Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo White Fever PF Tek

Diário de cultivo completo.
Salve amigos! Vamos pra mais um diário neste querido fórum.
Dessa vez o bom e velho PF tek, pela praticidade e ótimos resultados que já tive com essa técnica.

Comecei este cultivo dia 12/09 fazendo 5 copos de 350mL, desisti de usar os plasticos PP5 e comprei uns copos perfeitos para fazer uns bolos grandinhos.

Aquela mistura de 2 vermiculita + 1 "Farinha" de Arroe integral feita no liquidificador + 1 de água. Não tem erro. Não invente pois dá certo.

Feito a mistureba bota nos copos e faz aquele selo de vermiculita só de precaução. Botei até muita mistura nos copos e ficou até o topo! Nao recomendo encher tanto, dificulta a inoculação rente a parede do copo.
20200912_130721.jpg
1h Na pressão.

Após esfriar foi inoculado com uma cultura líquida de White Fever feita aqui mesmo a partir de esporos de um carimbo. Nunca medi quantos mL eu injeto... varia muito e também depois que você faz um pote de 200mL de CL não faz falta se injetar um pouco mais

Hoje com 9 dias de inoculação tirei alguma fotos, todos os copos saudáveis e muito bonitos! É incrível como o micélio cresce na misturinha pftek... muito forte.
20200921_155018.jpg20200921_155058.jpg20200921_155117.jpg
 
Legal, @mysticgrower, vamos acompanhando. :)

dificulta a inoculação rente a parede do copo

É verdade. Você quer dizer, no sentido de que o líquido inoculado desce pouco no copo? Esse pode ser um método pra observar o nível de compactação do substrato, nunca tinha pensado nisso. Obrigado.

Substratos com uma compactação que permita que o líquido desça todo colonizam mais rápido (desconsiderada as genéticas ME) por ambas razões, então. Primeiro, os esporos eclodem em uma área maior até o fundo do copo ou pote. Segundo, o substrato, quanto menos compacto, mais favorece a taxa de colonização.

Meu modo de colocar substrato no copo envolve bater o fundo do copo a cada colherada pra ir ajeitando o substrato sem compactar. Às vezes o líquido da seringa consegue descer até embaixo, às vezes não. Imagino o que posso fazer pra melhorar isso sem reduzir a quantidade de substrato por volume... Talvez bater o copo em um ângulo diagonal? Vou tentar da próxima vez.
 
Tao bunito demais!
11 dias
20200923_083807.jpg20200923_083814.jpg

Por aqui nem bater o copo eu bato @ExPoro , só preencho com uma colher e buenas kkk
Você quer dizer, no sentido de que o líquido inoculado desce pouco no copo? Esse pode ser um método pra observar o nível de compactação do substrato, nunca tinha pensado nisso.
Sim o liquido desce pouco e com isso a colonização é mais devagar pois começa somente de cima para baixo. Se fosse rente até o fundo, por exemplo que nem com um pote de trigo ou milho, a colonizacao começa por toda esse percurso rente a parede e as vezes até se acumula no fundo dependendo do grão.
Teve pote aí que injetei 2mL no furo e nem vi o líquido kkkkk
 
E assim segue com 16 dias... normal essa reduzida no fim da colonização... acho que fica dificil do micélio respirar no fundo do copo. E os copos sao enormes de 360mL acho hehehe
20200928_182633.jpg20200928_182639.jpg20200928_182644.jpg
 
acho que fica dificil do micélio respirar no fundo do copo

Será que é por isso? Uma boa indagação...

Mas as laterais dos copos não perdem volume com a colonização e assim permitem uma livre passagem de ar até o fundo do copo?

Me pergunto...

A parte debaixo do copo pode não ter oxigênio, mas o micélio está interligado até o topo do copo onde recebe oxigênio... não seria isso suficiente?

Ôxe... Por que diaaaaabos nossos amados micélios ficam tão preguiçosos nesse finzinho? kkk
 
Aniversariei o primeiro hoje... mais uns 5 dias acho que os outros estarão 100%...
Mas olhe só, fui dar um zoom na imagem dps e percebi o trichoderma esporulando na marmita do lado! Pqp! kkkkk
20200930_130649.jpg
 
Aniversariei o primeiro hoje... mais uns 5 dias acho que os outros estarão 100%...
Mas olhe só, fui dar um zoom na imagem dps e percebi o trichoderma esporulando na marmita do lado! Pqp! kkkkk
View attachment 118878
Puts :( To vendo o verdinho aqui também... Espero que não passe pro bolo, to com um WF aqui também, inoculei dia 14/09, fechou 100% hoje ♥
Acompanhando seu diário mano, bons flushs!
 

Anexos

  • IMG_20200930_172639056.jpg
    IMG_20200930_172639056.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 17
Última edição:
Salve salve!
Dando mais um parecer, os copos maiores estão muito perto do 100% logo vao para o terrário.
20201004_121908.jpg20201004_121905.jpg
Reparei que já estão ficando levemente amarelados.. Então nao vou esperar o tempo de consolidação pois ja estao com um bom tempo esses bolos.
O bolo que tá no terrario aparentemente ja estão se formando uns nós hifais em algumas partes do bolo.

Vai fazer algo pra diminuir a proliferação do trich?

A marmita que deu trichoderma foi descartada... apenas cobri a contaminação com um pouco de vermiculita e esperei para colher o flush. Nunca consegui vencer o duende verde... apenas controlar até colher e ai descartar.

Pelo menos o bolo que tava junto ficou saudável, botei en outro terrário. Esse de isopor tá amaldiçoado no trichoderma e sou preguiçoso pra limpar kkk
 
20201007_083020.jpg eita nois... que demorinha bonita... fazia tempo que nao cultivava em bolo pftek e esses são um pouco maior do que o normal...
Nos grãos com CL a colonização por aqui tenho em 10 a 15 dias...
 
O primeiro dos copos grandes fechou 100%
Borrifei uma agua por fora e fiz aquele roll super higiênico e asséptico na vermiculita. 20201008_151206.jpg20201008_151219.jpg (imagens fortes)
No momento tem 2 bolos no terrário. Logo entram os 3 que faltam fechar 100%.20201008_151426.jpg
Fiz um "segundo roll" no bolo que ja está a alguns dias no terrário... tinha sido bem mal feito o primeiro roll de aniversário.
 
O primeiro dos copos grandes fechou 100%
Borrifei uma agua por fora e fiz aquele roll super higiênico e asséptico na vermiculita. View attachment 119055View attachment 119056 (imagens fortes)
No momento tem 2 bolos no terrário. Logo entram os 3 que faltam fechar 100%.View attachment 119057
Fiz um "segundo roll" no bolo que ja está a alguns dias no terrário... tinha sido bem mal feito o primeiro roll de aniversário.

Aí tem vermiculita para a vida, hahahahaha! Belo trampo!
 
Salve salveeee
Passei uns 10 dias fora... ou mais... kkkk
Quando voltei tem uns frutos vindo... e no bolo ao lado está com vários nós hifais se formando. Logo pina
Com isso aniversariei mais 3 bolos, fechando os 5.
Aquele roll caprichado e uma vermiculita no fundo.20201020_092505.jpg20201020_093418.jpg
 
Salve galera!
Inoculei dia 16.10 espero não ter nenhum problema ter aberto tão cedo primeiro cultivo diversas dúvidas e muito estudo mas tá ae agora a dúvida pode ser o micelio se desenvolvendo? Quanto tempo pra aniversariar pra que eu não precise me preocupar em abrir? Valeu
 

Anexos

  • IMG_20201020_221717.jpg
    IMG_20201020_221717.jpg
    368.3 KB · Visualizações: 15
Hum
Nao entendi bem o post?
Suas duvidas pessoas tire em local adequado
Abra um diario pra vc !
E bom. E gostoso aprender
No mas acho que aqui vc terá suas duvidas tiradas olhando cultivos. E nas pesquisas do forum.
No que diz a imagen sim esta sedo mas depende de variantes
Ja tive bolos que coneçou assim , que deram certo e que deram errado .
 
Back
Top