Introdução
Está sem carimbos? Gostaria de reviver uma strain que aprecia muito? Se você tem uns cogumelos secos e estes estão bem guardados, é simples conseguir cloná-los.
Para este processo, na minha opinião é imprescindível ter uma glovebox!
Essa técnica vale tanto para comestíveis quanto para os mágicos. Cogumelos secos que foram guardados no refrigerador também podem ser usados sem maiores problemas.
Materiais
Para trabalhar com os cogumelos dentro da glovebox, tenha os seguintes materiais disponíveis:
- Luvas cirúrgicas
- Bisturi e lâminas estéreis
- Placas com agar pronto para uso
- Plástico filme
Procedimento
Destes exemplares, escolha um cogumelos mais bonito e parrudo. Leve-o à glovebox e com o bisturi, corte a parece externa do fruto e retire de dentro um exemplar de aproximados 0,5 cm. Deposite esse pedaço por sobre o agar.
Há vários métodos para se trabalhar esse processo, na minha opinião o agar é o mais recomendado. Ele é um meio nutritivo e oferece mais possibilidades ao micélio. E seu ponto mais positivo é que você pode identificar facilmente os contaminantes na placa, algo que fica mais difícil em uma cultura líquida, por exemplo.
Há quem prefira colocar gentamicina na solução de agar como um agente antibiótico. Outros ainda preferem mergulhar a "carne seca" do cogumelo em uma solução de H2O2 antes de colocar este nas placas Petri. Pode ser feito, não há problema.
Aqui o tecido já se desenvolveu (04 dias):
Não muito rizomórfico, mas há casos e casos. Você pode estar usando o micélio desta maneira como pode iniciar uma transferência de placas a placas até conseguir um exemplar de micélio bem rizomórfico, ai vai de cada cultivador:
Se preferir, também pode ter sucesso reanimando o micélio em culturas líquidas!
No papelão é um pouco mais difícil, aqui eu coloquei um pouco da cultura líquida por sobre o papelão para hidratar:
Em jornal a mesma coisa, coloquei um pouco de cultura líquida para hidratar: