Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo voltando aos cultivos (MDK) bulk

Diário de cultivo completo.
Fala galera venho mais uma vez testa oque eu fasso quando tento cultivar
Tava de bobeira e resolvi fazer um bulk.
Recebi um carimbo doado aqui no forum
bulk feito com humos,esterco de boy,torta de mamona e farinhas de conchas
Copos de arroz e po de coco, e tbm queria deixar registrado que os copos colonizarao em no maximo 9 dias !!!
Montei sexta passada e hj esta bem avancado , coloquei um po de coco seco no fundo
Seguem fotos a foto 2 a diferenca e de 3 dias para a foto 3 espero que esteja tudo bem
Paz luz e loucura a todos
 

Anexos

  • CAM00178.jpg
    CAM00178.jpg
    64.7 KB · Visualizações: 68
  • CAM00171.jpg
    CAM00171.jpg
    117.2 KB · Visualizações: 72
  • CAM00179.jpg
    CAM00179.jpg
    134.1 KB · Visualizações: 71
Poxa quando pesquisei numca vi essas duvidas nao, mas ate pq o que eu uso e para passaros farelinho
Ja usei ele e aprovei se vc procurar tenho um diario que fiz bulks e tem neles tbm o po magico
Então rafael, no meu próximo bulk também vou colocar calcário mas ao invés de comprar eu resolvi fazer o meu mesmo. Fiz da casca de ovos, achei uma ideia ótima fazer um resíduo virar matéria prima só da um trabalho. Você esta totalmente certo em minha opinião que ele é um otimizador de cultivo, até em bolos PF tem uns gringos que colocam.
 
Então rafael, no meu próximo bulk também vou colocar calcário mas ao invés de comprar eu resolvi fazer o meu mesmo. Fiz da casca de ovos, achei uma ideia ótima fazer um resíduo virar matéria prima só da um trabalho. Você esta totalmente certo em minha opinião que ele é um otimizador de cultivo, até em bolos PF tem uns gringos que colocam.
Poxa ve so .
Eu mesmo pego as feses de gado
Eu mesmo fasso o po da pstra ( quando prescizo
E sempre valido ultilizar materia organica quando nao temos o melhor material
Acredito eu que com po de coco,e essas outras coisas eu ja consigo otimos frutos tenho algums potes que ainda nao estao 100% mas no maximo segunda acho que ja posso uzar vou fazer num aquario e espero montar uma mini floresta e ter cogus ate o ano novo
 
Rapida atualizacao
Tentativas de reproducao. Do micelio
Para acertar o ponto do papelao para clonagen
 

Anexos

  • CAM00203.jpg
    CAM00203.jpg
    47.5 KB · Visualizações: 34
  • CAM00205.jpg
    CAM00205.jpg
    51 KB · Visualizações: 31
  • CAM00206.jpg
    CAM00206.jpg
    52.5 KB · Visualizações: 31
  • CAM00207.jpg
    CAM00207.jpg
    52.6 KB · Visualizações: 28
Hj dando as abanadas diarias vi um pin e um pequeno ponto meio esverdiado,n sei ainda se e um contaminante ou neura minha quando volta hj colocarei a foto do dito cujo
Tira uma boa foto do que te preocupa que a comunidade tenta te ajudar..... Assim só escrevendo não tem muito o que possa fazer.
Sobre o seu pin, parabens!!!!! O primeiro pin sempre é uma delicia.
 
Tou sem uma camera boua mais ae ta as ft
Oque posso dizer e que ele esta ae mais a camera n mostra bem.
Se amanha de manha tiver maior ! Como fasso a remocao dele e depois fecho esse local ?
 

Anexos

  • CAM00214.jpg
    CAM00214.jpg
    122.7 KB · Visualizações: 36
  • CAM00216.jpg
    CAM00216.jpg
    159.7 KB · Visualizações: 36
Pelas suas fotos não achei nada de errado e ainda estou respondendo isso da casa de um amigo cultivador, ele também está olhando as fotos e não viu problema. E olha que eu fiquei uns 20 minutos olhando... hehehehehehe. Algum cultivador mega experiente do fórum pode pensar diferente, mas não vejo necessidade de retirar nada.
Se voce quiser, mas tem que querer muito mesmo, pega uma faca bem afiada e estéril( limpa legal com álcool 70, deixa evaporar e limpa mais uma vez para garantir) e corta fora a parte que está te incomodando e um pouco do material em volta. Não se esqueça daquela mega assepsia.
 
Bom!
Nao se desenvolve. Acho que ele e fraco para o cubensis
O mini-bulk feito com pedacos de um copo meio contaminado
 

Anexos

  • CAM00218.jpg
    CAM00218.jpg
    54 KB · Visualizações: 27
  • CAM00220.jpg
    CAM00220.jpg
    61.2 KB · Visualizações: 28
  • CAM00222.jpg
    CAM00222.jpg
    77.3 KB · Visualizações: 29
Breve atualisacao
Nota: antes eu dava um dunk e colocava na geladeira , depois ia pra frutificar
A diferença e gritante.
Tbm tenho o mini bulk quase pronto
 

Anexos

  • CAM00230.jpg
    CAM00230.jpg
    147.2 KB · Visualizações: 29
  • CAM00229.jpg
    CAM00229.jpg
    144.4 KB · Visualizações: 28
  • CAM00227.jpg
    CAM00227.jpg
    72.8 KB · Visualizações: 28
  • CAM00226.jpg
    CAM00226.jpg
    67.9 KB · Visualizações: 29
  • CAM00228.jpg
    CAM00228.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 26
Voce achou que o cold shock faz diferença em que sentido?
Parabens pelos cogus, e pela clonagem em papelão
 
O primeiro pin set e bem maior e melhor
O papelao foi em parte um teste bem sucedido mais agora quando sair um mostrinho farei clones deles
 
Estou te perguntando isso porque tem um debate sobre o cold shock , tem uma galera cascuda que diz que não ha necessidade. Onde você mora é muito quente?
Espera ate o final do primeiro flush, esse set pode não ser homogêneo.
 
Estou te perguntando isso porque tem um debate sobre o cold shock , tem uma galera cascuda que diz que não ha necessidade. Onde você mora é muito quente?
Espera ate o final do primeiro flush, esse set pode não ser homogêneo.
Cara me manda o link dessa discurcao .
Se é quente!! Moro em pe aq e quente ate de noite
Vou montar outros bulks e mostrarei a diferenca de um com dunk depois de aniversariar, e sem dunkar .
 
Cold-shock não é necessário em cultivo de P. cubensis. ...

Cold shock é desnecessário para a pinagem de cubensis....

Em casing não se costuma fazer dunk antes de aniversariar, até porque só é possível se estiver fazendo PF casing. Muita gente faz dunks em bolos PF teks antes do aniversário mas também não é obrigatório/necessário. O cold shock parece desnecessário para Cubensis....

Nunca vi tread somente sobre cold shock, esses são alguns exemplo de membros cascudos falando do cold shock. Da uma pesquisada que você vai achar muito mais.;)
Sobre o dunk ajuda sim, sem duvidas. Principalmente se ai e quente, a perda de agua é maior.
 
Última edição:
O único benefício que eu vejo em usar água gelada durante do dunk é para diminuir a proliferação de bactérias, principalmente no verão.

Fikdik!
 
Então rafael, no meu próximo bulk também vou colocar calcário mas ao invés de comprar eu resolvi fazer o meu mesmo. Fiz da casca de ovos, achei uma ideia ótima fazer um resíduo virar matéria prima só da um trabalho. Você esta totalmente certo em minha opinião que ele é um otimizador de cultivo, até em bolos PF tem uns gringos que colocam.

Olá amigo, infelizmente não há como transformar casca de ovos em calcário. Embora a casca de ovo contenha Ca2+ ele não está disponível de uma forma tão assimilável para o micélio. sem contar que a casca de ovo não tem o potencial de diminuir a acidez do substrato, característica essa que só o calcário possui. se vc utilizar calcário opte por um dolomítico que fornece também Mg2+.
a maioria das plantas se desenvolve de maneira mais eficiente com o pH na faixa de 6,0. o pH do substrato para desenvolvimento de P. cubensis eu ainda não sei. Se algum membro souber informar agradeço.

futuramente pretendo desenvolver um trabalho sobre o desenvolvimento de cogumelos em diferentes tratamentos com faixas variadas de pH, provavelmente o pH do substrato está diretamente ligado à produtividade potencial do cultivo.

espero ter contribuído nessa dúvida.
 
Gesso
É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado (CaSO4•2H2O) e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO4•½H2O).

Calcário Calcítico (CaCO3)
O calcário calcítico é o calcário comum, rico apenas em cálcio.

São um grande tampão PH, evitam que os grãos grudem demais, principalmente nos casings para manter as contaminações baixa.
O gesso e calcário calcítico são bons para adicionar aos grãos, substratos de bulks, e casings. Aproximadamente 5% de peso.

Calcário Dolomítico [CaMg(CO3)2]
O calcário dolomítico é mais acinzentado, porque, além do cálcio, é também rico em magnésio.
O magnésio inibe a frutificação, calcário rico em magnésio é ótimo para cactos, ruim para cogumelos.

Opinião do RogerRabbit sobre o uso e efeito desses materiais - http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/6152007#6152007:

Na verdade o gesso realmente reduz o pH um pouco, mas a vantagem de combinar cálcio e enxofre em quantidades bastante elevadas tais como cinco a dez por cento é que onde quer que você defina o ph, ele tende a ficar nessa faixa e não oscilar tanto à medida que o micélio coloniza, porque os metabólitos produzidos na colonização reduzem o pH. Um outro benefício é que do gesso é que o cálcio e enxofre são ambos nutrientes utilizados no metabolismo micelial.

Como sabemos, o micélio cresce mais rápido e é talvez mais feliz com um ph por volta de 6. Infelizmente, esse é também o ph preferido pela maioria dos outros fungos, que inclui os mofos que são o inimigo. Usamos cal porque o micélio pode tolerar um pH maior do que os mofos verdes podem.

Pela razão indicada acima, eu prefiro cal hidratada ao invés de carbonato de cálcio para ajustar o mix do casing, porque o momento mais crítico para proteger a camada de revestimento é logo depois que você colocá-lo e está esperando ele colonizar. A cal hidratada, sendo solúvel em água vai trabalhar de imediato para proteger durante este momento crítico. Uma vez que a camada de revestimento é colonizada, o micélio do cogumelo faz um trabalho incrível de realizar a sua própria proteção contra contaminantes, e o gesso, em seguida, providencia estabilização a longo prazo, impedindo que o ph desça para valores muito baixos.

https://teonanacatl.org/wiki/casca-de-ovo/
https://teonanacatl.org/wiki/controle-de-ph/

Obrigado @Paparraros, usei como base relatos e informações de membros mais experientes( como tb a biblioteca) e existem controvérsias se o calcário é o um corretor de pH.(De uma lida lá que você verá discussões, possibilidades do calcário ser um corretor a um prazo maior que o cultivo)
Corretores de pH são muito importantes para a produtividade em escala maior, a maioria das pessoas não se importam em bolos PF mas em bulk já é levado em consideração.
 
Última edição:
Back
Top