Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Vermiculita Alternativa

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Bem isso é mais um informativo e uma tentativa, achei bom colocar isso no forum pode ser de ajuda...

Como aqui na minha cidade (e em varias pelo qu leio) é dificil achar Vermiculita sai buscando alternativos, já li sobre o isopor e pensei em utilizar cortiças, essas de rolhas no lugar da vermiculita ... tá ai algumas caracteristicas....

A cortiça é formada por minúsculas células contendo ar e protegidas por camadas de tecidos celuloso, ceras e suberinas, que confere-lhe características que tornam o seu uso recomendável em diversas aplicações.

Trata-se de um material leve, imputrescível a líquidos e gases, resistente ao fogo, magnífico isolante térmico e acústico, além disso, possui também vantagens ecológicas, pois não só a árvore se regenera após cada extração como a cortiça é totalmente utilizada sem praticamente deixar resíduos

Vou fazer uns bolos e uns cases e vamo ver no que dá

Se alguem souber de outras coisas ou quiser fazer a experiencia tá ai uma opção
 
Olá Dahua!

A cortiça, por ser composta de celulose, deve ter o mesmo efeito do papelão, isto é, o micélio vai se alimentar dela, o que pode ser um pouco inconveniente.

Geralmente são utilizados compostos neutros na composição de casing, como a vermiculita por exemplo, a função dela seria fornecer apenas a úmidade e líquido ao micélio, já que os nutrientes são fornecidos pelo bolo.

Mas é possível também utilizar meios nutritivos na composição do casing, como por exemplo a fribra de coco, que além de fornecer umidade, acaba sendo consumida também pelo micélio.

Resta ver o resultado dos seus testes para chegar-mos a alguma conclusão.

Você acha que cortiça absorve bem água e mantém umidade por longos períodos?

Abraço!
 
Olá Dahua!

A cortiça, por ser composta de celulose, deve ter o mesmo efeito do papelão, isto é, o micélio vai se alimentar dela, o que pode ser um pouco inconveniente.

Pedro eu estava analisando, aqui tenho muito cortiça e com o passar dos anos, mesmo em lugares umidos e em condiçoes propícias ela nunca apresentou sinal de mofo ou bolor, foi daí que tirei a ideia, mesmo assim to testando um bolor aqui nela pra ver se ele consegue se estabelecer. Creio que se ele não conseguir o micelio tbm não ... certo ou errado ??? ... a cortiça se parece muito com o isopor nesse aspecto.


Geralmente são utilizados compostos neutros na composição de casing

se ela resistir a degradação e ao consumo pelo fungo ela não pode ser considerada um " composto neutro " ... mesmo sendo de origem vegetal. ????

Você acha que cortiça absorve bem água e mantém umidade por longos períodos?
acho que ela cria um ambiente favoravel para umidade se estiver bem picotada, quanto a absorver a agua eu não sei te responder agora não, vo deixa-la mergulhada aqui e ver os resultados

Abraço!
 
cortiçao nao "funciona" igual 'a vermiculita.
vermiculita ABSORVE os nutrientes e agua durante a panela de pressao, e os torna BIODISPONIVEIS para os micelios.
a cortiça é utilizada como isolante pois nao deixa agua ou ar passar.
portanto nao absorve agua, tampouco nutrientes.
pra ajudar-nos achei o seguinte sobre:

capacidade de troca catiônica ou CTC

Quantidade total de cátions que um solo, ou algum de seus constituintes, pode adsorver e trocar a um pH específico, em geral pH 7,0. No solo, a CTC é devida à superfície específica e às cargas inerentes ou acidentais de colóides eletronegativos, como os minerais de argila, a sílica coloidal e o húmus. (fonte: http://www.agritempo.gov.br)



E esse otimo artigo:

Ensaios de Capacidade de Troca Catiônica (CTC)
A capacidade de troca catiônica (CTC) é um parâmetro importante na descrição dos minerais argilosos, já que cada mineral argiloso tem sua respectiva CTC. Esta propriedade é utilizada para quantificar a sua presença e avaliar o potencial reativo do material (Perez, 1997). Atualmente o LIRF utiliza duas técnicas para medidas da CTC dos folhelhos e solos: a técnica do Azul de Metileno e a do Acetato de Amônio.
Ensaio de CTC por Azul de Metileno
Esta técnica é utilizada para a determinação da CTC e da superfície específica de solos e argilas por sua rapidez, simplicidade e boa reprodutibilidade. Esta metodologia baseia-se no fato que o azul de metileno [C16H18N3SCl(3H2O)], quando em solução aquosa ou etanólica e em contato com materiais superficialmente carregados negativamente, tem suas moléculas rapidamente absorvidas mediante um mecanismo de troca iônica irreversível. Devido ao tamanho do cátion, a velocidade de absorção decresce à medida que as posições de troca vão sendo preenchidas. O ensaio consiste na titulação de uma suspensão da rocha, destorroada e passante na peneira 40 #, com uma solução de azul de metileno. A superfície específica é calculada a partir do volume gasto para saturar a superfície da amostra. A dosagem (volume final de azul de metileno) baseia-se na adição sucessiva de 1ml de solução na suspensão até que as partículas se encontrem saturadas por uma monocamada do azul de metileno, que se caracteriza pelo ato de pingar uma gota da suspensão sobre um papel-filtro, Whatman no 40, e se observar a formação de uma auréola azul-clara ao redor da porção sólida.
Ensaio de CTC por Acetato de Amônio
Esta técnica permite calcular a capacidade de troca catiônica total e identificar os cátions trocáveis. Esta metodologia consiste em deslocar os cátions originais das superfícies do mineral argiloso pelo íon sódio (Na+) no tratamento da amostra com solução 1N de acetato de sódio neutro. Em seguida, o íon Na+ é deslocado pelo íon NH4+ através do tratamento com solução 1N de acetato de amônio. Após um período de interação físico-química o solo é separado da solução utilizando uma centrífuga. Finalmente as soluções são analisadas quimicamente, determinando-se na primeira os possíveis cátions deslocados pelo sódio, e na segunda a quantidade de sódio catiônico. Detalhes da metodologia utilizada podem ser obtidos na tese de mestrado da Eng. Karina Violeta Barrionuevo Gaggiotti.

dicas.JPGresiduos para compostagem.JPGtemperatura e tempo de expo.JPG
Ensaio de CTC pela técnica do azul de metileno e centrífuga utilizada para separação solo-solução na técnica do acetato de amônio (fonte:GTEP)


e posto no fim um BONUS pra ajudar mais na pesquisa (nos quadrinhos abaixo).
 
Eu também andei pensando sobre como substituir a vermiculita, uma das minhas idéias é iniciar o cultivo usando grãos inteiros, pois nessa fase a vermiculita é dispensável, e depois fazer casing ou bulk usando pó de coco, pois este absorve muita umidade, e mesmo se a umidade diminuir, nada te impede de borrifar água na superfície do casing/bulk.

PS: ainda não testei isso.
 
Já ouvi relatos de pessoas que trocaram a vermiculita por areia, desas lavadas que se compra em depósito de material d construção. A pessoa usou a mesma medida de areia no lugar da vermiculita. É simples, fácil de achar e ouvi dizer que funciona. Como tenho muita vermiculita disponível aqui, nunca precisei testar mas vale a pena tentar. Sabemos que a areia é um ótimo rtentor de água , por isso deve dar certo mesmo.
 
Vários materiais podem ser utilizados.

Os grãos por natureza já suprem essas condições, mas se não houver desejo de utilizar grãos inteiros pode-se optar por materiais que a criatividade permitir.

Nos PFs a vermiculita serve para aerar e reter umidade. A questão é o que é mais importante no substrato: aeração ou a umidade? No meu ponto de vista, a qualidade principal da vermiculita é a aeração e não a retenção de umidade, que pode ser dosada quando se faz o substrato.

Quem não tem vermiculita e quer fazer PFs pode usar qualquer material inorgânico de tamanho equivalente (pedrinhas de rios devidamente esterilizadas e cheias de energia são uma opção) e dosar a umidade na forma convencional (espremer até escorrer algumas gotas de água). O micélio cresce normalmente sem vermiculita, por isso a sua capacidade de retenção de umidade não é fundamental, ajuda, mas não é necessária.
 
A discussão é interessante, pois nem todos tem vermiculita a disposição.

Mas, meus amigos, a vermiculita é dispensável.

Quem não tem não precisa perder tempo e dinheiro procurando.

Existem diversos guias práticos de cultivo no forúm para instruir quem está cultivando.

Devemos partir para o fácil, prático, produtivo e barato.

Podemos gastar nosso tempo e criatividade para termos num dia um kit cultivo.

Podemos transportar nosso kit e iniciar um cultivo onde estejamos, sem necessidade de material específico.

Imaginem que alguém vai passar uns dias fora, na casa de um parente, num local magnífico e quer ter cogumelos para curtir.

O que levar ?

Um terrário com refrigeração, umidificador, bombas de aquário, perlita, argila, potes.

Não vai passar despercebido, sem dizer que é difícil transportar.

Então o que levar ?

Arroz, linhaça, níger, aveia, cremogema, papelão.

Vamos fazer aqui um kit prático para férias na casa do parente, em local magnífico.

O meu kit seria:

Meio kilo de milho, 2 caixas de leite, saquinho de ziplog com papelão colonizado.

Cheguei no paraíso, abrir a caixa de leite, tomei o leite, lavei a caixa.

Coloquei milho de molho na caixa, depois cozinhei o milho na caixa em banho maria, por fim esterilizei o milho.

Depois de frio, implantei o papelão colonizado, fechei a caixa.

Noutra caixa de leite coloquei palha e terra vegetal, umideci e esterilizei conforme o milho.

O milho está 100%, abro a boca das 2 caixas, junto com fita e misturo o conteúdo das duas.

Metade do material fica numa caixa, metade na outra.

Espero alguns dias, ponho na geladeira por 24 horas.

Abro as duas caixas, em local com sombra e úmido.

Faço a colheita e enterro tudo em local apropriado.

Quando voltar algum dia posso até encontrar cogumelos ali onde enterrei meus casing.
Imagem 0657.jpg
 
Imaginem que alguém vai passar uns dias fora, na casa de um parente, num local magnífico e quer ter cogumelos para curtir.

O que levar ?

Um terrário com refrigeração, umidificador, bombas de aquário, perlita, argila, potes.

Não vai passar despercebido, sem dizer que é difícil transportar.

Então o que levar ?

Arroz, linhaça, níger, aveia, cremogema, papelão.

Vamos fazer aqui um kit prático para férias na casa do parente, em local magnífico.

O meu kit seria:

Meio kilo de milho, 2 caixas de leite, saquinho de ziplog com papelão colonizado.



Mauricio muito interessante essa ideia, é parecido com o seu post lost ... faz um ai .... Cultivos de Viagens, realmente interessante essa ideia !

Nos PFs a vermiculita serve para aerar e reter umidade. A questão é o que é mais importante no substrato: aeração ou a umidade? No meu ponto de vista, a qualidade principal da vermiculita é a aeração e não a retenção de umidade, que pode ser dosada quando se faz o substrato.

Quem não tem vermiculita e quer fazer PFs pode usar qualquer material inorgânico de tamanho equivalente (pedrinhas de rios devidamente esterilizadas e cheias de energia são uma opção) e dosar a umidade na forma convencional (espremer até escorrer algumas gotas de água). O micélio cresce normalmente sem vermiculita, por isso a sua capacidade de retenção de umidade não é fundamental, ajuda, mas não é necessária


Neuro, concordo inteiramente com vc, lendo as resposta aqui do post e a minha dificuldade de transformar a Cortiça em grãos uniformes, continuei a pesquisa:

O melhor substitudo para a vermiculita que eu encontrei, até pela composição quimica parecida entre os dois e a capacidade de aeramento, a impossibilidade de contaminação a facilidade e baixo custo foi ... Papel Aluminio ...

è necessario fazer pequenas bolinhas, pouco compactadas , porém bem formadas: um quadrado de 1cmx1cm dá pra fazer a bolinha padrão
 
Neuro, concordo inteiramente com vc, lendo as resposta aqui do post e a minha dificuldade de transformar a Cortiça em grãos uniformes, continuei a pesquisa:

O melhor substitudo para a vermiculita que eu encontrei, até pela composição quimica parecida entre os dois e a capacidade de aeramento, a impossibilidade de contaminação a facilidade e baixo custo foi ... Papel Aluminio ...

è necessario fazer pequenas bolinhas, pouco compactadas , porém bem formadas: um quadrado de 1cmx1cm dá pra fazer a bolinha padrão


Exelente idéia com "certeza" aeraria e evitaria a compactação do substrato, sem comprometer a saude do mesmo; umidade é outra historia ,,, mas realmente seria nescessario realizar testes para comprovar os fatos ,,, mas é uma ótima idéia ,,, !!!

Dahua, vc ja utilizou o PA para ver como ficou ???


Good Vibes
[]'s SoBoRo
 
Dahua, é grande sua dificuldade em encontra fibra de coco???

É que para mim, é a opção alternativa de melhor custo/benefício e facilidade de aquisição.
 
NAO DAHUA!
papel aluminio nao!
vou pesquisar melhor onde eu li que papel aluminio nao deve ser utilizado NUNCA em qualquer parte do cultivo.
 
Dahua, é grande sua dificuldade em encontra fibra de coco???

É que para mim, é a opção alternativa de melhor custo/benefício e facilidade de aquisição.


Não, já vi a venda algumas vezes aqui na minha city, minha intenção foi achar um substituto domestico ... mas ta ai mais um bom substituto :

Fibra de Coco


Exelente idéia com "certeza" aeraria e evitaria a compactação do substrato, sem comprometer a saude do mesmo; umidade é outra historia ,,, mas realmente seria nescessario realizar testes para comprovar os fatos ,,, mas é uma ótima idéia ,,, !!!

Dahua, vc ja utilizou o PA para ver como ficou ???


Good Vibes
[]'s SoBoRo

To com 2 Pf com papel alumínio, vamos aguardar

NAO DAHUA!
papel aluminio nao!
vou pesquisar melhor onde eu li que papel aluminio nao deve ser utilizado NUNCA em qualquer parte do cultivo.

Rsss pq vc não me aviso isso antes dos meus pf !!! rssss zoeira ! tipo não me parece ruim a idéia de usar papel alumínio, principalmente pela composição química dele e da vermiculita, mas dá uma pesquisada ai eu nunca ouvi falar nada que não se deve usar.
 
Ae eu to com 2 potes de Pf com mini esferas de papel aluminio, curiosamente eles estão liderando a colonização do cultivo que eu iniciei dia 16, to sem web cam:eek: fiz uma inoculação em uma marmita de aço hj fui vela ... está colonizada bem antes dos bolos, vou esperar mais uns 7 dias pra fazer o casing .... eu acho que o papel aluminio de alguma forma ajuda tambem na temperatura do substrato :confused: ... aguardem que eu vou escrever direito o resultado dessa pesquisas quando aniversariar os bolos
 
Back
Top