Técnica 1: Umidificador ultrassônico

Técnica 1: Umidificador ultrassônico
Contribuição: @NeuroFX


Estação e Temperatura média

Verão/Outono, 27-31 °C.

Materiais utilizados

Umidificador ultrassônico, mangueira de máquina de lavar roupas e timer analógico.

Descrição da montagem

A mangueira ligava o umidificador ao terrário através de um buraco feito no terrário com a mesma espessura da mangueira e envolto com fita isolante para evitar entrada de ar.

Funcionamento

O umidificador ligava de 3 em 3 horas durante 5 minutos (controlados pelo timer analógico) e a saída de névoa fria foi ajustada ao nível mínimo.

Umidade média conseguida (higrômetro)

97% no higrômetro.

Observações

A partir de um momento a umidade dentro do terrário se estabilizou fazendo com que o excesso de água ficasse depositado no fundo, o que foi resolvido com um buraco feito no fundo do terrário para escoamento da água.

Técnica 2: Argila expandida

Técnica 2: Argila expandida
Contribuição: Psilocibec

Estação

Inverno.

Materiais utilizados

Isopor pequeno, argila expandida, aquecedor de aquário, caneca e fogão.

Funcionamento

Como o terrário era pequeno cabia apenas um casing, o aquecedor de aquário fazia com que uma grande quantidade de água evaporasse. O fundo do terrário continha 3 cm de argila expandida e água. Duas vezes por dia eu despejava água quente com uma caneca no terrário. O casing não ficava em contato com a água. A evaporação de tudo junto deixava a umidade bem alta, e a temperatura em torno de 28 °C a 32 °C. Cresceram cogumelos potentes e em 2 fluxos.

Observações

Esse equipamento foi improvisado e utilizado em um momento de extrema necessidade, mas funcionou. Foi uma alternativa viável em um momento onde não havia a possibilidade de se montar ou de se conseguir algo melhor e mais eficiente. Um terrário a la mendigo!

Técnica 3: Inalador de ar

Técnica 3: Inalador de ar
Contribuição: @Psilocibec

Estação e Temperatura média

Inverno, 20°C a 21°C durante o dia.

Materiais utilizados

Inalador a ar comprimido com filtro, argila expandida, carvão ativado, aquecedor de aquário, antibiótico e água oxigenada.

Descrição da montagem

O inalador fica mais alto do que sua entrada, na parte lateral do terrário, para que não entre água na mangueira e ela contamine. A argila expandida e o carvão ativado ficam no fundo do terrário com água até um dedo antes do limite da argila. Na água do fundo foi adicionado um pouco de antibiótico. A água que vai no inalador tem água oxigenada diluída.

Funcionamento

Meu timer só chega sexta então ainda tá no manual. Ligo o inalador 10 minutos a cada 50 minutos, o efeito está sendo muito bom. Com a utilização desse equipamento sanei meus problemas com cobweb e consegui induzir a formação de primórdias mais rapidamente em um terrário grande. A oxigenação do terrário também melhorou em escala fantástica. Por enquanto está sendo eficiente, e com materiais mais baratos do que os convencionais umidificadores.

Logo com o timer vai ficar mais fácil ainda.

Observações

Se manter o terrário fechado e apenas com uma abertura na tampa coberta com papel filtro a umidade é mantida e a oxigenação é garantida, sem precisar abrir o terrário. Porém, os intervalos e a duração das bombeadas de umidade tem que ser mais curtos e maiores respectivamente.