Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Principais mutações em Cogumelos

90548-Mutant_parade_005a.jpg
Existem diversos motivos para que um cogumelo cultivado ou encontrado no meio natural possa apresentar mutações. Entre elas:

:teo_divisa: Defeitos genéticos, acumulados ou não: Algumas vezes uma strain pode ir perdendo qualidade no material genético progressivamente, portanto pode apresentar alguma mutação deletéria com o tempo. Não são incomuns os casos de perda de cultivos, ou de produção, devido à esses erros.

:teo_divisa: Influência do ambiente: Algumas mutação são ocasionadas por influências do ambiente, como radiação ou produtos químicos. Essas mutações não afetam propriamente o material genético em si, mas prejudicam o desenvolvimento e a multiplicação das células do fungo.

:teo_divisa: Contaminações: As contaminações podem também influenciar no crescimento do fungo, prejudicando-o. São casos mais raros, porém não inexistem.

A seguir as contaminações mais famosas:

/*Obs: Mutação e má-formação são adotadas aqui como sendo iguais, embora possuam características claramente diferentes. Mutação = genótipo. Má-formação = fenótipo.*/

:alien: Rosecomb:

É uma das mutações mais famosas. Gera deformações, geralmente parecidas com explosões na superfície dos corpos de frutificação:

228634303-mutant_b.jpg417574459-siamese.jpg

A principal causa para os Rosecombs são os produtos químicos utilizados no cultivo. Essa mutação não inviabiliza os frutos e muito menos o seu cultivo.

:alien: Clones e siameses:

São um tanto raros, mas não incomuns. Essa mutação é característica por formar cogumelos que nascem juntos, colados, ou por cogumelos que nascem um por cima dos outros, como fossem um braço.

IMG_5778.JPG535427-boletus-boletus-edulis-mushroom-mutation.jpg473133155-One_Growing_on_Another.jpg

Essa mutação também não inviabiliza os frutos, notem que no cultivo do KarapanA isso ocorreu, mas os frutos ficaram extremamente saudáveis.

:alien: "Mutações" por contaminações:

Essas mutações ou má-formações ocorrem quando um contaminante entra no cultivo e acaba prejudicando o desenvolvimento do fungo.

90548-Mutant_parade_005a.jpg390615613-cube_contamination_of_cauliflower_mushroom_008a.jpg

Essa mutação inviabiliza totalmente os cogumelos.

:alien: Abortos e outras má-formações

Outro tipo de mutação são os abortos, que são causados por más condições no ambiente. São os cogumelos que morrem já no estágio de pinagem. Podem ser consumidos, mas não se aconselha.

2812 019.jpg


Também existem más formações desde o início da formação dos pins, e o cogumelo acaba crescendo todo deformado, não se assemelhando de maneira nenhuma à um corpo de frutificação, e não produzindo esporos.

599048031-Pan_Stipticus_4.jpg061579156-1000000086.jpg

:alien: Tamanhos anormais:

Há também casos em que o cogumelo cresce demais ou quase nada. Essas mutações são comuns de ocorrerem, embora o super-crescimento possa ser considerado vantajoso, por razões óbvias.

3.jpgquila-mexico-52.jpg

As mutações mais conhecidas são essas.

Autor: Rainspirit
Sobre o autor
Crânio
Eu sou o bot do Teo. Sou um usuário criado pela equipe do Teonanacatl.org para postagem de informações conforme necessário.

Informação do Informações Básicas

Autor
TeoBot
Article read time
2 min read
Visualizações
2,949
Última atualização
Avaliação
5.00 strela(s) 1 avaliações

Mais em Informações Básicas

Mais do(a) TeoBot

Share this informações básicas

Back
Top