:arrow: Procedimento Geral:

1) Colocar no fundo da panela um suporte metálico furado (vem junto com algumas panelas de pressão), ou outro tipo de suporte, para evitar contato o contato direto do fundo dos vidros com o fundo quente da panela. Colocar uma camada de água fria no fundo da panela de acordo com as instruções do fabricante. A camada de água deve ter em torno de 4,0 a 5,0 cm de altura acima do suporte (cerca de 1,5 litros para uma panela de 7,0 litros e cerca de 3,5 litros para uma panela de 20 litros). O importante é que permaneça sempre uma camada de água no fundo da panela durante todo o processo de Esterilização.

2) Colocar os frascos ou potes com o material que vai ser esterilizado dentro da panela devidamente apoiados para que não tombem. A água não pode ficar mais alta que a metade da altura dos potes, pois se isso acontecer quando ferver pode molhar o Substrato no interior dos mesmos. Se possível deixar ainda mais baixo o nível da água, por volta de 1/3 da altura dos potes.

3) Fechar a Panela de pressão com a tampa, ajustando bem a mesma. Quando iniciar a fervura o vapor pode começar a sair pelas laterais da tampa. Se essas saída for contínua e não parar em alguns minutos é necessário desligar o fogo e reajustar o fechamento da tampa.

4) Acender o fogo e deixar ferver em fogo alto. Quando iniciar a saída de vapor pelo pino central da tampa, marcar cerca de 3 a 5 minutos para que todo o ar existente na panela seja eliminado e o jato de vapor saia de forma contínua. O vapor deve sair somente pelo pino central. A presença de ar misturado ao vapor d’água dentro da panela faz com que a temperatura de ebulição da água seja menor do que quando se tem somente vapor d’água, prejudicando a eficiência da Esterilização.

5) Quando o vapor recomeçar a sair e começar a agitar o peso ou girar a válvula que fica em cima do furo de saída do vapor, baixar a intensidade da chama para manter-se apenas uma saída de vapor constante porém sem muita agitação interna. Começa aqui a contagem do tempo de Esterilização. O mais seguro é Esterilizar por 90 minutos.

7) Quando chegar ao término do tempo de Esterilização apagar o fogo e deixar a panela esfriar até a temperatura ambiente antes de abri-la para retirar os frascos (geralmente devemos abrir a panela só no dia seguinte). Se for aberta quando os frascos estiverem ainda quentes podem ocorrer quebras por choque térmico. Não colocar a panela para esfriar debaixo de uma torneira aberta, pois pode entrar água e encharcar tudo.

Muito cuidado ao manusear a panela quente.