Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Utilizo plástico pp5 ou copos de vidro no processo de esterilização ?

Triclorometano

Hifa
Cadastrado
27/01/2019
35
9
46
Estou cogitando iniciar meu primeiro cultivo e estou com dúvidas acerca do recipiente dos bolos; alguém poderia me dizer qual seria a melhor opção ? pp5 ou um copo de vidro comum (ex: copo de requeijão) ? o plástico aguenta 45 min na panela de pressão ou é relativo ?
 
Estou cogitando iniciar meu primeiro cultivo e estou com dúvidas acerca do recipiente dos bolos; alguém poderia me dizer qual seria a melhor opção ? pp5 ou um copo de vidro comum (ex: copo de requeijão) ? o plástico aguenta 45 min na panela de pressão ou é relativo ?


Sendo o copo de PP5 ou vidro tanto faz.

Já usei copos de plástico PP 5 na panela de pressão e não teve nenhum tipo de problema.
 
Aproveitando o post do amigo.
Tenho duas dúvidas sobre o copo PP.
- Após a inoculação, é necessário utilizar uma lamina de papel alumínio em cima da tampa, ou só a tampa irá vedar o suficiente?
- O manuseio dos mesmos de forma "bruta" pode fazer entrar ou sair ar pela tampa e/ou pela fita micropore?
 
Aproveitando o post do amigo.
Tenho duas dúvidas sobre o copo PP.
- Após a inoculação, é necessário utilizar uma lamina de papel alumínio em cima da tampa, ou só a tampa irá vedar o suficiente?
- O manuseio dos mesmos de forma "bruta" pode fazer entrar ou sair ar pela tampa e/ou pela fita micropore?
Já usei o papel alumínio para cozinhar(não botei fé na tampa) mas não creio que seja necessário pelo menos as que usei vedaram bem
 
Aproveitando o post do amigo.
Tenho duas dúvidas sobre o copo PP.
- Após a inoculação, é necessário utilizar uma lamina de papel alumínio em cima da tampa, ou só a tampa irá vedar o suficiente?

Quando utilizei pp5 eu usei alumínio para ir na panela de pressão por causa da circulação de vapor.
O problema é que se tem borda no pote é fácil rasgar o alumínio e apesar de poder encaixar nelas fica difícil passar a fita.

Copos novos a tampa tende a vedar bem, copos reutilizados ele perde um pouco o formato por causa da esterilização.
Pelo menos os meus deram uma amolecida na 2 vez, mas era aqueles de bolo de pote.

- O manuseio dos mesmos de forma "bruta" pode fazer entrar ou sair ar pela tampa e/ou pela fita micropore?

Se estiver com fita micropore sim, mas não é preocupante por ter a fita e menos ainda se tiver selo de vermiculita.
Lendo o guia PFTek aqui do forum, o aconselhado é a utilizar micropore apenas após 10 dias.
Tá em letrinhas pequenas como observação.

O perigo real é bagunçar o selo de vermiculita e levar contaminantes para o substrato.
 
Back
Top