Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Portal Guia de Organização do Conhecimento no Portal

Guia do portal.
Este artigo está na série Como Encontrar ou Postar quaisquer Informações no Portal


GUIA DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO PORTAL

(onde e como encontrar e postar qualquer informação no Teo)​

Introdução


Quem é novo num fórum sempre terá algum problema inicial para se acostumar onde achar o que. Iniciantes no Teo, em especial os que nunca tiveram vivência em fóruns antes, poderão se confundir e deixar de achar informações que já constem em nossas bases de dados até que se acostumem com a estrutura oferecida.

Essa estrutura é muito lógica e apresenta os conteúdos bem divididos e distribuídos racionalmente. Nossa base de dados é extremamente ampla. Basta apenas que você saiba como encontrar. E este guia vai te ajudar inicialmente como saber onde está cada informação de acordo com o seu conteúdo.

Informações sobre Cultivo nos Fóruns e na Biblioteca


As duas primeiras grandes organizações do conhecimento sobre cultivo do portal são as seguintes:
  1. Nos Fóruns, dentro da categoria Cultivo de Cogumelos com seus fóruns e subfóruns; e
  2. Na Biblioteca, em suas diversas seções.
A diferença inicial é que as informações dentro dos fóruns de Cultivo de Cogumelos estão em formato de tópicos e são de mais livre contribuição dos membros. Enquanto na Biblioteca o conteúdo está na forma de artigos e possui um critério mais especial para serem adicionados ou mantidos pela Equipe, além de serem uma área de fala oficial em artigos do @Crânio ou da @Biblioteca, com um tom mais de ensino e não de debate.

Algo que possuem em comum é que tratam dos mesmos assuntos em diversos temas. Então se uma informação sobre terrários não for encontrada, por exemplo, no subfórum "Cultivo de Cogumelos > Básico > Terrário", poderá ser encontrada em uma das seções da Biblioteca sobre terrários, como em "Biblioteca > Guias de Cultivo > Glovebox, Incubadoras e Terrários" ou ainda em "Biblioteca > Perguntas Frequentes > Incubadora e Terrário".

Viu? Tem muito lugar com muita informação pra você ler aqui no Teo! Agora você já vai poder saber onde elas ficam direitinho. ;)

Compreendida esta diferenciação inicial, vamos aos detalhamento de cada um dessas duas organizações do conhecimento, com base nas categorias e seções do momento da confecção deste guia:

A) Organização dos Fóruns de Cultivo de Cogumelo


Olhe para esta imagem e veja do que estamos falando ao usarmos os termos "Categoria", "Fóruns" e "Subfóruns" neste guia:

guia de organização da informação - fóruns 1.png

Na imagem acima, está destacado um exemplo do que são categorias, fóruns e subfóruns.

A categoria apenas faz uma divisão maior do conteúdo em relação às outras áreas do fórum, as quais não tratam de cultivo, e é um nível que não permite postagens. A partir dos fóruns já é possível criar tópicos, assim como nos subfóruns.

Fóruns de Cultivo. Isso entendido, os fóruns e subfóruns dentro da categoria Cultivo de Cogumelos são os seguintes:
  • Básico. Aqui serão encontrados todos os tópicos com dúvidas, debates e tutoriais sobre cultivo que não seja avançado, em regra a PF Tek, e que não se encaixe em nenhum dos temas de seus subfóruns, que tratam de questões elementares para qualquer cultivador, inclusive para técnicas mais avançadas:

  • Avançado. É o fórum destinado a cultivadores experientes, com tópicos sobre debates, dúvidas e tutoriais para técnicas de cultivo que exijam maior complexidade. Seus subfóruns especificam algumas destas técnicas mais conhecidas:
    • Casing - tópicos sobre esta técnica e que não se incluam nos temas dos subfóruns de "Básico";
    • Cultivos outdoor e substratos Bulk - o mesmo que acima;
    • Agar - o mesmo que acima;
    • Culturas de Micélio - o mesmo que acima;
    • Outras Espécies - para tópicos com dúvidas, tutoriais e debates de cultivos de cogumelos psicoativos que não sejam Psilocybe cubensis, pois esta é a espécime de cultivo mais fácil. Mas diários de cogumelos psicoativos devem todos ser abertos no fórum de "Diário de Cultivo" (vide abaixo).

  • Medicinal e Comestíveis. Para tópicos sobre tutoriais, dúvidas e debates no cultivo destes cogumelos, inclusos também os respectivos diários de cultivo. Possui apenas um subfórum:
    • Receitas. Tópicos para preparo e deguste de cogumelos comestíveis - não psicoativos!

  • Diário de cultivo. Aqui ficam os diários de cultivo de cogumelos psicoativos da comunidade. Uma fonte inesgotável de informação prática e exemplos de acertos e erros, além de uma ferramenta poderosa para o aumento da chance de sucesso dos cultivadores iniciantes com o apoio dos membros mais experientes.

  • Contaminação e Problemas. Seja um cultivo avançado, seja básico, aqui poderá obter apoio sobre uma possível contaminação e exemplos de contaminações em outros cultivos para ajudá-lo a identificar o que acontece, e evitar que ocorra de novo. Os tópicos em destaque possuem uma ampla gama de informações sobre os contaminantes mais comuns. Possui apenas um subfórum:
    • Cultivos problemáticos - para diários de cultivos que não deram certo, assim como tópicos que envolvam questões relativas a cultivos que estão com problemas para dar certo ou que não deram certo.

  • Micologia. Tópicos sobre micologia em geral, que é o estudo dos fungos. Possui apenas um subfórum:
    • Morfologia - que trata sobre a vida saprofítica, vida parasitária e bolor dos cogumelos, conforme a descrição do subfórum.
Essa é a estrutura centralizada em fóruns do conhecimento construído pela comunidade sobre cultivo de cogumelos. Há apenas mais dois fóruns com informações relevantes para cultivo fora da categoria principal sobre cultivo:
  • Secagem e Conservação. Para você aprender como secar e conservar seus cogumelos psicoativos sem perda de princípio ativo.

  • Artigos e E-Books. Alguns documentos externos digitalizados sobre cultivo, como livros, podem ser encontrados aqui.
E com isto finalizamos a compreensão de como as informações de interesse do cultivador se encontram pelos fóruns. Agora vamos compreender como funciona a Biblioteca, a mais poderosa ferramenta em suas mãos.

B) Organização da Biblioteca


Veja a imagem abaixo para entender do que estamos falando ao nos referirmos às diversas Seções da Biblioteca:

guia de organização - Bib 01.png

Dependendo do tamanho da tela do seu dispositivo, este menu de navegação das Seções poderá aparecer no canto direito ou rolando a tela para baixo.

As Seções dividem o conhecimento da Biblioteca de acordo com certos critérios, podendo o mesmo assunto ainda ser tratado em locais diferentes. Como dito, há muita informação disponível.

O mais importante ao colaborar com a Biblioteca é que seus artigos sejam informativos e educativos, como tutoriais e guias. Outros membros até poderão criar uma discussão a partir do seu artigo com eventuais dúvidas ou futuras atualizações, mas o texto de abertura deve ser uma ideia fechada e completa em si mesmo, não o começo de um debate. Se quiser iniciar um debate ou esclarecer uma dúvida, deve-se abrir um tópico em um dos fóruns de cultivo, conforme o tema, de acordo com a organização exposta no item "A" acima.

Seções da Biblioteca. Dito isto, vamos então apresentar e explicar as diferentes Seções da Biblioteca para que entenda como ela funciona e onde achar o quê:
  • Informações Básicas. Seção recomendada para os iniciantes em cultivo e em cogumelos psicoativos. Possui alguns artigos que são de utilidade fundamental para o começo do membro na micologia amadora. Possui uma área interna:
    • Experimentando cogumelos. Subseção da Biblioteca com estrutura de fórum, possui tópicos do interesse de psiconautas cogumeleiros iniciantes.

  • Perguntas Frequentes. É a nossa FAQ, de leitura "obrigatória" em alguns de seus artigos, pois trata de todas as dúvidas mais comuns aos cultivadores iniciantes - e até avançados. Local com esclarecimentos e orientações oficiais da Equipe através do @Crânio ou da @Biblioteca, respondendo às perguntas mais comuns de cultivadores nessas últimas décadas. É com certeza o primeiro local ao qual você deve se dirigir para ter suas primeiras noções de cultivo e, após escolher a técnica de cultivo, aprender o básico ou até tudo que é indispensável sobre ela para poder cultivar. Dentro desta Seção, você encontrará os seguintes artigos (não são subseções) com as perguntas e respostas acerca dos seguintes temas:



  • Glossário. Nesta Seção, você vai encontrar, em formato de verbetes, os termos que usamos para descrever o processo do cultivo como também outros que são utilizados no portal. Mas não se tratam apenas de conteúdos de dicionário. Em muitos verbetes há explicações mais profundas, considerações a erros mais comuns e inclusive linkspara artigos da Biblioteca e tópicos nos Fóruns que ajudam a compreender e aplicar o conhecimento.
    • :teo_atencao: O Glossário, ao lado das Seções de Perguntas Frequentes e Guias de Cultivo, constitui o núcleo fundamental de conhecimentos da Biblioteca, e as três Seções devem ser consultadas quando quiser esgotar as informações sobre determinado assunto nesta área do portal.
    • O glossário se subdivide em um índice por letra, para facilitação de acesso ao verbetes em ordem alfabética.

  • Guias do site. Seção destinada a guias do site para lhe ajudar a usar o nosso portal e suas ferramentas. É onde este artigo se encontra. Não possui informações de cultivo.

E a Categoria Biblioteca do Fórum? Na página principal do fórum existe uma Categoria chamada Biblioteca. Por lá você pode acessar alguns dos setores atuais da Biblioteca e visualizar setores antigos transformados integralmente em artigos se quiser ver a lista de artigos como lista de tópicos - ao clicar, contudo, visualizará como artigo, não como tópico. Mas também principalmente duas áreas dela que excepcionalmente ainda possuem a estrutura de tópicos, e não de artigos, que já foram citadas na lista acima: "Experimentando cogumelos" e "Cultivo de Cogumelos Comestíveis".

Outras Fontes de Informação no Portal - Resenhas e Mídia


A) Resenhas


Antigamente chamada de "Repositório", agora contém apenas conteúdos de arte para conhecimento e avaliação.

B) Mídia


E por fim, muitos vídeos ilustrativos e explicativos sobre cultivos podem ser encontrados dentro da seção de Mídia do portal. Área extremamente didática, a Categoria de Cultivos da Mídia é de especial atenção para este tipo de informação, mas em outras categorias serão também encontradas informações relevantes para o cultivador.

Fechamento


Esta é a organização do conhecimento do Teo na data da publicação original deste artigo, em Março de 2017. Há novos recursos previstos a serem adicionados futuramente, mas por enquanto este guia servirá para que entenda onde e como achará qualquer informação, ou poderá postá-la.

Espero que seja de grande utilidade aos iniciantes, bem como aos mais antigos que ainda não se acostumaram com a nova estrutura - apesar de que em essência está tudo igual a antes na organização do conhecimento, apenas com um layout melhor.

No mais, um grande abraço a todos e bons estudos! :positivo:
Next article in the series 'Como Encontrar ou Postar quaisquer Informações no Portal': Índice Geral por Tema de Cultivo no Portal
Sobre o autor
ExPoro
Cultivador PF Tekeiro
Guardião da Família :cool: Cool Bensis :cool:
Psiconauta Apaixonado
Enteogenista Floydiano-Gospel

Informação do Guia

Autor
ExPoro
Article read time
9 min read
Visualizações
4,810
Comentários
5
Última atualização
Avaliação
5.00 strela(s) 1 avaliações

Mais em Guias do site

Mais do(a) ExPoro

Share this guia

Back
Top