Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Verifiquem por favor. Contaminados? Devo hidratar?

Cogu Azul

Primórdia
Cadastrado
07/04/2010
10
37
Olá.

Este é meu primeiro post, mas venho acompanhando o fórum desde a páscoa, quando ingeri meus primeiros cogumelos mágicos (selvagens), em Visconde de Mauá-MG.
Li bastante antes de começar meu cultivo, aguardei os esporos, e quando eles finalmente chegaram eu enrolei mais um mês pra providenciar tudo.
Solicitei o Golden Teacher, mas devia estar em falta e acabou chegando o B+.

Fiz uma mistura de farinha de arroz integral (moído no liquidificador), vermiculita e pouca porção de uma mistura de alpiste e aveia para pássaros, com amido de milho (é, me empolguei no substrato).
Coloquei o selo de vermiculita, mas na hora de esterelizar os potes parece que, ou deixei tempo demais, ou coloquei pouca água na panela, porque a água chegou a secar e o pano do fundo queimar. Nenhum copo quebrou e decedi seguir com a inoculação, um dia depois (até então os potes foram mantidos dentro da penela) e com 24 de seringa com esporos na geladeira).
Acontece que demorou muito (mais de 15 dias) para começar o crescimento do micélio, creio que por causa da falta de umidade no bolo e, dos cinco potes, dois ficaram visivelmente contaminados.
Cerca de 20 dias depois os outros três potes ainda apresentam crescimento lento, mas fiquei em dúvida em relação a presença de contaminantes, já que há o aparecimento tanto de um bolo branco e fofo, que parece ser o micélio, e um bolo mais redondo, com fibras brilhosas, que não tenho certeza (por isso esse post).

As fotos feitas ontem estão em anexo.
Sabem do que se trata? O que devo fazer?

Se não houver problema, o que posso fazer pra acelerar o crescimento do micélio? Pensei em agitar e injetar água destilada.

Abraços.

Só explicando.
Nos anexos há 4 fotos: as três primeiras correspondem aos potes que eu estou com dúvida em relação a presença de contaminantes, mostrando todos os lados dos copos em cada imagemNa última são os dois potes visivelmente contaminados.
b+_copo1.jpgb+_copo2.jpgb+_copo3.jpgb+_contaminados.jpg
 
quanto de agua tem na perlita?
veja se nao tem agua demais, se estiver cobrindo muito da perlita a agua nao evapora o suficiente.
os bolos parecem estar comecando a secar.
e voce parce ter algumas contaminacoes decorrentes dessa demora/falta de umidade.(verticiliumm spp principalmente, nada que estrague seu cultivo)
 
Upvote 0
Back
Top