Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Umidade que não diminui nunca

abyssalbeauty

Esporo
Cadastrado
23/05/2021
9
2
Fala pessoal!

Estou com uma dúvida, que talvez a experiência de vocês possa ajudar. É que a umidade do meu terrário não diminui nunca. Vou explicar melhor: caixa organizadora de 56 litros, seis furos de 4x4 no total. Uma camada de argila expandida (uma camada mesmo, não tem argila sobre argila) e um dedo de água, não cobre a argila toda. Abano cerco de 4x por dia. Monitoro a umidade com um higrômetro. Ocorre que está sempre em 99%. Testei o higrômetro no ambiente pra ver e era algum defeito e ele mediu a umidade ambiente aqui da minha região adequadamente, em torno de 70% de acordo com os órgãos meteorológicos. Já deixei a tampa entreaberta a noite toda, cerca de 8 horas, e não saiu de 99%. Também já deixei totalmente sem tampa por horas (coberto com uma camada de TNT, e também não foi abaixo de 99%.

Isso tem me dado alguma aflição, pois sinto que está afetando o meu cultivo. O primeiro sinal foi cogumelos com as bases "peludas" no primeiro flush. O segundo flush (nos dois casings) veio fraco, cerca de 5 cogumelos médios em cada (fiz dunk na geladeira). E os chapéus de dois deles estão um pouco murchos, afundados. Aliás, meus segundos e terceiros flushes sempre são fraquíssimos, tanto em casings quanto em bolos. Suspeito que possa ser essa umidade que não consigo baixar na frutificação, ou sei lá o que. A garrafa de água congelada costumava dar uma reduzida na umidade, mas com o frio que tem feito, eu baixaria a temperatura além do limite mínimo.

Pensei em instalar um cooler pra retirar o ar, ou até mesmo deixar o terrário só com água, pra ver se muda alguma coisa. Vocês tem algum norte pra me dar, isso é chilique de iniciante ou realmente é um ponto que precisa de atenção?
 
Depois que condensa água no sensor dos higrometros comuns eles ficam travado em 99% (que na verdade, no sensor seria 100%/erro, já que tem apenas água no sensor dele).

Quando você coloca em um ambiente sem umidade saturada a água consegue evaporar e liberar o sensor, voltando a funcionar até colocar no terrário e ficar travado de novo.

Se o terrário tem furos, a umidade não está 99% o tempo todo.

Com a tampa semi-aberta a umidade vai embora muito rápido, mas o sensor continua travado.

Mas é difícil imaginar sem ideia de como é o terrário.
 
Olá Texugo, obrigado pelo retorno. Sua análise faz bastante sentido, mas tem dois pontos que não consegui conciliar:

1. Se eu tiro o higrômetro do terrário, o sensor rapidamente volta a funcionar pois a água na superfície dele evapora, certo? Então porque com a tampa aberta do terrário, considerando que a umidade vai embora muito rápido, a água do sensor não evapora também?
2. Quando coloco uma garrafa de água congelada no terrário, o sensor também identifica rapidamente a queda na umidade. Coisa de cinco minutos. Não é muito rápido para essa água do sensor evaporar devido ao ressecamento sutil do ambiente?

Vou anexar fotos tiradas agora do terrário. Se puder me dar mais uma luz eu agradeço!

PS: esse umidificador aí está sempre desligado.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.05 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.05 (1).jpeg
    64.6 KB · Visualizações: 25
  • WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.05.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.05.jpeg
    76.3 KB · Visualizações: 26
  • WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06 (1).jpeg
    78.6 KB · Visualizações: 33
  • WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06 (2).jpeg
    161.3 KB · Visualizações: 31
  • WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-21 at 15.53.06.jpeg
    64 KB · Visualizações: 28
Olá Texugo, obrigado pelo retorno. Sua análise faz bastante sentido, mas tem dois pontos que não consegui conciliar:

1. Se eu tiro o higrômetro do terrário, o sensor rapidamente volta a funcionar pois a água na superfície dele evapora, certo? Então porque com a tampa aberta do terrário, considerando que a umidade vai embora muito rápido, a água do sensor não evapora também?
2. Quando coloco uma garrafa de água congelada no terrário, o sensor também identifica rapidamente a queda na umidade. Coisa de cinco minutos. Não é muito rápido para essa água do sensor evaporar devido ao ressecamento sutil do ambiente?

Vou anexar fotos tiradas agora do terrário. Se puder me dar mais uma luz eu agradeço!

PS: esse umidificador aí está sempre desligado.
mano tem poucos furos no seu terrario isso vai segurar muito a umidade, e essa lâmpada pode esta aquecendo o terrario fazendo a agua evaporar gerando mais umidade ainda, faz mais furos na parte superior da caixa. 4 furos em cima e 3 embaixo. pode ajudar se vc utilizar lã acrílica
 
Os cogumelos parecem bonitos, não parece que sofreram com umidade em excesso.
Essas perninhas de polaina não são problema.

Quando é umidade eles ficam como um micélio arrepiado, parecendo tapete de pelinhos.

Olhe os meus cogumelos, enquanto calibro meu terrário, com umidade controlada em 98%
Ficam com o chapéu escurecido e encharcado.
Só de colocar no papel toalha a água já atravessa.

IMG_20210701_185002.jpg
IMG_20210701_191035.jpg

Controlador de umidade:
IMG_20210627_140018.jpg




Essa próxima é no flush seguinte, com umidade em 94%.
Voce ve que aumentaram o tamanho, mas continuam escurecidos, pois a umidade é muito alta para casing

Também dá pra ver o pé peladinho que falei


IMG_20210710_221806.jpg


Qual higrometro está usando?
Esses que medem temperatura e.com.relogio não servem para o nosso hobby



1. Se eu tiro o higrômetro do terrário, o sensor rapidamente volta a funcionar pois a água na superfície dele evapora, certo? Então porque com a tampa aberta do terrário, considerando que a umidade vai embora muito rápido, a água do sensor não evapora também?

Certo.
Porque dentro do terrário a umidade ainda é alta (argila e água) e demoraria para conseguir evaporar com o ar saturado.

Quando acabar seu cultivo, pode testar sem seu casing.
Deixe aberto e veja quanto tempo leva para voltar a funcionar.


Quando coloco uma garrafa de água congelada no terrário, o sensor também identifica rapidamente a queda na umidade. Coisa de cinco minutos. Não é muito rápido para essa água do sensor evaporar devido ao ressecamento sutil do ambiente?

O ressecamento que a garrafa congelada não é sutil, é bem expressivo.
Não tenho certeza, mas imagino que a condensação que a garrafa provoca faça ter mais água no sensor, que consequentemente fica pesada e cai em gota.


O que você quer fazer no seu terrário é aumentar a troca de ar, sem diminuir sua umidade.

Se quer maior produção, precisa aumentar a profundidade do substrato, melhor a troca de ar e umidade do substrato (não do ar)
 
Última edição:
Olá, Texugo!

Agradeço pela resposta. Em especial por essas fotos, realmente é um cenário completamente diferente do que eu estou tendo aqui. Os efeitos da umidade elevada são realmente bem aparentes, como você demonstrou. Por exemplo, minha colheita do flush passado sequer molhou o papel toalha, como demonstro na foto anexada. Provavelmente meu cenário era o oposto: umidade baixa e sendo engano pelo higrômetro. Que respondendo sua pergunta, de fato é um modelo baratinho tipo relógio, com sonda. Vou voltar ao básico e mais seguro olhômetro, nesse caso acho que vou sair ganhando.

Valeu pela força!

E Ochicha, eu também fiquei com a sensação de que preciso abrir mais uns buracos no terrário. Ruim que na empolgação eu fiz um monte de bolo e casing que estão terminando de colonizar quase tudo ao mesmo tempo, então a vaga no terrário tá concorrida...rs... Mas assim que ele ficar vazio eu vou dar uma mexida nele. Sobre a iluminação, eu acredito que não esteja aumentando a temperatura. É uma lâmpada de LED, bem fria ao toque. Obrigado pela ajuda.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-07-22 at 21.24.46.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-22 at 21.24.46.jpeg
    173.5 KB · Visualizações: 10
Olá, Texugo!

Agradeço pela resposta. Em especial por essas fotos, realmente é um cenário completamente diferente do que eu estou tendo aqui. Os efeitos da umidade elevada são realmente bem aparentes, como você demonstrou. Por exemplo, minha colheita do flush passado sequer molhou o papel toalha, como demonstro na foto anexada. Provavelmente meu cenário era o oposto: umidade baixa e sendo engano pelo higrômetro. Que respondendo sua pergunta, de fato é um modelo baratinho tipo relógio, com sonda. Vou voltar ao básico e mais seguro olhômetro, nesse caso acho que vou sair ganhando.

Valeu pela força!

E Ochicha, eu também fiquei com a sensação de que preciso abrir mais uns buracos no terrário. Ruim que na empolgação eu fiz um monte de bolo e casing que estão terminando de colonizar quase tudo ao mesmo tempo, então a vaga no terrário tá concorrida...rs... Mas assim que ele ficar vazio eu vou dar uma mexida nele. Sobre a iluminação, eu acredito que não esteja aumentando a temperatura. É uma lâmpada de LED, bem fria ao toque. Obrigado pela ajuda.
é nois mano. cometi o mesmo erro que você empolguei e fiz muitos bolos sem ter espaço no terrario, achei q dava tempo tirar os que tinham pra colocar mais, quando percebi eles pinaram dentro do pote que tava na incubadora. tive que arrumar um terrario urgente. kkkkk
 
Back
Top