:arrow: Raios Ultravioleta:

A radiação Ultravioleta (UV) possui um comprimento de onda de aproximadamente 100 nm (nanômetros) a 400 nm. É mais letal de 240 nm a 280 nm (com pico em 260 nm). Na prática cotidiana a fonte de Raios Ultravioleta é a lâmpada germicida, que gera radiação a 254 nm. A radiação Ultravioleta não é tão penetrante quanto a radiação ionizante. Isso porque a radiação Ultravioleta passa livremente pelo ar, relativamente pela água, e muito pouco por sólidos, então os objetos a serem desinfetados necessitam estar diretamente expostos para ação completa. Como a radiação UV passa entre a célula, e é inicialmente absorvida pelo DNA. Danos específicos moleculares ocorrem nas bases pirimidínicas (Tiamina e Citosina) que forma ligações anormais. Sem muitos detalhes, essa ligação formada anormalmente (dímeros de pirimidina) interferem com a normal replicação e transcrição do DNA. Como resultado a célula para de crescer e morre. Além das mutações genéticas a radiação UV também gera substâncias tóxicas fotoquímicas conhecidas como radicais livres.

Eficiente:
destruição de células e Esporos de Fungos, formas vegetativas de Bactérias, protozoários e vírus. Os Esporos bacterianos são 10 vezes mais resistentes que as Bactérias em sua forma vegetativa, mas podem ser destruídos se o tempo de exposição for maior.

:arrow: Desvantagem e precauções:

Além da baixa penetração em materiais sólidos como vidro, tecidos, massas, meios difusos, objetos densos, os materiais precisam ser espalhados de forma que a maior quantidade de luz possível incida sobre eles. Outro ponto negativo é que a radiação UV é prejudicial nos tecidos humanos, como também causa queimaduras, danos na retina, câncer e rugas na pele (envelhecimento celular).

Uso:
Desinfecção do ar, ambientes, alguns líquidos, redução de microrganismos do ar, desinfecção de alimentos e água.

:arrow: Dicas:

As lâmpadas germicidas são de valor acessível, porém possuem uma vida-útil pequena. Recomenda-se a instalação da lâmpada e no momento de funcionamento isolar o ambiente de pessoas e animais. O tempo de exposição varia com o nível de contaminação (antes ou depois de uma limpeza ou desinfecção química, por exemplo).

Caso necessite de trabalhar em conjunto com a luz utilizar ternos HAZMAT ou qualquer vestimenta que inviabilize a penetração da luz. Utilização de óculos com Filtro UV respectivo ao comprimento da onda utilizada na lâmpada.