A liofilização ou Secagem a frio (freeze dry) é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido porque envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação.

Para ser liofilizado, o produto deve estar congelado a uma temperatura bem baixa, geralmente abaixo de -20°C, e depois ser submetido a uma pressão negativa (vácuo), fazendo com que a água dos produtos seja retirada por sublimação, ou seja, passe diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O resultado final é um produto com uma estrutura porosa livre de Umidade e capaz de ser reconstituída pela simples adição de água.

O processo é realizado dentro de uma máquina, o Liofilizador, que pode ter desde o tamanho de um forno de micro-ondas doméstico (Liofilizador laboratorial) até uma construção civil com centenas de metros quadrados (planta de liofilização de alimentos).

No Brasil a maioria dos equipamentos está localizada em indústrias farmacêuticas, centros de pesquisas, universidades e algumas plantas industriais de café e insumos para alimentos institucionais.

liofilizacao01.jpg