Terrário do "Homem Pobre" (de baixo custo)

Materiais necessários:
  • Garrafa PET de 3 litros
  • Perlita
  • Bisturi ou faca afiada
  • Água oxigenada
  • Luvas de Kevlar ou luvas resistentes
garrafas.jpg
(Foto: Garrafas PET de 3 litros)

garrafas2.jpg

Use um bisturi para cuidadosamente abrir um buraco logo acima do rótulo e então corte ao redor da garrafa uma linha paralela ao chão (a ideia é dividir a garrafa em duas partes, a de cima e a de baixo). Se você cortar próximo demais da tampa esta não se sustentará, e se você cortar próximo demais do rótulo ficará apertado demais. Use as luvas para não se machucar com o bisturi. Se você não tiver um bisturi pode cortar com uma faca afiada, mas é mais difícil fazer o corte ficar reto.

garrafas3.jpg
Teste para ver se as duas partes se encaixam direito. O topo deve se encaixar suavemente no corpo da garrafa quando colocado de pé.

adicione_perlita.jpg
Encharque um pouco de perlita em água oxigenada 3% e então cubra o fundo da garrafa com uma quantidade suficiente para nivelá-lo com a parte de baixo do rótulo.

adicione_bolo.jpg
Coloque um bolo colonizado de cabeça para baixo ou de pé (como desejar) no centro da garrafa.

tampa.jpg
Cubra a garrafa novamente e identifique-a. Coloque em um local iluminado. Até mesmo ao ar livre é bom. Certifique-se de que ela não receba o sol da tarde. Luz indireta é a melhor.

terrario_pronto.jpg

Esse método funciona muito bem. As vezes funciona até melhor que métodos mais complicados que podem ser utilizados.

Ele já vem com um sistema próprio de regulagem da umidade e troca de ar:

O regulador de troca de ar é a tampa da garrafa. Você pode mantê-la completamente fechada quando estiver tentando aumentar a umidade rapidamente. Abra um pouco para manter a umidade subindo em um ritmo mais lento ou mantenha ela completamente aberta para a quantidade máxima de troca de ar.

O design das garrafas com seu topo mais estreito causa uma força que empurra o ar fresco para dentro e o CO2 para fora automaticamente e naturalmente. Você pode controlar ainda mais a troca de ar e a umidade interna deslocando a parte de cima da garrafa mais para cima ou mais para baixo; ela pode ser colocada desde bem em cima do bolo até na borda de cima da garrafa.

Para abanar rapidamente incline a parte superior da garrafa um pouco para um dos lados e bombeie para cima e para baixo, como se estivesse usando uma bomba de ar.

cogumelos_crescendo.jpgcolheita.jpg
Tradução: @Ahlsendar
Fonte