Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Variações de coloração!

Putumayo

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/12/2005
16
67
38
olá a todos!
Bom, tonhe uma criação de GT e aconteceu algo muito estranho... to no meu segundo cultivo, ambos foram do mesmo carimbo, mas dessa vez os cogumas tem chapéis marrons sendo q na primeira era bem mais p dourado :?: :?: :?:
os bolos estão saudaveis e td mais... 2 contaminaram mas joguei fora ja....
pq será isso:? arriscado eu come-los???

me deem uma luzzz!

valew
 
Olá mayo...

Tem pessoas que comem cogumelos de pastos e aparecem estranhas marcas pelo corpo.

Uma boa base de comparação seria o cheiro, se é suave ou "ardido". Dependendo da qualidade do cultivo também, já vi estas alterações de cor, também de textura, cheiro. Se não estão perto de contaminação, não parece haver problemas.
 
então L'Esprit Libre, os bolos estão numa estufa normal, mas 2 deles estavam contaminados mas bem na parte de tras, onde não posso enxergar... tlvz estavam contaminados há uma semana e ficaram juntos na estufa os bolos sadios e os connados... retirei os contaminados assim q vi... agora os bolos sadios estão muuuito branquinhos, nenhum ponto de cor estranha, cheiro normal.... mas a cor q me preocupa.. o pior é q eu tomo os cogumas com meu amigo (irmão praticamente) e tenho um medo enorme de algo acontecer com ele... comigo eu arrisco ehhehe mas quando esta em jogo a saude de outros.. ai a coisa complica.
Pior q os cogumas estão tão bonitos! seria um desperdício perder eles, acho q vou coletar tds os flushes, depois vou abrir o bolo e verificar td....
ja aconteceu essa mudança de coloração com alguém???

outra duvida, será q se eu coletar os esporos desses cogumas eles tb estarão comprometidos???

valew!
 
nerdwell,
usei o mesmo substrato pros 2! farinha de arroz, vermiculita....
mas teve uma diferença na estufa, na primeira eu usei uma camada de 3 cm de água no fundo e apoiei os bolos em potes de vidro... nessa agora eu autoclavei argila expandida e coloquei no fundo... mas no final deu na mesma... muita umidade... será q isso q modificou a coloração???

salludos!
 
Fala mayo...

Bem os micólogos que não tem frequentado o fórum poderiam te responder com exatidão.

Eu não vejo risco, e os esporos não estariam contaminados. Não acredito que possa haver algum problema.

Veja fotos de cultivos de um mesmo strain, muitas vezes há diferenças notáveis. Isso é normal.

Boa sorte...
 
L'Esprit Libre,
acho q vc ta certo cara! to ficando é paranóico.. andei vendo fotos de cultivos de gt's, realmente há variações absurdas as vezes!
né cara, se os bolos não estão com nenhum sintoma eu num deveria me preocupar... eu q to criando esses problemas


valew mesmo galera... depois eu posto falando sobre os efeitos desses ae... ou não né :p: iahuiahuiahuiahauih

té mais
 
Back
Top