Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Guia básico de cultivo em milho

  • Autor TeoBot
  • Publish date
  • Atualizado
  • Article read time 2 min read
Um substrato que vem sendo muito apreciado pelos cultivadores e tem apresentado ótimos resultados é o formado basicamente de grãos inteiros. Nesse artigo vamos tratar especificamente sobre o milho.

As vantagens do milho.


1ª - O substrato à base de milho pode ser agitado em diferentes fases da colonização, espalhando o micélio por diferentes partes do bolo, acelerando a colonização.

2ª - Não necessita de vermiculita.

3ª - É acessível e barato.

4ª - A produção em casing costuma ser maior. ;)

5ª - É um passo a mais se você já cultivou a técnica PF, :LOL: mas também pode ser usada por novatos que nunca cultivaram.

Desvantagem do milho


É preciso fazer casing.

Como preparar o substrato


Você irá precisar de:
  1. Milho para pipoca
  2. Um recipiente com tampa
  3. Água
Primeiro meça a quantidade de milho a ser usada. Faça isso enchendo metade dos recipientes que você irá usar para cultivo, depois de hidratado e cozido o milho dobra de tamanho.

Agora pegue o milho e coloque no recipiente com tampa, vá adicionando água até que eles fiquem totalmente submersos e o volume seja de mais ou menos um ou dois dedos acima da quantidade de milho Nessa hora é comum que alguns boiem mas a grande maioria ficará no fundo. Tampe e deixe de molho por 24 horas. Não os deixe muito tempo de molho, pois com certeza eles começarão a brotar e é muito comum o surgimento de contaminações após o segundo dia consecutivo na água.

Após a retirada do molho você pode ferver um pouco o milho para deixá-lo mais mole, mas cuidado para não exagera, lembre-se que ele ainda será cozido na panela de pressão e pode virar uma papa se for pra lá muito mole.

Pegue um escorredor e separe o milho da água, descarte a água e enxague o milho com água corrente.

Coloque nos copos de cultivo e esterilize normalmente. Está pronto.

Como inocular o substrato


Você pode inocular o substrato tanto usando uma seringa comum de esporos como um pedaço de cultura de micélio vivo em agar.

A hora certa de aniversariar os bolos


Espere sempre mais alguns dias após a colonização total da parte visível externa do bolo, para que o micélio já tenha colonizado todo o pote, inclusive seu “miolo”.

O substrato a base de milho precisará de casing para frutificar. Você pode encontrar várias técnicas de casing espalhadas pela nossa biblioteca. :positivo:

Tentei postar algumas imagens mas já as havia postados em outros tópicos... :)
Sobre o autor
Crânio
Eu sou o bot do Teo. Sou um usuário criado pela equipe do Teonanacatl.org para postagem de informações conforme necessário.

Informação do Guia

Autor
TeoBot
Article read time
2 min read
Visualizações
8,014
Última atualização

Mais em Guias Completos

Mais do(a) TeoBot

Share this guia

Back
Top