Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!


Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!


Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!


  1. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

    Dispensar Aviso

Forum Guia de Organização do Conhecimento no Portal

Avaliação:
5/5,
  1. ExPoro
    GUIA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO PORTAL
    (onde e como encontrar e postar qualquer informação no Teo)​

    :arrow: Introdução

    Quem é novo num fórum sempre terá algum problema inicial para se acostumar onde achar o que. Iniciantes no Teo, em especial os que nunca tiveram vivência em fóruns antes, poderão se confundir e deixar de achar informações que já constem em nossas bases de dados até que se acostumem com a estrutura oferecida.

    Essa estrutura é muito lógica e apresenta os conteúdos bem divididos e distribuídos racionalmente. Nossa base de dados é extremamente ampla. Basta apenas que você saiba como encontrar. E este guia vai te ajudar inicialmente como saber onde está cada informação de acordo com o seu conteúdo.

    :arrow: Informações sobre Cultivo nos Fóruns e na Biblioteca

    As duas primeiras grandes organizações do conhecimento sobre cultivo do portal são as seguintes:
    1. Nos Fóruns, dentro da categoria Cultivo de Cogumelos com seus fóruns e subfóruns; e
    2. Na Biblioteca, em suas diversas seções.
    A diferença inicial é que as informações dentro dos fóruns de Cultivo de Cogumelos estão em formato de tópicos e são de mais livre contribuição dos membros. Enquanto na Biblioteca o conteúdo está na forma de artigos e possui um critério mais especial para serem adicionados ou mantidos pela Equipe, além de serem uma área de fala oficial em artigos do @Crânio ou da @Biblioteca, com um tom mais de ensino e não de debate.

    Algo que possuem em comum é que tratam dos mesmos assuntos em diversos temas. Então se uma informação sobre terrários não for encontrada, por exemplo, no subfórum "Cultivo de Cogumelos > Básico > Terrário", poderá ser encontrada em uma das seções da Biblioteca sobre terrários, como em "Biblioteca > Guias de Cultivo > Glovebox, Incubadoras e Terrários" ou ainda em "Biblioteca > Perguntas Frequentes > Incubadora e Terrário".

    Viu? Tem muito lugar com muita informação pra você ler aqui no Teo! Agora você já vai poder saber onde elas ficam direitinho. ;)

    Compreendida esta diferenciação inicial, vamos aos detalhamento de cada um dessas duas organizações do conhecimento, com base nas categorias e seções do momento da confecção deste guia:

    A) Organização dos Fóruns de Cultivo de Cogumelo

    Olhe para esta imagem e veja do que estamos falando ao usarmos os termos "Categoria", "Fóruns" e "Subfóruns" neste guia:

    guia de organização da informação - fóruns 1.png
    Na imagem acima, está destacado um exemplo do que são categorias, fóruns e subfóruns.

    A categoria apenas faz uma divisão maior do conteúdo em relação às outras áreas do fórum, as quais não tratam de cultivo, e é um nível que não permite postagens. A partir dos fóruns já é possível criar tópicos, assim como nos subfóruns.

    Fóruns de Cultivo. Isso entendido, os fóruns e subfóruns dentro da categoria Cultivo de Cogumelos são os seguintes:
    • Básico. Aqui serão encontrados todos os tópicos com dúvidas, debates e tutoriais sobre cultivo que não seja avançado, em regra a PF Tek, e que não se encaixe em nenhum dos temas de seus subfóruns, que tratam de questões elementares para qualquer cultivador, inclusive para técnicas mais avançadas:
    • Avançado. É o fórum destinado a cultivadores experientes, com tópicos sobre debates, dúvidas e tutoriais para técnicas de cultivo que exijam maior complexidade. Seus subfóruns especificam algumas destas técnicas mais conhecidas:
      • Casing - tópicos sobre esta técnica e que não se incluam nos temas dos subfóruns de "Básico";
      • Cultivos outdoor e substratos Bulk - o mesmo que acima;
      • Agar - o mesmo que acima;
      • Culturas de Micélio - o mesmo que acima;
      • Outras Espécies - para tópicos com dúvidas, tutoriais e debates de cultivos de cogumelos psicoativos que não sejam Psilocybe cubensis, pois esta é a espécime de cultivo mais fácil. Mas diários de cogumelos psicoativos devem todos ser abertos no fórum de "Diário de Cultivo" (vide abaixo).
    • Medicinal e Comestíveis. Para tópicos sobre tutoriais, dúvidas e debates no cultivo destes cogumelos, inclusos também os respectivos diários de cultivo. Possui apenas um subfórum:
      • Receitas. Tópicos para preparo e deguste de cogumelos comestíveis - não psicoativos!
    • Diário de cultivo. Aqui ficam os diários de cultivo de cogumelos psicoativos da comunidade. Uma fonte inesgotável de informação prática e exemplos de acertos e erros, além de uma ferramenta poderosa para o aumento da chance de sucesso dos cultivadores iniciantes com o apoio dos membros mais experientes.
    • Contaminação e Problemas. Seja um cultivo avançado, seja básico, aqui poderá obter apoio sobre uma possível contaminação e exemplos de contaminações em outros cultivos para ajudá-lo a identificar o que acontece, e evitar que ocorra de novo. Os tópicos em destaque possuem uma ampla gama de informações sobre os contaminantes mais comuns. Possui apenas um subfórum:
      • Cultivos problemáticos - para diários de cultivos que não deram certo, assim como tópicos que envolvam questões relativas a cultivos que estão com problemas para dar certo ou que não deram certo.
    • Micologia. Tópicos sobre micologia em geral, que é o estudo dos fungos. Possui apenas um subfórum:
      • Morfologia - que trata sobre a vida saprofítica, vida parasitária e bolor dos cogumelos, conforme a descrição do subfórum.
    Essa é a estrutura centralizada em fóruns do conhecimento construído pela comunidade sobre cultivo de cogumelos. Há apenas mais dois fóruns com informações relevantes para cultivo fora da categoria principal sobre cultivo:
    • Secagem e Conservação. Para você aprender como secar e conservar seus cogumelos psicoativos sem perda de princípio ativo.
    • Artigos e E-Books. Alguns documentos externos digitalizados sobre cultivo, como livros, podem ser encontrados aqui.
    E com isto finalizamos a compreensão de como as informações de interesse do cultivador se encontram pelos fóruns. Agora vamos compreender como funciona a Biblioteca, a mais poderosa ferramenta em suas mãos.

    B) Organização da Biblioteca

    Veja a imagem abaixo para entender do que estamos falando ao nos referirmos às diversas Seções da Biblioteca:

    guia de organização - Bib 01.png
    Dependendo do tamanho da tela do seu dispositivo, este menu de navegação das Seções poderá aparecer no canto direito ou rolando a tela para baixo.

    As Seções dividem o conhecimento da Biblioteca de acordo com certos critérios, podendo o mesmo assunto ainda ser tratado em locais diferentes. Como dito, há muita informação disponível.

    O mais importante ao colaborar com a Biblioteca é que seus artigos sejam informativos e educativos, como tutoriais e guias. Outros membros até poderão criar uma discussão a partir do seu artigo com eventuais dúvidas ou futuras atualizações, mas o texto de abertura deve ser uma ideia fechada e completa em si mesmo, não o começo de um debate. Se quiser iniciar um debate ou esclarecer uma dúvida, deve-se abrir um tópico em um dos fóruns de cultivo, conforme o tema, de acordo com a organização exposta no item "A" acima.

    Seções da Biblioteca. Dito isto, vamos então apresentar e explicar as diferentes Seções da Biblioteca para que entenda como ela funciona e onde achar o quê:
    • Informações Básicas. Seção recomendada para os iniciantes em cultivo e em cogumelos psicoativos. Possui alguns artigos que são de utilidade fundamental para o começo do membro na micologia amadora. Possui uma área interna:
      • Experimentando cogumelos. Subseção da Biblioteca com estrutura de fórum, possui tópicos do interesse de psiconautas cogumeleiros iniciantes.
    • Perguntas Frequentes. É a nossa FAQ, de leitura "obrigatória" em alguns de seus artigos, pois trata de todas as dúvidas mais comuns aos cultivadores iniciantes - e até avançados. Local com esclarecimentos e orientações oficiais da Equipe através do @Crânio ou da @Biblioteca, respondendo às perguntas mais comuns de cultivadores nessas últimas décadas. É com certeza o primeiro local ao qual você deve se dirigir para ter suas primeiras noções de cultivo e, após escolher a técnica de cultivo, aprender o básico ou até tudo que é indispensável sobre ela para poder cultivar. Dentro desta Seção, você encontrará os seguintes artigos (não são subseções) com as perguntas e respostas acerca dos seguintes temas:
    • Guias de Cultivo. Esta Seção se subdivide em Subseções, que tratam de muitos temas tratados em comum com as FAQs, mas agora através de tutoriais, guias e explanações. É o próximo lugar a ir após visitar as Perguntas Frequentes, para iniciar o aprofundamento de seus conhecimentos. Não se trata de um local de fala oficial da Equipe, exceto nas postagens do @Crânio ou da @Biblioteca, então pode ser bom ter mais discricionariedade na leitura, pois todos podem colaborar com o conteúdo. São suas Subseções e suas rápidas descrições de conteúdo:
    • Glossário. Nesta Seção, você vai encontrar, em formato de verbetes, os termos que usamos para descrever o processo do cultivo como também outros que são utilizados no portal. Mas não se tratam apenas de conteúdos de dicionário. Em muitos verbetes há explicações mais profundas, considerações a erros mais comuns e inclusive links para artigos da Biblioteca e tópicos nos Fóruns que ajudam a compreender e aplicar o conhecimento.
      • :!: O Glossário, ao lado das Seções de Perguntas Frequentes e Guias de Cultivo, constitui o núcleo fundamental de conhecimentos da Biblioteca, e as três Seções devem ser consultadas quando quiser esgotar as informações sobre determinado assunto nesta área do portal.
      • O glossário se subdivide em um índice por letra, para facilitação de acesso ao verbetes em ordem alfabética.
    • Guias do site. Seção destinada a guias do site para lhe ajudar a usar o nosso portal e suas ferramentas. É onde este artigo se encontra. Não possui informações de cultivo.
    E a Categoria Biblioteca do Fórum? Na página principal do fórum existe uma Categoria chamada Biblioteca. Por lá você pode acessar alguns dos setores atuais da Biblioteca e visualizar setores antigos transformados integralmente em artigos se quiser ver a lista de artigos como lista de tópicos - ao clicar, contudo, visualizará como artigo, não como tópico. Mas também principalmente duas áreas dela que excepcionalmente ainda possuem a estrutura de tópicos, e não de artigos, que já foram citadas na lista acima: "Experimentando cogumelos" e "Cultivo de Cogumelos Comestíveis".

    :arrow: Outras Fontes de Informação no Portal - Showcase e Mídia

    A) Repositório/Showcase

    Acerca diretamente de cultivos, a Seção de Guia de Raças será muita instrutiva para o cultivador conhecer uma ampla gama de strains de P. Cubensis e outras espécies.

    É interessante ler antes o artigo de Introdução ao Guia de Raças (situado em Biblioteca > Informações Básicas) para algumas reflexões sobre a diferença de uma strain para a outra no sucesso do cultivo, que em regra é nula ou muito pouca.

    E uma lista dos Bancos de Esporos que se enquadram nas regras da comunidade pode ser achada também no Showcase.

    B) Mídia

    E por fim, muitos vídeos ilustrativos e explicativos sobre cultivos podem ser encontrados dentro da seção de Mídia do portal. Área extremamente didática, a Categoria de Cultivos da Mídia é de especial atenção para este tipo de informação, mas em outras categorias serão também encontradas informações relevantes para o cultivador.

    :arrow: Fechamento

    Esta é a organização do conhecimento do Teo na data da publicação original deste artigo, em Março de 2017. Há novos recursos previstos a serem adicionados futuramente, mas por enquanto este guia servirá para que entenda onde e como achará qualquer informação, ou poderá postá-la.

    Espero que seja de grande utilidade aos iniciantes, bem como aos mais antigos que ainda não se acostumaram com a nova estrutura - apesar de que em essência está tudo igual a antes na organização do conhecimento, apenas com um layout melhor.

    No mais, um grande abraço a todos e bons estudos! (y)

    About Author

    ExPoro
    Quem sou eu:
    • Cultivador amador de cogumelos :ler:
    • Guardião do Brasão da Família :cool: Cool Bensis :cool:
    • Psiconauta Amador :sick::ressaca::notworthy: Iniciante :alien::vesgo::confused: Iniciado :devil::censored::entendiado: Iluminado :huh::idea::oh: Apaixonado :p:love::feliz:
    • Enteogenista Floydiano :musica::cantar::anjo: Gospel :cry::velhinho::contente:
    Chimia, Matretas, mfluomo e 3 outros curtiram isto.

Comments

To make a comment simply sign up and become a member!
  1. Matretas
    Bem útil, obrigado !
  2. Dolphin
    Oi mãe, eu to no guia! :brincalhao:
      Trevis e ExPoro curtiram isto.
    1. ExPoro
      Kkkkkkk
      Trevis curtiu isto.