por micélios, de aparencia duvidosa e odor ácido).
Como eu não estava preparado para isto, tinha apenas preparado um terrário que comportaria os dois Bolos porém fiz um terrário separado com o que tinha em mãos e acredito que está funcionando, apenas para o caso do Bolo B não estiver contaminado conforme eu suspeitava.
A segunda foto é a do terrário com o Bolo A, aparentemente se desenvolvendo normalmente.
Agradeço qualquer informação de antemão!!

Sharkito postou uma nova atualização de item Aniversário de 3 dias no Diário As aventuras de um entusiasta[/plain ][/url]
 

Anexos

  • bolo B 3 dias depois do aniversario.jpg
    bolo B 3 dias depois do aniversario.jpg
    162.6 KB · Visualizações: 10
  • Terrário Bolo A 3 dias depois do aniversario.jpg
    Terrário Bolo A 3 dias depois do aniversario.jpg
    129.2 KB · Visualizações: 10
Me parece ser contaminação mesmo... Principalmente a foto do bolo B, em vermelho. Nota-se um "micélio" que parece teia de aranha, parece muito com cobweb (se não me engano o nome não é bem este, mas pesquisando por cobweb vais achar fácil do que se trata).

O bolo A também parece contaminado, se o cobweb estivesse bem no começo podia tentar tratar com peroxido de hidrogênio (água oxigenada), mas parece muito avançado, o ideal seria descartar e reiniciar o cultivo :/
 
Me parece ser contaminação mesmo... Principalmente a foto do bolo B, em vermelho. Nota-se um "micélio" que parece teia de aranha, parece muito com cobweb (se não me engano o nome não é bem este, mas pesquisando por cobweb vais achar fácil do que se trata).

O bolo A também parece contaminado, se o cobweb estivesse bem no começo podia tentar tratar com peroxido de hidrogênio (água oxigenada), mas parece muito avançado, o ideal seria descartar e reiniciar o cultivo :/
Falei com o pessoal da [SEM MENÇÃO A FORNECEDORES COMERCIAIS] que me vendeu o kit, e eles realmente disseram se tratar de Cobweb no bolo B... Ainda mantenho a esperança de que o bolo A esteja bom, caso contrário terei que interromper a experiencia toda para investir em um terrário com controle de temperatura e umidade, pois na minha cidade faz 35 graus fácil, e estou usando garrafas com gelo para tentar manter estavel a temperatura mas não creio que estaja conseguindo muita coisa alé, de varições bruscas na temperatura.
 
Última edição por um moderador:
@Sharkito

Não permitimos propaganda, mesmo voluntária, de fornecedores comerciais.

Retirei todas as suas fotos que tinham um adesivo de certa loja.
 
Bolo B contaminado com certeza.
Bolo A me parece estar de boa, acho que no minimo tu pode tirar uns esporos pra não perder totalmente o investimento.
Quanto a temperatura, não precisa esquentar a cabeça a ponto de pensar num terrário com controle de temperatura por enquanto. Continue colocando gelo nos momentos mais quentes do dia e abanando bem quando o fizer. Colocar o terrário em contato direto com o chão tbm ajuda na troca de calor.
 
Fala, @Sharkito !
Cara, me desculpa a pergunta, mas... de onde tu é?
Tu não sabe o alívio de encontrar mais alguem aqui que sofre com climas quentes haha
Tambem estou pra iniciar um cultivo aqui... num clima de 35º na sombra (confia, vai dar certo!)


Só uma coisa não ficou clara ai pra mim: como é essa tua caixa? É papelão?
 
Fala, @Sharkito !
Cara, me desculpa a pergunta, mas... de onde tu é?
Tu não sabe o alívio de encontrar mais alguem aqui que sofre com climas quentes haha
Tambem estou pra iniciar um cultivo aqui... num clima de 35º na sombra (confia, vai dar certo!)


Só uma coisa não ficou clara ai pra mim: como é essa tua caixa? É papelão?
Olá amigo, eu sou de Tres Lagoas/MS, aqui a gente frita ovo no asfalto kkk Pois é eu também procurei bastante sobre cultivo em climas quentes e encontrei muuuita coisa aqui no fórum, mas de qualquer forma dá um certo trabalho a mais o cultivo, pois favorece demais a contaminação por conta da umidade e calor. Tive más experiencias com o cultivo por causa de contaminações, infelizmente. Comprei um casing de 1L para aproveitar o terrário, higienizei adequadamente todo material antes de aniversariar porém após duas semanas voltou a contaminar, o bolor é uma constante nos cultivos em clima quente. Acho que vou investir um pouquinho mais no terrário e fazer controles automaticos com termohigrometro (ele ativa resfriadores/aquecedores e umidificadores automaticamente, mas voce precisa ter no caso resfriadores e umidificadores que serao ligados por ele). Meu terrário é uma caixa organizadora, comprei igual a maioria dos videos que vi antes de iniciar o cultivo. Percebi que fazer resfriamento manual com garrafas de gelo aumenta demais o risco de contaminação, voce tem que manter a temperatura ideal o dia inteiro e isso me custava cerca de 3 a 4 trocas diárias. Não é viável... A argila expandida talvez seja uma melhor opção para nosso caso já que ela baixa 1° a temperatura, eu estou usando perlita e isso talvez seja um ponto a verificar. Estou ainda estudando varias formas de montar o aparato automatico, assim que possivel eu atualizo!! boa sorte, espero ter ajudado!
 
Back
Top